SóProvas


ID
2566069
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-TO
Ano
2017
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Assinale a opção que apresenta uma característica da demonstração de fluxos de caixa elaborada por companhias abertas segundo o método indireto.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra B

    CPC 03 – Demonstração dos Fluxos de Caixa:


    Apresentação dos fluxos de caixa das atividades operacionais

    18. A entidade deve apresentar os fluxos de caixa das atividades operacionais, usando alternativamente:
    (a) o método direto, segundo o qual as principais classes de recebimentos brutos e pagamentos brutos são divulgadas; ou

    (b) o método indireto, segundo o qual o lucro líquido ou o prejuízo é ajustado pelos efeitos de transações que não envolvem caixa, pelos efeitos de quaisquer diferimentos ou apropriações por competência sobre recebimentos de caixa ou pagamentos em caixa operacionais passados ou futuros, e pelos efeitos de itens de receita ou despesa associados com fluxos de caixa das atividades de investimento ou de financiamento.

    bons estudos

  • Fiquei entre B e E. Qual o erro da E?

  • Vou comentar apenas as letras D e E, pois na explicação do Renato já tem as justificativas para as alternativas A, B e C.

     

    As assertivas das letras D e E se referem ao método direto.Segundo o CPC 03:

     

    "A conciliação entre o lucro líquido e o fluxo de caixa líquido das atividades operacionais deve ser fornecida, obrigatoriamente, caso a entidade use o método direto (Alternativa E) para apurar o fluxo líquido das atividades operacionais. A conciliação deve apresentar, separadamente, por categoria, os principais itens a serem conciliados, à semelhança do que deve fazer a entidade que usa o método indireto em relação aos ajustes ao lucro líquido ou prejuízo para apurar o fluxo de caixa líquido das atividades operacionais."

     

    Ainda segundo o CPC 03: "Pelo método direto, as informações sobre as principais classes de recebimentos brutos e de
    pagamentos brutos podem ser obtidas alternativamente
    :


    (a) dos registros contábeis da entidade;"

  • CPC 03: 20A. A conciliação entre o lucro líquido e o fluxo de caixa líquido das atividades operacionais deve ser fornecida, obrigatoriamente, caso a entidade use o método direto para apurar o fluxo líquido das atividades operacionais

  • A) ERRADO - Ambos os métodos apresentam os efeitos em caixa e equivalente de caixa provocados por atividades de financiamento e investimento.

    B)CERTO - Parte-se do lucro líquido retirando os efeitos de registros por competência e recebimentos operacionais futuros, realizados a longo prazo.

    C)ERRADO - O método DIRETO evidencia as PRINCIPAIS CLASSES de pagamentos e recebimentos BRUTOS.

    D)ERRADO - Não é uma alternativa, as informações são extraídas do BP e da DRE.

    E)ERRADO - Optando pelo método DIRETO, a entidade também fará a conciliação do LL e o FCO, OBRIGATORIAMENTE.

  • Vamos analisar as alternativas apresentadas.

    a) Incorreta. De acordo com o método indireto, o fluxo de caixa líquido advindo das atividades operacionais é determinado ajustando o lucro líquido ou prejuízo quanto aos efeitos de:

    (a) variações ocorridas no período nos estoques e nas contas operacionais a receber e a pagar;

    (b) itens que não afetam o caixa, tais como depreciação, provisões, tributos diferidos, ganhos e perdas cambiais não realizados e resultado de equivalência patrimonial quando aplicável; e

    (c) todos os outros itens tratados como fluxos de caixa advindos das atividades de investimento e de financiamento.

    b) Correta. O método indireto é aquele em que o lucro líquido ou o prejuízo é ajustado pelos efeitos de transações que não envolvem caixa, pelos efeitos de quaisquer diferimentos ou apropriações por competência sobre recebimentos de caixa ou pagamentos em caixa operacionais passados ou futuros, e pelos efeitos de itens de receita ou despesa associados com fluxos de caixa das atividades de investimento ou de financiamento.

    c) Incorreta. O método direto é aquele em que as principais classes de recebimentos brutos e pagamentos brutos são divulgadas.

    d) Incorreta. O método direto é aquele em que os diversos fatos contábeis são analisados diretamente, ou seja, cujas informações são obtidas dos registros contábeis da entidade.

    e) Incorreta. Segundo o CPC 03 – Demonstração dos Fluxos de Caixa, a conciliação entre o lucro líquido e o fluxo de caixa líquido das atividades operacionais deve ser fornecida, obrigatoriamente, caso a entidade use o método direto para apurar o fluxo líquido das atividades operacionais.

  • GAB: LETRA B

    Complementando!

    Fonte: Galera do Tec Concursos

    A) Errada. Falou em método direto e indireto, tenha em mente que só vai haver diferenças no método de contabilização do fluxo operacional. Ou seja, tudo sobre os fluxos de investimento e financeiro estará igualmente apresentado nos dois métodos (direto e indireto).

     

    B) CORRETA. LETRA DE LEI.

    "O método indireto é aquele em que o lucro líquido ou o prejuízo é ajustado pelos efeitos de transações que não envolvem caixa, pelos efeitos de quaisquer diferimentos ou apropriações por competência sobre recebimentos de caixa ou pagamentos em caixa operacionais passados ou futuros, e pelos efeitos de itens de receita ou despesa associados com fluxos de caixa das atividades de investimento ou de financiamento"

     

    C) Errada. Recebimento bruto e pagamento bruto das atividades operacionais tem a ver com o método direto. Diz -se bruto, pois, aparece na DFC:

    • Método direto:
    • Pagamento de fornecedores...
    • Recebimento de Clientes....
    • No método indireto aparece as variações dessas contas.

