A questão quer saber qual alternativa refere-se corretamente à Escola da Administração Científica, de Frederick Winslow Taylor.
Para isso, traremos um breve resumo da importância dessa teoria:
A Escola da Administração Científica colocou ênfase nas tarefas realizados pelos operários em busca da máxima eficiência nos resultados. Com isso, a organização era vista das partes (operações) para o todo e de baixo para cima. A Administração científica possuiu 3 fases e dispôs de 4 princípios: planejamento, execução, preparo de mão de obra e controle.
São palavras-chave dessa teoria: tarefas, organização racional do trabalho, estudo dos tempos e movimentos, atomismo, padronização, “melhor maneira”, conceito de homem econômico.
Analisando as alternativas:
A- INCORRETA. Capacidade agregada não tem conexão direta com a teoria de Taylor e sim com economia.
B- INCORRETA. Lembre-se de que a psicologia organizacional foi introduzida na Administração em teorias posteriores à de Taylor, por exemplo, na Teoria Comportamental.
C- CORRETA. A organização racional do trabalho, incluindo os estudos relacionados aos tempos e movimentos, foi um dos pontos mais marcantes da Escola Científica da Administração.
D- INCORRETA. A teoria dos dois fatores não tem relação com Taylor. É uma teoria motivacional proposta por Herzberg.
Fonte: CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à Teoria Geral da Administração. 9ª ed. Manole. 2014.
GABARITO DA MONITORA: LETRA C