SóProvas


ID
2569279
Banca
VUNESP
Órgão
PM-SP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

O tema da violência tem sido uma constante nas discussões sobre o Brasil em oposição a um senso comum de que se trata de um povo pacífico, alegre e feliz, “abençoado por Deus”. A violência assume diferentes formas na vida cotidiana: física, doméstica, moral. São manifestações dessas formas, respectivamente:

Alternativas
Comentários
  • Que questão mais bizarra... doutrinação até para quem vai ser policial. Quiseram doutrinar tanto, que nem prestaram atenção no fomrato da questão.

    Sem falar que a redação dela está péssima, pois são três fatores "física, doméstica e moral", mas na alternativa A (gabarito), têm 4 afirmativas. E nem estão na respectiva ordem.

  • Questão altamente doutrinária, colocou no mesmo nível policiais, milicianos e traficantes de comunidades de periferia. NOJO!

  • Essa questão foi para jogar tudo que você sabe no lixo e raciocinar juntamente à opinião subjetiva e parcial de quem formulou a questão, a qual generalizou uma questão puramente delicada e isolada.

    Será que toda ação de policiais em periferias necessariamente haverá violência?

  • Incrível, em um concurso para ingressar na polícia o formulador da questão alega que a polícia é violenta, e não que a polícia combate a violencia de forma igual, e isso seria pouco, a polícia deve combater a violência com mais poder, desta forma, demonstraria superioridade em relação a criminalidade. E isto não esta ocorrendo na atualidade, infelizmente.

  • sem nexo....

  • não entendi NADA!

  • Olha, eu vi os comentários antecessores de meus amigos, eu acredito que a banca examinadora no caso a Vunesp formulou muito mal essa questão mas eu acho que entendi a pegadinha, vejam:

    a questão diz:  A violência assume diferentes formas na vida cotidiana: física, doméstica, moral.

    Depois ela pede: São manifestações dessas formas, respectivamente:

    Respectivamente, ou seja, nessa ordem: física domestica e moral.

    Na alternativa (A) ação de policiais, milícias e traficantes em comunidades de periferias; pode ser considerado violências físicas, incluiram a ação de policiais para confundir.

    Em sequencia,  assassinato de mulheres é feminicidio mas acontece de maneira mais frequente em regiões domiciliares

    e por fim,  assédio no trabalho e nos transportes é um tipo de violência moral.

    Eu sei que não é uma resposta objetiva pois dá margem à interpretação mas é a mais próxima da pergunta solicitada. Agente pode até discutir aqui o mérito da questão mas no dia da prova é assim que, Infelizmente, teremos que analisar alguns tipos de questões.

    Veja que as demais não têm nenhuma lógica:

    Na (B) Furto de carros é crime mas não é violência

    Na (C) Pátrio poder não é violência

    Na (D) Abuso sexual de menores é violência física mas Acidente de carro com eventuais mortes o nome já diz (ACIDENTE), Agente poderia até falar, " mas e se o motorista tivesse dolo?" então não seria acidente seria (colisão com resultado morte), portanto se diz acidente não há que se falar em violência.

    Na (E) Desrespeitar determinações constitucionais não é Violência

  • kkkkkk.

    Baita questão...

  • QUESTÃO MUITO COMPLEXA. MAS RESPONDO POR ELIMINAÇÃO DA CERTO.

  • Questão doutrinária demais, tá maluco.

  • Assim, ação de policiais ali não caberia, fica até osso de acertar desse jeito

    Mas beleza..

    GAB A

    APMBB

  • Questão com cabresto ideologico