SóProvas



Questões de Demonstrações de Lucros ou Prejuízos Acumulados – DLPA


ID
18850
Banca
FCC
Órgão
TCE-SP
Ano
2008
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Formam o conjunto das demonstrações contábeis consolidadas, que devem ser apresentadas ao final de cada exercício social, além do Balanço Patrimonial, as Demonstrações de

Alternativas
Comentários
  • "Art. 176. Ao fim de cada exercício social, a diretoria fará elaborar, com base na escrituração mercantil da companhia, as seguintes demonstrações financeiras, que deverão exprimir com clareza a situação do patrimônio da companhia e as mutações ocorridas no exercício:

    I - balanço patrimonial;

    II - demonstração dos lucros ou prejuízos acumulados;

    III - demonstração do resultado do exercício; e

    IV – demonstração dos fluxos de caixa; e (Redação dada pela Lei nº 11.638,de 2007)

    V – se companhia aberta, demonstração do valor adicionado. (Incluído pela Lei nº 11.638,de 2007)"

    Não entendi o porquê da letra B. Para mim poderia ser D ou E.

  • Concordo com a colocação do comentarista anterior.
    Mesmo na época do concurso em que constou a questão, a Lei das S.A. estabelecia a obrigatoriedade de elaborar e publicar: BP, DRE, DLPA e DOAR, sendo esta última exigida apenas para as S.A. de grande porte.
    A Lei 11.638/07 eliminou a obrigatoriedade de apresentação da DOAR e tornou obrigatória a apresentação da Demonstração de Fluxo de Caixa (DFC) e a Demonstração de Valor Adicionado (DVA) – esta última apenas para as S.A.Abertas.
  • Dois comentários

    1) O examinador usou uma lei desatualizada... lamentável se for isso

    2) Conforme comentários, poderia se aceitar outra resposta. Adiciono, ainda, que poderia ser letra A. Em nenhum momento o examinador fez referência à lei 6404/76; os CPCs (adequados às normas internacionais) tem exigências diferentes. Por exemplo, substitui-se a DPLA pela DMPL, afinal a DPLA já é contemplada pela DMPL, ou seja, é desnecessária se for publicada esta..
  • Pessoal, o enunciado fala em demonstrações contábeis consolidadas. A alternativa B é a correta.
  • As demonstrações consolidadas constam no art. 249 e 250 da lei 6404. Entretanto, tais artigos naõ descrevem expressamente quais demonstrações são agrupadas sobre a denominação de "consolidadas".
  • Conforme instrução CVM 247/96:
    Art. 22 - Demonstrações contábeis consolidadas compreendem o balanço patrimonial consolidado, a demonstração consolidada do resultado do exercício e a demonstração consolidada das origens e aplicações de recursos, complementadas por notas explicativas e outros quadros analíticos necessários para esclarecimento da situação patrimonial e dos resultados consolidados.
  • NBC T 8 – DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS CONSOLIDADAS

    8.1.1 - Demonstrações Contábeis Consolidadas são aquelas resultantes da agregação das demonstrações contábeis, estabelecidas pelas Normas Brasileiras de Contabilidade, de duas ou mais entidades, das quais uma tem o controle direto ou indireto sobre a(s) outra(s).

    8.1.8 - As demonstrações contábeis consolidadas compreendem o balanço patrimonial consolidado, a demonstração consolidada do resultado do exercício e a demonstração consolidada das origens e aplicações de recursos, complementados por notas explicativas e outros quadros analíticos necessários ao esclarecimento da situação patrimonial e dos resultados consolidados.


ID
43474
Banca
FCC
Órgão
TRE-PI
Ano
2009
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

De acordo com a regulamentação vigente, as empresas são obrigadas a encerrarem as contas de resultado pelo menos uma vez por ano. Ao realizarem esta operação, as empresas apuram o resultado do período. O resultado apurado, lucro ou prejuízo, deve ser transferido para

Alternativas
Comentários
  • Se o resultado apurado for Lucro, o valor transitará pela conta Lucro Acumulados (Grupo patrimônio líquido) para posterior distribuição de dividendos ou constituição de reservas ou

    Se for apurado Prejuízo o valor será registrado a Débito em conta do PL de Prejuízos Acumulados, e se for possível será absorvido pelos Lucros Acumulados (exercício anterior, se existir), pelas Reservas de Lucros e Reserva Legal, nessa ordem.

  • Comentário objetivo:

    Os lançamentos contábeis a serem realizados no caso de Lucro ou Prejuízo no exercício seriam:

    1) LUCRO LÍQUIDO NO EXERCÍCIO

    D - Apuração do Resultado do Exercício (Resultado)
    C - Lucros Acumulados (PL)

    1)  PREJUÍZO LÍQUIDO NO EXERCÍCIO

    D - Prejuízos Acumulados (PL) 
    C - Apuração do Resultado do Exercício (Resultado)

ID
47884
Banca
ESAF
Órgão
SEFAZ-SP
Ano
2009
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Assinale abaixo a opção que contém uma afirmativa verdadeira.

Alternativas
Comentários
  • Resolução:1 - O art. 187 da Lei nº 6.404/76 estabelece que:Art. 187. A demonstração do resultado do exercício discriminará:I - a receita bruta das vendas e serviços, as deduções das vendas, os abatimentos e os impostos;II - a receita líquida das vendas e serviços, o custo das mercadorias e serviços vendidos e o lucro bruto;III - as despesas com as vendas, as despesas financeiras, deduzidas das receitas, as despesas gerais e administrativas, e outras despesas operacionais;IV - o lucro ou prejuízo operacional, as outras receitas e as outras despesas; (Redação dada pela Medida Provisória nº 449, de 2008)V - o resultado do exercício antes do Imposto sobre a Renda e a provisão para o imposto;VI - as participações de debêntures, empregados, administradores e partes beneficiárias, mesmo na forma de instrumentos financeiros, e de instituições ou fundos de assistência ou previdência de empregados, que não se caracterizem como despesa; (Redação dada pela Medida Provisória nº 449, de 2008)VII - o lucro ou prejuízo líquido do exercício e o seu montante por ação do capital social.Desta forma, a letra “a” está correta.2 – Na letra “b” os lançamentos não correspondem ao registro do reconhecimento da despesa incorrida, pois deve-se debitar a conta de despesa e creditar a conta do ativo – despesas antecipadas.3 – O montante obtido na alienação de bens do ativo permanente (ativo não circulante) é uma receita e não uma despesa.4 – Conforme disposição legal, antes de qualquer outra d participação os lucros do exercício devem ser utilizados para compensar prejuízos acumulados.Art. 189. Do resultado do exercício serão deduzidos, antes de qualquer participação, os prejuízos acumulados e a provisão para o Imposto sobre a Renda.Parágrafo único. o prejuízo do exercício será obrigatoriamente absorvido pelos lucros acumulados, pelas reservas de lucros e pela reserva legal, nessa ordem.5 – Os serviços prestados por terceiros são despesas e não receitas.
  • a) Após apurado o resultado do exercício e calculadas as provisões para contribuição social e para pagamento do imposto de renda, deverão ser calculadas e contabilizadas as participações contratuais e estatutárias nos lucros e as contribuições para instituições ou fundos de assistência ou previdência de empregados. Comentário: CERTA. Art. 189. Do resultado do exercício serão deduzidos, antes de qualquer participação, os prejuízos acumulados e a provisão para o Imposto sobre a Renda. b) As despesas do mês, que foram pagas antecipadamente, estão registradas em contas do ativo circulante. A apropriação no último dia do mês é feita debitando-se a conta que representa a referida despesa e creditando-se a conta do passivo circulante que registrou a despesa paga antecipadamente. Comentário: ERRADA. A apropriação no último dia do mês é feita creditando-se a conta que representa a referida despesa e debitando-se a conta do passivo circulante que registrou a despesa paga antecipadamente. c) Despesas não-operacionais são aquelas decorrentes de transações não incluídas nas atividades principais ou acessórias da empresa, como, por exemplo, o montante obtido na alienação de bens ou direitos integrantes do ativo permanente. Comentário:ERRADA. A MP 449 alterou a redação do art.187, IV da lei 6.404. Dessa forma, a expressão “receitas e despesas não operacionais” agora é denominada de “outras despesas e outras receitas”. Além disso, faz parte das Outras Despesas e Outras Receitas os Ganhos e Perdas de Capital, ou seja, a diferença entre o valor de venda dos bens e o seu valor contábil. d) Os prejuízos acumulados correspondem a prejuízos apurados pela Contabilidade em exercícios anteriores, que estejam devidamente contabilizados e que não podem ser compensados pelo lucro apurado no exercício atual. Comentário: ERRADA. Art. 189. Parágrafo único. o prejuízo do exercício será obrigatoriamente absorvido pelos lucros acumulados, pelas reservas de lucros e pela reserva legal, nessa ordem. e) Lucro Bruto é a diferença entre a receita líquida de vendas de bens ou serviços e o custo das mercadorias vendidas ou dos serviços prestados por terceiros. Comentário: ERRADA.Lucro Bruto é a diferença entre a receita líquida de vendas de bens ou serviços e o custo das mercadorias vendidas ou dos serviços prestados pela própria empresa.
  • Citação: Germano Pessoa (último comentário)
    [ERRADA. A apropriação no último dia do mês é feita creditando-se a conta que representa a referida despesa e debitando-se a conta do passivo circulante que registrou a despesa paga antecipadamente.]

    Seu argumento está incorreto:

    Credita-se a conta de despesa antecipada no Ativo e debita-se uma despesa na DRE.

  • Com toda Humildade, peço licença para descordar do Murilo Souza e Concordar com o Germano Pessoa. Não devemos nos esquecer que as Despesas são reconhecidas pelo Princípio da Competência. Sendo assim, a Despesa já teria sido registrado na época em que o Passivo fora reconhecido. Então os Lançamentos seriam assim: 


    Na data do consumo ou da assunção da Obrigação:

    D - Despesa


    C - Passivo (Obrigação de Pagar no futuro - Duplicatas a Pagar, por exemplo).


    No lançamento do Pagamento antecipado, ou seja, pagamento antes do vencimento da obrigação:


    D - Pagamento antecipado (Ativo Circulante)


    C - Disponibilidades (caixa, por exemplo)


    Na data do Vencimento da Obrigação basta conciliar o Direito no Ativo com a Obrigação no Passivo:


    D - Passivo (Obrigação de Pagar no futuro - Duplicatas a Pagar, por exemplo).


    C - Pagamento antecipado (Ativo Circulante)


    Espero ter ajudado. Bons Estudos!

  • b) As despesas do mês, que foram pagas antecipadamente, estão registradas em contas do ativo circulante. A apropriação no último dia do mês é feita debitando-se a conta que representa a referida despesa e creditando-se a conta do passivo circulante que registrou a despesa paga antecipadamente.


    ERRADA! Comentário: Quando você paga uma algo antecipadamente, credita Ativo caixa (por exemplo) e debita um direito no Ativo.
    Na apropriação, realmente debita-se a despesa em conta de resultado, mas em contrapartida credita-se a conta do ATIVO que registrou a conta paga antecipadamente.


  • Na alternativa E não são serviços prestados por terceiros, mas serviços prestados.

  • É preciso tomar cuidado pra não confurndir pagamento antecipado, com despesa paga antecipadamente

     

    No passivo são registradas as obrigações presentes da entidade, derivada de eventos já ocorridos, cuja liquidação se espera que resulte em saída de recursos capazes de gerar benefícios econômicos.

     

    Assim, ao se registrar uma conta a pagar no passivo, quer dizer que o FG da obrigação já ocorreu, mas a liquidação vai ocorrer no futuro. Portanto o registro de despesas pagas antecipadamente não envolve o passivo. Pois pagar despesa antecipadamente, não significa pagar uma conta a prazo antes da data estipulada na duplicata. Isso é um pagamento antecipado e não uma despesa antecipada. 

     

    Até podemos lançar no passivo uma conta na qual o FG da obrigação ainda não ocorreu, mas paralelamente deveremos lançar uma conta retificadora, para que o saldo total reflita o que a empresa deve no momento. No passivo não pode ficar registrada uma conta que seu FG ainda vai ocorrer sem ter uma retificadora logo abaixo. Senão iria de encontro à própria definição de passivo.

     

    Pagar uma despesa antecipadamente quer dizer pagar uma despesa que seu FG ainda não ocorreu, como acontece com seguros. Nos seguros os FG das obrigações ocorrem a cada mês, mas é de praxe do mercado, o cliente pagar os 12 meses antecipados. Note que isso não é pagamento antecipado, e sim pagamento de uma despesa antecipada.

     

    Já o pagamento antecipado de uma conta, é aquele que pagamos antes da data prevista para liquidação, nos quais geralmente há um desconto por essa antecipação (desconto condicionado). Mas o FG dessa obrigação já ocorreu, simplesmente ao invés de pagarmos a vista, aceitamos uma duplicata, e iremos pagar a prazo, logo, vai pro PC.

     

    Exemplo do Professor Gabriel Rabelo

    Suponhamos que nossa empresa efetue, em 31.12.X1, o pagamento de R$ 12.000,00, relativo ao seguro do prédio onde se encontram instalados todos os nossos ativos. De acordo com o regime de competência, a despesa só será incorrida quando houver transcorrido o período a que ela se refere. Porém, como o pagamento foi realizado antes, devemos realizar algum registro, para refletir corretamente os efeitos econômicos reais que se passam na sociedade. O lançamento, quando do pagamento antecipado, será:


    D – Despesas antecipadas – adiantamento de seguro (ativo) 12.000,00
    C – Bancos (ativo) 12.000,00


    Com o transcurso do primeiro mês, vamos lançar:

    D – Despesas de seguros (resultado) 1.000,00
    C - Despesas antecipadas – adiantamento de seguro (ativo) 1.000,00


    E assim por diante, até que toda a despesa seja reconhecida.

     

    Portanto, veja que despesa paga antecipadamente não envolve contas do passivo

     

  • Na minha opinião a alternativa A está incorreta porque, após apurado o resultado do exercício e calculadas as provisões para contribuição social e para pagamento do imposto de renda, deverão ser deduzidas os prejuízos acumulados se houverem e somente depois (caso reste lucro) deverão ser calculadas e contabilizadas as participações contratuais e estatutárias nos lucros e as contribuições para instituições ou fundos de assistência ou previdência de empregados.


ID
120304
Banca
FCC
Órgão
SEFIN-RO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

NÃO se evidencia na Demonstração de Lucros ou Prejuízos Acumulados

Alternativas
Comentários
  • Questão ruim, mas considerando a literalidade da lei 6404/76, o que se evidencia na DLPA é apenas a parcela dos lucros incorporada ao capital.
  • a) o lucro líquido do exercício.
    b)
     a reversão da reserva para contingências.
    c)
     a distribuição de dividendos.
    d)
    a constituição da reserva legal.
    e) o aumento do capital social.

    L 6404
    Art. 186. A demonstração de lucros ou prejuízos acumulados discriminará:
    I - o saldo do início do período, os ajustes de exercícios anteriores e a correção monetária do saldo inicial;
    II -
     as reversões de reservas e o lucro líquido do exercício;
    III -
    as transferências para reservas, os dividendos, a parcela dos lucros incorporada ao capital e o saldo ao fim do período.

    Eu não consegui compreender: alt e) aumento do capital social     x    parcela dos lucros incorporada ao capital
    Se alguem puder comentar...  Desde já agradeço.
  • Minha gente,

    O "aumento do capital social" é demonstrado na DMPL , não?
  • Oi pessoal, quem evidencia o aumento do capital social é a DMPL. A DLPA evidencia, tão somente, o aumento do capital social proveniente da parcela dos lucros incorporada ao capital. Visto que, o capital social pode ser aumentado de outras formas como, por exemplo, integralização de capital dos sócios.
  • Lei 6.404, art. 186 - a DMPL discriminará:


    . Saldos do início e final do período

    . (+/-) Os ajustes de exercícios anteriores

    . (+) LLE

    . (+) As Reversões de reservas

    . (-) As transferências para reservas

    . A correção monetária do saldo inicial

    . (-) Dividendos

    . (-) Parcela dos lucros incorporada ao capital

  • Excelente aderson! É isso mesmo!

  • a resposta e a letra E porque ficou generalizada..nao especificou como ocorreu o aumento do capital social...logo, se nao foi por destinação do lucro liquido, nao fica evidenciado na DLPA, e sim na DMPL!! como nao tem outra "mais certa", so pode ser  a letra  E, pela generalizaçao ...

  • GAB: LETRA E

    Complementando!

