SóProvas


ID
2567410
Banca
FCC
Órgão
TRT - 21ª Região (RN)
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

      Além do ato instintivo, inconsciente, automático, puramente reflexo, evitação do sentimento doloroso, ocorre a infindável série dos gestos intencionais, expressando o pensamento pela mímica, convencionada através do tempo. Essa Signe Language, Gebärdensprache, Langue per Signes, Language per Gestes, tem merecido ensaios de penetração psicológica, indicando a importância capital como índices do desenvolvimento mental.

      Desta forma o homem liberta e exterioriza o pensamento pela imagem gesticulada, com áreas mais vastas no plano da compreensão e expansão que o idioma. Primeira forma da comunicação humana, mantém sua prestigiosa eficiência em todos os recantos do mundo. As pesquisas sobre antiguidade e valorização de certos gestos, depoimentos insofismáveis de certos temperamentos pessoais e coletivos, índices de moléstias nervosas, apaixonam estudiosos.

      A correlação dos gestos com os centros cerebrais, ativando-lhes a capacidade criadora, e não esses àqueles, possui, presentemente, alto número de defensores. Esclarecem-se, atualmente, a antiguidade e potência intelectual da Mímica como documento vivo, milenar e contemporâneo, individual e coletivo.

      Não havendo obrigatoriedade do ensino mas sua indispensabilidade no ajustamento da conduta social, todos nós aprendemos o gesto desde a infância e não abandonamos seu uso pela existência inteira. Os desenhos paleolíticos registram os gestos mais antigos, de mão e cabeça, e toda literatura clássica, história, viagem, teatro, poemas, mostra no gesto sua grandeza de expressão insubstituível.

      Não existe, logicamente, a mesma tradução literal para cada gesto, universalmente conhecido. Na famosa estória popular da Disputa por Acenos, cada antagonista entendia o gesto contrário de acordo com seu interesse. Negativa e afirmativa, gesto de cabeça na horizontal e vertical, têm significação inversa para chineses e ocidentais. Estirar a língua é insulto na Europa e América, é saudação respeitosa no Tibete. Vênias, baixar a cabeça, curvar os ombros, ajoelhar-se, elevar a mão à fronte, são universais. A mecânica da adaptação necessária a outras finalidades de convívio explica a multiplicação.

(Adaptado de: CASCUDO, Câmara, “Prefácio”, em História dos Nossos Gestos. Edição digital. Rio de Janeiro: Global, 2012) 

Ao utilizar de diferentes línguas para referir-se à expressão do pensamento pela mímica (1°parágrafo), o autor

Alternativas
Comentários
  • Gabarito E.

     

    Essa Signe Language, Gebärdensprache, Langue per Signes, Language per Gestes, tem merecido ensaios de penetração psicológica, indicando a importância capital como índices do desenvolvimento mental.

     

    Desta forma o homem liberta e exterioriza o pensamento pela imagem gesticulada, com áreas mais vastas no plano da compreensão e expansão que o idioma. Primeira forma da comunicação humana, mantém sua prestigiosa eficiência em todos os recantos do mundo

     

     

    ----

    "Para ter sucesso é preciso primeiro acreditar que podemos."

  • E

    Essa Signe Language, Gebärdensprache, Langue per Signes, Language per Gestes, tem merecido ensaios de penetração psicológica,

    e)

    sugere que o interesse por esse assunto não é exclusividade sua; ao contrário, está disseminado entre os mais diversos povos.

  • a) confere um caráter universal à linguagem de sinais, em oposição à particularidade das línguas que usam um mesmo alfabeto.
    b) ilustra a diversificação da linguagem de sinais, que muda em consonância com a cultura de cada lugar.
    c) representa a infindável série dos gestos pensados, muito embora decodificáveis independentemente da língua das pessoas. (Desta forma o homem liberta e exterioriza o pensamento pela imagem gesticulada,).
    d) mesmo erro da alternativa b)

  • segundo parágrafo dava a resposta da questão!!!

    "Desta forma o homem liberta e exterioriza o pensamento pela imagem gesticulada, com áreas mais vastas no plano da compreensão e expansão que o idioma. Primeira forma da comunicação humana, mantém sua prestigiosa eficiência em todos os recantos do mundo."

  • Sou muito boa na gramática,mas erro quase todas de interpretação.  Por favor ,help!Indicação de livro,professor...

     

  • Comando da questão:

    Ao utilizar de diferentes línguas para referir-se à expressão do pensamento pela mímica (1°parágrafo), o autor...

    Interpretação pessoal da questão:

    Independente do continente ou lingua falada, a linguagem por sinais, suas expressões, etc, estão presentes em todos os cantos do mundo. Por sua vez, é uma linguagem universal, a carácter universal:

    Se a resposta estava fora do primeiro paragrafo, como alguns estão sugerindo, para justificar a letra E:

    "Desta forma o homem liberta e exterioriza o pensamento pela imagem gesticulada, com áreas mais vastas no plano da compreensão e expansão que o idioma. Primeira forma da comunicação humana, mantém sua prestigiosa eficiência em todos os recantos do mundo."

