GABARITO : E
1) Uma política pública geralmente envolve mais do que uma decisão e requer diversas ações estrategicamente selecionadas para implementar as decisões tomadas.
CERTO Políticas públicas são conjuntos de programas, ações e atividades desenvolvidas pelo Estado diretamente ou indiretamente, com a participação de entes públicos ou privados, que visam assegurar determinado direito de cidadania, de forma difusa ou para determinado seguimento social, cultural, étnico ou econômico. As políticas públicas correspondem a direitos assegurados constitucionalmente ou que se afirmam graças ao reconhecimento por parte da sociedade e/ou pelos poderes públicos enquanto novos direitos das pessoas, comunidades, coisas ou outros bens materiais ou imateriais.
2) Corresponde a uma escolha dentre um leque de alternativas, conforme a hierarquia das preferências dos atores envolvidos, expressando – em maior ou menor grau – uma certa adequação entre os fins pretendidos e os meios disponíveis.
ERRADO É um conceito de DECISÂO POLÍTICA que corresponde a uma escolha dentre um conjunto de possíveis alternativas. Uma certa adequadação entre as ações a serem alcançadas e almejadas em prol de um dinamismo cultural e mais humano.
3) Um exemplo clássico de política pública é uma emenda constitucional para reeleição presidencial.
ERRADO uma política pública implique decisão política, nem toda decisão política chega a constituir uma política pública. Podemos encontrar um exemplo na emenda constitucional para reeleição presidencial
Para entendermos o erro da 2, se faz necessário distinguir a diferença entre política pública e decisão política.
A política pública, geralmente, exige mais do que uma decisão e requer diversas estratégias selecionadas para implementar as decisões tomadas. Enquanto que a decisão política Corresponde a uma escolha dentre um leque de alternativas, conforme a hierarquia das preferências dos atores envolvidos, expressando – em maior ou menor grau – uma certa adequação entre os fins pretendidos e os meios disponíveis.
Logo, a 2 se refere a decisão política e não sobre política pública.