SóProvas


ID
256969
Banca
FCC
Órgão
TRE-TO
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

De acordo com o chamado ciclo vital dos arquivos, é na fase permanente que os documentos são

Alternativas
Comentários
  •  Resposta correta letra " B "

    VALOR PERMANENTE
    Valor probatório ou valor informativo que justifica a guarda permanente de um documento em um arquivo. Também chamado valor arquivístico ou valor histórico.

    Dicionário arquivístico
  • Atividades de um arquivo permanente:  destinação, arranjo, descrição e publicação (facilitar o acesso aos documentos), conservação e referência.

    INSTRUMENTOS DE PESQUISA: Meio que permite a identificação, localização ou consulta a documentos. As tarefas de descrição levam à elaboração desses instrumentos. Eles podem ser básicos ou auxiliares.
    BÁSICOS:  Guia, inventário, catálogo e repertório.
    AUXILIARES: Índice e tabela de equivalência ou concordância.
  • Bom dia, boa tarde ou boa noite pessoal!
    Resposta correta:
    Letra B- Isto porque, os arquivos na fase permanente têm valor histórico(probatório) ou documental(informativo) para o Estado e a sociedade. Tais documentos já perderam todo seu valor administrativo nesta fase, também conhecida como terceira idade. Ou seja, servem mais para pesquisas.
    Um abraço a todos!
  • Olá! Bom dia! O que irá denunciar a resposta aqui, é a noção de os documentos arquivados permanentemente terão um valor histórico, possivel de utllização em pesquisas pela sociedade.
  • "Nos arquivos permanentes, é realizado o programa descritivo do acervo, ou seja, é feita uma descrição através dos instrumentos de pesquisa. Estes permitem a identificação, localização ou consulta a documentos ou a informações nele contidas"
     Os instrumentos de pesquisa são:
    1 Guia                        -      tem por finalidade propiciar uma visão de conjunto dos serviços de arquivo
    2 Inventário               -     Descreve conjuntos documentais ou a série documental
    3 Catálogo                -     Descreve unitariamente as peças documentais de uma série
    4 Repertório             -     Cada peça integrante de uma unidade de arquivamente é descrita minuciosamente
    5 índice                     -     Aponta nomes , lugares ou assuntos em ordem alfabética e remetendo o leitor às respectivas notações de localização
    6 Edição de fontes -     Os ducumentos não recebem resumos figurando o texto integral

    Fonte: Arquivologia Facilitada João Tiago e Leonardo Reis, Pg 19
  •  Arquivo de 1ª idade ou Corrente Documentos de consulta frequente, produzidos ou recebidos, conservados próximos e de fácil acesso;

     

    Arquivo de 2ª idade ou Intermediário Documentos não consultados com frequência, mas podem ser utilizados, não precisam ser conservados próximos e tem característica de permanência transitória;

     

    Arquivo de 3ª idade ou Permanente Documentos que perderam o total valor de natureza administrativa e que conservam em razão de seu valor histórico (probatório ou informativo) os meios de conhecer o passado e sua evolução. 

  • Na fase permanente os documentos de arquivo são disponibilizados ao público em geral, pois servem de instrumentos de pesquisa para outras áreas do conhecimento.

    Os documentos são arranjados, descritos e colocados de maneira que atenda melhor ao seu público alvo. Da descrição são formados os instrumentos de pesquisa, que são o guia, o inventário, o catálogo e o repertório (ou catálogo seletivo). 

    Portanto está correta a alternativa de letra "B".
  • Deu pra fazer por eliminação, documento permanente tem um valor histórico ,e graças a essa permanencia e a tecnologia é nos disponibilizado fazermos consultas pela internet 

  • Andrea Elane

    O seu acrescenta em que mesmo? Pelo menos ele não foi grosseiro com ninguém. 

  • Responder uma questão por eliminação,  quando houver dúvidas em questões de múltipla escolha, é uma tática todos os concurseiros devem saber.

    Se isso não acrescenta em um comentário, mas relembra os demais concurseiros dessa possibilidade. 

  • Os arquivos correntes (1ª idade) caracterizam-se pela grande frequência de uso dos seus documentos, sendo, também, essenciais às atividades administrativas e, por isso, estão em constante movimentação e utilização por diversas pessoas e unidades de uma instituição. Ademais, para facilitar a utilização e evitar a perda do documento, é necessário que ele esteja sempre próximos de seus usuários.

     

     

    Os arquivos intermediários (2ª idade) são aqueles que guradam documentos os quais não são mais objetos de consultas frequêntes, porém aguardam cumprimento de prazos legais, ou que ainda sejam prova de direito e obrigações. Ou seja, não sendo de uso corrente pelos seus produtores, por razões de interesses administrativos, aguardam a sua eliminação ou recolhimento para guarda permanente.

     

     

    Os arquivos permanentes (3ª idade), por fim, são aqueles guardam documentos os quais não tem mais valor administrativo, mas pelo seu conteúdo ou pelo seu assunto de que tratam, têm grande relevância para a História ou para a Cultura e, por isso, devem ser guardados por tempo indeterminado.

     

    Portanto, quanto aos estágios de evolução, os arquivos podem ser correntes, intermediários e permanentes.