     

    D) Errada. Também é característica do método direto analisar os fatos contábeis diretamente por meio dos registros contábeis. Exemplo: vai no livro razão, pega a conta fornecedores:

    • Fornecedores : Saldo Inicial : 30.000
    • Saldo Final: 90.000
    • Dados:
    • Compras a prazo no período: 350.000
    • Quanto pagou ao fornecedor???
    • Pagou = 30.000 +350.000 - 90.000 =290.000 (impacta negativamente o fluxo de caixa operacional)

     

    E) Errada. É o método direto que deve fazer isso, uma vez que, no método indireto, já se parte do lucro líquido do exercício ajustando até chegar no fluxo de caixa operacional! Assim, não se faz necessário conciliar no método indireto, pois, na verdade, já se faz.....

    -------

    TOME NOTA (!)

    As assertivas das letras D e E se referem ao método direto.

    Segundo o CPC 03:

    A conciliação entre o lucro líquido e o fluxo de caixa líquido das atividades operacionais deve ser fornecida, obrigatoriamente, caso a entidade use o método direto (Alternativa E) para apurar o fluxo líquido das atividades operacionais. A conciliação deve apresentar, separadamente, por categoria, os principais itens a serem conciliados, à semelhança do que deve fazer a entidade que usa o método indireto em relação aos ajustes ao lucro líquido ou prejuízo para apurar o fluxo de caixa líquido das atividades operacionais.

    Ainda segundo o CPC 03: "Pelo método direto, as informações sobre as principais classes de recebimentos brutos e de pagamentos brutos podem ser obtidas alternativamente:

    (a) dos registros contábeis da entidade;

  • DFC:

    Método Direto: Recebimento bruto e pagamento bruto;

    Método Indireto: Tem a ver com o lucro líquido ou o prejuízo.

  • O método indireto é aquele em que o lucro líquido ou o prejuízo é ajustado pelos efeitos de transações que não envolvem caixa, pelos efeitos de quaisquer diferimentos ou apropriações por competência sobre recebimentos de caixa ou pagamentos em caixa operacionais passados ou futuros, e pelos efeitos de itens de receita ou despesa associados com fluxos de caixa das atividades de investimento ou de financiamento"

  • Qual o erro da letra D?

  • a) As informações acerca das transações de investimento e financiamento que tenham sido realizadas sem a utilização de caixa ou equivalentes de caixa são divulgadas com a adoção desse método. 

    ERRADO: A divisão entre método direto e método indireto apenas se aplica ao fluxo de caixa operacional, e não aos fluxos de caixa de investimento e e de financiamento

     

    b) O lucro líquido ou prejuízo é ajustado pelos efeitos de quaisquer diferimentos ou apropriações por competência sobre recebimentos de caixa ou pagamentos em caixa operacionais passados ou futuros. 

    CERTO: Nos termos do CPC 03:

    18. A entidade deve apresentar os fluxos de caixa das atividades operacionais, usando alternativamente:

    (b) o método indireto, segundo o qual o lucro líquido ou o prejuízo é ajustado pelos efeitos de transações que não envolvem caixa, pelos efeitos de quaisquer diferimentos ou apropriações por competência sobre recebimentos de caixa ou pagamentos em caixa operacionais passados ou futuros, e pelos efeitos de itens de receita ou despesa associados com fluxos de caixa das atividades de investimento ou de financiamento.

     

    c) As principais classes de recebimentos brutos e pagamentos brutos decorrentes das atividades operacionais são divulgadas por meio do referido método. 

    ERRADO: Essa é a apresentação pelo método direto, conforme o CPC 03:

    18. A entidade deve apresentar os fluxos de caixa das atividades operacionais, usando alternativamente: 

    (a) o método direto, segundo o qual as principais classes de recebimentos brutos e pagamentos brutos são divulgadas

     

    d) O método mencionado permite, alternativamente, que as informações relacionadas às atividades operacionais possam ser obtidas dos registros contábeis da entidade. 

    ERRADO: Na verdade esse tipo de informação é obtida por meio de método DIRETO, ante disposição expressa no CPC 03:

    19. Pelo método direto, as informações sobre as principais classes de recebimentos brutos e de pagamentos brutos podem ser obtidas alternativamente: 

    (a) dos registros contábeis da entidade

     

    e) Caso a entidade opte pelo referido método, estará obrigada a efetuar a conciliação entre lucro líquido e fluxo de caixa líquido das atividades operacionais

    ERRADO: No método indireto, realmente ocorre a conciliação do lucro líquido. No entanto, essa conciliação não envolve elementos que sejam classificados como fluxo de caixa operacional, mas sim entre itens que não envolvam fluxo de caixa e itens que sejam classificados como investimento ou financiamento.

     

     

    Gabarito Letra B

  • E) Pessoal, esta alternativa está errada, pois, o CPC 03 prevê que, caso a empresa opte por apresentar a DFC pelo Método Direto, adicionalmente, deverá apresentar a conciliação do Lucro Líquido, vejam:

    20A. A conciliação entre o lucro líquido e o fluxo de caixa líquido das atividades operacionais deve ser fornecida, obrigatoriamente, caso a entidade use o método direto para apurar o fluxo líquido das atividades operacionais. A conciliação deve apresentar, separadamente, por categoria, os principais itens a serem conciliados, à semelhança do que deve fazer a entidade que usa o método indireto em relação aos ajustes ao lucro líquido ou prejuízo para apurar o fluxo de caixa líquido das atividades operacionais.

    Pode parecer meio esquisito, mas, se a empresa optar por apresentar a DFC pelo Método Direto, terá que apresentar a conciliação do Lucro Líquido.

  • #Respondi errado!!!