SóProvas


ID
2566060
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-TO
Ano
2017
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

O gerente comercial de uma empresa, querendo informações acerca do estoque de mercadorias, recorre ao seu contador a fim de obter respostas para as seguintes questões:


I Quanto de recursos financeiros será necessário para a empresa repor os estoques?

II Quanto gastou a empresa para adquirir os bens que se encontram atualmente em estoque?

III Quanto arrecadaria a empresa com a venda ordenada dos seus estoques?

IV Quanto teria a empresa de desembolsar caso queira quitar hoje a dívida de longo prazo que tem com os seus fornecedores de mercadorias?


A partir dessa situação hipotética, assinale a opção que apresenta, na ordem em que aparecem, as bases de mensuração que o contador deve observar para responder cada questionamento, considerando o disposto na estrutura conceitual para elaboração e divulgação de relatório contábil-financeiro, emitida pelo CPC.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra B

    CPC 00 – Estrutura Conceitual para Elaboração e Divulgação de Relatório Contábil-Financeiro:

    Mensuração dos elementos das demonstrações contábeis


    4.55. Um número variado de bases de mensuração é empregado em diferentes graus e em variadas combinações nas demonstrações contábeis. Essas bases incluem o que segue:

    (a) Custo histórico. Os ativos são registrados pelos montantes pagos em caixa ou equivalentes de caixa ou pelo valor justo dos recursos entregues para adquiri-los na data da aquisição. Os passivos são registrados pelos montantes dos recursos recebidos em troca da obrigação ou, em algumas circunstâncias (como, por exemplo, imposto de renda), pelos montantes em caixa ou equivalentes de caixa se espera serão necessários para liquidar o passivo no curso normal das operações.

    (b) Custo corrente. Os ativos são mantidos pelos montantes em caixa ou equivalentes de caixa que teriam de ser pagos se esses mesmos ativos ou ativos equivalentes fossem adquiridos na data do balanço. Os passivos são reconhecidos pelos montantes em caixa ou equivalentes de caixa, não descontados, que se espera seriam necessários para liquidar a obrigação na data do balanço.

    (c) Valor realizável (valor de realização ou de liquidação). Os ativos são mantidos pelos montantes em caixa ou equivalentes de caixa que poderiam ser obtidos pela sua venda em forma ordenada. Os passivos são mantidos pelos seus montantes de liquidação, isto é, pelos montantes em caixa ou equivalentes de caixa, não descontados, que se espera serão pagos para liquidar as correspondentes obrigações no curso normal das operações.

    (d) Valor presente. Os ativos são mantidos pelo valor presente, descontado, dos fluxos futuros de entradas líquidas de caixa que se espera seja gerado pelo item

    bons estudos

  • mnemônico:

    "Hoje, Cristiano Ronaldo é Poda" (H C R P)

    foco nas palavras principais!

    A) custo histórico:

    ATIVO: "...para adquiri-los na data da aquisição"

    PASSIVO: "...serão necessários para liquidar o passivo no curso normal das operações"

    B) custo corrente:

    ATIVO: "...teriam de ser pagos se esses mesmos ativos ou ativos equivalentes fossem adquiridos na data do balanço."

    PASSIVO: "não descontados, que se espera seriam necessários para liquidar a obrigação na data do balanço."

    C) valor realizável:

    ATIVO: "...que poderiam ser obtidos pela sua venda em forma ordenada."

    PASSIVO: "..não descontados, que se espera serão pagos para liquidar as correspondentes obrigações no curso normal das operações."

    D)  valor presente:

    ATIVO: "...entradas líquidas de caixa que se espera seja gerado pelo item no curso normal das operações."

    PASSIVO: "...saídas líquidas de caixa que se espera serão necessários para liquidar o passivo no curso normal das operações."

    bons estudos!

  • a) Custo corrente: valor para reposição de estoques.

    b) Custo histórico/valor de custo: o custo da aquisição de mercadorias + todos as despesas para colocá-las em prontidão no estoque (frete, seguros, etc).

    c) Valor realizável líquido: valor adquirido com a venda de um bem ou serviço. Considera-se fórmula: valor de venda - gastos para concluir - despesas de venda.

    d) Valor presente: considera-se o valor presente para quitação de dívidas antecipadamente que têm juros. Assim, o valor presente mostra valor sem juros, se quitados naquele momento.

  • SIMPLIFICANDO:

    1. Custo Corrente – reposição

    2. Custo Histórico – 1º registro

    3. Valor Realizável – valor histórico ajustado → venda

    4. Valor Presente – valor futuro descontado

  • CUSTO CORRENTE x VALOR REALIZÁVEL x VALOR JUSTO

     

    Custo corrente: Os ativos são reconhecidos pelos valores em caixa ou equivalentes de caixa, os quais teriam de ser pagos se esses ativos ou ativos equivalentes fossem adquiridos na data ou no período das demonstrações contábeis. Os passivos são reconhecidos pelos valores em caixa ou equivalentes de caixa, não descontados, que seriam necessários para liquidar a obrigação na data ou no período das demonstrações contábeis. EM SUMA, é valor do estoque na data das demonstrações contábeis, VALOR PELO QUAL SE PAGARIA PELA MATERIA PRIMA NA DATA DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEÍS.

     

    Ex.: supondo que você produz veículos, você precisa comprar materia prima e o compra ao longo do exercício social, ao final deste você deve registrar o valor dessas materias primas para mensurar o valor do seu estoque. Isso será feito por basicamente 2 critérios: custo ou mercado, dos dois o menor.

     

     

    Valor realizável: Os ativos são mantidos pelos valores em caixa ou equivalentes de caixa, os quais poderiam ser obtidos pela venda em uma forma ordenada. Os passivos são mantidos pelos valores em caixa ou equivalentes de caixa, não descontados, que se espera seriam pagos para liquidar as correntes obrigações no curso normal das operações da entidade. VALOR ESPECÍFICO PARA A ENTIDADE.

     

    Ex.: supondo que você agora seja uma concessionária de veículos, inclusive a única da sua cidade. Você precisará praticar o preço de mercado que é utilizado em outras cidades? Não, pois você é um monopólio naquela cidade, em razão disso pode ofertar preços acima do preço do mercado.

     

    Valor justo: é o valor pelo qual um ativo pode ser trocado, ou um passivo liquidado, entre partes conhecedoras, dispostas a isso, em uma transação sem favorecimentos.

     

    Ex.: uma pessoa quer comprar algo, procura alguém que tenha esse algo e tenha também interesse na venda, fecham um negócio naturalmente, sem influências um sobre o outro. VALOR DE VENDA – DESPE. VENDA

     

    Fonte: Professor Gabriel Rabelo (Estratégia Concursos). Descrevi uma video aula dele.

  • Eai concurseiro!? Está só fazendo questões e esquecendo de treinar REDAÇÃO!? Não adianta passar na objetiva e reprovar na redação, isso seria um trauma para o resto da sua vida. Por isso, deixo aqui minha indicação do Projeto Desesperados, ele mudou meu jogo. O curso é completo com temas, esqueleto, redações prontas, resumos em áudio, entre outras vantagens. Link: https://go.hotmart.com/A51646229K 
  • Que questão didática! Gostei!