    Fonte: Gilmar Possati - Estratégia 

    A DLPA discriminará:

    -> O saldo do início do período;

    -> Os ajustes de exercícios anteriores;

    -> A correção monetária do saldo inicial;

    -> As reversões de reservas;

    -> O lucro líquido do exercício;

    -> As transferências para reservas;

    -> Os dividendos;

    -> A parcela dos lucros incorporada ao capital;

    -> O saldo ao fim do período.

    =====

    Observe que o aumento do capital social não é evidenciado na DLPA, mas sim na Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido (DMPL)


ID
235075
Banca
NC-UFPR
Órgão
UFPR
Ano
2010
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Com base na apuração do resultado do exercício, os lucros são registrados na conta de lucros ou prejuízos acumulados. Por decisão da Assembléia Geral Ordinária, foi proposta a distribuição de lucros do exercício para a formação de reservas de lucros, previstas em lei ou nos estatutos da companhia. Levando em consideração as informações apresentadas, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Comentário objetivo:

    A transferência de lucros do exercício para a formação das Reservas de Lucros é feita mediante o seguinte lançamento:

    D - LUCROS ACUMULADOS
    C - RESERVA DE LUCROS


    Como ambas são contas do Patrimônio Líquido da entidade, não há nem aumento nem diminuição desse grupo de contas, ocorrendo apenas uma simples permuta.

  • Gabarito c) A simples transferência de lucros do exercício para a formação de reservas não provoca diminuição e nem aumento no Patrimônio Líquido, pois ocorre uma permuta entre as contas desse grupo.


ID
260500
Banca
FCC
Órgão
TRF - 1ª REGIÃO
Ano
2011
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

A distribuição do lucro líquido é evidenciada

Alternativas
Comentários
  • O CPC 26 dispensa essa demonstração porque ela está contemplada na Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido. FCC atrasada... de novo!

    Por eliminação, chega-se à B, pois é justamente a movimentação da conta Lucros Acumulados que evidencia esses acontecimentos.
  • Apenas um adeno quanto ao comentário do colega: A Lei 6404/76 em seu inciso II, artigo 176 ainda define a DLPA como uma das Demonstrações Financeiras obrigatórias. O que ocorre é que a CVM, a partir da Instrução 59/86 determinou como obrigatória para as cias. de capital aberto a adoção da DMPL, a qual contempla as informações contidas na DLPA, tornando assim, dispensável está.
    Tendo em vista que a questão deixou em aberto a "fonte" utilizada, tanto DMPL quanto DLPA são respostas corretas para a pergunta. 
  • Na DRE temos a apuração do Lucro Líquido.
    Na DLPA temos como esse lucro foi distribuído.
    É importante lembrar que tanto a DRE quanto a DLPA são demonstrações obrigatórias.

    Bons Estudos!
  • GAB: LETRA B

    Complementando!

    Fonte: Gilmar Possati - Estratégia 

    A distribuição do lucro líquido é evidenciada na DLPA. Destaca-se que na DRE temos a apuração do lucro líquido.

    PRA AJUDAR!!

    Dividendo por ação: DLPA

    Lucro por ação: DRE

    Distribuição do Lucro Líquido: DLPA

    Apuração do Lucro Líquido: DRE


ID
266485
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PREVIC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

A elaboração dos demonstrativos contábeis obedece a regras
estabelecidas nas normas legais e técnicas. Acerca desse assunto,
julgue o item subsequente.

Na demonstração de lucros ou prejuízos acumulados, os valores registrados na conta de reserva de lucros a realizar, quando efetivamente realizados, não devem ser revertidos para a conta de lucros ou prejuízos acumulados.

Alternativas
Comentários
  • Lei 6404
    Art. 197. No exercício em que o montante do dividendo obrigatório, calculado nos termos do estatuto ou do art. 202, ultrapassar a parcela realizada do lucro líquido do exercício, a assembléia-geral poderá, por proposta dos órgãos de administração, destinar o excesso à constituição de reserva de lucros a realizar. (Redação dada pela Lei nº 10.303, de 2001)

    § 2o A reserva de lucros a realizar somente poderá ser utilizada para pagamento do dividendo obrigatório e, para efeito do inciso III do art. 202, serão considerados como integrantes da reserva os lucros a realizar de cada exercício que forem os primeiros a serem realizados em dinheiro. (Incluído pela Lei nº 10.303, de 2001)
  • Fonte: http://www.forumconcurseiros.com/forum/showthread.php?t=285651
     
    No exercício em que o montante do dividendo obrigatório, calculado nos termos do estatuto ou do art. 202 da Lei das S/A, ultrapassar a parcela realizada do lucro líquido do exercício, a assembléia-geral poderá, por proposta dos órgãos da administração, destinar o excesso à constituição de reserva de lucros a realizar.

    Desta forma, à opção da companhia, poderá ser constituída a reserva de lucros a realizar, mediante destinação dos lucros do exercício, cujo objetivo é evidenciar a parcela de lucros ainda não realizada financeiramente, apesar de reconhecida contabilmente, pela empresa.

    Esta situação pode ocorrer em decorrência, por exemplo, de lucro em vendas a prazo cuja realização financeira ocorrerá após o término do exercício seguinte.

    Desta forma, evita-se distribuir dividendo obrigatório sobre essa parcela de lucros que, apesar de existente, não está realizada financeiramente no caixa da empresa.
    Tais valores, à medida da sua realização financeira, devem ser transferidos para reservas de lucros a destinar, entrarão no cômputo para cálculo dos dividendos.

    O CESPE considerou essa questão correta.

    Se, no exercício de 2008, determinada empresa realizou lucros registrados na reserva de lucros a realizar, a reversão desses lucros não deve ser feita a crédito da conta de lucros acumulados.

    Há bancas, como o Cespe, que consideram o lançamento da seguinte forma;

    D - Reversão lucros a realizar
    C - Dividendos a pagar

    Conforme o Fipecafi, o lançamento de Reversão deve ser a crédito da conta lucros acumulados. Depois, vai para dividendos a pagar.

    Só complementando, quando saiu a Lei 11.638/07, alguns professores entenderam que a conta "Lucros Acumulados" não existia mais, e não poderia receber mais nenhum lançamento.

    Talvez a resposta da CESPE refira-se ainda a esse entendimento, que foi superado.

    Hoje, o entendimento dominante é que a conta "Lucros acumulados" continua existindo, e pode receber lançamentos, só não pode ficar com saldo no encerramento do balanço.
     
    Gabriel Rabelo (Professor)
  • Perfeito o comentário acima.
    Eu discordo do posicionamento que a banca adotou. Afinal a destinação de lucros é feita pela conta "Lucros Acumulados", sempre devendo encerrar o exercício com saldo zerado. 
    Dessa forma, na realização do lucro deveria haver, primeiramente a reversão, e, em seguida, a destinação. Segue os lançamentos:

    REVERSÃO:
    D - Reservas de Lucros a Realizar
    C - Lucros Acumulados

    DESTINAÇÃO:
    D - Lucros Acumulados
    C - Dividendos a Pagar

    É evidente que essa questão não mede o conhecimento de ninguém, uma vez que aqueles que a acham correta, bem como aqeueles que a acham errada tem a sua fundamentação. 

  • A questão esta desatualizada.

  • 6.404

    Art. 202. III - os lucros registrados na reserva de lucros a realizar, quando realizados e se não tiverem sido absorvidos por prejuízos em exercícios subseqüentes, deverão ser acrescidos ao primeiro dividendo declarado após a realização.

     

    Detalhe importante que o valor constante na reserva de lucros a realizar já é o valor remanescente que seria devido ao acionista caso o lucro tivesse sido realizado na época em que os dividendos foram calculados.

     

    Exemplo:

    LLE: R$ 500.000

    REP: R$ 300.000

    Lucro realizado: R$ 200.000

    Dividendos: R$ 250.000 (50.000 de LNR)

    Reserva de Lucros a realizar: R$ 50.000

    D-LPA 500.000

    C-Dividendos a pagar 200.00

    C-Reserva de Lucros a realizar 50.000

    C-Demais Reservas e destinações 250.000

     

    Quando houver a realização do Lucro:

    D- Reserva de Lucros a realizar

    C- Dividendos a pagar 50.000

    Complementando o dividendo que já havia sido calculado em outro período, e não o lucro.

  •  

     

    O CESPE entende que a reversão da reserva de lucros a realizar deve ser feita diretamente na conta dividendos a pagar e não na conta lucros ou prejuízos acumulados.

  • GAB: CERTO

    Complementando!

     Fonte: Gilmar Possati - Estratégia 

    A Reserva de Lucros a Realizar, constituída em anos anteriores, em vez de ser revertida para Lucros Acumulados, a partir da alteração da Lei nº 6.404/76 pela Lei nº 10.303/01, passa a ser revertida diretamente para a conta de dividendos a pagar do passivo, quando tiver os lucros nela contidos realizados financeiramente.

    =======

    Questão que inspira cuidados.

    Para a ESAF, a reversão ocorre da seguinte maneira:

    D – Reserva de Lucros a Realizar

    C – Lucros ou Prejuízos Acumulados

    Já para o CESPE, o correto é o registro do valor realizado diretamente à conta de Dividendos a pagar:

    D – Reservas de Lucros a Realizar

    C – Dividendos a pagar.

    Fonte: Ricardo J.

    Ferreira, Contabilidade Básica, p. 1174 e 1175, 11ª ed.

  • hj em dia é errada, right?

  • isso ai é quando ocorre reversão da reserva

  • MANUAL FIPECAFI - 2ª Edição/2013 & 3ª Edição/2018

    Assim, a parcela realizada da Reserva de Lucros a Realizar será transferida para a conta de Lucros Acumulados e daí diretamente para dividendos a pagar. Ou seja, adiciona-se aos dividendos obrigatórios do período a parcela da Reserva de Lucros a Realizar que for realizada.

    Jurisprudência CESPE.


ID
312709
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Com base na Lei n.º 6.404/1976 e em alterações posteriores, julgue
os itens subsequentes.

Na demonstração de lucros ou prejuízos acumulados, devem-se discriminar provisões, reversões de reservas, transferências para reservas, dividendos, parcela dos lucros incorporada ao capital e saldo ao término do período.

Alternativas
Comentários
  • Art. 186. A demonstração de lucros ou prejuízos acumulados discriminará:

    I - o saldo do início do período, os ajustes de exercícios anteriores e a correção monetária do saldo inicial;

    II - as reversões de reservas e o lucro líquido do exercício;

    III - as transferências para reservas, os dividendos, a parcela dos lucros incorporada ao capital e o saldo ao fim do período.

  • As provisões são demonstradas no balanço patrimonial, mais especificamente no ativo ou passivo, conforme o caso.
  • Além disso, as Despesas com Provisões são identificadas na DRE, ou seja, antes mesmo da DLPA.
  • Vê artigo 186 da lei 6.404/76 que trata das demonstrações de Lucros ou Prejuízos acumulados.

  • A demonstração de lucros ou prejuízos acumulados deverá discriminar:

    a) o saldo do início do período e os ajustes de exercícios anteriores;

    b) as reversões de reservas e o lucro líquido do exercício; e

    c) as transferências para reservas, os dividendos, a parcela dos lucros incorporada ao capital e o saldo ao fim do período.

    Fonte: http://www.portaldecontabilidade.com.br/guia/demonstlucrosprejacumulados.htm

  • Gabarito: ERRADO

     

    PROVISÕES não são reconhecidas na demonstração de lucros ou prejuízos acumulados. São reconhecidas como passivo (presumindo-se que possa ser feita uma estimativa confiável) porque são obrigações presentes e é provável que uma saída de recursos que incorporam benefícios econômicos seja necessária para liquidar a obrigação


ID
314707
Banca
FCC
Órgão
TRT - 4ª REGIÃO (RS)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

A distribuição do lucro líquido do período é evidenciada na Demonstração

Alternativas
Comentários
  • O lucro líquido é apurado na Demonstração do Resultado do Exercício, mas a sua distribuição consta na Demonstração dos Lucros ou Prejuízos Acumulados
  • A demonstração de lucros ou prejuízos acumulados deverá discriminar:
    1. o saldo do início do período e os ajustes de exercícios anteriores;
    2. as reversões de reservas e o lucro líquido do exercício; e
    3. as transferências para reservas, os dividendos, a parcela dos lucros incorporada ao capital e o saldo ao fim do período.
    Fonte: www.portaldecontabilidade.com.br
  • GAB: LETRA B

    Complementando!

    Fonte: Gilmar Possati - Estratégia 

    distribuição do lucro líquido é evidenciada na DLPA. Destaca-se que na DRE temos a apuração do lucro líquido.

    PRA AJUDAR!!

    Dividendo por ação: DLPA

    Lucro por ação: DRE

    Distribuição do Lucro Líquido: DLPA

    Apuração do Lucro Líquido: DRE


ID
316618
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2011
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

A demonstração estabelecida pela legislação societária, que pode ser substituída por outra, tendo como finalidade apresentar a destinação do resultado do exercício, é a demonstração

Alternativas
Comentários
  • L 6404

            § 2º A demonstração de lucros ou prejuízos acumulados deverá indicar o montante do dividendo por ação do capital social e poderá ser incluída na demonstração das mutações do patrimônio líquido, se elaborada e publicada pela companhia. 

  • DLPA, que de forma sintética, apresenta as variações do PL, podendo ser substituída pela Demonstração do Patrimônio Líquido, até porque a DLPA NÃO é aceita pela CVM, pois esta só aceita a DMPLA!
  • A DLPA não é substituída pela DMPL, mas incluída nela.


ID
316621
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2011
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

A Lei nº 6.404/76 estabelece, no art. 176, as demonstrações contábeis que devem ser elaboradas pelas sociedades anônimas. O Comitê de Pronunciamentos Contábeis editou o CPC 26 - Apresentação das Demonstrações Contábeis -, estabelecendo o conjunto completo das demonstrações a ser apresentado por tais sociedades. De acordo com os termos do CPC 26, DEIXOU de ter obrigatoriedade de apresentação a demonstração

Alternativas
Comentários
  • Conforme a Lei n° 11.638/07, Nova Lei das Sociedades Anônimas, que regula não somente as SA,  mas toda as sociedades constituídas, os relatários contábeis obrigatórios são:
    Para as Sociedades Anônimas de Capital Aberto:
     - Balanço Patrimonial
     - Demonstração de Resultado do Exercício
     - Demostração das Mutações do Patrimônio Líquido  -  Substitui a Demonstração de Lucro e Prejuízo Acumulados
     - Demonstração dos Fluxos de Caixa
     - Demostração do Valor Adicionado

    As SA de capital fechado com Patrimônio Líquido inferior a R$ 2 milhões não são obrigadas a elaborarem a Demonstração de Fluxo de Caixa.
  • Bruno não concordo com o seu comentário, visto que a lei 6404/76 e suas alterações continuam aceitando a DLPA conforme artigo 176

    Demonstrações Financeiras

    Disposições Gerais

            Art. 176. Ao fim de cada exercício social, a diretoria fará elaborar, com base na escrituração mercantil da companhia, as seguintes demonstrações financeiras, que deverão exprimir com clareza a situação do patrimônio da companhia e as mutações ocorridas no exercício:

            I - balanço patrimonial;

            II - demonstração dos lucros ou prejuízos acumulados;

            III - demonstração do resultado do exercício; e

            IV - demonstração das origens e aplicações de recursos.

          IV – demonstração dos fluxos de caixa; e (Redação dada pela Lei nº 11.638,de 2007)

           V – se companhia aberta, demonstração do valor adicionado. (Incluído pela Lei nº 11.638,de 2007)

    A instrução CVM nº 59/86 que torna a DMPL obrigatória, mas a DLPA não foi revogado da 6404/76, nem pela CVM nem pelo CPC.

