SóProvas


ID
2570551
Banca
CFC
Órgão
CFC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

No Brasil, conforme disposto pela Lei n.º 6.404/76 e alterações posteriores, o Patrimônio Líquido é dividido nos seguintes grupos:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra A

    Lei 6404
    Art. 178. No balanço, as contas serão classificadas segundo os elementos do patrimônio que registrem, e agrupadas de modo a facilitar o conhecimento e a análise da situação financeira da companhia     
    (...)
    § 2º No passivo, as contas serão classificadas nos seguintes grupos:
    III – patrimônio líquido, dividido em capital social, reservas de capital, ajustes de avaliação patrimonial, reservas de lucros, ações em tesouraria e prejuízos acumulados

    bons estudos

  • Segundo o art. 178, § 2°, III, da Lei n° 6.404/76, o patrimônio líquido é dividido em capital social, reservas de capital, ajustes de avaliação patrimonial, reservas de lucros, ações em tesouraria e prejuízos acumulados.

    Com isso, correta a alternativa A

  • Contas do PL:

    CRARAP

    Capital Social

    Reservas de lucros

    Ações em tesouraria

    Reservas de capital

    Ajustes de Avaliação Patrimonial

    Prejuízos acumulados (As S.A.s não podem mais ter saldo nestas contas)

    Obs.:

    Reserva de Reavaliação foi extinta

    Lucros acumulados não pode ter saldo

    Dividendos é conta do passivo

  • É uma frase que ajuda a lembrar as contas do patrimônio líquido kkkk (SÓ LER RÁPIDO e considerar RECA=RICA)

    CASO - "RECA" - RESERVE LUCROS - AJUDE AS PESSOAS - ATE - PA!

    CASO - CApital SOcial

    "RECA" (lembra dim dim) - REservas de CApital

    RESERVE LUCROS - Reservas de Lucros

    AJUDE AS PESSOAS- Ajustes da Avaliação Patrimonial

    ATE- Ações em TEsouraria

    PA- Prejuízos Acumulados

    Gabarito: Letra A.

  • Questão sobre as contas do Patrimônio Líquido (PL), conforme a Lei n.º 6.404/76.

    Conforme Montoto¹, o Balanço Patrimonial é um importante relatório da Contabilidade, porque apresenta o seu objeto, o Patrimônio. Esse relatório é um resumo dos saldos das contas patrimoniais. O Balanço Patrimonial, assim como os demais relatórios, tem como principal missão a de sintetizar em contas representativas a posição das contas do exercício findo e as mudanças patrimoniais que ocorreram em relação ao exercício anterior. Ele é apresentado aos seus usuários subdividido em Ativo, Passivo e Patrimônio Líquido.

    No Ativo, representado ao lado esquerdo do Balanço Patrimonial, são agrupados os saldos das contas que representam o conjunto de Bens + Direitos. O Ativo é subdividido em dois grandes grupos: Ativo Circulante (AC) e Ativo Não Circulante (ANC). Do outro lado do BP estão representados, o Passivo exigível (PE) que representam obrigações - subdividido em Passivo Circulante e Não Circulante -, bem como o Patrimônio Líquido (PL).

    Nesse sentido, vamos ver a disposição do art. 183 da lei, que detalha as contas do PL:

    Art. 178. No balanço, as contas serão classificadas segundo os elementos do patrimônio que registrem, e agrupadas de modo a facilitar o conhecimento e a análise da situação financeira da companhia.
    (...)
    III – patrimônio líquido, dividido em
    capital social, reservas de capital, ajustes de avaliação patrimonial, reservas de lucros, ações em tesouraria e prejuízos acumulados

    Dica! Recomendo decorar as contas do PL de forma ainda mais completa que a lei das SAs. Para isso, você pode utilizar o mnemônico CCRRAAP: Capital Social, Capital a Realizar, Reservas de Capital, Reservas de Lucros, Ajustes de Avaliação Patrimonial, Ações em Tesouraria e Prejuízos Acumulados.


    Feita a revisão, já podemos analisar as alternativas, procurando pelas contas corretas, que representam grupos do PL.

    A) Certo, como vimos, todas essas contas estão no PL.

    B) Errado, a conta de Reservas de Reavaliação fazia parte do PL, até a Lei 11.638,de 2007, que alterou a Lei n.º 6.404/76. Atualmente a prática de reavaliação de Ativos não é mais permitida na legislação de contabilidade privada.

    Dica! Em contabilidade pública, por exemplo, ainda é possível a reavaliação. Cuidado com o texto e contexto das questões.

    C) Errado, Dividendo Mínimo Obrigatório não é uma conta do PL, é um conceito que corresponde ao dividendo mínimo que deve ser assegurado ao acionista que possui ações preferenciais. O Capital Subscrito faz parte do grupo de contas que compõe o Capital Social.

    D) Errado, Juros sobre Capital Próprio não é uma conta do PL, nem do BP, ela aparece na Demonstração de Valor Adicionado, por exemplo.

    Atenção! A partir da vigência da Lei no 11.638/07 foi extinta a possibilidade de manutenção e apresentação de saldos a título de Lucros Acumulados no Balanço Patrimonial (PL), mas apenas para o caso das sociedades por ações, o que não significa que a referida conta deverá ser eliminada dos planos de contas de todas as entidades. Ela continua sendo utilizada pelas companhias para receber o resultado do período, se positivo, e destiná-lo de acordo com as políticas da empresa, servindo de contrapartida para as constituições e reversões de reservas de lucros, assim como para a distribuição de dividendos. Mas, no balanço patrimonial, só poderá aparecer quando tiver saldo negativo, e será denominada de Prejuízos Acumulados. Nas demais sociedades, poderá aparecer também com saldo positivo e terá seu nome completo de Lucros ou Prejuízos Acumulados ou simplesmente Lucros Acumulados, como pode ser observado na OCPC 02 – Esclarecimentos sobre as Demonstrações Contábeis de 2008, em seus itens 115 e 116.

    Gabarito do Professor: Letra A.

    ¹Montoto, Eugenio Contabilidade geral e avançada esquematizado® / Eugenio Montoto – 5. ed. – São Paulo : Saraiva Educação, 2018.

    ² Manual de contabilidade societária : aplicável a todas as sociedades: de acordo com as normas internacionais e do CPC / Ernesto Rubens Gelbcke ... [et al.]. – 3. ed. – São Paulo: Atlas, 2018.

  • GAB.: A

    Oi galerinha, para ajudar segue um mnemônico:

    (CARRPA)

    Capital Social

    Ajustes de Avaliação Patrimonial

    Reservas de Capital

    Reservas de Lucros

    Prejuízos Acumulados

    Ações em Tesouraria

    OBS = Em Vermelho, você lembra que são de Natureza Devedora