-
alguém sabe o erro da C? que loucura isso
Em 02/02/20 às 12:40, você respondeu a opção C.
!
Você errou!Em 27/02/18 às 17:51, você respondeu a opção C.
!
Você errou!Em 26/12/17 às 02:18, você respondeu a opção C.
!
Você errou!
-
Mr. Robot,
Marquei C. Também não encontrei o erro.
-
Gabarito C. Este item está correto --> III Permite um acesso aos dados mais eficiente, por meio da criação de índices e visões..
-
Mr. Robot e colegas,
o erro da letra C eu não encontrei, agora dizer que a letra A é a correta é demais.
I Reduz o tempo de desenvolvimento de uma aplicação, uma vez que não é necessário escrever o código para acessar os dados.
Se o ítem I estiver correto estou utilizando o SGBD errado porque sempre escrevo código para acessar os dados!
-
Índices e visões ficam armazedas no DICIONÁRIO DE DADOS.
Um possível explicação para a I ser a correta é o SELEC, você não precisa PROGRAMAR, indicando o caminho onde eles se encontram na mídia física, para recuperar dados.
A única explicação para o erro da III seria que o acesso mais eficiente é permitido pelo Dicionário de Dados e não pelo SGBD em si. Já que visões e índices ficam armezanados no Dicionário de Dados.
Para finalizar, não adianta ficar brigando com a banca. Se acha que a questão está errada entre com recurso e peça a anulação.
Também é interessante ler a Bibliografia que a Banca se baseou, para saber se esse não seria o ponto de vista de algum desses autores.
-
Acho que o erro da C está relacionado ao fato da criação de índices e visões não necessariamente melhoram o desempenho. Muitas vezes é preciso remover um índice ou reescrever uma visão para melhorar o desempenho.
-
Acredito que o erro do item III está na interpretação, pois a questão afirma que: permite um acesso aos dados mais eficiente, por meio da criação de índices e visões. sendo assim, o acesso não será apenas dos dados mais eficientes e sim a todos os dados disponiveis.
-
sinceramente, essa questão está ERRADA. I é falsa e III verdadeira.
-
eu acho que o examinador do cespe está usando umas paradas sinistras, só pode.
-
Marquei a C, e até agora to tentando entender o que se passa na cabeça desse examinador
-
Gostaria de saber qual é esse SGBD que NÃO é ncessário escrever código para acessar os dados.
Estou achando que o examinador utiliza o EXCEL ou ACCESS (no modelo de planilha), com todos os dados em uma única aba/tabela.
-
Em m inha vida de QC nunca tinha visto uma questão com estatística tão negativa .
Realmente , muito louca a quatão !
-
Compreendo erro da III pq a criação de Dicionário (visões e índices) nem sempre torna o SGBD mais eficiente, ENTRETANTO ainda não consigo conceber que afirmativa I esteja correta.
-
Comentário III
Uma view por si só não apresenta ganho de desempenho. Entretanto, as views indexadas poderiam melhorar o desempenho.
Comentário IV
Os tipos de dados básicos disponíveis são numérico, cadeia ou sequencia de caracteres cadeia ou sequencia de bits, booleano, date e hora. Além disto existe os tipos de dados complexos. De forma geral, o SGBD não possui limitações de dados conforme sua tipologia.
Tec concursos
-
Sou Analista de Sistemas há 20 anos, e sempre precisei escrever código para acesso aos dados. A questão A está errada. O estagiário maconheiro tava loucão quando escreveu a letra A.
-
rezaremos pela alma desse examinador
pq ela ja esta no inferno ha tempos
-
Não concordo com o gabarito da questão também.
Acredito que a alternativa I esteja errada e a III esteja certa.
Para mim a alternativa correta seria a C.
-
Vejamos cada um dos itens.
I – Certo. Sem os bancos de dados e SGBD’s, o programador precisava escrever todo o código para salvar e recuperar os dados no sistema de arquivos.
II – Certo. "Segundo Navathe: Um SGBD precisa oferecer recursos para recuperar-se de falhas de hardware ou software. Seu subsistema de backup e recuperação é responsável por isso. Por exemplo, se o sistema do computador falhar no meio de uma transação de atualização complexa, o subsistema de recuperação é responsável por garantir que o banco de dados seja restaurado ao estado em que estava antes da transação ser executada. Como alternativa, o subsistema de recuperação poderia garantir que a transação seja reiniciada no ponto em que foi interrompida, de modo que seu efeito completo seja registrado no banco de dados. O backup de disco também é necessário no caso de uma falha de disco catastrófica. Assim, é papel do SGBD ser capaz de recuperar-se de uma falha. A recuperação consiste em devolver o SGBD ao estado que se encontrava antes da falha. Ou seja, mantê-lo íntegro."
III – Errado. Para acelerar as consultas, de fato, podem ser usados índices. Um índice permite a otimização da recuperação de dados. Permite um acesso aos dados mais eficiente, por meio da criação de índices e visões. Contudo, uma visão é um subconjunto de um banco de dados gerado a partir de uma consulta. Seu intuito é melhorar a segurança de acessos ao banco de dados.
IV – Errado. Um banco de dados tem uma grande variedade de tipos de dados. Além dos citados, um banco pode armazenar dados de data e hora. Também suporta dados binários. Ou seja, ele não é limitado como afirma o item.
Letra A.
