GABARITO E
A atividade de inteligência tem a função de coletar e buscar dados, informações, que irão subsidiar de forma fundamentada o planejamento de segurança, que deve ser constantemente atualizado devido a mudanças ou alterações nas informações.
A inteligência exerce suas atividades por meio da busca e da coleta.
COLETA: dados ou informações não protegidos, disponíveis.
BUSCA: dados ou informações protegidas, não disponíveis.
A coleta, por ser exercida sobre dados ou informações abertas, pode ser realizada por instituições públicas e privadas. Já a busca, só pode ser realizada por instituições públicas, pelo estado, pois é exercida sobre dados ou informações sob sigilo, protegidas.
Para resolver a questão em tela, ainda que pese não ser uma regra geral, mas pode ser um divisor de águas , atenção com "o exclusivamente" ajudaria a resolver a questão facilmente. Mesmo não tenho muito knowhow no conteúdo.
a) ações exclusivas do Estado, a fim de identificar e combater inteligência adversa, e salvaguardar a segurança das instituições.
b) ações voltadas para a coleta de dados que não devem ser analisados dentro do contexto do serviço de inteligência, mas que devem ser encaminhados para a tomada de decisão da autoridade.
c) ações exclusivamente voltadas para combater inteligência adversa, e garantir a segurança da instituição e dos processos envolvidos, no que tange à segurança das informações.
d) atividades desenvolvidas exclusivamente por órgãos do poder público, para obter dados que devem ser submetidos à análise para a compreensão do contexto e auxiliar a tomada de decisões.
e) ações voltadas para obtenção de dados que devem ser submetidos à análise. O resultado é a compreensão do contexto que auxilia na tomada de decisões de maneira fundamentada.
Dados devem ou não ser analisados no contexto do Serviço de inteligência? fica bem óbvia a resposta, eliminando as que traz o termo " exclusivamente"