Gabarito: C.
Eu errei, marquei D.
1º Princípio: Atender às Necessidades das Partes Interessadas - organizações existem para criar valor para suas partes interessadas mantendo o equilíbrio entre a realização de benefícios e a otimização do risco e uso dos recursos. O COBIT 5 fornece todos os processos necessários e demais habilitadores para apoiar a criação de valor para a organização com o uso de TI. Como cada organização tem objetivos diferentes, o COBIT 5 pode ser personalizado de forma a adequá-lo ao seu próprio contexto por meio da cascata de objetivos, ou seja, traduzindo os objetivos corporativos em alto nível em objetivos de TI específicos e gerenciáveis, mapeando-os em práticas e processos específicos.
2º Princípio: Cobrir a Organização de Ponta a Ponta - o COBIT 5 integra a governança corporativa de TI organização à governança corporativa: Cobre todas as funções e processos corporativos; O COBIT 5 não se concentra somente na ‘função de TI’, mas considera a tecnologia da informação e tecnologias relacionadas como ativos que devem ser tratados como qualquer outro ativo por todos na organização. Considera todos os habilitadores de governança e gestão de TI aplicáveis em toda a organização, de ponta a ponta, ou seja, incluindo tudo e todos - interna e externamente - que forem considerados relevantes para a governança e gestão das informações e de TI da organização.
3º Princípio: Aplicar um Modelo Único Integrado - há muitas normas e boas práticas relacionadas a TI, cada qual provê orientações para um conjunto específico de atividades de TI. O COBIT 5 se alinha a outros padrões e modelos importantes em um alto nível e, portanto, pode servir como o um modelo unificado para a governança e gestão de TI da organização.
4º Princípio: Permitir uma Abordagem Holística - governança e gestão eficiente e eficaz de TI da organização requer uma abordagem holística, levando em conta seus diversos componentes interligados. O COBIT 5define um conjunto de habilitadores para apoiar a implementação de um sistema abrangente de gestão e governança de TI da organização. Habilitadores são geralmente definidos como qualquer coisa que possa ajudar a atingir os objetivos corporativos. O modelo do COBIT 5 define sete categorias de habilitadores: - Princípios, Políticas e Modelos - Processos - Estruturas Organizacionais - Cultura, Ética e Comportamento - Informação - Serviços, Infraestrutura e Aplicativos - Pessoas, Habilidades e Competências
5º Princípio: Distinguir a Governança da Gestão - o modelo do COBIT 5 faz uma clara distinção entre governança e gestão. Essas duas disciplinas compreendem diferentes tipos de atividades, exigem modelos organizacionais diferenciadas e servem a propósitos diferentes.
Fala meu aluno(a)! A questão aborda conhecimentos acerca de Governança de TI (COBIT).
Gabarito: LETRA C
O que é COBIT?
R. é uma metodologia para a Governança de TI – um conjunto de práticas que gere os recursos e ferramentas da área. Ele é usado como um instrumento de suporte para gestores e garante a integridade dos sistemas de informação;
R. Guia para a Governança Corporativa de TI e para o Gerenciamento de TI;
R. Trata a Governança de forma holística;
R. Pode ser usado por empresas de todos os portes;
R. Genérico para representar todos os processos de TI.
Quais são os cincos Princípios do COBIT?
ACAPD
Atender às Necessidades das Partes Interessadas;
Cobrir a Organização de Ponta a Ponta;
Aplicar um Modelo Único Integrado;
Permitir uma Abordagem Holística;
Distinguir a Governança da Gestão.
____________________________________________________________________________________________________
Atender às Necessidades das Partes Interessadas: criar valor para suas partes interessadas mantendo o equilíbrio entre a realização de
benefícios e a otimização do risco e uso dos recursos.
Cobrir a Organização de Ponta a Ponta: integra a governança corporativa de TI
à governança corporativa, cobrindo todas as funções e processos corporativos e
considerando os habilitadores de governança e gestão de TI aplicáveis em toda a organização.
Aplicar um Modelo Único Integrado: alinha-se a outros padrões e modelos importantes em um alto nível e, portanto, pode servir como o um modelo unificado para a governança e gestão de TI da organização.
Permitir uma Abordagem Holística: define um conjunto de habilitadores para
apoiar a implementação de um sistema abrangente de gestão e governança de TI da organização.
Distinguir a Governança da Gestão: faz uma clara distinção entre governança
e gestão. Essas duas disciplinas compreendem diferentes tipos de atividades, exigem modelos organizacionais diferenciadas e servem a propósitos diferentes.
Rumo à aprovação meus alunos(a)!
Bons Estudos!