SóProvas


ID
2569870
Banca
CONSULTEC
Órgão
PM-RN
Ano
2006
Provas
Disciplina
História
Assuntos

O fracasso da maioria das capitanias hereditárias deveu-se, em grande parte, às dificuldades que os donatários tiveram de enfrentar. Entre elas, estava a resistência dos indígenas à invasão de suas terras, assim como os altos custos da empreitada [...]. (MONTELLATO; CABRINI; CASTELLI JÚNIOR, 2000, p. 89).


Os problemas citados no texto levaram o rei de Portugal a

Alternativas
Comentários
  • As expedições guarda costas foram liderada por Cristóvão Jacques(1º -1516 e a 2º 1521 e a 3º em 1527) Com o objetivo de combater o contrabando e as invasões estrangeiras. Mas foram insuficientes para resolver o problema de invasões e contrabando.

     

    A dificuldade de comunicação entre a coroa e as capitanias invialbilizou qualquer  tipo de apoio da coroa não sendo possível apoiar militarmente ou financeiramente.

     

    A expedição colonizadora, reconhecimento e ocupação do atual território brasileiro (1501 a 1504)

     

    Dividir a colônia em lotes administrativos, nomear governadores faz parte do governo geral já implantado na colonia.

     

    SELVA!

     

  • Salvador 1549

  • Alternativa A: Pela falta de recursos dos donatários em colonizar a terra e pelos ataques das populações nativas aos núcleos de povoamento, Dom João III criou o governo-geral em 1548.

  • Sobre hostilidade indígena, eram também proclamadas as "guerras justas", que consistia no "sinal verde" da coroa em abater/escravizar indígenas que não se ajustassem ao colonizador.

  • A-implantar um sistema de governo geral para centralizar o poder político na Colônia, estabelecendo um maior controle administrativo.

  • O maior fracasso das capitanias hereditárias foi a descentralização e desarticulação, a exemplo, o padre Manoel de Nóbrega dizia:“mais fácil é vir de Lisboa recado a esta capitania que da Bahia''

    Logo a iniciativa do Governo Geral foi a de centralizar o poder politico da Colônia.

    LETRA A

    APMBB

  • #Pertenceremos PMPR!

  • Venha PMPR