-
Letra (e)
Aprendizagem organizacional pode ser entendida como o alcance de novos, múltiplos e contínuos conhecimentos sobre as dinâmicas e demandas corporativas, seja de maneira direta e/ou indireta, dentro e fora da empresa. Entretanto, embora busque uma formalização do conhecimento, 80% do que aprendemos em nosso ambiente de trabalho se dá de maneira informal, ou seja, através dos exemplos dos líderes, colegas, do aprendizado com os erros, e, em especial, pela troca e acúmulo de experiências.
Isso, porém, não significa que aquilo que aprendemos em cursos e treinamentos não possa ser aplicado efetivamente em nosso trabalho na empresa. A aprendizagem organizacional é uma junção de conhecimentos formais e informais, que permite à organização criar seus próprios modelos de gestão, coerentes com as suas necessidades e pautados no que ela precisa para alcançar os resultados.
Fonte: http://www.ibccoaching.com.br/portal/rh-gestao-pessoas/o-que-e-aprendizagem-organizacional/
-
Para Chiavenato existem técnicas de desenvolvimento de habilidades pessoais no cargo e fora do cargo. Os principais métodos de desenvolvimento de pessoas no cargo atual são:
• Rotação de cargos: refere-se à movimentação das pessoas em várias posições na organização, no esforço de expandir suas habilidades, conhecimentos e capacidades, podendo ser vertical, nos casos de promoção, ou horizontal, com transferência para outra área.
• Posições de assessoria: oferece oportunidade para que a pessoa com elevado potencial trabalhe provisoriamente sob a supervisão de um gerente bem-sucedido, em diferentes áreas da organização. Trabalhando como assistente de staff ou em equipes de assessoria direta, a pessoa pode desempenhar diferentes tarefas sob a condução apoiadora de um gerente.
• Aprendizagem prática: técnica de treinamento por meio da qual são resolvidos problemas em certos projetos ou em outros departamentos. Em geral, é aplicada em conjunto com outras técnicas.
• Atribuição de comissões: oferece oportunidade para o funcionário participar de comissões de trabalho – compartilhar da tomadas de decisões, aprender pela observação dos outros e pesquisar problemas específicos da organização.
• Participação em cursos e seminários externos: é uma forma tradicional de desenvolvimento mediante cursos formais de leitura e seminários. Oferece oportunidade de adquirir novos conhecimentos e desenvolver habilidades conceituais e analíticas.
• Exercícios de simulação: os exercícios de simulação incluem estudos de casos, jogos de empresas e simulação de papéis. O estudo de casos proporciona discussões entre os participantes, enquanto os jogos de empresas e os exercícios de dramatização colocam a pessoa no lugar de autor ou somente participando de problemas gerenciais.
• Treinamento fora da empresa: está relacionado com a busca de novos conhecimentos, atitudes e comportamentos que não existem dentro da organização e que precisam ser obtidos fora dela.
• Estudo de casos: é um método de desenvolvimento em que a pessoa defronta-se com uma descrição escrita de um problema organizacional para ser analisado e resolvido.
• Jogos de empresas: também chamados de management games ou business games, são técnicas de desenvolvimento em que grupos de funcionários competem entre si, tomando decisões a respeito de situações reais ou simuladas de empresas. Podem ser realizados em ambiente físico e digital.
• Centros de desenvolvimentos internos: ou in house development centers, são métodos baseados em centros localizados na empresa para expor os gerentes e as pessoas a exercícios analíticos, a fim de desenvolver e melhorar habilidades pessoais. É o caso das universidades corporativas.
• Coaching: preparação, orientação e incentivo para a transformação de determinados aspectos do indivíduo por parte dos gerentes.
Fonte: livro Gestão de Pessoas para Concursos (Andreia Ribas e Cassiano Salim), pg.254
-
HMMMM...
Tudo bem, aceito que seja a alternativa "e", mas eu acredito que existe uma diferença entre "treinamento" e "desenvolvimento".