  • Apresentação das Demonstrações Contábeis (CPC 26)

    Conjunto completo de demonstrações contábeis  
    10.  O conjunto completo de demonstrações contábeis inclui: 
    (a) balanço patrimonial ao final do período; 
    (b) demonstração do resultado do período;
    (c) demonstração do resultado abrangente do período;  
    (d) demonstração das mutações do patrimônio líquido do período;  
    (e) demonstração dos fluxos de caixa do período
    (f) demonstração do valor adicionado do período, conforme Pronunciamento 
    Técnico CPC 09 – Demonstração do Valor Adicionado, se exigido legalmente 
    ou por algum órgão regulador ou mesmo se apresentada voluntariamente; 
    (g) notas explicativas, compreendendo um resumo das políticas contábeis 
    significativas e outras informações explanatórias; e 
    (h) balanço patrimonial no início do período mais antigo comparativamente 
    apresentado quando a entidade aplica uma política contábil retroativamente 
    ou procede à reapresentação de itens das demonstrações contábeis, ou ainda 
    quando procede à reclassificação de itens de suas demonstrações contábeis. 
    A demonstração do resultado abrangente pode ser apresentada em quadro 
    demonstrativo próprio ou dentro das mutações do patrimônio líquido (ver 
    exemplo anexo).
  • A CVM determina que as Cias. Abertas (sociedades anônimas) devem publicar a Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido  –  DMPL, ficando desobrigada, portanto, de elaborar a Demonstração de Lucros ou Prejuízos Acumulados-DLPA, até porque a DLPA já está inserida na DMPL.
  • Pessoal, tomem cuidado com a questão >> A Lei nº 6.404/76 estabelece, no art. 176, as demonstrações contábeis que devem ser elaboradas pelas sociedades anônimas. O Comitê de Pronunciamentos Contábeis editou o CPC 26 - Apresentação das Demonstrações Contábeis -, estabelecendo o conjunto completo das demonstrações a ser apresentado por tais sociedades. De acordo com os termos do CPC 26, DEIXOU de ter obrigatoriedade de apresentação a demonstração >> b) do Lucro ou Prejuízo Acumulado.
    A questão pede que seja de acordo com os termos do CPC26, apesar de leis, normas etc., existentes.
  • Nos termos do CPC 26deixou de ser obrigatória a apresentação da DLPA; que fica substituida pela DMPL.
     


ID
329722
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 21ª Região (RN)
Ano
2010
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Julgue os itens subsequentes, relativos aos demonstrativos
contábeis previstos para empresas submetidas às normas da Lei n.º
6.404/1976 e alterações posteriores.

Se uma empresa elaborar e publicar a demonstração das mutações do patrimônio líquido, pode incluir nesse documento a demonstração de lucros e prejuízos acumulados.

Alternativas
Comentários
  • Resposta: Item correto

    Assim dispõe o parágrafo 2 do  art. 186 da Lei 6.404/64:

    "A demonstração de lucros ou prejuízos acumulados deverá indicar o montante do dividendo por ação do capital social e poderá ser incluída na demonstração das mutações do patrimônio líquido, se elaborada e publicada pela companhia."
  • A CVM determina que as Cias. Abertas devem publicar a Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido  –  DMPL, ficando desobrigada, portanto de elaborar a Demonstração de Lucros ou Prejuízos Acumulados-DLPA, até porque a DLPA já está contida na DMPL.
  • Certo.

    Dividendos distribuídos são calculados na:

    DLPA: Sintética
      PL      Saldo da Conta

    DMPL: Analítica
      PL            Extrato da Conta
    CVM
  • A elaboração da Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido (DMPL) é facultativa e, de acordo com o artigo 186, parágrafo 2º, da Lei das S/A, a Demonstração de Lucros ou Prejuízos Acumulados (DLPA) poderá ser incluída nesta demonstração.
    A DMPL uma demonstração mais completa e abrangente, já que evidencia a movimentação de todas as contas do patrimônio líquido durante o exercício social, inclusive a formação e utilização das reservas não derivadas do lucro.
    Bons Estudos!


  • CORRETO

    ___________________________________________________________________________________________

    Lei 6.404/76, art. 186, § 2º A demonstração de lucros ou prejuízos acumulados deverá indicar o montante do dividendo por ação do capital social e poderá ser incluída na demonstração das mutações do patrimônio líquido, se elaborada e publicada pela companhia.

    _____________________________________________________________________________________________

  • o que lhe retira a obrigatoriedade de divulgar a DLPA

  • A DMPL SE ELABORADA DISPENSA A DLPA.


ID
408388
Banca
FCC
Órgão
TJ-SE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

O montante do dividendo por ação do capital social deve ser evidenciado

Alternativas
Comentários
  • Demonstração de Lucros ou Prejuízos Acumulados

            Art. 186. A demonstração de lucros ou prejuízos acumulados discriminará:

            I - o saldo do início do período, os ajustes de exercícios anteriores e a correção monetária do saldo inicial;

            II - as reversões de reservas e o lucro líquido do exercício;

            III - as transferências para reservas, os dividendos, a parcela dos lucros incorporada ao capital e o saldo ao fim do período.

            § 1º Como ajustes de exercícios anteriores serão considerados apenas os decorrentes de efeitos da mudança de critério contábil, ou da retificação de erro imputável a determinado exercício anterior, e que não possam ser atribuídos a fatos subseqüentes.

            § 2º A demonstração de lucros ou prejuízos acumulados deverá indicar o montante do dividendo por ação do capital social e poderá ser incluída na demonstração das mutações do patrimônio líquido, se elaborada e publicada pela companhia. 


  • Vale ressaltar:

    Dividendo por ação -> DLPA
    Lucro por ação -> DRE
  • Art. 186, §2º - A DLPA deverá indicar o montante do dividendo por ação do capital social e poderá ser incluída na DMPL, se elaborada e publicada pela companhia.

  • GAB: LETRA D

    Complementando!

    Fonte: Gilmar Possati - Estratégia 

    O montante do dividendo por ação do capital social deve ser evidenciado na Demonstração de Lucros ou Prejuízos Acumulados e na Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido se publicada.

    Não confunda com o lucro por ação que deve ser evidenciado na Demonstração do Resultado do exercício.

    PRA AJUDAR!!

    Dividendo por ação: DLPA

    Lucro por ação: DRE

    Distribuição do Lucro Líquido: DLPA

    Apuração do Lucro Líquido: DRE

    ====

    Lei nº 6.404/76

    Art. 186, §2º - A DLPA deverá indicar o montante do dividendo por ação do capital social e poderá ser incluída na DMPL,se elaborada e publicada pela companhia.


ID
460324
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
HEMOBRÁS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

As demonstrações contábeis são responsáveis pela evidenciação
das informações aos usuários internos e externos. Acerca desse
assunto, julgue os itens a seguir.

As transferências do resultado do exercício para reservas serão evidenciadas na demonstração de lucros ou prejuízos acumulados.

Alternativas
Comentários
  • Lei 6.404/76:

    SEÇÃO IV

    Demonstração de Lucros ou Prejuízos Acumulados

            Art. 186. A demonstração de lucros ou prejuízos acumulados discriminará:

            I - o saldo do início do período, os ajustes de exercícios anteriores e a correção monetária do saldo inicial;

            II - as reversões de reservas e o lucro líquido do exercício;

            III - as transferências para reservas, os dividendos, a parcela dos lucros incorporada ao capital e o saldo ao fim do período.

            § 1º Como ajustes de exercícios anteriores serão considerados apenas os decorrentes de efeitos da mudança de critério contábil, ou da retificação de erro imputável a determinado exercício anterior, e que não possam ser atribuídos a fatos subseqüentes.

            § 2º A demonstração de lucros ou prejuízos acumulados deverá indicar o montante do dividendo por ação do capital social e poderá ser incluída na demonstração das mutações do patrimônio líquido, se elaborada e publicada pela companhia.

  • Gabarito: CERTO

     

    A transferência do lucro ou prejuízo do exercício se dá para conta lucro ou prejuízos acumulados do PL. O valor tranferido deverá ser todo distribuído, seja para o aumento do capital social, seja para o pagamento de dividendos, seja para constituição de reservas de lucros.

     

    Importante lembrar: A conta lucros acumulados não pode mais constar no Balanço Patrimonial, quando do fechamento da demonstração.


ID
564145
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

A contabilidade empresarial produz normalmente vários relatórios para orientar a tomada de decisão na empresa. Entre estes NÃO se encontra o(a)

Alternativas
Comentários
  • LEI No 6.404, DE 15 DE DEZEMBRO DE 1976

     

    Art. 176. Ao fim de cada exercício social, a diretoria fará elaborar, com base na escrituração mercantil da companhia, as seguintes demonstrações financeiras, que deverão exprimir com clareza a situação do patrimônio da companhia e as mutações ocorridas no exercício:

     

    I - balanço patrimonial;

    II - demonstração dos lucros ou prejuízos acumulados;

    III - demonstração do resultado do exercício; e

    IV - demonstração das origens e aplicações de recursos.

    IV – demonstração dos fluxos de caixa; e                             

    V – se companhia aberta, demonstração do valor adicionado.        

     

    § 6o  A companhia fechada com patrimônio líquido, na data do balanço, inferior a R$ 2.000.000,00 (dois milhões de reais) não será obrigada à elaboração e publicação da demonstração dos fluxos de caixa.

     

    https://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/lei-6404-esquematizada-e-atualizada-para-concursos/

     

    A demonstração DOAR não extinta, somente sua obrigatoriedade.


ID
708796
Banca
FCC
Órgão
MPE-PE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

As demonstrações contábeis obrigatórias para as sociedades por ações de capital aberto, de acordo com a Lei das Sociedades por Ações, com as modificações introduzidas pelas Leis no 11.638/2007 e no 11.941/2009 são:

Alternativas
Comentários
  • Lei 6.404

    Art. 176. Ao fim de cada exercício social, a diretoria fará elaborar, com base na escrituração mercantil da companhia, as seguintes demonstrações financeiras, que deverão exprimir com clareza a situação do patrimônio da companhia e as mutações ocorridas no exercício:

      I - balanço patrimonial;

      II - demonstração dos lucros ou prejuízos acumulados;

      III - demonstração do resultado do exercício; e

      IV – demonstração dos fluxos de caixa; e (Redação dada pela Lei nº 11.638,de 2007)

      V – se companhia aberta, demonstração do valor adicionado. (Incluído pela Lei nº 11.638,de 2007)


  • Letra A - Demonstração dos Fluxos de Caixa, Demonstração do Resultado do Exercício, Demonstração do Valor Adicionado, Balanço Patrimonial e Demonstração dos Lucros ou Prejuízos Acumulados.

  • o Art. 176. Ao fim de cada exercício social, a diretoria fará elaborar, com base na escrituração

    mercantil da companhia, as seguintes demonstrações financeiras, que deverão exprimir com

    clareza a situação do patrimônio da companhia e as mutações ocorridas no exercício:

    I - balanço patrimonial;

    II - demonstração dos lucros ou prejuízos acumulados;

    III - demonstração do resultado do exercício; e

    IV – demonstração dos fluxos de caixa; e (Redação dada pela Lei nº 11.638,de 2007)

    V – se companhia aberta, demonstração do valor adicionado. (Incluído pela Lei nº 11.638, de 2007)

    Agora, vamos comparar os incisos do art. 176 Lei das SAs com as alternativas

    a) Demonstração dos Fluxos de Caixa (Inciso IV), Demonstração do Resultado do Exercício (Inciso

    III), Demonstração do Valor Adicionado (Inciso V), Balanço Patrimonial (Inciso I) e Demonstração

    dos Lucros ou Prejuízos Acumulados (Inciso II), Item correto e completo.

    b) Demonstração dos Fluxos de Caixa (Inciso IV), Balancete de Verificação, Demonstração do

    Resultado do Exercício (Inciso III), Demonstração de Origens e Aplicações de Recursos, e

    Demonstração dos Lucros ou Prejuízos Acumulados (Inciso II).

    c) Demonstração de Origens e Aplicações de Recursos, Demonstração do Resultado do Exercício

    (Inciso III), Demonstração do Valor Adicionado (Inciso V), Balanço Patrimonial (Inciso I), e

    Demonstração dos Lucros ou Prejuízos Acumulados (Inciso II).

    d) Balanço ou balancete de suspensão ou redução do imposto por estimativa, Demonstração do

    Resultado do Exercício (Inciso III), Demonstração do Valor Adicionado (Inciso V), Demonstração de

    Origens e Aplicações de Recursos e Demonstração dos Lucros ou Prejuízos Acumulados (Inciso II).

    e) Demonstração dos Lucros ou Prejuízos Acumulados (Inciso II), Balanço Patrimonial (Inciso I),

    Demonstração dos Fluxos de Caixa (Inciso IV) e Demonstração do Resultado do Exercício (Inciso

    III).

    O gabarito é, portanto, a letra a.

  • Lei 6.404/76 Art. 176. Ao fim de cada exercício social, a diretoria fará elaborar, com base na escrituração mercantil da companhia, as seguintes demonstrações financeiras, que deverão exprimir com clareza a situação do patrimônio da companhia e as mutações ocorridas no exercício:

    I - balanço patrimonial (BL)

    II - demonstração dos lucros ou prejuízos acumulados(DLPA)

    III - demonstração do resultado do exercício; (DRE)

    IV – demonstração dos fluxos de caixa; e (Redação dada pela Lei nº 11.638,de 2007) ( DFC)

    V – se companhia aberta, demonstração do valor adicionado. (Incluído pela Lei nº 11.638, de 2007 (DVA)

    Gabarito: A


ID
741076
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2004
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Acerca das operações típicas de uma empresa comercial, julgue os itens a seguir.

O registro da perda de mercadorias para revenda reduzirá o valor da receita líquida de vendas na demonstração de lucros e prejuízos acumulados (DLPA).

Alternativas
Comentários
  • De acordo com o art. 176 inciso II do caput da lei 6404 a Demonstração de Lucros ou Prejuízos Acumulados - DLPA é de divulgação obrigatória, entretanto os art. 186 §2º da mesma lei afirma que a DLPA poderá ser incluída dentro da DMPL, sendo esta ultima demonstração disciplinada pelo NBC T 26. 
    o registro de perda de mercadoria para revenda é considerado como outras despesas operacionais e esta é deduzida da Receita Líquida de Vendas, para que se chegue ao valor do lucro ou prejuízo operacional, logo a questão ficaria certa se trocasse a expressão "receita líquida de vendas" por "lucro ou prejuízo operacional"
    O registro da perda de mercadorias para revenda reduzirá o valor do lucro ou prejuízo operacional na demonstração de lucros e prejuízos acumulados (DLPA).
  • Errada!

    O registro da perda de mercadorias para revenda altera o valor do Lucro Operacional Líquido na DRE.  Não tem nada a ver com a DLPA.


    Demostrando:

    Receita Bruta de Vendas
    (-) Deduções
    ___________________________
    Receita Líquida de Vendas
    (-) Custos (CMV ou CPV ou CSP)
    ___________________________
    Lucro Operacional Bruto
    (-) DESPESAS OPERACIONAIS (de MANUTENÇAO (PERDAS), p.ex)
    ____________________________
    LUCRO OPERACIONAL LÍQUIDO, ou, Lucro antes do IR (LAIR)



    ;)
    Bons estudos e boa sorte!

  • Lucro operacional não é a mesma coisa que lucro antes do IR

    LUCRO OPERACIONAL
    - DESPESAS NÃO OPERACIONAIS
    ---------------------------------------------------
    Lucro Antes de IR

  • Acredito que a questão pode ser fundamentada no artigo 187, II, lei 6404/76, pois a receita líquida de vendas deverá ser verificada na Demonstração do Resultado do Exercício e não na Demostração de Lucros ou Prejuízos Acumulados conforme afirma a questão. Segue abaixo o artigo:

     Art. 187. A demonstração do resultado do exercício discriminará:

    (...)

     II - a receita líquida das vendas e serviços, o custo das mercadorias e serviços vendidos e o lucro bruto;



  • Não levem em consideração da resposta do ERICSON, porque atualmente não existe a nomenclatura "NÃO OPERACIONAIS"

  • Uma perda de estoque afetará a própria conta de estoques no ATIVO CIRCULANTE  e a conta de despesa  na DRE. E, sendo na DRE estará como dedução do  lucro bruto e não como dedução da receita líquida.


  • O registro da perda de mercadorias para revenda altera o valor do Lucro Operacional Líquido na DRE. Não tem nada a ver com a DLPA.



    Demostrando:


    Receita Bruta de Vendas

    (-) Deduções

    ___________________________

    Receita Líquida de Vendas

    (-) Custos (CMV ou CPV ou CSP)

    ___________________________

    Lucro Operacional Bruto

    (-) DESPESAS OPERACIONAIS (de MANUTENÇAO (PERDAS), p.ex)

    ____________________________

    LUCRO OPERACIONAL LÍQUIDO, ou, Lucro antes do IR (LAIR)

  • errada,

    receita líquida não é deduzida por despesas operacionais - que é o caso da perda. As perdas deduzem o lucro bruto e, por conseguinte, o lucro ou prejuízo operacional (LAIR).

  • Gente, princípio da não fadiga. vamos pelo mais simples: DLPA não tem nada com receita líquida.

  • Perda de mercadorias para revenda deve mexer no estoque (ativo) não tem nada com DLPA

  • Por que voces copiam uma resposta ja dada e respondem igual? Qual a necessidade disto?


