SóProvas


ID
2565922
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-TO
Ano
2017
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Na ciência da administração, o processo decisório, em organizações, é tratado como objeto da teoria da decisão. A esse respeito, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: A

     

    De forma resumida, tomar decisões é o processo de escolher uma dentre um conjunto de alternativas, cabendo ao tomador da decisão, reconhecer e diagnosticar a situação, gerar e analisar alternativas, selecionar a melhor delas, implementá-la e avaliar seus resultados.

     

    fonte: http://www.portal-administracao.com/2014/03/o-processo-decisorio-nas-organizacoes.html

     

    CHIVENATO [2009]: Etapas do processo decisorial O processo decisorial é complexo e depende, das características pessoais do tomador de decisões, da situação em que está envolvido e da maneira como percebe a situação. O processo decisorial exige sete etapas, a saber O processo decisorial exige sete etapas, a saber:


    1. Percepção da situação que envolve algum problema.
    2. Análise e definição do problema.
    3. Definição dos objetivos.
    4. Procura de alternativas de solução ou de cursos de ação.
    5. Escolha (seleção) da alternativa mais adequada ao alcance dos objetivos.
    6. Avaliação e comparação das alternativas.
    7. Implementação da alternativa escolhida.

     

     

  •  a) Cada escolha deve levar à renúncia das alternativas e a uma tomada de decisão subsequente, com base na árvore de decisões. (CERTO)

     

     b) O tomador da decisão deve possuir racionalidade universal, de modo que todas as suas decisões sejam embasadas na totalidade das variáveis que influenciam o fenômeno em questão. (ERRADO) 

    Deve possuir racionalidade limitada: Para Simon, a racionalidade limitada espelha melhor as condições de tomada de decisão: as pessoas são racionais apenas até certo ponto, principalmente nos aspectos em que elas conseguem perceber ou interpretar.

     

     c) A meta do gestor deve ser alcançar a chamada decisão perfeita, que atinja o melhor resultado possível em todos os cenários projetados. (ERRADO)

    A meta do gestor é alcançar os objetivos que pretende alcançar com suas ações. O que existe são informações perfeitas (modelo racional) e não decisões perfeitas

     

     d) A escolha do gestor deve ser guiada pela racionalidade administrativa, isto é, ele deve tomar decisões com base na estrutura organizacional. (ERRADO)

    Existem outros aspectos a serem avaliados em uma tomada de decisão. 

     

    O processo de tomar decisões tem três fases, segundo Simon:

    1. Intelecção ou prospecção: análise de um problema ou situação que requer solução.

    2. Concepção (ou desenho): criação de alternativas de solução para o problema ou situação.

    3. Decisão: julgamento e escolha de uma alternativa.

     

     e) No processo de gestão, as escolhas devem ser tomadas por indivíduos de forma personalizada, com base em experiências prévias. (ERRADO)

    O processo decisório depende das características PESSOAIS DO TOMADOR DE DECISÕES, porém essas características não devem ser definitivas como a questão propõem.

     

    Bons estudos.

  • Complementando...

     

    A Teoria das Decisões nasceu com Herbert Simon, que a utilizou como base para explicar o comportamento humano nas organizações.  A Teoria  comportamental concebe a organização como um sistema de decisões. Nesse sistema, cada pessoa participa racional e conscientemente, escolhendo e tomando decisões individuais a respeito de alternativas racionais de comportamento. Assim, a organização está permeada de decisões e de ações.

    Teoria das decisões
    Decisão é o processo de análise e escolha entre as alternativas disponíveis de cursos de ação que a pessoa deverá seguir. Toda decisão envolve seis elementos:
    1. Tomador de decisão. É a pessoa que faz uma escolha ou opção entre várias alternativas futuras de ação.
    2. Objetivos. São os objetivos que o tomador de decisão pretende alcançar com suas ações.
    3. Preferências. São os critérios que o tomador de decisão usa para fazer sua escolha.
    4. Estratégia. É o curso de ação que o tomador de decisão escolhe para atingir seus objetivos. O curso de ação é o caminho escolhido e depende dos recursos de que pode dispor.
    5. Situação. São os aspectos do ambiente que envolve o tomador de decisão, alguns deles fora do seu controle, conhecimento ou compreensão e que afetam sua escolha.
    6. Resultado. É a conseqüência ou resultante de uma dada estratégia.
     

    Chiavenato, 2009.


     

  • De onde tiraram isso?

  • Ghuiara Zanotelli,

    "Cada escolha é uma renúncia". Jargão popular escrito de forma rebuscada para confundir.