Treinamento, a grosso modo, está relacionado diretamente à execução de tarefas ou à otimização do trabalho presente, ou seja, é para o cargo atual, para melhrar o desempenho do colaborador no cargo atual. Já desenvolvimento, também a grosso modo, é para gerar crescimento pessoal e profissional do funcinoário, ou seja, seu foco não é no cargo atual, e sim no futuro do trabalhador.
O enunciado da questão se refere a "treinamento", logo, deveriam aparecer as técnicas de treinamento, por exemplo: leitura, instrução programada, treinamento em classe, e-learning e etc..
No caso, aprendizagem na prática é uma técnica de desenvolvimento, ou seja, não deveria ser tratado como treinamento, visto que são coisas distintas. O avaliador misturou as coisas, talvez para confundir mesmo... digamos que o "fruto não combina com a árvore" kkkk...
Posso estar errado, afinal, isso é o que diz Chiavenato, que, apesar de ser o preferido das bancas, não é o suprassumo dos adminsitradores, ou, posso estar sendo muito detalhista, afinal, é a única alternativa que se encaixa mais ou menos na definição do caput...
-
A técnica de treinamento através da qual o treinando se dedica a um trabalho integral para analisar e resolver problemas em certos projetos ou em outros departamentos, e que pode ser aplicada em conjunto com outras técnicas é denominada:
a) treinamento outdoor.
ERRADO. Treinamento outdoor é realizado fora da empresa. A questão aponta que o treinando se dedica a resolver problemas em projetos ou outros departamentos. Em momento algum afirma que isso excedeu o interior da organização.
b) simulação.
ERRADO. A simulação envolve técnicas de estudo de caso, jogos de empresa, não sendo um caso real meeesmo, apenas uma simulação. Como a questão não deixou claro se era real ou não, então acredita-se que seja real...
c) coaching.
ERRADO. Preparação, orientação para a mudança de determinados aspectos do indivíduo. Não cabe como resposta.
d) estudo de caso.
ERRADO. Semelhante à simulação.
e) aprendizagem prática.
CORRETO. Técnica de treinamento por meio da qual são resolvidos problemas em certos projetos ou departamentos. Geralmente é aplicada junto a outras técnicas.
Fonte: GP para Concursos Públicos, Ribas e Salim.
Qualquer erro, corrijam-me!
-
Existe alguém aí menos revoltado com a questão a ponto de explicar (sem apenas copiar e colar) por que as outras alternativas estão incorretas? grata!
-
1- Experiências do Profissional – a partir das experiências positivas e negativas, o profissional pode compreender seus erros e acertos, balizar melhor suas próximas ações e criar estratégias para evitar que estes erros persistam no futuro.
2- Aprendizagem Cultural – aprendida através da cultura organizacional, da missão e dos valores estabelecidos pelos líderes e seguidos por todos aqueles que estão ligados à empresa – sejam eles gestores, colaboradores, prestadores de serviços, fornecedores, entre outros.
3- Aprendizagem com o Líder – é realizada através das atitudes e exemplos dados pelos líderes para seus liderados. Além dos exemplos, o líder pode criar oportunidade de aprendizagem organizacional através da partilha de conhecimento com sua equipe. Incentivar a leitura, compartilhar notícias relevantes ou promover treinamentos são as formas mais comuns de um líder contribuir com a aprendizagem organizacional.
4- Aprendizagem Prática/Ativa – aqui, a aquisição de conhecimentos se dá através da prática efetiva das tarefas e do seu desenvolvimento contínuo. Essa aprendizagem acontece após a aquisição do conhecimento teórico e permite que o este conhecimento seja assimilado com maior eficácia. [RESPOSTA DA QUESTÃO]
5- Aprendizagem Sistêmica – entendimento ampliado de toda empresa e seus processos para desta maneira oferecer soluções não apenas para o departamento envolvido, mas para a organização como um todo.