ID
772762
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2012
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

A demonstração contábil que evidencia a situação patrimonial e financeira da empresa, de forma qualitativa e quantitativa, informando os saldos das contas patrimoniais, é denominada de

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra A

    A) Balanço Patrimonial. Demonstra o saldo de todas as contas patrimoniais: Bens, Direitos e Obrigações, em determinada data, portanto é um demonstrativo estático, como se fosse uma foto da situação patrimonial tirada numa data específica, não apresenta movimentações

    B) Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido: Demonstrativo que apresenta todas as contas que compõe o Patrimônio Líquido, individualmente, cujo conteúdo é exatamente a movimentação ocorrida durante o exercício a que se quer demonstrar. O nome mutações é justamente porque apresenta as movimentações por data uma a uma.

    C) Demonstrações do Valor Adicionado A Demonstração do Valor Adicionado (DVA) é o informe contábil que evidencia, de forma sintética, os valores correspondentes à formação da riqueza gerada pela empresa em determinado período e sua respectiva distribuição.
    A riqueza gerada pela empresa, medida no conceito de valor adicionado, é calculada a partir da diferença entre o valor de sua produção e o dos bens e serviços produzidos por terceiros utilizados no processo de produção da empresa

    D) Demonstração dos Lucros ou Prejuízos Acumulados Demonstra uma a uma as movimentações ocorridas somente na conta Lucros ou Prejuízos Acumulados durante o exercício.

    E) Demonstração do Fluxo de Caixa indica quais foram as saídas e entradas de dinheiro no caixa durante o período e o resultado desse fluxo

    bons estudos

  • GABARITO A

    O balanço patrimonial é estático, refletindo o patrimônio da entidade em determinado momento. As contas são classificadas segundo os elementos do patrimônio que registram.

    A responsabilidade pela correta elaboração do balanço patrimonial é da diretoria da entidade. 


ID
837946
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANAC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

No que concerne aos procedimentos que devem ser considerados no
encerramento do exercício, julgue os itens seguintes.

A demonstração de lucros e prejuízos acumulados é mais abrangente que a demonstração das mutações do patrimônio líquido.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO


    A DMPL É MAIS ABRANGENTE E MAIS COMPLETA DO QUE A DLPA. NO ENTANTO, A DMPL NÃO É OBRIGATÓRIA, SEGUNDA A LEI N. 6.404, TODAVIA CASO A COMPANHIA A PUBLIQUE PASSA A SER FACULTATIVA A PUBLICAÇÃO DA DLPA, POIS ACONTECE UMA REDUNDÂNCIA CONTÁBIL, POIS A DMPL JÁ CONTEM EM UMA DAS COLUNAS A DESTINAÇÃO DOS LUCROS, APRESENTANDO TODAS AS INFORMAÇÕES CONSTANTES DA DLPA, NÃO FAZENDO SENTINDO PUBLICAR AS DUAS DEMONSTRAÇÕES.

    A DMPL ENGLOBA A DLPA, PORTANTO AQUELA CONTÉM TODAS AS INFORMAÇÕES PRESENTES NA DLPA.

  • Gabarito ERRADO

    Art. 186 § 2º A demonstração de lucros ou prejuízos acumulados deverá indicar o montante do dividendo por ação do capital social e poderá ser incluída na demonstração das mutações do patrimônio líquido, se elaborada e publicada pela companhia

    ou seja, a DLPA é menos abrangente que a DMPL (DLPA < DMPL), sendo que aquela pode ser incluída na DMPL.

    bons estudos

  • (CESPE/STM/2011) A demonstração de lucros e prejuízos acumulados é complementar à demonstração de mutações do patrimônio líquido.

     

    GABARITO: ERRADO

  • GAB: ERRADO

    Complementando!

    Fonte: Gilmar Possati - Estratégia

    É justamente o contrário. A DMPL é mais abrangente que a DLPA, haja vista que na DMPL temos a variação de todas as contas do Patrimônio Líquido, além da conta Lucros ou prejuízos acumulados, objeto de evidenciação da DLPA. É por esse motivo que a elaboração da DLPA é dispensada, desde que seja elaborada a DMPL.

  • As Demonstrações de Mutações do Patrimônio Líquido (DMPL) que são mais abrangentes, tanto que, quando publicada, ela pode dispensar as Demonstrações de Lucros e Prejuízos Acumulados (DLPA)

  • ERRADO

    A DMPL é mais completa do que a DLPA, pois demonstra a variação ocorrida em todo o Patrimônio Líquido da empresa, enquanto que a DLPA demonstra apenas a variação ocorrida na conta Lucros ou Prejuízos Acumulados.

    Costuma-se dizer que com a DMPL têm duas demonstrações “de brinde” a DRA e a DLPA.

    bons estudos!


ID
862996
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2012
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

A demonstração do Lucro ou Prejuízo Acumulado (DLPA) de um exercício deve acolher os valores decorrentes de ajustes de exercícios anteriores, em atendimento aos dizeres do Princípio da Competência, para que assim o resultado do exercício possa ser adequadamente evidenciado de forma a expressar as operações que a ele pertencem efetivamente.


Dentre os exemplos de ajustes de exercícios anteriores, inclui-se a

Alternativas
Comentários
  • Como ajustes de exercícios anteriores serão considerados apenas os decorrentes de efeitos da mudança contábil, ou da retificação de erro imputável a determinado exercício anterior, e que não possam ser atribuídos a fatos subsequentes.
  • A fundamentação legal do gabarito encontra-se na Lei 6.404/76; Art. 186; Parágrafo 1º.

  • SEÇÃO IV

    Demonstração de Lucros ou Prejuízos Acumulados

      Art. 186. A demonstração de lucros ou prejuízos acumulados discriminará:

      I - o saldo do início do período, os ajustes de exercícios anteriores e a correção monetária do saldo inicial;

      II - as reversões de reservas e o lucro líquido do exercício;

      III - as transferências para reservas, os dividendos, a parcela dos lucros incorporada ao capital e o saldo ao fim do período.

      § 1º Como ajustes de exercícios anteriores serão considerados apenas os decorrentes de efeitos da mudança de critério contábil, ou da retificação de erro imputável a determinado exercício anterior, e que não possam ser atribuídos a fatos subseqüentes.

      § 2º A demonstração de lucros ou prejuízos acumulados deverá indicar o montante do dividendo por ação do capital social e poderá ser incluída na demonstração das mutações do patrimônio líquido, se elaborada e publicada pela companhia.

  • Trata-se de ajustes em exercícios anteriores conforme a Lei 6.404/76 e CPC 23.

    Conforme o art. 186, § 1º, da LSA, "Como ajustes de exercícios anteriores serão considerados apenas os decorrentes de efeitos da mudança de critério contábil, ou da retificação de erro imputável a determinado exercício anterior, e que não possam ser atribuídos a fatos subseqüentes".

    ⟹ Resolução: Dentre os exemplos de ajustes de exercícios anteriores, inclui-se a:

    A. Alteração da taxa de depreciação anteriormente usada face à mudança de estimativa da vida útil do bem.

    Incorreto. É apenas mudança de estimativa contábil. Portanto, não há ajuste.

    B. Devolução de vendas no exercício social corrente de mercadorias vendidas ao cliente no exercício social anterior.

    Incorreto. Não gera ajustes de exercícios anteriores, pois não foi decorrente de erro, fraude ou mudança de política contábil. (CPC 23).

    C. Modificação da taxa de juros do financiamento do bem imobilizado, imposta por novo cenário econômico.

    Incorreto. É apenas mudança de estimativa contábil. Portanto, não há ajuste.

    D. Avaliação do investimento no capital de outra sociedade do Método de Custo para o de Equivalência Patrimonial.

    Correto. Refere-se à mudança de política contábil, pois está condicionada a uma alteração na política contábil, gerando ajustes em exercício anterior. (CPC 23)

    E. Retificação de erro imputável a determinado exercício anterior que possa ser atribuído a um fato subsequente.

    Incorreto. Não se refere a uma situação que envolve ajustes de exercícios anteriores, pois pode ser atribuído a fato subsequente.

    Gabarito: Letra D.


ID
863008
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2012
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Uma sociedade anônima, com elevada disponibilidade financeira, no início do exercício social/2010, incorporou todas as reservas ao capital social e, no final desse mesmo exercício social, apurou um lucro líquido menor que a soma das reservas incorporadas.


Na demonstração do Lucro e Prejuízo Acumulado, foi evidenciado que o lucro não destinado foi integralmente distribuído como dividendo, nos termos da legislação societária vigente.


Considerando exclusivamente as informações recebidas e as imposições da legislação societária, no que tange à distribuição do resultado, na comparação com o Patrimônio Líquido anterior, o Patrimônio Líquido apurado no balanço de 2010

Alternativas
Comentários
  • Infere-se da questão que houve , no mínimo, a constituição da reserva legal da parte destinada, já que citou a distribuição de dividendos da parte não destinada ao final do exercício. 
  • A incorporação das reservas ao capital é um fato meramente permutativo dentro do PL, ou seja, o PL não é impactado positiva ou negativamente por essa incorporação, mantendo, a princípio, o mesmo valor de antes dessa incorporação.

    Ocorre que a questão afirma que houve lucro (independentemente do seu montante - que, no caso, foi menor que a soma das reservas - houve lucro!), logo, é óbvio então que o PL vai aumentar.

    Daí vc já elimina as alternativas A, B e C.

    A questão afirma ainda que houve distribuição de dividendos. Logo, esse aumento do PL não poderá corresponder exatamente a todo o valor do lucro líquido, pois parte dele foi para dividendos.

    Portanto, vc já elimina também a letra D.

    Resposta, letra E

    (apesar de a questão não fornecer informações suficientes para se afirmar, com a devida certeza, o que está escrito na letra E, é perfeitamente possível sim que o aumento tenha sido correspondente ao montante da reserva legal; só imaginarmos, por exemplo, que o estatuto da empresa não prevê a constituição de outras reservas, resumindo-se apenas à constituição da reserva legal, que é obrigatória!)

  • Trata-se de variações qualitativas e quantitativas no Patrimônio Líquido (PL).

    Uma sociedade, no início do exercício social/2010, incorporou todas as reservas ao capital social:

    Interpretação: As contas de reservas pertencem ao PL. Portanto, a incorporação delas ao capital social gera apenas permuta no próprio PL. Sendo assim, não gera impacto quantitativo (aumento no PL), mas apenas qualitativo.

    Início de 2010=PL (apenas permuta)

    Uma sociedade, no final do exercício social/2010, apurou um lucro líquido menor que a soma das reservas incorporadas:

    Interpretação: A apuração de lucro líquido evidencia que houve impacto quantitativo aumentativo (aumento no PL) decorrente do reconhecimento de receita maior que despesa.

    ⟶Uma parte do lucro gerado foi disponibilizada como se segue:

    ↳ Distribuído como reserva ou aumento de capital no próprio PL;

    ↳ Distribuído para pagamento de dividendos.

    Em síntese, houve aumento do PL do final de 2010 em relação ao início de 2010. Mesmo com pagamento de dividendo, em que o PL é reduzido, o lucro não foi distribuído na totalidade, permanecendo ainda no PL.

    Final de 2010=PL (início de 2010) + [LL - pagamento de dividendos]

    ➤ Resolução: na comparação com o PL anterior, o PL apurado no balanço de 2010:

    A- Incorreto- O PL final de 2010 aumentou.

    B- Incorreto- O PL final de 2010 aumentou.

    C- Incorreto- O PL final de 2010 aumentou.

    D- Incorreto- Não houve aumentou em valor igual ao do lucro apurado no exercício, pois foi distribuído parte do lucro com dividendos.

    E- Correto- Conclui-se, no mínimo, que houve aumento em valor igual ao da reserva legal, pois, segundo a lei 6.404/76, no mínimo, 5% do lucro do exercício deve ser distribuído como reserva legal. Veja que a questão afirma que o lucro não foi destinado integralmente à distribuição como dividendos.

    Gabarito: Letra E.


ID
863029
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2012
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Por ocasião do encerramento do exercício social/2010, para realizar os registros contábeis da distribuição do resultado do exercício, o contador da sociedade anônima de grande porte, de capital fechado, fez as seguintes anotações em seus papéis de trabalho:


(1) exercício social de 2009
• Prejuízos Acumulados, no Balanço Patrimonial = R$ 200,00


(2) exercício social de 2010

• Lucro Líquido do Exercício = R$ 1.000,00
• Dividendos: omissos no estatuto
• Administração: elaborou o orçamento de capital para reter os lucros não destinados, na forma da lei societária, previamente aprovado pela assembleia geral.


Considerando as anotações do contador, a boa técnica contábil e as determinações da lei das sociedades por ações referentes à distribuição do resultado do exercício, o valor do dividendo mínimo obrigatório, em reais, é

Alternativas
Comentários
  • Quando o estatuto for omisso com relação aos dividendos, estes deverão ser calculados na base de metade do lucro liquido ajustado.

    A fórmula será:

    LLA=LL-RL+ ou- RC (reserva de contingência)

    1000- 200 dos prejuízos= 800*5%=40

    800-40=760/2

    Ajustando o valor deveremos dividir por 2 que será 380.

    Bons estudos!
  • Lucro Líquido do Exercício                        R$ 1.000,00

    (-) Prejuízo do Exercício Anterior               (R$ 200,00)

    = Lucro Ajustado                                          R$ 800,00

    (-) Reserva Legal – 5% do lucro ajustado    (R$ 40,00)

                                                                          R$ 760,00

    Dividendos Mínimos Obrigatórios quando o estatuto é omisso - 50% de R$ 760,00 = R$ 380,00.

    Abraços a todos!!!

  • Trata-se do levantamento de dividendos obrigatórios quando o estatuto for omisso.

    ➤ Dados:

    (1) Exercício social de 2009:

    (-) Prejuízos Acumulados R$ 200

    (2) Exercício social de 2010:

    - Lucro Líquido do Exercício R$ 1.000

    - Dividendos: omissos no estatuto

    - Administração: elaborou o orçamento de capital para reter os lucros não destinados.

    ➤ Resolução:

    Levantamento da Reserva Legal conforme a Lei 6.404/76:

    Segundo art. 189, "Do resultado do exercício serão deduzidos, antes de qualquer participação, os prejuízos acumulados e a provisão para o Imposto sobre a Renda".

    Portanto, é obrigatório o próximo passo:

    - Reserva legal: 5% do Lucro Líquido

    - Cálculo da Reserva Legal:

    (=) Lucro líquido do exercício R$ 1.000

    (-) Prejuízos Acumulados R$ 200

    (=) Base de cálculo p/ Reserva Legal R$ 800

    (-) Percentual: 5%

    (=) Reserva Legal: R$ 40

    Levantamento da distribuição dos dividendos conforme a Lei 6.404/76:

    Em regra, o estatuto é livre para fixar o percentual que pagará a título de dividendos obrigatórios. Exceção:

    Estatuto omisso (base de cálculo): 50% do lucro líquido ajustado, que é encontrado, conforme se segue:

    (=) Lucro líquido descontado de prejuízo R$ 800

    (-) Reserva legal R$ 40

    (-) Reserva para contingências R$ 0,00

    (+) Reversão de reserva para contingências R$ 0,00

    (-) Reserva de incentivos fiscais (facultativo) R$ 0,00

    (-) Reserva emissão de debêntures (facultativo) R$ 0,00

    (=) Lucro líquido ajustado R$ 760

    (x) Percentual: 50%

    (=) Dividendos obrigatórios R$ 380

    Gabarito: Letra C.


ID
911758
Banca
FCC
Órgão
DPE-SP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Sobre as Demonstrações Contábeis é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • a) a Demonstração de Lucros ou Prejuízos Acumulados deverá indicar o montante do dividendo por ação do capital social e poderá ser incluída na Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido, se elaborada e publicada pela companhia.  Correta - A Lei 6404/76 não obriga a divulgação da DMPL tornando-a apenas facultativa, esse demonstrativo tornou-se obrigatório para as empresas de capital aberto por exigência da CVM, caso a empresa divulgue a DMPL não precisa divulgar a DLPA pois esta está inserida naquela. b) as alterações ocorridas no saldo de caixa e equivalentes de caixa, durante o exercício, são segregadas, na Demonstração dos Fluxos de Caixa, em, no mínimo, três fluxos denominados: do lucro ajustado, dos investimentos e dos financiamentos. Errada. Conforme o CPC 03 a DFC irá evidenciar a os fluxos em três denominados Operacionais, de Financiamento e de investimento.  c) o resultado com a venda de um ativo imobilizado, na Demonstração do Resultado do Exercício, compõe o lucro bruto de uma empresa industrial. Errada. O lucro bruto da DRE é composto pela receita bruta, deduzida do CVM, o resultado da venda de um item do ativo imobilizado irá compor Outras Receitas Operacionais.  d) os pequenos saldos poderão ser agregados, nas demonstrações contábeis, desde que indicada a sua natureza e não ultrapassem 0,2 (dois décimos) do valor do respectivo grupo de contas. Errada. O art. 176 da lei 6404/76 permite o agrupamento desde os saldos não ultrapassem a 0,10 do valor do respectivo grupo.  e) o ativo, no Balanço Patrimonial, é segregado em dois grupos de contas, ativo circulante e ativo não circulante, de acordo com o grau decrescente de exigibilidade. Errada. Cfe. art. 178 da lei 6404/76 as contas do ativo serão segregadas em ordem de liquidez.
  • LEI 6404/76

    a) Art. 186. A demonstração de lucros ou prejuízos acumulados discriminará:

            I - o saldo do início do período, os ajustes de exercícios anteriores e a correção monetária do saldo inicial;

            II - as reversões de reservas e o lucro líquido do exercício;

            III - as transferências para reservas, os dividendos, a parcela dos lucros incorporada ao capital e o saldo ao fim do período.