Fonte: Gran Cursos
-
Pessoal, de início eu fiquei muito p** com a banca, e, em especial, com o Gran por querer justificar o injustificavel(eu nunca fiz cursinho por achar q a gnt paga 1 pequena fortuna para eles fazerem comentarios mediocres).
Porém, voltei a refletir sobre a vida e concordei q o Gran tem toda razão com relaçao ao item q gerou polemica, isto é, o item I.
Se vc não concorda q a "I" esteja certa, imagine o seguinte cenario:
(1) O ambiente para o qual vc tá desenvolvendo uma solução de TI não tem SGBD e vc precisa escrever o acesso aos dados na unha. Algo como centenas de linhas de código q não vou postar aqui por falta de espaço(e pq tenho sanidade mental). E o pior de tudo: mudou de banco, muda também o código!
Obs: Caso queira saber como funciona uma conexão na unha por dentro, baixe um conector de um banco qqr(um jdbc.Driver desses da vida) e verás o pequeno inferninho q essas classes te livraram!
(2) O ambiente para o qual vc tá desenvolvendo uma solução de TI tem SGBD e vc precisa escrever código, sim, porém, mínimo em comparaçaõ ao cenário anterior. Perceba q a única coisa q vc tem q fazer é algo do tipo(ou algumas poucas linhas a mais q isso):
<property name="connection.driver_class">oracle.jdbc.driver.OracleDriver</property>
<property name="connection.url">jdbc:oracle:thin:@localhost:1521:cadastro alunos</property>
<property name="connection.username">zeruela</property>
<property name="connection.password">ZeRuelaNaArea</property>
Se for uma conexão JAVA, vc vai precisar trabalhar um pouco mais, mas, ainda assim, talvez 20 ou 30 linhas de código.
Com o uso de SGBDs é possível vc usar apenas os métodos disponibilizados via interfaces das classes de conexão. Por exemplo, a classe "oracle.jdbc.driver.OracleDriver" disponibilizada pela Oracle tem vários métodos, dentro os quais o q faz a conexão ao banco pegando as variaveis nome, senha e URL do banco.
Assim, concluo q a "I" tá certa, sim! Pontos pra banca! Pontos pro Gran.
Com relação ao item III, o Gran deu a seguinte justificativa
III – Errado. Para acelerar as consultas, de fato, podem ser usados índices. Um índice permite a otimização da recuperação de dados. Permite um acesso aos dados mais eficiente, por meio da criação de índices e visões. Contudo, uma visão é um subconjunto de um banco de dados gerado a partir de uma consulta. Seu intuito é melhorar a segurança de acessos ao banco de dados.
Bem, primeiro o Gran diz q tá errada e justifica q um índice "Permite um acesso aos dados mais eficiente, por meio da criação de índices e visões". Mas eu pergunto: um índice não existe dentro do SGBD? Nao é criado neste? Então estaria certa, segundo essa resposta!
Não justificou nada. Tiro o ponto q dei!
Fonte:
[1] Gran Cursos
[2] http://www.linhadecodigo.com.br/artigo/364/manipulando-um-campo-clob-no-oracle-via-java.aspx
-
Como essa III está errada? Mano, CESPE é uma negação quando o assunto é banco de dados.
-
Entendo que o item III está errado.
Visões não contribuem para a eficiência no acesso aos dados. Podemos enxergar uma visão como um alias para uma consulta. O plano de acesso será o mesmo.
Em contrapartida, os índices via de regra melhoram sim o desempenho para consultas.
-
Difícil viu...
-
A respeito das características de um sistema gerenciador de banco de dados (SGBD), julgue os itens a seguir.
I Reduz o tempo de desenvolvimento de uma aplicação, uma vez que não é necessário escrever o código para acessar os dados. ✅
Sem os bancos de dados e SGBD’s, o programador precisava escrever todo o código para salvar e recuperar os dados no sistema de arquivos.
II Permite retornar os dados para um estado íntegro após uma falha. ✅
É papel do SGBD ser capaz de recuperar-se de uma falha. A recuperação consiste em devolver o SGBD ao estado que se encontrava antes da falha. Ou seja, mantê-lo íntegro.
III Permite um acesso aos dados mais eficiente, por meio da criação de índices e visões. ❌
A visão é um subconjunto e um banco de dados gerada a partir de uma consulta. Seu objetivo é melhorar a segurança de acesso ao banco de dados.
IV Possui limitações ❌ de dados conforme sua tipologia (numérico e alfanumérico).
Um banco de dados possui uma variedade e tipos de dados. Ele suporte dados numéricos, alfanuméricos, data, hora, binário. Ou seja, a limitação mencionada não existe.
Gabarito letra A.
-
C diz que isso tá certo: Permite um acesso aos dados mais eficiente, por meio da criação de índices e visões.
Acho que o erro está em falar que as views melhoram o desempenho.
Vi diversos comentários em outras questões do CESPE:
AS VIEWS NÃO MELHORAM A PERFORMANCE da execução da consulta. (diferente do índice, que pode melhorar a performance)
NÃO AGILIZA A BUSCA DE REGISTROS no disco.
PS: Não sou da área
-
1o: o inciso I está correto, então a C já está errada por isso.
2o: Visões servem para garantir um acesso mais seguro.
Gab. A
-
o erro da C é oque? eu sou analista de BD e provo que a C esta correta