SóProvas


ID
2569894
Banca
CONSULTEC
Órgão
PM-RN
Ano
2006
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Entre 1870 e 1889, ocorre a fase mais aguda da crise do Segundo Reinado. Diversos fatores se uniram para a derrubada do Império.


Um deles foi

Alternativas
Comentários
  • A História aponta três principais causas:

    - a Abolição dos Escravos como umadas causas já que provocou o descontentamento grandes fazendeiros.

    - a Questão Militar. Os militares do Exército Brasileiro estavam descontentes com a proibição, imposta pela monarquia, pela qual os seus oficiais não podiam manifestar-se na imprensa sem uma prévia autorização do Ministro da Guerra, além de que os militares não possuiam uma autonomia sobre a defesa do território, estando sujeitos às ordens do imperador que se sobrepunha inclusive às ordens dos generais. Além disso, freqüentemente os militares viam-se e sentiam-se desprestigiados e desrespeitados. Por um lado, os dirigentes do império eram civiis, cuja seleção era extremamente elitista e cuja formação era bacharelesca mas que resultava em postos altamente remunerados e valorizados; por outro lado, os militares tinham uma seleção mais democrática e uma formação mais técnica, mas que não resultavam nem em valorização profissional nem em reconhecimento político, social ou econômico. Nesse sentido, inúmeros militares precisavam de dois, três ou mais empregos para poderem pagar suas contas, não raro contraindo sucessivas dívidas. Por fim, a ascensão profissional era difícil e baseada em critérios personalistas (em vez de meritocráticos).

    e Questão Religiosa. Desde o período colonial, a Igreja Católica enquanto instituição encontrava-se submetida ao Estado. Isso se manteve após a Independência e significava, entre outras coisas, que nenhuma ordem do Papa poderia vigorar no Brasil sem que fosse previamente aprovada pelo Imperador (Beneplácito). Ocorre que, em 1872, Dom Vital e Dom Macedo, bispos de Olinda e Belém do Pará respectivamente, resolveram seguir por conta própria as ordens do Papa Pio IX (não ratificadas pelo Imperador), punindo religiosos ligados à maçonaria. D. Pedro II, influenciado pelos maçons, decidiu intervir na questão, solicitando aos bispos que suspendessem as punições. Estes recusaram-se a obedecer ao imperador, sendo condenados a quatro anos de trabalho braçal (quebrar pedras). Em 1875, graças à intervenção do Duque de Caxias, os bispos receberam o perdão imperial e foram colocados em liberdade. Contudo, no episódio, a imagem do império desgastou-se junto à Igreja.

    Leia mais em Brainly.com.br - https://brainly.com.br/tarefa/8014410#readmore

  • gab- B

  • PMPR

  • #Pertenceremos PMPR 2021!

  • GAB B

    Além da vitória do fortalecimento do exército brasileiro na Guerra do Paraguai e os apoios com ideias republicanas, os militares estavam insatisfeitos com Dom Pedro II, não tinham aumentos de salários, não tinham promoções, fatores que acarretaram a insatisfação contra o Governo Imperial