     

    Cada escolha deve levar à renúncia das alternativas e a uma tomada de decisão subsequente, com base na árvore de decisões.

     

    com base na árvore de decisões = universo de possibilidades

    Cada escolha deve levar à renúncia das alternativas = Cada escolha é uma renúncia

    a uma tomada de decisão subsequente = ação e reação (escolho, logo terei um resultado da minha escolha)

  • a) Cada escolha deve levar à renúncia das alternativas e a uma tomada de decisão subsequente, com base na árvore de decisões.

    Correto. Essa é a definição da ferramente árvore de decisão.

    b)O tomador da decisão deve possuir racionalidade universal, de modo que todas as suas decisões sejam embasadas na totalidade das variáveis que influenciam o fenômeno em questão.

    Errada - esse conceito é do modelo racional, mas o modelo em voga é o da racionalidade limitada que diz que não há uma única decisão melhor que todas, mas sim um conjunto de decisões diferentes que satisfazem diferentes critérios.

    c)A meta do gestor deve ser alcançar a chamada decisão perfeita, que atinja o melhor resultado possível em todos os cenários projetados.

    errada. as pessoas buscam decisões satisfatórias e não otimas! a capacidade humana é limitada.

    d)A escolha do gestor deve ser guiada pela racionalidade administrativa, isto é, ele deve tomar decisões com base na estrutura organizacional.

    errada. A racionalidade é sempre relativa ao sujeito que decide. Ele irá buscarum conjunto de soluções para atender ao problmea diagnosticado.

    e-No processo de gestão, as escolhas devem ser tomadas por indivíduos de forma personalizada, com base em experiências prévias.

    errada-  Esse conceito é da modelo intuitivo em que a otmada de decisão se baseava em experiencias vividas, mas o modelo em voga é a da racionlidade limitada, tomada de decisão do homem administrativo.

  • b) O tomador da decisão deve possuir racionalidade universal, de modo que todas as suas decisões sejam embasadas na totalidade das variáveis que influenciam o fenômeno em questão... ERRADO ! A racionalidade do tomador de decisão deve ser limitada, pois o conhecimento de todas as alternativas e variáveis possíveis é utópico, impossível. A isso chamamos de racionalidade limitada, que é um comportamento reducionista, valorizando apenas as informações e variáveis disponíveis para uso e análise.

    c) A meta do gestor deve ser alcançar a chamada decisão perfeita, que atinja o melhor resultado possível em todos os cenários projetados... ERRADO ! Não há que se falar em decisão perfeita. Há, segundo Maximiano, decisões satisfatórias (qualquer resultado serve), otimizadas (decisão mediana) e maximizadas (melhores resultados possíveis). Decisões perfeitas são utópicas, dada a impossibilidade de conhecer todas as variáveis em um processo de decisão.

     

  • O gestor deverá abrir mão ou renunciar a todas as outras alternativas de decisões. 

  • Já dizia aquela música "Cada escolha é uma renúncia, isso é a vida".

     

    A título de complementação:

     

    O que é árvore de decisão?

     

    Uma árvore de decisão é um mapa dos possíveis resultados de uma série de escolhas relacionadas. Permite que um indivíduo ou organização compare possíveis ações com base em seus custos, probabilidades e benefícios. Podem pode ser usadas tanto para conduzir diálogos informais quanto para mapear um algoritmo que prevê a melhor escolha, matematicamente.

     

    Fonte: https://www.lucidchart.com/pages/pt/tudo-sobre-%C3%A1rvores-de-decis%C3%A3o

  • Mas temos que nos lembrar de uma coisa: "A vida é feita de escolhas, mas uma escolha errada anula uma certa." unb, CESPE

  • Até o momento não vi nenhuma racionalidade na opção A que foi dada como correta. 

    Na vida como ela é no mundo empresarial, o fato de você tomar uma decisão não te impede de adaptar as alternativas existentes e adotá-las sem estar envolvido na tal renúncia. Deve ser alguma teoria do milênio passado... A cada examinador uma senteça ou renúncia! 

     

  •  A "a" estaria correta se tivesse assim... 

    A) Cada escolha deve levar à renúncia das DEMAIS alternativas e a uma tomada de decisão subsequente, com base na árvore de decisões.

    foi assim que eu aprendi. sem a palvra "demais", não considero correta.

  • GAB: A

     

    a) Cada escolha deve levar à renúncia das alternativas e a uma tomada de decisão subsequente, com base na árvore de decisões.

