-
LETRA D
FUNCIONAL
Na estrutura cada área está ligada a uma função específica e não com as outras
Vantagens:
1) Facilita o aperfeiçoamento dos funcionários nas suas especialidades; (especialização)
2) Facilita a comunicação DENTRO das áreas funcionais;
3) Permite economias de escala e aproveitamento dos recursos;
4) Facilita a centralização das decisões.
5)Ocorre uma redução de custos, devido ao trabalho em um mesmo tipo de tarefa em conjunto.
# da geográfica é exatamente o contrário, já que cada departamento possui seus próprios recursos, com isso ocorre uma duplicidade de esforços e recursos (pessoas, instalações e equipamentos), o que provoca maiores investimentos e custos operacionais.
Desvantagens:
1) Estimula um visão limitada dos objetivos organizacionais;
2) Dificulta a coordenação e a comunicação ENTRE os departamentos; (pois a comunicação é INTRADEPARTAMENTAL)
3) Diminui a rapidez de resposta aos desafios externos; (redução da capacidade de resposta ao mercado)
4) Dificulta a responsabilização pelos problemas organizacionais.
5) Contra-indicada para circunstâncias ambientais imprevisíveis e mutáveis.
-
GABARITO: D
A leitura é grande, mas vale a pena:
Departamentalização por funções (funcional) - agrupa pessoas que exercem funções em uma determinada área, na organização. Caracterizada pela especialização das funções, o setor financeiro agrupa pessoas especialistas em finanças, o setor de marketing agrupa pessoas especialistas em marketing, etc. Adequada para pequenas e médias empresas e ambientes estáveis. Tem como vantagem a especialização, relacionamento entre funcionários dentro do setor e autoridade baseada no conhecimento; possui como desvantagem o fato de diminuir a visão global da empresa, perda de autoridade e dificuldade na tomada de decisão.
Departamentalização por serviços ou produtos - a organização se divide pelos produtos ou serviços oferecidos aos clientes, os setores são separados de acordo com os produtos que eles têm de cuidar. Um bom exemplo seria um supermercado em que há um setor que cuida de produtos de higiene, outro do açougue, etc. Tem como vantagem a especialização, melhor facilidade para desenvolver novos produtos ou serviços, uso de tecnologia, facilidade na contabilidade dos recursos; possui como desvantagem o maior custo operacional dos departamentos, duplicação de recursos etc.
Departamentalização territorial - divide a organização de acordo com as regiões onde se encontra a organização. É muito comum existirem filiais de uma mesma empresa em diversos territórios nacionais ou até mesmo internacionais. Tem como vantagem a possibilidade de focar as necessidades de cada região, aplicável para grandes organizações. Possui com desvantagem a duplicação de funções.
Departamentalização por processos - lembrar que processo é uma sequência de atos, que resultam em um produto final, como por exemplo as montadoras de carros. Cada área cuidará de uma parte desta sequência de atos, haverá as fases do processo, e cada fase será feita por uma área da organização. Tem como vantagem a economia de escala, uso de tecnologia e rapidez e como desvantagem a obsolescência de equipamentos utilizados por surgimento de nova tecnologia e engarrafamento de produção se alguma área atrasar na produção.
Departamentalização por projetos - dividida pelos projetos que a empresa recebe, cada projeto tem começo, meio e fim. Sendo assim, os departamentos podem ser criados ou extintos de acordo com o início e a finalização de um projeto. Tem como vantagem ser orientada pelos resultados e fácil adaptação a mudanças e possui como desvantagem a instabilidade dos funcionários, cada projeto demanda novas estratégias e ideias.
Fonte:
um comentário de um colega do QC.
BONS ESTUDOS.
-
Departamentalização por processo
Nesse tipo de departamentalização as atividades são agrupadas de acordo com os principais processos do fluxo de produção, isto é, de acordo com as fases do processo produto.
*** vantagens
1-Processos integrados: permite a interligação entre as diversas áreas, as quais se voltam
tanto para os clientes internos quanto para os clientes externos.
2-Maiores economias de escala: o foco e a ênfase na tecnologia permitem que sejam extraídas maiores vantagens econômicas dos equipamentos e das tecnologias utilizadas.
3- Permite que a empresa atinja maiores níveis de produtividade e qualidade. Propicia,
portanto, uma melhor utilização dos recursos.
5ª CHIAVENATO, Idalberto. Administração: teoria, processo e prática, 5ª edição.