SóProvas


ID
2570611
Banca
CFC
Órgão
CFC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Com relação à obrigatoriedade de apresentação da Demonstração dos Lucros ou Prejuízos Acumulados, de acordo com a NBC TG 26 (R4) – APRESENTAÇÃO DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS, NBC TG 1000 (R1) – CONTABILIDADE PARA PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS e ITG 1000 – MODELO CONTÁBIL PARA MICROEMPRESA E EMPRESA DE PEQUENO PORTE, julgue os itens a seguir como Verdadeiros (V) ou Falsos (F) e, em seguida, assinale a opção CORRETA.


I. A NBC TG 26 (R4) estabelece que a Demonstração dos Lucros ou Prejuízos Acumulados integra o conjunto completo das Demonstrações Financeiras.

II. A ITG 1000 estabelece que a entidade deve elaborar obrigatoriamente a Demonstração dos Lucros ou Prejuízos Acumulados, juntamente com o Balanço Patrimonial, a Demonstração do Resultado e as Notas Explicativas ao final de cada exercício social.

III. A NBC TG 1000 (R1) estabelece que a entidade pode apresentar uma única Demonstração dos Lucros ou Prejuízos Acumulados no lugar da Demonstração do Resultado Abrangente e da Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido, se as únicas alterações no Patrimônio Líquido durante os períodos para os quais as demonstrações contábeis são apresentadas derivarem do resultado, de distribuição de lucro, de correção de erros de períodos anteriores e de mudanças de políticas contábeis.


A sequência CORRETA é:

Alternativas
Comentários
  • ITEM I. - FALSO. A NBC TG 26 (R4) estabelece que o conjunto completo de demonstrações contábeis inclui: 
    (a) balanço patrimonial ao final do período; 
    (b) demonstração do resultado do período; 
    (ba) demonstração do resultado abrangente do período; 
    (c) demonstração das mutações do patrimônio líquido do período; 
    (d) demonstração dos fluxos de caixa do período; 
    (da) demonstração do valor adicionado do período, conforme NBC TG 09 – Demonstração do Valor Adicionado, se exigido legalmente ou por algum órgão regulador ou mesmo se apresentada voluntariamente;

     

    ITEM II. FALSO. A ITG 1000 estabelece que a entidade deve elaborar o Balanço Patrimonial, a Demonstração do Resultado e as Notas Explicativas ao final de cada exercício social. Quando houver necessidade, a entidade deve elaborá-los em períodos intermediários.

     

    ITEM III. VERDADEIRO. A NBC TG 1000 (R1) estabelece que a entidade pode apresentar uma única Demonstração dos Lucros ou Prejuízos Acumulados no lugar da Demonstração do Resultado Abrangente e da Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido, se as únicas alterações no Patrimônio Líquido durante os períodos para os quais as demonstrações contábeis são apresentadas derivarem do resultado, de distribuição de lucro, de correção de erros de períodos anteriores e de mudanças de políticas contábeis.

     

    Isso posto, a alternativa correta é "a".

    https://www.jurua.com.br/shop_item.asp?id=23339

  • Questão sobre apresentação das Demonstrações Contábeis, especificamente sobre a Demonstração dos Lucros ou Prejuízos Acumulados (DLPA), de acordo com várias normas que regem a matéria.

    Antes de começarmos a falar da DLPA, é importante entendermos as diferenças entre a essa demonstração, e a Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido (DMPL), pois são demonstrações contábeis relacionadas a mudanças no PL.

    Conforme Montoto¹, enquanto a DMPL tem por objetivo demonstrar as modificações (mutações) de todas as contas que compõem o Patrimônio Líquido de uma empresa durante um exercício, a DLPA tem por objetivo apresentar os lançamentos credores e devedores apenas na conta Lucros ou Prejuízos Acumulados, que é uma das contas do PL. Na DLPA, entenderemos o acúmulo e a destinação dos lucros em determinado período ou o tratamento dos prejuízos, caso estes tenham ocorrido.