            § 1º Como ajustes de exercícios anteriores serão considerados apenas os decorrentes de efeitos da mudança de critério contábil, ou da retificação de erro imputável a determinado exercício anterior, e que não possam ser atribuídos a fatos subseqüentes.

            § 2º A demonstração de lucros ou prejuízos acumulados deverá indicar o montante do dividendo por ação do capital social e poderá ser incluída na demonstração das mutações do patrimônio líquido, se elaborada e publicada pela companhia.

     

    d) § 2º Nas demonstrações, as contas semelhantes poderão ser agrupadas; os pequenos saldos poderão ser agregados, desde que indicada a sua natureza e não ultrapassem 0,1 (um décimo) do valor do respectivo grupo de contas; mas é vedada a utilização de designações genéricas, como "diversas contas" ou "contas-correntes"

     

    e) § 1º No ativo, as contas serão dispostas em ordem decrescente de grau de liquidez dos elementos nelas registrados, nos seguintes grupos:

            I – ativo circulante; e

            II – ativo não circulante, composto por ativo realizável a longo prazo, investimentos, imobilizado e intangível.

  • DLPA= Dividendos Por Ações


ID
958192
Banca
CEPERJ
Órgão
SEFAZ-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Nas publicações, a demonstração de lucros e perdas poderá ser feita adotando-se como expressão monetária os valores em:

Alternativas
Comentários
  • Art. 289 da lei da SA's (Lei 6404/76): As publicações ordenadas pela presente Lei serão feitas no órgão oficial da União ou do Estado, conforme o lugar em que esteja situada a sede da companhia, e em outro jornal de grande circulação editado na localidade em que está situado a sede da companhia.

    § 6º As publicações do balanço e da demonstração de lucros e perdas poderão ser feitas adotando-se como expressão monetária o [b]milhar[/b] de reais.(Redação dada pela Lei nº 9.457, de 1997)

    E qual a relevância disso? Eu não sei até hoje

  • Saber disso fará de mim um exemplar servidor público.


ID
958210
Banca
CEPERJ
Órgão
SEFAZ-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

O montante do dividendo por ação do capital social de companhia aberta deverá ser indicado no demonstrativo denominado:

Alternativas
Comentários
  • LEI 6404/76


    SEÇÃO IV

    Demonstração de Lucros ou Prejuízos Acumulados



     Art. 186. A demonstração de lucros ou prejuízos acumulados discriminará:

      I - o saldo do início do período, os ajustes de exercícios anteriores e a correção monetária do saldo inicial;

      II - as reversões de reservas e o lucro líquido do exercício;

      III - as transferências para reservas, os dividendos, a parcela dos lucros incorporada ao capital e o saldo ao fim do período.

      § 1º Como ajustes de exercícios anteriores serão considerados apenas os decorrentes de efeitos da mudança de critério contábil, ou da retificação de erro imputável a determinado exercício anterior, e que não possam ser atribuídos a fatos subseqüentes.

      § 2º A demonstração de lucros ou prejuízos acumulados deverá indicar o montante do dividendo por ação do capital social e poderá ser incluída na demonstração das mutações do patrimônio líquido, se elaborada e publicada pela companhia.

  • DLPA > dividendo por ação do capital social.

    DRE > lucro ou prejuízo por ação do capital social.


ID
1071775
Banca
ESAF
Órgão
MTur
Ano
2014
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Analise as cinco assertivas a seguir, a respeito de reservas de lucros, e assinale a opção que indica uma informação incorreta.

Alternativas
Comentários

  • Letra D, as Sociedades Anônimas (SA) não poderão manter saldo na conta de Lucros Acumulados,

    devera ter destinação!

  • Alguem poderia explicar o pq de a letra E ser considerada correta? Pelo q sei, a reserva de lucro a realizar nao afeta a base de calculo dos dividendos, q sera calculado normalmente. Só a partir de entao, a parte q exceder o valor do lucro ja realizado é que vai para a reserva. Tanto é q o valor continuará sendo devido aos acionistas e será distribuido assim q lucro se realizar efetivamente, a nao ser q haja prejuizo q absorva a reserva. Ai, nao sei se expliquei direito, ou se to fazendo confusao rsrs Se alguem puder aclarar o assunto, eu ficaria mto grata.

  • Concordo que a D) esteja errada, mas a E) tb não estaria? As reservas q afetam a distribuição de lucros são: 1. Reservas Legais; 2. Reservas Contingencias (Reversão de Reservas Contingenciais) 3. Reserva de Incentivos Fiscais.

  • A – Mostra o ciclo normal da apuração do resultado do exercício.  Certa.

    B – A reserva legal somente poderá ser utilizada para compensar prejuízos ou aumentar o Capital Social.  Certa.

    C – As reservas estatutárias serão fixadas no estatuto e poderão ser constituías somente se o estatuto fixar:

    O limite máximo da reserva

    Finalidade

    Critérios                                Certa

    D – Essa prática não é mais permitida para S.A, já que todo lucro deve ser destinado. Errada

    E –Art. 202, inciso II. Diz que quando o estatuto for omisso, o acionista tem direito a receber o dividendo de acordo com o cálculo a seguir: Lucro Líquido – Res. Legal – Res. p/ Conting + Reversão de res. p/ conting – Res. p/ incentivos fiscais (facultativa)  /2.  E o pagamento do dividendo conforme esse cálculo poderá ser limitado ao montante do Lucro Líquido que tiver sido realizado, desde que a diferença seja registrada como reserva de lucros a realizar. Certa

    Em relação a assertiva E, é importante destacar que a Reserva de Lucros a realizar realmente é facultativa, conforme art. 197 da lei 6404/76:

    Art. 197. No exercício em que o montante do dividendo obrigatório, calculado nos termos do estatuto ou do art. 202, ultrapassar a parcela realizada do lucro líquido do exercício, a assembléia-geral poderá, por proposta dos órgãos de administração, destinar o excesso à constituição de reserva de lucros a realizar.

    GAB D

  • Também acho que a letra E está errada. A explicação da colega Laisa explica a situação direitinho. Acho que deveria ser anulada.

  • A constituição/reversão da Resrva de Lucros a Realizar é feita após o Lucro Líquido Ajustado. Ou seja, partimos do LLE

    LLE

    - Reseva Legal

    - Res. Cont.

    +Reversão Res. Cont.

    - Reserva de Incentivos Fiscais (opcional)

    Chegamos no Dividendo Mínimo Obrigatório e aqui nesse ponto podemos constituir a Reserva de Lucros a Realiza0 r=> Dividendo Mínimo Obrigatório – Lucro Realizado. Essa diferença será revertida quando ocorrer financeiramente)

  • A D está "muito mais errada" que a E? Com certeza, mas tentar justificar que com disso:

    "II - o pagamento do dividendo determinado nos termos do inciso I poderá ser limitado ao montante do lucro líquido do exercício que tiver sido realizado, desde que a diferença seja registrada como reserva de lucros a realizar (art. 197);"

    pode-se afirmar isso:

    "A Reserva de Lucros a Realizar é optativa, mas poderá ser deduzida do lucro líquido do exercício para cálculo do lucro que servirá de base para distribuição de dividendos."

    é brincar com a inteligência dos outros...

    Em que parte da Lei está determinado que essa reserva poderá ser deduzida da BC dos dividendos?

    O cálculo do dividendo não é afetado em nada com a constituição dessa reserva, tanto que ela afirma que:

    "III - os lucros registrados na reserva de lucros a realizar, quando realizados e se não tiverem sido absorvidos por prejuízos em exercícios subseqüentes, deverão ser acrescidos ao primeiro dividendo declarado após a realização."

    Ou seja, para se calcular o valor dessa reserva é necessário o cálculo dos dividendos "Cheio".

    Como eu disse, a D está gritantemente errada, mas querer me cuspir a lei e dizer que tá certa a questão é demais né?

  • Art. 197 No exercício em que o montante do dividendo obrigatório, calculado nos termos do estatuto ou do art. 202, ultrapassar a parcela realizada do lucro líquido do exercício, a assembléia-geral poderá, por proposta dos órgãos de administração, destinar o excesso à constituição de reserva de lucros a realizar.

    Logo, é uma opção da Administração a sua constituição ou não.

  • D) A parte do lucro não distribuída aos proprietários e não utilizada para aumento de Capital, reservas e outros fins, será acumulada na conta denominada Lucros ou Prejuízos Acumulados. Essa prática só é possível para as sociedades anônimas  (o certo seria: Essa prática só NÃO é permitida para sociedade por ações, o restante pode fazer Lucros acumulados)

     

    (Os lucros ou prejuízos representam resultados acumulados obtidos, que foram retidos sem finalidade específica (quando lucros) ou estão à espera de absorção futura (quando prejuízos). 

    Com o advento da Lei 11.638/2007, para as sociedades por ações, e para os balanços do exercício social terminado a partir de 31 de dezembro de 2008, o saldo final desta conta não poderá mais ser credor. 

    Respectivos saldos de lucros acumulados precisam ser totalmente destinados por proposta da administração da companhia no pressuposto de sua aprovação pela assembléia geral ordinária. 

    Observe-se que a obrigação de essa conta não conter saldo positivo aplica-se unicamente às sociedades por ações.

    Desta forma, para as sociedades por ações,  o saldo respectivo deverá ser composto apenas pelos eventuais prejuízos acumulados (saldo devedor), não absorvidos pelas demais reservas.

    Entretanto, para as demais sociedades (como as limitadas, exceto aquelas consideradas de grande porte e sujeitas à Lei 6.404/1976), a conta lucros acumulados poderá continuar apresentando saldo nos balanços encerrados a partir de 31.12.2008, conforme se desprende do item 115 da CT 03 - Esclarecimentos sobre as Demonstrações Contábeis de 2008, aprovado pela Resolução CFC 1.157/2009, adiante reproduzido:

    "A obrigação de essa conta não conter saldo positivo aplica-se unicamente às sociedades por ações, e não às demais, e para os balanços do exercício social terminado a partir de 31 de dezembro de 2008. Assim, saldos nessa conta precisam ser totalmente destinados por proposta da administração da companhia no pressuposto de sua aprovação pela assembleia geral ordinária.") http://www.portaldecontabilidade.com.br/tematicas/lucrosacumulados.htm


ID
1111999
Banca
IBFC
Órgão
MPE-SP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

As demonstrações financeiras devem exprimir com clareza a situação do patrimônio da companhia e as mutações ocorridas no exercício social. Ademonstração de lucros ou prejuízos acumulados discriminará:

I. O saldo do início do período, os ajustes de exercícios anteriores e a correção monetária do saldo inicial;

II. As reversões de reservas e o lucro líquido do exercício;

III. As transferências para reservas, os dividendos, a parcela dos lucros incorporada ao capital e o saldo ao fim do período.

Está CORRETO, apenas, o que se afirma em:

Alternativas
Comentários
  • 1. Demonstração de Lucros ou Prejuízos Acumulados – DLPA

    1.1. Conceito

    De acordo com a NBC T.3.4, que trata da Demonstração de Lucros ou Prejuízos Acumulados, aprovada pela Resolução CFC nr. 686/90, esta é a demonstração contábil destinada a evidenciar, em um determinado período, as mutações nos resultados acumulados da Entidade.

    1.2. Conteúdo e Estrutura

    A demonstração de lucros ou prejuízos acumulados discriminará: - o saldo no início do período;

    - os ajustes de exercícios anteriores;
    - as reversões de reservas;
    - a parcela correspondente à realização de reavaliação, líquida do efeito

    dos impostos correspondentes;
    - o resultado líquido do período;
    - as compensações de prejuízos;
    - as destinações do lucro líquido do período;
    - os lucros distribuídos;
    - as parcelas de lucros incorporadas ao capital; - o saldo no final do período.  Gabarito: C

  • LEI 6.404/76 (LEI DAS S.A.)

    Art. 186. A demonstração de lucros ou prejuízos acumulados discriminará:

    - o saldo do início do período, os ajustes de exercícios anteriores e a correção monetária do saldo inicial;

    II - as reversões de reservas e o lucro líquido do exercício;

    III - as transferências para reservas, os dividendos, a parcela dos lucros incorporada ao capital e o saldo ao fim do período.


ID
1113946
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SUFRAMA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Acerca de demonstrações contábeis e seus componentes, julgue os próximos itens.

A demonstração de lucros ou prejuízos acumulados discrimina as reversões de reservas, as transferências para reservas, os dividendos do período e a parcela dos lucros incorporada ao capital.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Certo

    Conforme a Lei 6.404/76:

    Art. 186. A demonstração de lucros ou prejuízos acumulados discriminará:

      I - o saldo do início do período, os ajustes de exercícios anteriores e a correção monetária do saldo inicial;

      II - as reversões de reservas e o lucro líquido do exercício;

      III - as transferências para reservas, os dividendos, a parcela dos lucros incorporada ao capital e o saldo ao fim do período.


  • A DLPA discriminará:


     O saldo do início do período;


     Os ajustes de exercícios anteriores;


     A correção monetária do saldo inicial;


     As reversões de reservas;


     O lucro líquido do exercício;


     As transferências para reservas;


     Os dividendos;


     A parcela dos lucros incorporada ao capital;


     O saldo ao fim do período.


    Gabarito: Certo

  • A Demonstração dos Lucros ou Prejuízos Acumulados irá discriminar todos os fatos contábeis relacionados com a conta “Lucros ou Prejuízos Acumulados”.

    Vejamos os lançamentos dos fatos contábeis apresentados.

    Reversão de Reservas

    D – Reserva

    C – Lucros Acumulados

    Transferências para Reservas

    D – Lucros Acumulados

    C – Reserva

    Dividendos

    D – Lucros Acumulados

    C – Dividendos a Pagar

    Parcela dos Lucros Incorporadas ao Capital

    D – Lucros Acumulados

    C – Capital Social

    Veja, portanto, que todos os fatos apresentados envolveram lançamentos na conta “Lucros ou Prejuízos Acumulados”.

    Com isso, correta a afirmativa. 


ID
1142200
Banca
IF-MA
Órgão
IF-MA
Ano
2009
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

A partir de 01/01/2008 (art.176 da lei das S/A), ao final de cada exercício social a diretoria fará elaborar as seguintes peças contábeis:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra D

    Lei 6404

    Art. 176. Ao fim de cada exercício social, a diretoria fará elaborar, com base na escrituração mercantil da companhia, as seguintes demonstrações financeiras, que deverão exprimir com clareza a situação do patrimônio da companhia e as mutações ocorridas no exercício:

            I - balanço patrimonial;

            II - demonstração dos lucros ou prejuízos acumulados;

            III - demonstração do resultado do exercício; e

            IV – demonstração dos fluxos de caixa; e (Redação dada pela Lei nº 11.638,de 2007)

            V – se companhia aberta, demonstração do valor adicionado. (Incluído pela Lei nº 11.638,de 2007)

    bons estudos

  • RESPOSTA D

    >>De acordo com a Lei nº 6.404/76 e suas diversas atualizações, ao final de cada exercício social, com base na escrituração mercantil da companhia, exprimindo com clareza a situação do patrimônio e as mutações ocorridas no exercício, a diretoria fará elaborar as seguintes demonstrações financeiras: B) Balanço Patrimonial; Demonstração dos Lucros ou Prejuízos Acumulados; Demonstração do Resultado do Exercício; Demonstração dos Fluxos de Caixa; e, se Companhia Aberta, Demonstração do Valor Adicionado.

    A) Balanço patrimonial, demonstração do resultado do exercício, demonstração das mutações do patrimônio líquido, demonstração das origens e aplicações de recursos.

