SóProvas


ID
2569249
Banca
VUNESP
Órgão
PM-SP
Ano
2017
Provas
Disciplina
História
Assuntos

O Oriente, com suas inúmeras e ricas cidades, economia desenvolvida, um campesinato de pequenas propriedades, relativa unidade cívica e distância geográfica da violência dos ataques bárbaros, sobreviveu. O Ocidente, com sua população mais esparsa e cidades mais fracas, aristocracia grandiosa e campesinato explorado em arrendamentos, anarquia política e vulnerabilidade estratégica às invasões germânicas, naufragou.

                                    (Perry Anderson, Passagens da Antiguidade ao Feudalismo. Adaptado)


Entre os marcos da passagem da Antiguidade ao Feudalismo, é correto identificar 

Alternativas
Comentários
  • Antecedentes do Feudalismo:
    1- Crise do Império Romano;
    2- Invasões dos Povos Bárbaros conhecidos também como Germânicos.

  • Com o tempo, o império romano entrou em crise devido a constantes invasões, e com isso levando a sua queda, onde permaneceu o império bizantino e com tempo formação em alguns lugares do sistema feudal.

  • E

  • Assinatura Digital: tecnologia que utiliza a criptografia e vincula o certificado digital ao documento eletrônico que está sendo assinado. Garante integridade, autenticidade, não repúdio. Assinatura com a chave privada e verifica com a chave pública.  Os certificados acabam sendo obrigatórios para fazer as assinaturas porque é ele quem vai dar credibilidade a todas as transações.

  • Os bárbaros abalaram o império romano, mas se fundiram aos costumes romanos e assim fundiram a antiguidade a uma nova era, A IDADE MÉDIA. Os bárbaros que invadiram o império romano eram em sua maioria de origem germânica . Eles fizeram a união entre dois mundos ( romanos e bárbaros ) gerando a sociedade feudal. Com a queda do império romano do ocidente a parte oriental do grande império sobreviveu, pois estava colocada no comércio e no trabalho livre.

  • O Império Romano do Ocidente, por sua vez, durou até 476, sendo que as invasões externas, a instabilidade social, divisões internas e a indisciplina do exército foram cruciais para o seu declínio.

    Dessa forma, o autor contrapõe a permanência da região Oriental e o fim da região Ocidental enquanto marcos da passagem da Antiguidade à Idade Média. 

    LETRA E

  • METODO NAKASHAKIIIIIIIIII

  • Império romano do ocidente sofreu muito mais com as invasões germânicas, tendo em vista sua localização, que não o favorecia, ocasionando o fim desta parte do império e se fundiu com os germânicos entrando na idade média

    Porém já a parte oriental sofreu menos com as invasões e também tinha uma localização mais privilegiada que favorecia o comércio com a Ásia, algo que fez construir o império Bizantino

    GAB E