SóProvas


ID
2565232
Banca
FCC
Órgão
TRF - 5ª REGIÃO
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                                                         Juízo de valor


      Um juízo de valor tem como origem uma percepção individual: alguém julga algo ou outra pessoa tomando por base o que considera um critério ético ou moral. Isso significa que diversos indivíduos podem emitir diversos juízos de valor para uma mesma situação, ou julgar de diversos modos uma mesma pessoa. Tais controvérsias são perfeitamente naturais; o difícil é aceitá-las com naturalidade para, em seguida, discuti-las. Tendemos a fazer do nosso juízo de valor um atestado de realidade: o que dissermos que é, será o que dissermos. Em vez da naturalidade da controvérsia a ser ponderada, optamos pela prepotência de um juízo de valor dado como exclusivo.

      Com o fenômeno da expansão das redes sociais, abertas a todas as manifestações, juízos de valor digladiam-se o tempo todo, na maior parte dos casos sem proveito algum. Sendo imperativa, a opinião pessoal esquiva-se da controvérsia, pula a etapa da mediação reflexiva e instala-se no posto da convicção inabalável. À falta de argumentos, contrapõem-se as paixões do ódio, do ressentimento, da calúnia, num triste espetáculo público de intolerância.

      Constituem uma extraordinária orientação para nós todos estas palavras do grande historiador Eric Hobsbawm: “A primeira tarefa do historiador não é julgar, mas compreender, mesmo o que temos mais dificuldade para compreender. O que dificulta a compreensão, no entanto, não são apenas as nossas convicções apaixonadas, mas também a experiência histórica que as formou.” A advertência de Hobsbawm não deve interessar apenas aos historiadores, mas a todo aquele que deseja dar consistência e legitimidade ao juízo de valor que venha a emitir.

                                                                 (Péricles Augusto da Costa, inédito

Em vez da naturalidade da controvérsia a ser ponderada, optamos pela prepotência de um juízo de valor dado como exclusivo.

Uma nova e correta redação da frase acima, em que se preservem o sentido e a correção, poderá ser:


A prepotência de um juízo de valor dado como exclusivo

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: letra A.


    a) torna-se uma opção nossa, em lugar da análise da natural controvérsia. CERTO. 


    b) é opcional, sendo-nos preferível à naturalidade da controvérsia admitida. ERRADO. A ideia de preferir não está presente na frase original. 


    c) vem a ser optativa, quando a preferimos em vez da ponderação natural da controvérsia. ERRADO. A ideia de preferir não está presente na frase original.


    d) é uma opção nossa, indo ao encontro da controvérsia nem sempre aceita como natural. ERRADO. O texto considera a controvérsia como sendo natural.  


    e) é sobretudo uma opção quando nos abstemos de considerar natural a controvérsia. ERRADO. O fato de abster-se ou não da naturalidade da controvérsia não foi tratado no texto. 

  •  b) é opcional, sendo-nos preferível à naturalidade da controvérsia admitida. 

     

    na frase inicial diz "Em vez da naturalidade da controvérsia a ser ponderada". 

     

    Acredito que o erro esteja no verbo, pois ponderada nao é a mesma coisa que admitida. Vejamos: 

     

    Ponderada significa examinado atentamente; apreciado. Ou seja, a naturalidade da contrvérsia ainda vai ser examinada, apreciada, por isso ainda não pode ser considerada admitida.

     

    Gabarito: letra A

     

  • Acredito que o erro da alternativa C é que em "...da ponderação natural da controvérsia." dá a idéia que a controvérsia é natural enquanto no texto a controvérsia é que é natural. 

  • a) torna-se uma opção nossa [optamos pela prepotência de um juízo de valor dado como exclusivo], em lugar da análise da natural controvérsia [Em vez da naturalidade da controvérsia a ser ponderada]. gabarito

    b)é opcional [NÃO É OPCIONAL, pois optamos pela prepotência], sendo-nos preferível à naturalidade da controvérsia admitida.  

    c) vem a ser optativa [NÃO VEM A SER, pois É optativa], quando a preferimos em vez da ponderação natural da controvérsia.

    d) é uma opção nossa, indo ao encontro da controvérsia nem sempre aceita como natural [optamos pela prepotência de um juízo de valor e NÃO POR QUERER IR DE ENCONTRO DA CONTROVÉRSIA]. 

    e) é sobretudo uma opção quando nos abstemos de considerar natural a controvérsia [optamos pela prepotência de um juízo de valor e NÃO POR SE ABSTER]. 

  • A- CORRETA.  “em vez de” foi trocado por “em lugar de”, de sentido equivalente.

    ----------------------

    B- ERRADA. A redação original não diz que é “opcional”, pois dá ideia de algo facultativo. O fato de o texto dizer que “optamos” por algo não é o mesmo que dizer que aquilo é opcional.

    --------------------

    C-ERRADA. A redação original não diz que é “optativa”, temos o mesmo problema da alternativa anterior. 

    -------------------

    D-ERRADA.  “ao encontro de” significa “ir no mesmo sentido”, “a favor”. Não é o sentido original, que é de ‘ir contra’

    -------------------

    E-ERRADA.  “Sobretudo” adiciona uma ideia de “prioridade” que não consta no texto original.

    -------------------

     

    FONTE : PROFESSOR FELIPE LUCAS DO ESTRATÉGIA CONCURSOS . 

  • Acho que só eu que entendi "optamos" no sentido de afirmação e não de hipótese como dado no gabarito da questão... Não entendi foi nada!

  • Ao encontro - mesmo sentido

     

    De encontro - sentido diverge. 

  • Letra c

    "vem a ser optativa, quando a preferimos em vez da ponderação natural da controvérsia." [ERRADA]

     

    Quem prefere, prefere algo a alguma coisa. 

     

     

     

     

  • Interessante. A FCC cobrou conhecimento da semântica das expressões "ao encontro de/de encontro a" em duas questões distintas nesta prova.

  • Adoro português mas suei frio nessa questão no dia da prova, tá doido, que viagem!

  • Prezados colegas,

    Na alternativa "E", o termo "sobretudo" deveria estar entre vírgulas, correto?

  • Eita ferro. Aquele negócio de gravar pela repetição ou pela emoção não funciona num trem desse!

    errei la, errei aqui e a memória foge disso!

  • * GABARITO: "a";

    ---

    * COMENTÁRIO DA "a": "análise" e "ponderação" são palavras sinônimas. Excluí a possibilidade de a "a" ser a correta justamente pela falta desse conhecimento:

    "Sinônimo de ponderar

    [...]

    3 avaliar, examinar, analisar, apreciar, ajuizar, pesar, medir, mensurar, estimar, calcular, observar, julgar".

    ---

    * FONTE: "https://www.sinonimos.com.br/ponderar/".

    ---

    Bons estudos.

  • PORRA! JURAVA QUE ERA A LETRA C

     

  • Vocês me desculpem mas "Natural controvérsia" e "Naturalidade da controvérsia" são duas coisas distintas, possuem SIGNIFICADOS DIFERENTES, por isso não vejo essa questão como correta

  • Acertei em 14/06/2019

  • O que justifica o uso daquela vírgula na assertiva "a"?