    B) Balanço patrimonial, demonstração do resultado do exercício, demonstração de lucro e prejuízos acumulados, demonstração das origens e aplicação de recursos, demonstração do valor adicionado.

    C) Balanço patrimonial, demonstração do resultado do exercício, demonstração de lucro e prejuízos acumulados. (só?)

    D) Balanço patrimonial, demonstração do resultado do exercício, demonstração de lucro e prejuízos acumulados, demonstração de fluxo de caixa, demonstração do valor adicionado, se companhia aberta.

    E) Balancete patrimonial, demonstração do resultado do exercício, demonstração de fluxo de caixa, demonstração do valor adicionado.

    #SEFAZ-AL #UFAL2019 #questão.respondendo.questões


ID
1210246
Banca
FCC
Órgão
TCE-CE
Ano
2008
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

O montante do dividendo por ação do capital social deverá ser evidenciado

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra C

    Lei 6404
    Art. 186 § 2º A demonstração de lucros ou prejuízos acumulados deverá indicar o montante do dividendo por ação do capital social e poderá ser incluída na demonstração das mutações do patrimônio líquido, se elaborada e publicada pela companhia

    bons estudos

  • MONTANTE DO DIVIDENDO POR AÇÃO: DLPA

    LUCRO POR AÇÃO : DRE


ID
1213720
Banca
VUNESP
Órgão
SAAE-SP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Assinale V, para verdadeiro, e F, para falso, nos itens a seguir ao enunciado.

As demonstrações financeiras obrigatórias, de acordo com a Lei n.º 10.303/2001, integrando e alterando a Lei n.º 6.404/76 e alterações posteriores, são:

( ) balanço patrimonial.

( ) demonstração dos lucros ou prejuízos acumulados.

( ) demonstração do resultado do exercício.

( ) demonstração das origens e aplicações de recursos.

( ) demonstração dos fluxos de caixa.

A sequência correta, de cima para baixo, é:

Alternativas
Comentários
  • E, a lei de 2001 retirou a obrigatoriedade da DOAR.

  • LETRA E

    O conjunto completo de demonstrações contábeis inclui:

    (a) balanço patrimonial ao final do período;

    (b) demonstração do resultado do período;

    (c) demonstração do resultado abrangente do período;

    (d) demonstração das mutações do patrimônio líquido do período;

    (e) demonstração dos fluxos de caixa do período;

    (f) demonstração do valor adicionado

    (g) notas explicativas, compreendendo um resumo das políticas contábeis significativas 

    O DOAR foi extinto

     

     

     

  • Demonstrações obrigatórias de acordo com a Lei 6.404/76 (e alterações):

    BP, DRE, DLPA, Notas Explicativas, DFC (se Cia aberta e Cias fechadas com PL > 2 mi) e DVA (se Cia aberta)

    A DOAR (Demonstração das origens e aplicações dos recursos) foi EXTINTA.

  • ATENÇÃO que a questão cobra o entendimento segundo a Lei das SA! O comentário mais curtido está indicando o conjunto das demonstrações contábeis segundo o CPC 26! Há diferenças sutis entre esses.

    Segundo a LSA, objeto da questão, o conjunto das demonstrações contábeis inclui:

    I - balanço patrimonial;

    II - demonstração dos lucros ou prejuízos acumulados;

    III - demonstração do resultado do exercício; e

    IV - demonstração das origens e aplicações de recursos. (EXTINTA DOAR)

    IV – demonstração dos fluxos de caixa; e                               

    V – se companhia aberta, demonstração do valor adicionado.  

  • UAI, o gabarito deu a DFC como obrigatória, mas ela não foi introduzida pela Lei 11.638/2007 ???

    Fui na Lei 10303/2001 e nada vi a este respeito. Alguém me ajuda ?

    Bons estudos.

  • As demonstrações financeiras obrigatórias, de acordo com a Lei n.º 10.303/2001, integrando e alterando a Lei n.º 6.404/76 e alterações posteriores, são:

    GRIFEI O PULO DO GATO, creio que engloba tudo até 2014 , inclusive a alteração de 2007 que excluiu a DOAR e incluiu a DFC

    OBS: DFC NÃO É OBRIGATÓRIA PRA TODAS SOCIEDADES ANÔNIMAS, como não é CERTO/ ERRADO , ficamos com a menos errada


ID
1246264
Banca
VUNESP
Órgão
TJ-MT
Ano
2008
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

A partir da Lei Federal n.º 11.638/2007, é obrigatória, para as S.A. de capital aberto, a publicação das seguintes demonstrações contábeis

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra A

    Lei 6404

    Art. 176. Ao fim de cada exercício social, a diretoria fará elaborar, com base na escrituração mercantil da companhia, as seguintes demonstrações financeiras, que deverão exprimir com clareza a situação do patrimônio da companhia e as mutações ocorridas no exercício:

      I - balanço patrimonial;

      II - demonstração dos lucros ou prejuízos acumulados;

      III - demonstração do resultado do exercício; e

      IV – demonstração dos fluxos de caixa; e 

      V – se companhia aberta, demonstração do valor adicionado


    DOAR foi extinta.

    BONS ESTUDOS

  • Renato, a obrigatoriedade de divulgação da DOAR que foi extinta, não a demonstração em si, que ainda existe.

  • A DOAR foi extinta sim. Em substituição entrou a DFC.

  • DMPL? DMPL? DMPL?

  • Questão absurda. A DMPL não eh obrigatória na lei, e sim no CPC, o que a lei obriga é a DLPA, que pode estar contida na DMPL, mas isso não é suficiente para desobrigar a DLPA. A DMPL é obrigatória em virtude de determinação da CVM, a questão se refere a LEI. pqp

  • no minimo estranho mas a menos errada


ID
1247584
Banca
FDC
Órgão
IF-SE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

De acordo com a legislação societária, a demonstração contábil que deve ser elaborada no final do exercício social, que apresentará o valor do lucro por ação denomina-se:

Alternativas
Comentários
  • Questão anulável, pois a demonstração que evidencia o lucro ou prejuízo por ação de capital é a DRE. 

    A DMPLA demonstra os dividendos por ação de capital social.

     

     

    '' COMEÇE DE ONDE VOCÊ ESTÁ. USE O QUE VOCÊ TEM. FAÇA O QUE VOCÊ PODE."

     

  • A DLPA é obrigatória para as sociedades limitadas e outros tipos de empresas tributadas com base no Lucro Real, conforme a legislação do Imposto de Renda.

    Segundo o artigo 176, da Lei 6.404, de 1976, ao fim de cada exercício social, a diretoria de uma empresa precisa elaborar, com base na escrituração mercantil da companhia, cinco demonstrações financeiras/contábeis (balanço patrimonial, DLPA, DRE, demonstração dos fluxos de caixa e demonstração do valor adicionado), que devem apresentar a situação do patrimônio da companhia e as mutações ocorridas durante o período.

    Além disso, o artigo 186 diz que a demonstração de lucros ou prejuízos acumulados discriminará:

    I – o saldo do início do período, os ajustes de exercícios anteriores e a correção monetária do saldo inicial;

    II – as reversões de reservas (lembrando que a reversão se dá pelo débito na reserva de lucros e créditos nos Lucros Acumulados, que é justamente o lançamento invertido à constituição de reservas) e o lucro líquido do exercício;

    III – as transferências para reservas, os dividendos, a parcela dos lucros incorporada ao capital e o saldo ao fim do período.

    1º Como ajustes de exercícios anteriores serão considerados apenas os decorrentes de efeitos da mudança de critério contábil, ou da retificação de erro imputável a determinado exercício anterior, e que não possam ser atribuídos a fatos subsequentes.

    A demonstração de lucros ou prejuízos acumulados deverá indicar o montante do dividendo por ação do capital social (na DRE, consta que deve informar o lucro líquido por ação) e poderá ser incluída na Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido (DMPL), se elaborada e publicada pela companhia.

  • Gabarito letra B.

    A QUESTÃO PEDE DE ACORDO COM A LEI 6.404, E NA REFERIDA LEI A DMPL NÃO É OBRIGATÓRIA (OU SEJA, É FACULTATIVA)

    VALOR LUCRO POR AÇÃO = Demonstração do Lucro ou Prejuízo Acumulado

    Vejamos essa questão que pode nos ajudar:

    CESPE TCE-PA 2016

    De acordo com a legislação societária, a demonstração de lucros ou prejuízos acumulados (DLPA) pode ser apresentada como demonstração autônoma ou como parte da demonstração de mutações do patrimônio líquido (DMPL). (CERTO)

    Bons estudos!

  • GABARITO ERRADÍSSIMO.

    DLPA ou DMPL = Dividendos / ação do capital social (Lei 6.404/76 - art. 186, & 2o.)

    DRE = Lucro / ação do capital social (Lei 6.404/76 - art. 187, VII)

    Bons estudos


ID
1247596
Banca
FDC
Órgão
IF-SE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

De acordo com a legislação societária vigente, a demonstração contábil que deve ser elaborada ao final de cada exercício social pelas companhias de capital aberto, informando o valor do dividendo por ação a ser distribuído aos acionistas, é conhecida como Demonstração:

Alternativas
Comentários
  • Demonstração de Lucros ou Prejuízos Acumulados – DLPA


    A DLPA expõe variações ocorridas, durante o exercício, na conta “Lucros ou Prejuízos Acumulados”, que é classificada no patrimônio líquido.

    A DLPA pode ser incluída na Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido – DMPL, se esta for elaborada e publicada pela companhia. A Lei 6404-76 (Lei das SAs) não obriga as SAs a elaborar a DMPL. Entretanto, por determinação da CVM e das normais internacionais de contabilidade – CPC 26, as companhias abertas são obrigadas a elaborar e publicar a DMPL.

    Em comparação com a DLPA, a DMPL é mais abrangente, pois expõe as variações ocorridas durante o exercício em todas as contas do patrimônio líquido, inclusive na conta Lucros ou Prejuízos Acumulados.

    A DLPA deve indicar o montante do dividendo por ação do capital social, discriminando a parcela de dividendo das ações ordinárias e preferenciais, inclusive por classe de ações, se for o caso. o lucro líquido por ação é apresentando na DRE


    Fonte: Ricardo J Ferreira, Contabilidade Básica, p .1.199-1.200


  • Gab. C

    Lei 6404/76

    Art. 186, § 2º A demonstração de lucros ou prejuízos acumulados deverá indicar o montante do dividendo por ação do capital social e poderá ser incluída na demonstração das mutações do patrimônio líquido, se elaborada e publicada pela companhia.


ID
1248559
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2004
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Acerca dos registros contábeis de empresas comerciais, de seus livros fiscais, da avaliação de ativos, da influência do ICMS e das demonstrações contábeis, julgue o item seguinte.

As demonstrações contábeis obrigatórias incluem o balanço de lucros ou prejuízos acumulados, que representa a variação do lucro/prejuízo acumulado, ao considerar o resultado do exercício.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO

    Não há uma demonstração chamada "balanço de lucros ou prejuízos acumulados", mas sim "Demonstração dos lucros ou prejuízos acumulados".

    As demonstrações contábeis obrigatórias são as seguintes, conforme o art. 176 da lei 6406/76 (lei das S.A's):

     Art. 176. Ao fim de cada exercício social, a diretoria fará elaborar, com base na escrituração mercantil da companhia, as seguintes demonstrações financeiras, que deverão exprimir com clareza a situação do patrimônio da companhia e as mutações ocorridas no exercício:

      I - balanço patrimonial;

      II - demonstração dos lucros ou prejuízos acumulados;

      III - demonstração do resultado do exercício; e

      IV – demonstração dos fluxos de caixa; e (Redação dada pela Lei nº 11.638,de 2007)

      V – se companhia aberta, demonstração do valor adicionado. (Incluído pela Lei nº 11.638,de 2007)



  • Não existe essa demonstração "BALANÇOS DE LUCROS OU PREJUÍZOS ACUMULADOS", existe a  Demonstração dos Lucros e Prejuízos Acumulados - DLPA. 

    A BANCA trocou o termo "Demonstração" por "Balanços".

     

    GABARITO: ERRADO.

  • É a ÚNICA DEMONSTRAÇÃO que pode ser substituída pela DMPL, por isso não é obrigatória!

  • balanço de lucros ou prejuízos acumulados?

    Errado.

  • Calma, @Edler. Esta equivocado!

    Art. 176. Ao fim de cada exercício social, a diretoria fará elaborar, com base na escrituração mercantil da companhia, as seguintes demonstrações financeiras, que deverão exprimir com clareza a situação do patrimônio da companhia e as mutações ocorridas no exercício:

           I - balanço patrimonial;

           II - demonstração dos lucros ou prejuízos acumulados;

           III - demonstração do resultado do exercício; e

           IV – demonstração dos fluxos de caixa; e 

           V – se companhia aberta, demonstração do valor adicionado. 

     § 2º A demonstração de lucros ou prejuízos acumulados deverá indicar o montante do dividendo por ação do capital social e poderá ser incluída na demonstração das mutações do patrimônio líquido, se elaborada e publicada pela companhia.

    DLPA é obrigatoria e não pode ser substituida

  • Questão que não testa conhecimento algum.

    O nome correto é DLPA (demonstração dos lucros ou prejuízos acumulados): obrigatória pela lei 6.404 e pelo CPC, podem ser desobrigadas caso estejam contidas na DMPL (que é obrigatória para os CPC e pelo fipecafi)

  • É uma demonstração obrigatória (em regra), mas poderá ser substituida pela DMPL.

  • O erro da questão é ter substituido a palavra demonstrativo por balanço! O Correto seria Demonstração dos Lucros e Prejuizos Acumulados e não balanço de lucros ou prejuízos acumulados

  • errada, tem alguns comentários um pouco toscos por aqui.

    Considerando o comando da questão, não temos nenhum direcionamento e, portanto, devemos considerar ambos normativos - CPC e 6404 - para responder a questão. Então vamos desvendar a charada.

    As demonstrações contábeis obrigatórias incluem o balanço de lucros ou prejuízos acumulados, que representa a variação do lucro/prejuízo acumulado, ao considerar o resultado do exercício.

    A questão generalizou ao dizer que a DLPA é obrigatória, já que somente no âmbito da 6404 é que será podendo ainda ser substituída pela DMPL. De um modo geral, a DLPA não é obrigatória. Ela será se, e somente se, não for publicada a DMPL no contexto da lei 6404.

    Trata-se de uma questão atípica, já que a cebraspre costuma direcionar o entendimento a partir do comando ao dizer "de acordo com o CPC 26" ou "de acordo com a legislação em vigor - 6404".

  • Talvez, o erro também seja que não há uma demonstração chamada "balanço de lucros ou prejuízos acumulados". O nome é "Demonstração dos lucros ou prejuízos acumulados".

  • As demonstrações contábeis obrigatórias são as seguintes, conforme o art. 176 da Lei n.º 6404/76 (Lei das S.A.s):

    Art. 176. Ao fim de cada exercício social, a diretoria fará elaborar, com base na escrituração mercantil da companhia, as seguintes demonstrações financeiras, que deverão exprimir com clareza a situação do patrimônio da companhia e as mutações ocorridas no exercício:

    I - balanço patrimonial;

    II - demonstração dos lucros ou prejuízos acumulados;

    III - demonstração do resultado do exercício; e

    IV - demonstração dos fluxos de caixa; e

    V - se companhia aberta, demonstração do valor adicionado.

    Como se observa, não há uma demonstração chamada "balanço de lucros ou prejuízos acumulados". O nome correto é "Demonstração dos lucros ou prejuízos acumulados".

    (Resolução Prof. Gabriel Rabelo).

  • A questão não fala se é de acordo com : 6404 OU CPC

    Além do mais , BALANÇO FICOU ESTRANHO , porém , a banca poderia ter dado certo kkk


ID
1330267
Banca
FMP Concursos
Órgão
PROCEMPA
Ano
2012
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Considere as expressões abaixo, em relação as demonstrações financeiras.
( ) As demonstrações serão complementadas por notas explicativas e outros quadros analíticos ou demonstrações contábeis necessários para esclarecimento da situação patrimonial e dos resultados do exercício.
( ) A demonstração do resultado do exercício discrimina as participações de debêntures, empregados, administradores e partes beneficiárias, mesmo na forma de instrumentos financeiros, e de instituições ou fundos de assistência ou previdência de empregados, que se caracterizem como despesa.
( ) Na demonstração de lucros ou prejuízos acumulados, os ajustes de exercícios anteriores serão considerados apenas os decorrentes de efeitos da mudança de critério contábil, ou da retificação de erro imputável a determinado exercício anterior, e que não possam ser atribuídos a fatos subsequentes.
Considerando a utilização de “F” para falsa e “V” para verdadeira, a sequência correta é:

Alternativas
Comentários
  • Lei 6.404-76 : Lei das SAs

    gab: A

    1) (V)  Art. 176, § 4º As demonstrações serão complementadas por notas explicativas e outros quadros analíticos ou demonstrações contábeis necessários para esclarecimento da situação patrimonial e dos resultados do exercício.


