LETRA B
FLUXOGRAMA VERTICAL
O fluxograma vertical retrata a sequencia de uma rotina por meio de linhas – que traduzem as diversas tarefas ou atividades necessárias para a execução da rotina – e de colunas – que representam, respectivamente, os símbolos das tarefas ou operações, os funcionários envolvidos na rotina, as tarefas ou operações executadas, o espaço percorrido para a execução ou a operação e o tempo despendido. (CHIAVENATO, 2007)
Trata-se do fluxograma mais utilizado no estudo de processos produtivos, do tipo linha de produção, no qual se pode dividir um grande processo em vários outros, mais simples, com poucas áreas envolvidas e com número restrito de operações, que se encaixam nos símbolos, previamente, estabelecidos pelo fluxograma.
Podemos, também, utiliza-lo em processos administrativos, desde que feitas às devidas adequações. Esse tipo de fluxograma pode ser impresso como formulário padronizado e é constituído de símbolos e convenções pré-impressos em colunas verticais.
O fluxograma vertical tem como vantagens a rapidez de preenchimento (uma vez que se trata de um formulário impresso padronizado), a clareza na apresentação e a facilidade de leitura.
O fluxograma vertical, também é denominado folha de análise, folha de simplificação do trabalho ou diagrama de processo, destinado a representação de rotina simples em seu processamento analítico em uma unidade organizacional.