    CERTO. A árvore de decisões é uma ferramenta de apoio que auxilia o gestor a visualizar as alternativas para a decisão. A partir do momento que uma alternativa é escolhida, as demais devem ser abandonadas. Segundo Chiavenato (2009), o tomador de decisão está inserido em uma situação, pretende alcançar objetivos, tem preferências pessoais e segue estratégias (cursos de ação) para alcançar resultados. A decisão envolve uma opção. Para a pessoa seguir um curso de ação, ela deve abandonar outros cursos que surjam como alternativas.

     

    b) O tomador da decisão deve possuir racionalidade universal, de modo que todas as suas decisões sejam embasadas na totalidade das variáveis que influenciam o fenômeno em questão.

    ERRADO. Nem todas as decisões vão possuir racionalidade total, pois diversos fatorem podem influenciá-las. O modelo racional de tomada de decisão assume que devem ser utilizados procedimentos racionais, para que sejam obtidas decisões de qualidade. É um modelo teórico e normativo, que modela o processo decisório, tornando-o mais racional. 

     

    c) A meta do gestor deve ser alcançar a chamada decisão perfeita, que atinja o melhor resultado possível em todos os cenários projetados.

    ERRADO. A meta do gestor é tomar a decisão que melhor contribui para o alcance das metas organizacionais.

     

    d) A escolha do gestor deve ser guiada pela racionalidade administrativa, isto é, ele deve tomar decisões com base na estrutura organizacional.

    ERRADO. A tomada de decisão deve ter como base os objetivos a serem atingidos. Para isso, é necessário que os objetivos tenham sido bem estruturados previamente. O professor José Wesley afirma que um dos maiores problemas do processo decisório é a definição imprecisa de objetivos.

     

    e) No processo de gestão, as escolhas devem ser tomadas por indivíduos de forma personalizada, com base em experiências prévias.

    ERRADO. Nem todas as escolhas vão possuir experiências prévias. Um exemplo disso é a decisão não programada, a qual não tem precedentes.

     

     

    FONTE: Aulas - profº José Wesley

  • Relatividade das decisões.

     

    No processo decisorial, a escolha de uma alternativa implica na renúncia das demais alternativas e a criação de uma seqüência de novas alternativas ao longo do tempo. A esses leques de alternativas em cada decisão dá-se o nome de árvore de decisão.
    Toda decisão é, até certo ponto, uma acomodação, pois a alternativa escolhida jamais permite a realização completa ou perfeita dos objetivos visados, representando apenas a melhor solução encontrada naquelas circunstâncias. A situação do meio ambiente limita as alternativas disponíveis, estabelecendo o nível que se pode atingir na consecução de um objetivo. Esse nível nunca é ótimo, mas apenas satisfatório.

     

    Introdução à Teoria Geral da Administração· IDALBERTO CHIAVENATO

  • Graças a Deus outro professor Administração Geral.

  • Letra A: correta. Isso mesmo! A árvore de decisões é uma ferramenta que permite ao tomador de decisões visualizar as alternativas e seus “desdobramentos” (as decisões subsequentes). Assim que o tomador de decisões “escolhe” uma das alternativas, consequentemente, ele está “renunciado” às demais alternativas que estavam disponíveis.

     Letra B: errada. Conforme vimos, nem todas as decisões serão tomadas com base no modelo racional. Isso acontece pois existem diversas variáveis (ausência de informações, capacidade limitada de armazenar e processar informações, etc.) que interferem e impossibilitam a tomada de decisão de forma totalmente racional.

    Letra C: errada. Nem mesmo as decisões “perfeitas” (“ótimas”) atingem os melhores resultados em “todos os cenários projetados”. Além disso, conforme vimos, decisões “ótimas” (“perfeitas”) não são condizentes com a realidade. Sendo assim, os gestores acabam aceitando e se “satisfazendo” com a primeira decisão “satisfatória” (razoável) que encontram. Ou seja, ao invés de buscarem pela decisão “ótima” e pela maximização dos resultados (características do modelo racional), eles procuram decisões “satisfatórias” (razoáveis) e maximização dos recursos. 

    O objetivo do gestor é tomar uma decisão que contribua com o alcance das metas e objetivos da organização.

    Letra D: errada. O tomador de decisões deve tomar decisões com base nas metas e objetivos organizacionais.

    Letra E: errada. Nem todas as decisões são tomadas com base em “experiências prévias”. Algumas decisões são “inéditas” e se referem a problemas e situação “novas” (como, por exemplo, as decisões não programadas).

    O gabarito é a letra A. 

    Estratégia C.