    2) (F) Art. 187. A demonstração do resultado do exercício discriminará:

    VI – as participações de debêntures, empregados, administradores e partes beneficiárias, mesmo na forma de instrumentos financeiros, e de instituições ou fundos de assistência ou previdência de empregados, que não se caracterizem como despesa;


    3) (V) Art. 186 A demonstração de lucros ou prejuízos acumulados discriminará:

    § 1º Como ajustes de exercícios anteriores serão considerados apenas os decorrentes de efeitos da mudança de critério contábil, ou da retificação de erro imputável a determinado exercício anterior, e que não possam ser atribuídos a fatos subseqüentes.


ID
1357519
Banca
CETRO
Órgão
IF-PR
Ano
2014
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Sobre a Demonstração de Lucros e Prejuízos Acumulados, conforme estabelecido pela Lei nº 6.404/1976 (Lei das S/As), assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Lei nº 6.404/1976 Art. 186. A Demonstração de Lucros e Prejuízos Acumulados discriminará:

    I - O saldo do início do período, os ajustes de exercícios anteriores e a correção monetária do saldo inicial;
  • Art. 186. A demonstração de lucros ou prejuízos acumulados discriminará:

      I - o saldo do início do período, os ajustes de exercícios anteriores e a correção monetária do saldo inicial;

      II - as reversões de reservas e o lucro líquido do exercício;

      III - as transferências para reservas, os dividendos, a parcela dos lucros incorporada ao capital e o saldo ao fim do período.

      § 1º Como ajustes de exercícios anteriores serão considerados apenas os decorrentes de efeitos da mudança de critério contábil, ou da retificação de erro imputável a determinado exercício anterior, e que não possam ser atribuídos a fatos subseqüentes.

      § 2º A demonstração de lucros ou prejuízos acumulados deverá indicar o montante do dividendo por ação do capital social e poderá ser incluída na demonstração das mutações do patrimônio líquido, se elaborada e publicada pela companhia.


ID
1366342
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEGESP-AL
Ano
2013
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Julgue o próximo item, relativo ao tratamento dos itens patrimoniais e resultados das empresas na contabilidade brasileira.

Compete aos órgãos da administração da sociedade por ações apresentar à assembleia geral ordinária a proposta de destinação do lucro líquido do exercício.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Certo

    Conforme a Lei nº 6.404/76, no art. 176:

    § 3º As demonstrações financeiras registrarão a destinação dos lucros segundo a proposta dos órgãos da administração, no pressuposto de sua aprovação pela assembléia-geral.

  • CERTA!

    LEI Nº 6.404

    "Proposta de Destinação do Lucro

    Art. 192. Juntamente com as demonstrações financeiras do exercício, os órgãos da administração da companhia apresentarão à assembléia-geral ordinária, observado o disposto nos artigos 193 a 203 e no estatuto, proposta sobre a destinação a ser dada ao lucro líquido do exercício."

  • COLABORANDO:

    Esquema (regra geral) dos órgãos na LSA, similar à lei 13.303/2016 Estatais

    1o) Assemb.geral (órgão máximo)

    2o.) Conselho de Administração (a ele vinculam-se: 2.1-Comitê de Auditoria ext. (CAE), 2.2-Aud.Ext., 2.3-Aud.Interna, 2.4-Ouvidoria

    3o) Diretoria

    3o. ==> subordina-se ao 2o. ==> que se subordina ao 1o.

    Bons estudos.

  • Esclarecedor. Obrigada.


ID
1385728
Banca
FDC
Órgão
AGERIO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Os ajustes de Exercícios Anteriores na Demonstração de Lucros ou Prejuízos Acumulados (DLPA) ocorrem em virtude dos princípios básicos:

Alternativas
Comentários
  • Item C. Competência e Consistência.

    Ajustes de exercícios anteriores referem-se às correções ou alterações dos lucros ou prejuízos acumulados em virtude de fatos que tiveram origem em exercícios anteriores, não computados no resultado por ocasião do levantamento das demonstrações contábeis, cujos efeitos não devem ser atribuídos ao exercício corrente e que, portanto, devem ser registrados diretamente em conta do patrimônio líquido.  Devem ser tratados como exercícios anteriores: a) efeitos decorrentes de mudança de critério contábil; b) retificação de erro. 
    Consistência: uma vez adotado um processo não pode ser modificado com frequência para manter a confiabilidade na comparação de relatórios.Competência: equivalente aos princípios da realização e da confrontação das despesas com as receitas. (DLPA).
  • Consistência? Princípio? Tá...Vou engolir essa.

  • O que "pega" é que consistência não tá na lista de princípios, né?

  • Consistencia....principio???!

  • Entendo que seja Competência pois é o princípio que determina que as despesas e receitas sejam reconhecidas no momento em que elas ocorrem, independente de pagamento ou recebimento.

    Depois de reconhecidas poderemos fazer a Apuração do Resultado do Exercício para a apuração de lucros ou prejuízos.

    E Consistência, pois os critérios adotados para essas apurações devem ser uniformes ao longo dos anos.

    Lembrando que consistência é uma Convenção Contábil que são restrições aos princípios contábeis.

  • Com razão alguns colegas reclamaram. Essa questão realmente dá margem para uma impugnação em concurso, haja vista que não há como sustentar pacificamente que CONSISTÊNCIA é princípio ! (isso até torna a questão inconsistente, kkk)

     

    Vejamos as convenções :

     

    O que são Convenções?

    Dentro da ampla margem de liberdade que os princípios permitem ao contador, no registro das operações, as convenções vêm restringir ou limitar ou mesmo modificar parcialmente os conteúdos dos princípios, definidos mais precisamente seu significado.

    Hoje dentro da contabilidade temos:

    A Convenção da Consistência;

    A Convenção do Conservadorismo;

    A Convenção da Materialidade;

    A Convenção da Objetividade.


ID
1431490
Banca
FEPESE
Órgão
MPE-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

De acordo com a legislação, o conjunto completo das Demonstrações Contábeis é composto por:

Alternativas
Comentários
  • CPC 26 - Apresentação das Demonstrações Contábeis


    Conjunto completo de demonstrações contábeis

    10. O conjunto completo de demonstrações contábeis inclui:

    (a) balanço patrimonial ao final do período;

    (b1) demonstração do resultado do período;

    (b2) demonstração do resultado abrangente do período;

    (c) demonstração das mutações do patrimônio líquido do período;

    (d) demonstração dos fluxos de caixa do período;

    (e) notas explicativas, compreendendo um resumo das políticas contábeis significativas e outras informações elucidativas;

    (ea) informações comparativas com o período anterior, conforme especificado nos itens 38 e 38A; (Incluída pela Revisão CPC 03)

    (f) balanço patrimonial do início do período mais antigo, comparativamente apresentado, quando a entidade aplicar uma política contábil retrospectivamente ou proceder à reapresentação retrospectiva de itens das demonstrações contábeis, ou quando proceder à reclassificação de itens de suas demonstrações contábeis de acordo com os itens 40A a 40D; e (Alterada pela Revisão CPC 03)

    (f1) demonstração do valor adicionado do período, conforme Pronunciamento Técnico CPC 09, se exigido legalmente ou por algum órgão regulador ou mesmo se apresentada voluntariamente. (Alterada pela Revisão CPC 03)

    A entidade pode usar outros títulos nas demonstrações em vez daqueles usados neste Pronunciamento Técnico, desde que não contrarie a legislação societária brasileira vigente. 



    gab: A

  • Entendo que o CPC 26 não é legislação.

  • A questão pede "de acordo com a Legislação", mas quer que utilizemos o CPC 26, que, definitivamente, não é a mesma coisa que a lei.

  • DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS OBRIGATÓRIAS PELA LEI 6.404/76 E CPC 26:

    ✔ DEMONSTRAÇÃO CONTÁBIL - SOCIEDADE ANÔNIMA DE CAPITAL ABERTO:

    - Balanço Patrimonial;

    - Demonstração do Resultado do Exercício;

    - Demonstração de Lucros ou Prejuízos Acumulados (Obs.: Pode ser substituída pela DMPL*);

    - Demonstração dos Fluxos de Caixa;

    - Demonstração do Valor Adicionado.

    ✔ DEMONSTRAÇÃO CONTÁBIL - SOCIEDADE ANÔNIMA DE CAPITAL FECHADA:

    - Balanço Patrimonial;

    - Demonstração do Resultado do Exercício;

    - Demonstração de Lucros ou Prejuízos Acumulados (Obs.: Pode ser substituída pela DMPL*);

    - Demonstração de Lucros ou Prejuízos Acumulados;

    - Demonstração dos Fluxos de Caixa (PL>2 milhões).

    ✔ DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS EXIGIDAS PELO PRONUNCIAMENTO CONTÁBIL 26:

    - Balanço patrimonial;

    - Demonstração do Resultado do Exercício;

    - Demonstração do Resultado Abrangente;

    - Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido;

    - Demonstração dos Fluxos de Caixa;

    - Demonstração do Valor Adicionado quando exigida legalmente; e

    - Notas Explicativas.

    RESOLUÇÃO: o conjunto completo das Demonstrações Contábeis é composto por: [...]

    A questão fez a abordagem de forma genérica. Assim, devemos considerar a nomenclatura mais abrangente e atual (CPC 26).

    A. Balanço Patrimonial, Demonstração do Resultado, Demonstração do Resultado Abrangente, Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido, Demonstração do Fluxo de Caixa, Demonstração do Valor Adicionado e Notas Explicativas.

    Certo: conforme o CPC 26.

    B. Relatório da Administração, Balanço Patrimonial, Demonstração do Resultado, Demonstração do Resultado Abrangente, Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido, Demonstração dos Fluxos de Caixa, Demonstração do Valor Adicionado e Notas Explicativas.

    Errado: Relatório da Administração não é uma demonstração contábil.

    C. Balanço Patrimonial, Demonstração do Resultado, Demonstração do Resultado Abrangente, Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido, Demonstração do Fluxo de Caixa Indireto, Demonstração do Valor Adicionado e Notas Explicativas.

    Errado: não consta Demonstração do Fluxo de Caixa Indireto, mas apenas Demonstração do Fluxo de Caixa.

    D. Balanço Patrimonial, Demonstração do Resultado, Demonstração do Resultado Abrangente, Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido, Demonstração do Fluxo de Caixa, Demonstração do Valor Adicionado, Notas Explicativas, Parecer da Auditoria.

    Errado: Parecer da Auditoria não é uma demonstração contábil.

    E. Balanço Patrimonial, Demonstração do Resultado, Demonstração do Resultado Abrangente, Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido, Demonstração do Fluxo de Caixa, Demonstração do Valor Adicionado, Notas Explicativas e Parecer do Conselho Fiscal.

    Errado: Parecer do Conselho Fiscal não é uma demonstração contábil.

    Gabarito: Letra A.

  • Fei demais.. CPC != Legislação


ID
1456852
Banca
FCC
Órgão
METRÔ-SP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

As principais demonstrações contábeis e demais informações financeiras destinadas aos acionistas e aos diversos grupos de usuários interessados no desempenho e na solidez de uma empresa são:
I. Balanço Patrimonial, Demonstração do Resultado do Exercício e Demonstração das Mutações do Patrimônio.
II. Demonstração dos Fluxos de Caixa, Demonstração do Resultado dos Acionistas, Demonstração das Origens e Aplicações de Recursos.
III. Demonstração do Valor Adicionado, Parecer do Conselho Fiscal e Parecer dos Auditores.
IV. Relatório da Administração, Demonstração dos Fluxos de Caixa e Notas Explicativas.
É correto o que se afirma APENAS em

Alternativas
Comentários
  • Questão baseada nos artigos 133 e 176 da Lei 6.404:

    Documentos da Administração:

    Art. 133. Os administradores devem comunicar, até 1 (um) mês antes da data marcada para a realização da assembléia-geral ordinária, por anúncios publicados na forma prevista no artigo 124, que se acham à disposição dos acionistas:
    I - o relatório da administração sobre os negócios sociais e os principais fatos administrativos do exercício findo;
    II - a cópia das demonstrações financeiras;
    III - o parecer dos auditores independentes, se houver.
    IV - o parecer do conselho fiscal, inclusive votos dissidentes, se houver; e
    V - demais documentos pertinentes a assuntos incluídos na ordem do dia.

    Demonstrações Financeiras:

    Art. 176. Ao fim de cada exercício social, a diretoria fará elaborar, com base na escrituração mercantil da companhia, as seguintes demonstrações financeiras, que deverão exprimir com clareza a situação do patrimônio da companhia e as mutações ocorridas no exercício:
    I - balanço patrimonial;
    II - demonstração dos lucros ou prejuízos acumulados;
    III - demonstração do resultado do exercício; e
    IV – demonstração dos fluxos de caixa; e
    V – se companhia aberta, demonstração do valor adicionado.
    (...)
    § 4º As demonstrações serão complementadas por notas explicativas e outros quadros analíticos ou demonstrações contábeis necessários para esclarecimento da situação patrimonial e dos resultados do exercício.

    Bons estudos, Elton.

  • I. Balanço Patrimonial, Demonstração do Resultado do Exercício e Demonstração das Mutações do Patrimônio. (certo
    II. Demonstração dos Fluxos de Caixa, Demonstração do Resultado dos Acionistas, Demonstração das Origens e Aplicações de Recursos. 
    III. Demonstração do Valor Adicionado, Parecer do Conselho Fiscal e Parecer dos Auditores. (certo)
    IV. Relatório da Administração, Demonstração dos Fluxos de Caixa e Notas Explicativas. (certo)

     

    Letra C

  • GABARITO

    c) I, III e IV

    I. Balanço Patrimonial (Art. 176, inciso I), Demonstração do Resultado do Exercício (Art. 176, inciso III) e Demonstração das Mutações do Patrimônio. 

    II. Demonstração dos Fluxos de Caixa(Art. 176, inciso IV), Demonstração do Resultado dos Acionistas, Demonstração das Origens e Aplicações de Recursos. Substituida pela DFC no inciso IV.

    III. Demonstração do Valor Adicionado(Art. 176, inciso I), Parecer do Conselho Fiscal(Art. 133, inciso IV) e Parecer dos Auditores(Art. 133, inciso III). 

    IV. Relatório da Administração(Art. 133, inciso I), Demonstração dos Fluxos de Caixa (Art. 176, inciso IV) e Notas Explicativas (Art. 176, §4) . 


ID
1479721
Banca
FUNIVERSA
Órgão
CFM
Ano
2012
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Uma empresa de capital aberto, cujo patrimônio líquido vale R$ 723.435,67, por exigência da Lei n.º 6.404/1976, deve apresentar relatórios contábeis específicos ao final de cada exercício. Assinale a alternativa que apresenta todos os relatórios que essa empresa deverá apresentar ao término de 2012.

Alternativas
Comentários
  • Com base na Lei n.º 6.404/1976:


    Art. 176. Ao fim de cada exercício social, a diretoria fará elaborar, com base na

    escrituração mercantil da companhia, as seguintes demonstrações financeiras,

    que deverão exprimir com clareza a situação do patrimônio da companhia e as

    mutações ocorridas no exercício:


    I - balanço patrimonial;

    II - demonstração dos lucros ou prejuízos acumulados;

    III - demonstração do resultado do exercício; e

    IV – demonstração dos fluxos de caixa; e (Redação dada pela Lei nº 11.638,de 2007)

    V – se companhia aberta, demonstração do valor adicionado. (Incluído pela Lei nº 11.638, de 2007)

    § 6o A companhia fechada com patrimônio líquido, na data do balanço, inferior a R$ 2.000.000,00 (dois milhões de reais) não será obrigada à elaboração e publicação da demonstração dos fluxos de caixa.

  • A companhia fechada com patrimônio líquido, na data do balanço, inferior a dois milhões de reais não será obrigada à elaboração e publicação da demonstração dos fluxos de caixa.


ID
1486669
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CGE-PI
Ano
2015
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

De acordo com a Lei n.º 6.404/1976, julgue o próximo item, a respeito da elaboração e apresentação das principais demonstrações contábeis.

Os ajustes de exercícios anteriores devem ser evidenciados na demonstração de lucros ou prejuízos acumulados quando motivados por mudança de critério contábil ou por retificação de erro atribuível a um exercício anterior, e não puderem ser atribuídos a fatos subsequentes.