    Quanto a obrigatoriedade da apresentação de cada demonstração, a Lei n. 6.404/76 (Lei das S.A.) só exige a DLPA. A CVM, por sua vez, só exige a DMPL para as S.As. de Capital aberto. Já a NBC TG 26 exige a DMPL para todas as sociedades de grande porte. Quando falamos de pequenas e médias empresas, a NBC TG 1000 também exige a DMPL, mas abre exceções para utilização somente da DLPA. Por fim, a ITG 1000 (Microempresa e empresa de pequeno porte) não exige nenhuma dessas duas demonstrações.

    Esquematizando tudo isso temos a seguinte lógica, quanto a obrigatoriedade de apresentação, teremos o seguinte:

    - Sociedades por ações (Lei 6404/76): DLPA
    - CVM (Companhias abertas): DMPL
    - CPC 26: DMPL
    - NBC TG 1000 (PE e MEs): DMPL mas admite DLPA como exceção
    - ITG 1000 (ME e EPP): nenhuma dessas duas são obrigatórias.

    Feita toda a revisão, já podemos analisar as alternativas conforme cada norma específica:

    I. Incorreto, como vimos, a DLPA não integra o conjunto completo das demonstrações financeiras, a DMPL sim, conforme a NBC TG 26:
    10. O conjunto completo de demonstrações contábeis inclui:
    (a) balanço patrimonial ao final do período;
    (b) demonstração do resultado do período;
    (ba) demonstração do resultado abrangente do período;
    (c) demonstração das mutações do patrimônio líquido do período;
    (d) demonstração dos fluxos de caixa do período;
    (da) demonstração do valor adicionado do período, conforme NBC TG 09 – Demonstração do Valor Adicionado, se exigido legalmente ou por algum órgão regulador ou mesmo se apresentada voluntariamente;
    (e) notas explicativas, compreendendo as políticas contábeis significativas e outras informações elucidativas; (Alterada pela NBC TG 26 (R3)) (ea) informações comparativas com o período anterior, conforme especificado nos itens 38 e 38A; (Incluída pela NBC TG 26 (R1))
    (f) balanço patrimonial do início do período mais antigo, comparativamente apresentado, quando a entidade aplica uma política contábil retrospectivamente ou procede à reapresentação retrospectiva de itens das demonstrações contábeis, ou quando procede à reclassificação de itens de suas demonstrações contábeis de acordo com os itens 40A a 40D. (Alterada pela NBC TG 26 (R1))

    II. Incorreto, a ITG 1000 não estabelece a DLPA como obrigatória, apenas BP, DRE e NE, conforme a norma:
    26. A entidade deve elaborar o Balanço Patrimonial, a Demonstração do Resultado e as Notas Explicativas ao final de cada exercício social. Quando houver necessidade, a entidade deve elaborá-los em períodos intermediários.

    III. Correto, como vimos, a NBC TG 1000 admite a DLPA como exceção, em situações específicas:
    6.4     A demonstração dos lucros ou prejuízos acumulados apresenta o resultado da entidade e as alterações nos lucros ou prejuízos acumulados para o período de divulgação. O item 3.18 permite que a entidade apresente a demonstração dos lucros ou prejuízos acumulados no lugar da demonstração do resultado abrangente e da demonstração das mutações do patrimônio líquido, se as únicas alterações no seu patrimônio líquido durante os períodos para os quais as demonstrações contábeis são apresentadas derivarem do resultado, de pagamento de dividendos ou de outra forma de distribuição de lucro, correção de erros de períodos anteriores, e de mudanças de políticas contábeis.

    A sequência CORRETA é: F, F, V. 

    Gabarito do Professor: Letra A.

    ¹ Montoto, Eugenio Contabilidade geral e avançada esquematizado® / Eugenio Montoto – 5. ed. – São Paulo : Saraiva Educação, 2018.

  • Resposta: alternativa A.

    Resolução em texto elaborada pelo Prof. Thiago Chaim :

    https://www.queromeucrc.com.br/2018/05/questao-40-crc-022017-prova-bacharel.html

    Resolução em vídeo elaborada pela Professora Yasmin (YouTube):

    https://youtu.be/Wpo1L8xnVJ0