-
LETRA B
Chamamos de giro de estoque o parâmetro responsável por demonstrar o desempenho de um estoque, indicando de forma padronizada sua qualidade em relação à utilização de recursos estocados. Esse indicador é aplicável para qualquer tipo de estoque, independentemente de seu tamanho ou complexidade.
Antes de calcular, precisamos primeiramente compreender o conceito de giro dos estoques. Trata-se de dizer quanto do estoque foi vendido e quantas vezes ele foi reposto em determinado período de tempo. Por exemplo, imagine que o estoque médio de uma produtora de arroz é de 200 sacas e a empresa vende 1.800 sacas por ano. Logo, o giro de estoque dessa empresa é 1.800 / 200 = 9 giros ao ano.
https://www.quickbooks.com.br/r/controle-estoque/giro-estoque-como-calcular/
-
GABARITO B
Giro de estoque= Consumo médio/estoque médio no período
Fonte: Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais para concursos
-
LETRA B
GIRO DE ESTOQUE = TOTAL DE VENDAS / VOLUME MÉDIO DE ESTOQUE
-
LETRA B
GIRO DE ESTOQUE = TOTAL DE VENDAS / VOLUME MÉDIO DE ESTOQUE
-
Para que a questão em apreço seja respondida corretamente, é preciso que tenhamos conhecimentos sobre o conceito de giro de estoques. Marquemos a alternativa correta.
GIRO DE ESTOQUES: representa o número de vezes que o estoque de determinado item de material é renovado, dentro determinado período. O giro de estoque é determinado pela seguinte fórmula:
- Giro de estoque = Itens consumidos no período/Estoque médio no período
Outro conceito muito importante de sabermos é o de antigiro. Vejamos.
ANTIGIRO/COBERTURA DE ESTOQUES: é o período que o estoque médio será capaz de atender a demanda média. A cobertura de estoque é dada pela seguinte fórmula:
- Cobertura de estoque (tempo) = Estoque Médio no período/ Taxa de consumo (unidades/tempo)
Tendo em conta o conceito de giro de estoques, podemos concluir que a alternativa "B" é a correta.
GABARITO: B