    Então a letra B tambem é justificável de acordo com o ultimo paragrafo

    "ilustra a diversificação da linguagem de sinais, que muda em consonância com a língua falada em cada lugar."

    Justificativa:

    "Não existe, logicamente, a mesma tradução literal para cada gesto, universalmente conhecido. Na famosa estória popular da Disputa por Acenos, cada antagonista entendia o gesto contrário de acordo com seu interesse. Negativa e afirmativa, gesto de cabeça na horizontal e vertical, têm significação inversa para chineses e ocidentais. Estirar a língua é insulto na Europa e América, é saudação respeitosa no Tibete. Vênias, baixar a cabeça, curvar os ombros, ajoelhar-se, elevar a mão à fronte, são universais"

     

     

     

  • Para o autor esse assunto não é exclusividade sua. Certo.

    "As pesquisas sobre antiguidade e valorização de certos gestos, ..., apaixonam estudiosos."

  • Essa Signe Language, Gebärdensprache, Langue per Signes, Language per Gestes, tem merecido ensaios de penetração psicológica, indicando a importância capital como índices do desenvolvimento mental.

  • fiquei na dúvida entre a B e a D.

     

    SO QUE DUAS QUESTOES DEPOIS EU TINHA CERTEZA QUE ERA A B. AI SÓ SOBRAVA A E.

  • A questão fala  -  no 1º parágrafo, então a resposta se encontra lá..como já informado pelos colegas!

  • Quando ele cita: Essa Signe Language, Gebärdensprache, Langue per Signes, Language per Gestes, tem merecido ensaios de penetração psicológica, indicando a importância capital como índices do desenvolvimento mental, nos passa a ideia que se trata de algo que desperta interesse e diversas culturas/povos, ou seja, não se trata de algo exclusivo.

  • Além do ato instintivo, inconsciente, automático, puramente reflexo, evitação do sentimento doloroso, ocorre a infindável série dos gestos intencionais, expressando o pensamento pela mímica, convencionada através do tempo. Essa Signe Language, Gebärdensprache, Langue per Signes, Language per Gestestem merecido ensaios de penetração psicológica, indicando a importância capital como índices do desenvolvimento mental. 

    (...)

    Assertiva correta: 

    e) sugere que o interesse por esse assunto não é exclusividade sua; ao contrário, está disseminado entre os mais diversos povos.  

  • Qual é o erro da B??

  • Cada um interpreta de um jeito, concordo que a B poderia estar correta, mas devemos interpretar de acordo com o pensamento do autor e da banca.

  • Acredito que a B esteja errada por dizer que a linguagem de sinais muda em consonância com a língua falada.

    A linguagem de sinais não muda em consonância com a língua falada, a linguagem de sinais muda em consonância com: "A mecânica da adaptação necessária a outras finalidades de convívio..."

     

  • Nesse paragráfo específico ao qual o autor se refere não trata de nenhuma mudança de acordo com o idioma falado. O comando da questão está na frase Ao utilizar de diferentes línguas para referir-se à expressão do pensamento pela mímica (1°parágrafo), o autor .

    Quando se trata de prova da FCC, isso é muito importante. Ela solicita muito o atendimento ao comando da questão ou a resposta pautada em termo específico. 

    Na questão, durante o texto até fica claro que os sinais podem ter significados diferentes de acordo com a cultura (o que ainda não quer dizer que é de acordo com o idioma), mas ela se refere especificamente ao primeiro parágrafo. Mais ainda à citação do termo em outros idiomas.

    Espero ter ajudado.

  • Quando alguém cita um mesmo verbete em diferentes idiomas, geralmente, quer ilustrar o interesse e importância do assunto nos mais diversos povos. 

  • Eu também concurseira zumbi

  • Concurseira Zumbi ler mais e fazer mais questões. resposta clichê, mas verdadeira. :(

  • GABARITO E

     

    O trecho: "Essa Signe Language, Gebärdensprache, Langue per Signes, Language per Gestes" justifica a resposta contida na alternativa E: 

     

    "O interesse por esse assunto está disseminado entre os mais diversos povos."

  • Qual o erro da letra C?

  • "Além do ato instintivo, inconsciente, automático, puramente reflexo, evitação do sentimento doloroso, ocorre a infindável série dos gestos intencionais, expressando o pensamento pela mímica, convencionada através do tempo."

    São expressões que, por ser convencional, estão disseminadas pelo seus diversos usos em todo o mundo, muito embora tenham em alguns locais a significação totalmente inversa.

    Gabarito: E

  • Concurseira Zumbi, ler os textos com mais calma. E se ater apenas ao que está escrito no texto!

    Já comigo ocorre exatamente o contrário. 

  • Sobre a B: A linguagem de sinal não muda, o que muda é o significado dado em cada lugar...