SóProvas


ID
2568289
Banca
FCC
Órgão
TRF - 5ª REGIÃO
Ano
2017
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

O guia ABPMP-CBOK divide o Business Process Modeling − BPM em 9 Áreas de Conhecimento que refletem as capacidades que devem ser consideradas por uma organização que vise à implantação do BPM. Uma das áreas envolve a criação de novos processos de negócio e a especificação de como funcionarão, serão medidos, controlados e gerenciados dentro do contexto das metas de negócio e dos objetivos de desempenho dos processos. A área envolve a criação do modelo futuro de processos de negócio (to be), fornecendo planos e diretrizes sobre como fluxos de negócios, aplicações de negócio, plataformas de tecnologia, recursos de dados, controles financeiros e operacionais interagem com outros processos internos e externos. Esta área é denominada

Alternativas
Comentários
  • Desenho de processos é a concepção de novos processos de negócio e a especificação de como esses funcionarão, serão medidos, controlados e gerenciados. Envolve a criação do modelo futuro de processos de negócio ("TO-BE") no contexto dos objetivos de negócio e de desempenho de processos, e fornece planos e diretrizes sobre como fluxos de trabalho, aplicações de negócio, plataformas tecnológicas, recursos de dados e controles financeiros e operacionais interagem com os processos. (BPM CBOK v3, pag 21)

  • Perspectiva ORGANIZACIONAL

    1. Gerenciamento Corporativo de Processos

    2. Organização do Gerenciamento de Processos

    Perspectiva de PROCESSO

    3. Gerenciamento de Processos de Negócio

    4. Modelagem de Processos

    5. Análise de Processos

    6. Desenho de Processos

    7. Gerenciamento de Desempenho de Processos

    8. Transformação de Processos

    9. Tecnologias de BPM

     

    Fonte: Implantando da Governança de TI (Fernandes)

  • Questão bem simples, mas me dói ler no enunciado da questão coisas básicas erradas pela banca.

    BPM significa  Business Process Management.

    Não existe ABPMP-CBOK, mas sim BPM-CBOK, ou BPM-CBOK da ABPMP (livro x da associação y).

     

  • 2018
    além de outros resultados mínimos que são esperados para a fase de Desenho do Ciclo de vida, como: a modelagem TO-BE; a definição de métricas e indicadores para os processos envolvidos; e a definição de um Plano de implementação a ser usado na fase seguinte, se houver o objetivo de automatização será necessário também a modelagem das bases de dados ligadas a cada processo automatizado ou ao conjunto deles.

    Certa

     

  • Prezados, gabarito letra A. Vejamos definições:

    Diferença entra Análise de processos e Desenho de processos.

    ANÁLISE (AS-IS) - Processos atuais - Análise de processos envolve a compreensão de processos de negócio, incluindo sua eficiência e eficácia para atendimento dos objetivos para os quais foram desenhados. Também explora o propósito da análise de processos e atividades que proveem suporte à decomposição de processos, técnicas analíticas, papéis, escopo, contexto de negócio, regras e métricas de desempenho.

    DESENHO (TO-BE) - Modelo futuro de processos de negócio - é a concepção de novos processos de negócio e a especificação de como esses funcionarão, serão medidos, controlados e gerenciados. Essa área de conhecimento explora papéis, técnicas, princípios e boas práticas de desenho de processos, simulação, padrões comuns de desenho e considerações sobre conformidade, liderança executiva e alinhamento estratégico.

    FONTE: CURSO EXTENSIVO DE ADM. GERAL - PROF. HERON LEMOS - ESTRATÉGIA CONCURSOS.

  • AS-IS é realizado na etapa de modelagem

    TO-BE é realizado na etapa de desenho