6- Compartilhamento de Informações – quanto melhor forem distribuídas as informações, maiores serão os conhecimentos sobre os processos internos da empresa o que tornará mais assertiva as ações.
7- Benchmarking – Observar outras empresas e buscar suas boas práticas aplicadas para aplicar em sua organização. Estes elementos que compõem a aprendizagem organizacional são extremamente importantes, uma vez que, esta mistura de conhecimentos é o que possibilita que os profissionais consigam desenvolver-se efetivamente. Para isso, a gestão destes recursos é essencial para que as informações não se percam e, este capital riquíssimo de conhecimentos possa ser utilizado de maneira assertiva e, adequada às necessidades dos profissionais, líderes e é claro, de toda empresa.
Fonte: http://www.ibccoaching.com.br/portal/rh-gestao-pessoas/o-que-e-aprendizagem-organizacional/
-
Oi Psic, vou tentar te explicar sem muitas teorias e tal!
a) treinamento outdoor: essa não poderia ser porque outdoor, nessa ocasião, quer dizer "para fora dos limites da empresa". Na questão fala que ele trabalha em um projeto ou outro departamento. Nota-se que tudo ocorre dentro da mesma empresa.
b) simulação: bom, essa também não poderia ser, pois simular é fazer algo não real.. é o sentido estrito da palavra. Na questão fala que ele "analisa" "resolve", por conseguinte trata-se de uma situação real!
c) coaching: Aqui tá ligado a uma pessoa motivar a outra, orientar e etc. Não cabe na questão, uma vez que nela se fala de apenas um sujeito praticando ações.
d) estudo de caso: Ao meu ver essa alternativa seria a que mais causaria dúvida, entretanto é só olhar a explicação da alternativa "B". Ele está PRATICANDO, logo não é um ESTUDO e sim uma AÇÃO.
e) aprendizagem prática: GABARITO
-
• Rotação de cargos: movimentação vertical, ou horizonta
• Posições de assessoria: supervisão de um gerente bem-sucedido
• Aprendizagem prática: resolvidos problemas em certos projetos ou em outros departamentos.
• Atribuição de comissões: participar de comissões de trabalho
• Participação em cursos e seminários externos: cursos formais de leitura e seminários
• Exercícios de simulação: incluem estudos de casos, jogos de empresas e simulação de papéis.
O estudo de casos proporciona discussões entre os participantes
Os jogos de empresas e os exercícios de dramatização colocam a pessoa no lugar de autor ou somente participando de problemas gerenciais.
• Treinamento fora da empresa: está relacionado com a busca de novos conhecimentos, atitudes e comportamentos que não existem dentro da organização e que precisam ser obtidos fora dela.
• Estudo de casos: a pessoa defronta-se com uma descrição escrita de um problema organizacional para ser analisado e resolvido.
• Jogos de empresas: grupos de funcionários competem entre si, tomando decisões a respeito de situações reais ou simuladas de empresas. Podem ser realizados em ambiente físico e digital.
• Centros de desenvolvimentos internos: universidades corporativas.
• Coaching: preparação, orientação e incentivo para a transformação de determinados aspectos do indivíduo por parte dos gerentes.
-
Métodos de desenvolvimento de pessoas
Há muitos métodos para o desenvolvimento de pessoas. Existem técnicas de desenvolvimento de habilidades pessoais no cargo (como rotação de cargos, posições de assessoria e atribuições de comissões) e fora do cargo (como cursos e seminários, exercícios de simulação e treinamento fora da empresa). Dentre vários métodos de desenvolvimento está a:
Aprendizagem prática: é uma técnica de treinamento por meio da qual o treinando se dedica a um trabalho de tempo integral para analisar e resolver problemas em certos projetos ou em outros departamentos. Geralmente, é aplicada em conjunto com outras técnicas. Muitos treinandos trabalham juntos para desenvolver projetos que requerem cooperação.
(E)
-