SóProvas


ID
2565385
Banca
FCC
Órgão
TRF - 5ª REGIÃO
Ano
2017
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

No modelo descentralizado, a área de Recursos Humanos oferece produtos e serviços aos gerentes e a unidade de Recursos Humanos passa a ser uma unidade de negócios dentro da organização. Para tanto, deve gerar lucro para a empresa e atender aos clientes internos dentro do conceito de consultoria interna. Um dos fatores positivos da aplicabilidade desse modelo é

Alternativas
Comentários
  • LETRA A

     

     

    Modelo de Gestão de Pessoas como GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS

     

     

    • 1960 até meados de 1990;

    Importância da área de Recursos Humanos;

    • Gestão de pessoas como atividade de linha e função de staff;

    Descentralização do órgão;

    • Organização como sistema aberto: constante interação com o meio externo.

    . Esse modelo passou a evidenciar a importância estratégica da gestão de pessoas no alcance dos resultados das empresas. Neste modelo, a gestão de pessoas deveria estar sempre alinhada à gestão estratégica. (foco nos resultados)

    . Gestão participativa.

     

     

    Para a eficácia de todo o processo, o consultor interno de recursos humanos precisa entender o negócio
    de forma global, conhecer o ambiente interno e externo da empresa, "dominar" os concorrentes atuais e
    potenciais, ter mentalidade participativa, liderança persuasiva e referente, saber trabalhar em equipe,
    delegar funções e ter didática para orientar e assessorar os colegas da empresa. (BERNARDO, 1995).

     

    O RH deve oferecer ao seu cliente interno os melhores produtos e serviços, identificar necessidades,
    apresentar novas soluções, estreitar os canais de comunicação, melhorar a relação entre as partes, além
    de buscar ferramentas para evoluir e transformar a cultura organizacional de modo que possa agregar
    valor à empresa através das pessoas, aumentando a sua capacidade produtiva e geradora de resultado,
    obtendo maior motivação e assim, maior lucro, menor custo, maior qualidade, maior produtividade e
    satisfação do seu cliente externo.

     

    (Gestão de Pessoas nas organizações - Andréia Ribas e Cristiana Duran pag. 34)

     

    Galera, criei um perfil no instagram voltado para publicar os meus macetes , dicas e venda dos meus materiais. Sigam aí @qciano. Abraço e bons estudos! https://www.instagram.com/qciano/

  • Na abordagem tradicional, as atividades e as práticas da área são centralizadas, ou seja, são, na maioria das vezes, executadas pela área de
    gestão de pessoas. Na abordagem moderna, observa-se um movimento pela descentralização das atividades e práticas de gestão de pessoas, ou seja, as atividades táticas e operacionais da gestão de pessoas ficam a cargo dos gerentes de linha, permitindo que a área de gestão de pessoas atue estrategicamente.

    A descentralização da área de gestão de pessoas trouxe consigo um dos principais paradigmas da atuação da área de gestão de pessoas, responsabilidade de linha e função de staff (estafe).  Na área de ARH, sempre predominou uma forte tendência para a centralização e a concentração de serviços para as demais áreas empresariais, a tal ponto que recrutamento e seleção, admissão, integração, treinamento e desenvolvimento, administração de salários e remuneração, administração de benefícios, higiene e segurança do trabalho e avaliação de desempenho eram estritamente concentrados na área de gestão de pessoas, com pouca participação gerencial das demais áreas.


    No entanto, para atuar de forma estratégica, tais atividades operacionais deveriam deixar de ser executadas pela área de gestão de pessoas, cabendo à área as atividades estratégias. Tornou-se necessária, portanto, a divisão das atividades de gestão de pessoas, sendo cada gestor responsável pelos recursos humanos alocados em seu departamento (responsabilidade de linha) e, para que essa atividade seja executada da melhor forma possível, a área de gestão de pessoas passa a atuar como órgão de assessoria e consultoria, para proporcionar aos gestores a devida orientação (regulamentos, normas e procedimentos) sobre como administrar seus profissionais (função de staff).

    Fonte: livro Gestão de Pessoas para Concursos (Andreia Ribas e Cassiano Salim), pg.73

  • RH  : AUXILIAR NA MISSÃO ESTRATÉGICA DA EMPRESA

  • - Responsabilidade de linha (a responsabilidade é da gerência).

     

    - Função de staff (a área de gestão de pessoas assessora a gerência).

  • Letra "A" é a única que traz um aspecto positivo, as demais possuem aspectos negativos.

  • As demais alternativas pegaram pesado heim!

  • Como a responsabilidade de linha fica com os gerentes das áreas específicas, estimula-se a participação deles nas decisões acerca dos recursos humanos. Favorece-se, pois, a gestão participativa.

  • Conforme vimos nas questões acima, o modelo descentralizado de Gestão de Pessoas é aquele que divide as atividades de RH em responsabilidade de linha e função de staff. A responsabilidade de linha é atribuição do gestor de cada setor, que tem a função de indicar suas necessidades, avaliar os subordinados, aplicar os procedimentos etc.A área de RH exerce função de staffneste processo, ou seja, auxilia o gestor na aplicação destes conceitos, dá apoio e o ajuda no que for necessário, já que ele não é especialista no assunto. Exerce função de assessoramento, de consultor interno e especialista na área.

    Como é um modelo que descentraliza as atividades de RH, ou seja, transfere responsabilidades ao gestores de cada setor, favorece uma administração participativa, em que cada área interfere e aplica os processos e procedimentos, com a ajuda do órgão de RH.

    Portanto, gabarito correto letra A).

    Gabarito: A