SóProvas


ID
2566063
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-TO
Ano
2017
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

De acordo com o pronunciamento do CPC que trata de ativos intangíveis, o tratamento contábil que uma companhia aberta deve adotar em relação aos gastos destinados à geração de ativo intangível internamente e realizados durante a fase de pesquisa de projeto interno consiste em reconhecer esses gastos como

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra A

    Conforme o CPC 04 – Ativo Intangível:

    Para avaliar se um ativo intangível gerado internamente atende aos critérios de reconhecimento, a entidade deve classificar a geração do ativo:
    (a) na fase de pesquisa; e/ou
    (b) na fase de desenvolvimento.

    Embora os termos "pesquisa" e "desenvolvimento" estejam definidos, as expressões "fase de pesquisa" e "fase de desenvolvimento" têm um significado mais amplo para efeitos deste Pronunciamento.

    Caso a entidade não consiga diferenciar a fase de pesquisa da fase de desenvolvimento de projeto interno de criação de ativo intangível, o gasto com o projeto deve ser tratado como incorrido apenas na fase de pesquisa.

    Fase de pesquisa
    Nenhum ativo intangível resultante de pesquisa (ou da fase de pesquisa de projeto interno) deve ser reconhecido. Os gastos com pesquisa (ou da fase de pesquisa de projeto interno) devem ser reconhecidos como despesa quando incorridos.

    Durante a fase de pesquisa de projeto interno, a entidade não está apta a demonstrar a 16 existência de ativo intangível que gerará prováveis benefícios econômicos futuros. Portanto, tais gastos devem ser reconhecidos como despesa quando incorridos.

    bons estudos

  • Gabarito "A"

     

    CPC 04 item 54

    Nenhum ativo intangível resultante de pesquisa deve ser reconhecido. Os gastos com pesquisa devem ser reconhecidos como despesa quando incorridos.

     

    CPC 04 item 71

    Gastos com um item intangível reconhecidos inicialmente como despesa não devem ser reconhecidos como parte do custo de ativo intangível em data subsequente.

     

    Sucesso!

  • Fase de pesquisa = despesa

  • Para avaliar se um ativo intangível gerado internamente atende aos critérios de reconhecimento, a entidade deve classificar a geração do ativo:

    (a) na fase de pesquisa; e/ou

    (b) na fase de desenvolvimento.

    Os gastos realizados pela entidade na fase de pesquisa não são ativados, mas reconhecidos como despesa quando incorridos, pois a entidade ainda não está apta a demonstrar a existência de ativo intangível que gerará prováveis benefícios econômicos futuros.

    Por outro lado, os gastos realizados pela entidade durante a fase de desenvolvimento devem ser ativados, desde que a entidade possa demonstrar todos os aspectos a seguir enumerados:

    (a) viabilidade técnica para concluir o ativo intangível de forma que ele seja disponibilizado para uso ou venda;

    (b) intenção de concluir o ativo intangível e de usá-lo ou vendê-lo;

    (c) capacidade para usar ou vender o ativo intangível;

    (d) forma como o ativo intangível deve gerar benefícios econômicos futuros. Entre outros aspectos, a entidade deve demonstrar a existência de mercado para os produtos do ativo intangível ou para o próprio ativo intangível ou, caso este se destine ao uso interno, a sua utilidade;

    (e) disponibilidade de recursos técnicos, financeiros e outros recursos adequados para concluir seu desenvolvimento e usar ou vender o ativo intangível; e

    (f) capacidade de mensurar com confiabilidade os gastos atribuíveis ao ativo intangível durante seu desenvolvimento.

    O enunciado deseja saber o tratamento contábil que uma companhia aberta deve adotar em relação aos gastos destinados à geração de ativo intangível internamente e realizados durante a fase de pesquisa de projeto interno. Assim, conclui-se que tais gastos devem ser apropriados ao resultado quando incorridos, como despesas.

  • Compilando enunciado e item correto:

    "De acordo com o pronunciamento do CPC que trata de ativos intangíveis, o tratamento contábil que uma companhia aberta deve adotar em relação aos gastos destinados à geração de ativo intangível internamente e realizados durante a fase de pesquisa de projeto interno consiste em reconhecer esses gastos como despesa, que NÃO deve ser apropriada ao custo do ativo intangível no futuro" - CERTO

    CPC 04, item 54: Nenhum ativo intangível resultante de pesquisa deve ser reconhecido. Os gastos com pesquisa devem ser reconhecidos como despesa quando incorridos.

    CPC 04, item 71: Gastos com um item intangível reconhecidos inicialmente como despesa não devem ser reconhecidos como parte do custo de ativo intangível em data subsequente.

    Traduzindo a questão e os itens do CPC 04 para iniciantes:

    Momento 1) Gasto com pesquisa: será reconhecido como despesa na hora do gasto.

    Momento 2) Pesquisa deu certo e resultou em ativo intangível: o valor gasto com pesquisa, que já fora lançado como despesa, não deve ser reconhecido como parte do custo do ativo.

    O gasto com pesquisa já foi feito, não necessariamente ele voltará a acontecer na hora de "viabilização" do ativo, ex:

    Momento 1) Gasto com pesquisa para uma vacina = despesa geralmete alta

    Momento 2) Descoberta da vacina: o valor gasto com pesquisa, que já fora lançado como despesa, não deve ser reconhecido como parte do custo da vacina.

    A vacina pode ter tido pesquisa custo$a pra descobrir, mas pode ter valores bem baixos para produção. São valores bem separados pra contabilidade.

    * não sei se remédio é ativo intangível mesmo.

    * agradeço se alguém puder me apontar algum erro.

  • Galera, questão que faz todo o sentido e remonta o conceito de Ativo.

    Ativo é um bem do qual, dentre outros requisitos, se espera obter um benefício econômico futuro. Se o gasto não cumpre com esse requisito, não é ativo, é despesa!

    CPC 04:

    55. Durante a fase de pesquisa de projeto interno, a entidade não está apta a demonstrar a existência de ativo intangível que gerará prováveis benefícios econômicos futuros. Portanto, tais gastos devem ser reconhecidos como despesa quando incorridos.

  • Gabarito: LETRA A

    ATIVO INTANGÍVEL:

    - Pode ser ADQUIRIDO

    - Pode ser Gerado INTERNAMENTE Na fase de Pesquisa vai pra DESPESA quando INCORRIDO (DRE) 

    -Fase de desenvolvimento. Gerou benefício futuro ? = Ativo Intangível

    - É NÃO monetário

    SEM substância Física

    -Vida útil INDEFINIDA NÃO amortiza; passa por Teste de Recuperabilidade ANUAL

    - Vida útil DEFINIDA AMORTIZA; teste de recuperabilidade, se houve perda.

  • Eai concurseiro!? Está só fazendo questões e esquecendo de treinar REDAÇÃO!? Não adianta passar na objetiva e reprovar na redação, isso seria um trauma para o resto da sua vida. Por isso, deixo aqui minha indicação do Projeto Desesperados, ele mudou meu jogo. O curso é completo com temas, esqueleto, redações prontas, resumos em áudio, entre outras vantagens. Link: https://go.hotmart.com/A51646229K 
  • Gabarito: letra A

    FASE DE DESENTOLVIMENTO = ATIVO

    FASE DE PESQUISA = DESPESA

    (CESPE/CEBRASPE/2014) O intangível gerado internamente somente deve ser reconhecido como ativo quando se encontrar na fase de desenvolvimento e a entidade que detiver o seu controle puder demonstrar uma série de aspectos exigidos pelo CPC, destinados a indicar que esse intangível é capaz de gerar benefícios econômicos futuros.(certo)  

    (CESPE/CEBRASPE/2018)Software em fase de desenvolvimento de projeto interno é exemplo de ativo intangível a ser reconhecido, em que os custos incorridos só podem ser capitalizados após a possibilidade de determinação da viabilidade tecnológica, se for possível medir os fluxos de benefícios econômicos futuros atribuídos a esse ativo, e ainda, se houver a intenção de uso ou venda.(certo)

    (CESPE/CEBRASPE/2018)Para que um item seja classificado como ativo intangível, o seu custo deve ser mensurado com confiabilidade e os fluxos de benefícios econômicos futuros esperados atribuíveis ao uso desse ativo devem ser gerados em favor da entidade.(CERTO)

    (CESPE/CEBRASPE/2014)Os gastos com pesquisa e desenvolvimento de um ativo intangível são tratados, respectivamente, como despesa no resultado do período e ativo, caso demonstrem, entre outros aspectos, capacidade de gerar benefícios econômicos futuros.(certo)

    (CESPE/CEBRASPE/2013)Como na fase de pesquisa a entidade não está apta a demonstrar a existência de ativo intangível, os gastos, quando incorridos, devem ser reconhecidos em contas de resultado.(CERTO)