Alternativas
Comentários
  • § 1º Como ajustes de exercícios anteriores serão considerados apenas os decorrentes de efeitos da mudança de critério contábil, ou da retificação de erro imputável a determinado exercício anterior, e que não possam ser atribuídos a fatos subseqüentes.


    Fé em DEUS! Vamos chegar lá!

  • Gab.: CERTO. Vejamos o que diz a lei 6.404/1976:


    Art. 186. A demonstração de lucros ou prejuízos acumulados discriminará:

        I - o saldo do início do período, os ajustes de exercícios anteriores e a correção monetária do saldo inicial;

        II - as reversões de reservas e o lucro líquido do exercício;

        III - as transferências para reservas, os dividendos, a parcela dos lucros incorporada ao capital e o saldo ao fim do período.

    § 1º Como ajustes de exercícios anteriores serão considerados apenas os decorrentes de efeitos da mudança de critério contábil, ou da retificação de erro imputável a determinado exercício anterior, e que não possam ser atribuídos a fatos subseqüentes.

    § 2º A demonstração de lucros ou prejuízos acumulados deverá indicar o montante do dividendo por ação do capital social e poderá ser incluída na demonstração das mutações do patrimônio líquido, se elaborada e publicada pela companhia.

  • 6.404

    § 2º A demonstração de lucros ou prejuízos acumulados deverá indicar o montante do dividendo por ação do capital social e poderá ser incluída na demonstração das mutações do patrimônio líquido, se elaborada e publicada pela companhia.

  • Vamos analisar o conteúdo do art. 186 da Lei n° 6.404/7, que é muito cobrado em prova. Muita atenção!

    Art. 186. A demonstração de lucros ou prejuízos acumulados discriminará:

    I - o saldo do início do período, os ajustes de exercícios anteriores e a correção monetária do saldo inicial;

    II - as reversões de reservas e o lucro líquido do exercício;

    III - as transferências para reservas, os dividendos, a parcela dos lucros incorporada ao capital e o saldo ao fim do período.

    § 1º Como ajustes de exercícios anteriores serão considerados apenas os decorrentes de efeitos da mudança de critério contábil, ou da retificação de erro imputável a determinado exercício anterior, e que não possam ser atribuídos a fatos subsequentes.

    § 2º A demonstração de lucros ou prejuízos acumulados deverá indicar o montante do dividendo por ação do capital social e poderá ser incluída na demonstração das mutações do patrimônio líquido, se elaborada e publicada pela companhia.

    Com isso, correta a afirmativa.

  • Art. 186. A demonstração de lucros ou prejuízos acumulados discriminará:

    I - o saldo do início do período, os ajustes de exercícios anteriores e a correção monetária do saldo inicial;

    II - as reversões de reservas e o lucro líquido do exercício;

    III - as transferências para reservas, os dividendos, a parcela dos lucros incorporada ao capital e o saldo ao fim do período.

    § 1º Como ajustes de exercícios anteriores serão considerados apenas os decorrentes de efeitos da mudança de critério contábil, ou da retificação de erro imputável a determinado exercício anterior, e que não possam ser atribuídos a fatos subsequentes.

    (O famoso letra de lei)

  • CESPE (TCE- RJ 2021)

    Os ajustes de exercícios anteriores derivados de efeitos de mudança de critério contábil são eventos que não devem compor a demonstração de lucros ou prejuízos acumulados.

    NO CASO DESSA QUESTÃO, O ITEM ESTÁ ERRADO, POIS:

    O Art. 186. A demonstração de lucros ou prejuízos acumulados discriminará:

    •  o saldo do início do período, os ajustes de exercícios anteriores e a correção monetária do saldo inicial;
    • as reversões de reservas e o lucro líquido do exercício;
    • as transferências para reservas, os dividendos, a parcela dos lucros incorporada ao capital e o saldo ao fim do período.

    § 1º Como ajustes de exercícios anteriores serão considerados apenas os decorrentes de efeitos da mudança de critério contábil, ou da retificação de erro imputável a determinado exercício anterior, e que não possam ser atribuídos a fatos subsequentes.

    GABARITO DA QUESTÃO: CORRETO.

  • § 1º Como ajustes de exercícios anteriores serão considerados apenas os decorrentes de efeitos da mudança de critério contábil, ou da retificação de erro imputável a determinado exercício anterior, e que não possam ser atribuídos a fatos subseqüentes.

  • questão linda! outra questão na mesma pegada:

    Q691021 A demonstração de lucros ou prejuízos acumulados (DLPA) evidencia os ajustes de exercícios anteriores que tenham resultado da retificação de erro imputável a determinado exercício anterior e que não possam ser atribuídos a fatos subsequentes. [certo]

  • Idem questão 132 - Prova TCE.RJ/2021


ID
1487323
Banca
Makiyama
Órgão
IF-RO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Considere os dados a seguir para a questão.

Receita Líquida de Vendas                       800.000,00
Custo das Vendas do Período                   250.000,00
Receitas com alienação de imobilizados    50.000,00
Despesas com salários                              150.000,00
Provisão para Imposto de Renda                80.000,00
Contribuição sobre o Lucro Líquido:                20.000
Participação dos Debenturistas:                            20%
Participação dos Empregados:                               20%
Dividendos propostos:                                  20.000,00
Ajustes de exercícios anteriores:                 35.000,00
Transferências para reserva de lucro:                   10%


Sabendo que o saldo inicial da Demonstração do Lucro ou Prejuízo Acumulado é zero, o saldo final da DLPA será de:

Alternativas
Comentários
  • DRE

    Receita Líquida de Vendas   800.000,00

    (-)Custo das Vendas do Período  (250.000,00)

    = Lucro Bruto............................................550.000,00

    (-)Despesas com salários  (150.000,00)

    +Receitas com alienação de imobilizados  50.000,00

    = LADIR......................................................450.000,00

    (-)Provisão para Imposto de Renda  80.000,00

    (-)Contribuição sobre o Lucro Líquido:   20.000,00

    = LAIR........................................................350.000,00

    (-)Participação dos Debenturistas:  20% x 350.000 = (70.000)

    (-)Participação dos Empregados:  20% x (350.000-70.000) = (56.000)

    Lucro Líquido...............................................224.000,00

    Dividendos propostos:  20.000,00

    Ajustes de exercícios anteriores:   35.000,00

    Transferências para reserva de lucro:  10% x 224.000,00 = 22.400



    DLPA

    Saldo Inicial...................................0

    (-) AEA........................................35.000

    (-) Dividendos Propostos..........20.000

    + Lucro do Exercício..................224.000

    (-) Transf. p/ Res. Lucros............22.400

    Saldo Final – DLPA......................146.600


    gab: A


    Obs: A questão não informa se os Ajustes de Ex. Anteriores são credores ou devedores. Fiz por tentativa para que fechasse. Se utilizássemos como credor, não haveria assertiva a ser assinalada.

    Bons estudos


ID
1487329
Banca
Makiyama
Órgão
IF-RO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Assinale a alternativa em que todos os procedimentos apresentados correspondem, corretamente, às demonstrações financeiras obrigatórias a serem laboradas ao fim de cada exercício social.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO B


    Lei 6.404 Art. 176. Ao fim de cada exercício social, a diretoria fará elaborar, com base na escrituração mercantil da companhia, as seguintes demonstrações financeiras, que deverão exprimir com clareza a situação do patrimônio da companhia e as mutações ocorridas no exercício:

      I - balanço patrimonial;

      II - demonstração dos lucros ou prejuízos acumulados;

      III - demonstração do resultado do exercício; e

      IV – demonstração dos fluxos de caixa; e (Redação dada pela Lei nº 11.638,de 2007)

      V – se companhia aberta, demonstração do valor adicionado. (Incluído pela Lei nº 11.638,de 2007)



    Relembrando que a DOAR não faz mais parte do rol de demonstrações financeiras obrigatórias.


ID
1489876
Banca
FGV
Órgão
AL-BA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

A empresa X é uma empresa de capital fechado. Em 31/12/2013 ela possuia ativo total de R$ 800.000,00, passivo total de R$ 200.000,00 e patrimônio líquido de R$ 600.000,00.

Essa empresa deve divulgar as seguintes demonstrações contábeis:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra A

    Art. 176. Ao fim de cada exercício social, a diretoria fará elaborar, com base na escrituração mercantil da companhia, as seguintes demonstrações financeiras, que deverão exprimir com clareza a situação do patrimônio da companhia e as mutações ocorridas no exercício:

      I - balanço patrimonial;

      II - demonstração dos lucros ou prejuízos acumulados;

      III - demonstração do resultado do exercício; e

      IV – demonstração dos fluxos de caixa; e 

      V – se companhia aberta, demonstração do valor adicionado
    [...]

    § 6o  A companhia fechada com patrimônio líquido, na data do balanço, inferior a R$ 2.000.000,00 (dois milhões de reais) não será obrigada à elaboração e publicação da demonstração dos fluxos de caixa

    Só é obrigado a elaborar a DVA se for companhia aberta, nesse caos entao nao é obrigatorio

    Só é obrigado a elaborar DFC, companhia fechada com PL maior que 2 milhões, o que não é o caso.

    bons estudos

  • A questão não deveria informar se a questão está de acordo com a Lei ou com o CFC? Pq a gabarito mudaria caso estivesse de acordo com o CFC.


ID
1517764
Banca
FUNIVERSA
Órgão
UEG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

A indicação do dividendo por ação do capital social pode ser encontrada no(na)

Alternativas
Comentários
  • A DLPA evidencia as alterações ocorridas no saldo da conta de lucros ou prejuízos acumulados, no Patrimônio Líquido.

    De acordo com o artigo 186, § 2º da Lei nº 6.404/76, a companhia poderá, à sua opção, incluir a demonstração de lucros ou prejuízos acumulados nas demonstrações das mutações do patrimônio líquido. 

    Art. 186. A demonstração de lucros ou prejuízos acumulados discriminará:

    I - o saldo do início do período, os ajustes de exercícios anteriores e a correção monetária do saldo inicial;

    II - as reversões de reservas e o lucro líquido do exercício;

    III - as transferências para reservas, os dividendos, a parcela dos lucros incorporada ao capital e o saldo ao fim do período.

    § 1º Como ajustes de exercícios anteriores serão considerados apenas os decorrentes de efeitos da mudança de critério contábil, ou da retificação de erro imputável a determinado exercício anterior, e que não possam ser atribuídos a fatos subseqüentes.

    § 2º A demonstração de lucros ou prejuízos acumulados deverá indicar o montante do dividendo por ação do capital social e poderá ser incluída na demonstração das mutações do patrimônio líquido, se elaborada e publicada pela companhia.


     MANUTENÇÃO DA CONTA LUCROS ACUMULADOS

    A previsão apenas de “prejuízos acumulados” da nova redação dada pela MP nº 449/2008 ao inciso II do § 2º do art. 178 da Lei das S.A. não significa que a conta deixou de existir.

    O item 116 da OCPC 01 esclarece que essa conta continua nos planos de contas, e seu uso continua a ser feito para receber o resultado do exercício, as reversões de determinadas reservas, os ajustes de exercícios anteriores, para distribuir os resultados nas suas várias formas e destinar valores às reservas de lucros.

    Ou seja, a Lei das S.A. prevê que apenas os saldos dos prejuízos figurem no balanço, mas a conta continua a existir normalmente para que se proceda à sua movimentação, que inclusive deve ser evidenciada obrigatoriamente na Demonstração dos Lucros ou Prejuízos Acumulados, ou como parte integrante da Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido.


    http://www.cosif.com.br/mostra.asp?arquivo=lei6404cap15s4

    http://www.crcba.org.br/boletim/edicoes/lucr.htm

  • DRE = Lucro por ação

    DLPA = dividendo por ação

  • Conforme a explicação do Prof Valter Faria,

    Se tivesse perguntado o lucro por ação, seria na DRE

    Mas o dividendo por ação é na DLPA.

  • Gabarito: C - DLPA

     

    Lei 6404/76

    Art. 186.

     § 2º A demonstração de lucros ou prejuízos acumulados deverá indicar o montante do dividendo por ação do capital social e poderá ser incluída na demonstração das mutações do patrimônio líquido, se elaborada e publicada pela companhia.

  • Vamos analisar o art. 186 da Lei n° 6.404/76 que trata da Demonstração de Lucros ou Prejuízos Acumulados.

    Art. 186. A demonstração de lucros ou prejuízos acumulados discriminará:

    I - o saldo do início do período, os ajustes de exercícios anteriores e a correção monetária do saldo inicial;

    II - as reversões de reservas e o lucro líquido do exercício;

    III - as transferências para reservas, os dividendos, a parcela dos lucros incorporada ao capital e o saldo ao fim do período.

    § 1º Como ajustes de exercícios anteriores serão considerados apenas os decorrentes de efeitos da mudança de critério contábil, ou da retificação de erro imputável a determinado exercício anterior, e que não possam ser atribuídos a fatos subsequentes.

    § 2º A demonstração de lucros ou prejuízos acumulados deverá indicar o montante do dividendo por ação do capital social e poderá ser incluída na demonstração das mutações do patrimônio líquido, se elaborada e publicada pela companhia.


ID
1518835
Banca
Aeronáutica
Órgão
EEAR
Ano
2012
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Analise se são verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmações abaixo e, a seguir, indique a opção com a sequência correta.

( ) A Demonstração do Valor Adicionado é obrigatória para as Sociedades Anônimas de Capital Aberto.
( ) É vedado às empresas elaborar a Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido em substituição à Demonstração de Lucros ou Prejuízos Acumulados.
( ) A Demonstração de Lucros ou Prejuízos Acumulados evidencia o resultado que a empresa obteve no desenvolvimento de suas atividades durante determinado período.
( ) O Balanço Patrimonial evidencia, resumidamente, o patrimônio da empresa quantitativa e qualitativamente e deverá apresentar, no ativo, as contas dispostas em ordem decrescente do grau de liquidez.

Alternativas
Comentários
  • gabarito: D

     

  • Falsas: 1- A Lei das Sociedades por Ações permite que a empresa opte por elaborar a Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido em substituição à DLPA 2- A Demonstração de Lucros ou Prejuízos Acumulados evidencia o lucro apurado no exercício de sua destinação, bem como os eventos que modificam o saldo da conta Lucro ou Prejuízos Acumulados, como correção monetária, ajustes e reversões de reservas.

ID
1536220
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
UFSM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

No que tange à Demonstração dos Lucros ou Prejuízos Acumulados (DLPA), assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • a) Resultado (lucro ou prejuízo) >> DRE (Demonstração do Resultado do Exercício);
    b) Caso a empresa apresente prejuízo a conta de Resultado do Exercício ficará com um saldo a DÉBITO. No caso, a transferência se daria: D - Prejuízos Acumulados (retificadora do PL) e C - Resultado do Exercício;
    c) A DMPL contém a DLPA;
    d) correta;
    e) A conta Lucros Acumulados não foi extinta, ela ainda existe no plano de contas, porém deve ter seu saldo zerado (distribuir - conforme apresentado na alternativa d).

    Bons estudos e muita fé!!
    #Dedique-se e Deus te honrará!!

  • D)


    art. 202. Lei 6404

    § 6o Os lucros não destinados nos termos dos arts. 193 a 197 deverão ser distribuídos como dividendos

    art 193 a 197: Reserva Legal, Reservas Estatutárias, Reservas para Contingências, Reserva de Incentivos Fiscais, Retenção de Lucros, Reserva de Lucros a Realizar)

  • Pessoal, na alternativa D: "...os lucros não destinados deverão ser distribuídos como dividendos.".

    Não deveria ser: "distribuídos como dividendos OU constituição de reservas"?

  • Respondendo ao questionamento do Fabricio Muniz: 

    Lucros não destinados equivalem ao valor que sobrou APÓS a constituição das reservas, então eles só podem ser distribuídos como dividendos.

  • Vamos analisar as alternativas apresentadas.

    a) Incorreta. Quem evidencia a apuração do exercício é a Demonstração do Resultado do Exercício.

    b) Incorreta. Se a entidade apurar um prejuízo ela deverá transferi-lo com um lançamento a débito em Prejuízos Acumulados e a crédito em Apuração do Resultado do Exercício.

    c) Incorreta. A DLPA nunca poderia substituir a DMPL, pois se restringe à análise das variações ocorridas na conta Lucros ou Prejuízos Acumulados, ao passo que esta abrange todo o Patrimônio Líquido.

    d) Correta. Segundo o § 6° do artigo 202 da Lei n° 6.404/76, os lucros não destinados deverão ser distribuídos como dividendos. Isso quer dizer que a conta Lucros Acumulados nunca terá saldo ao fim do período. Isso não quer dizer que ela não mais exista, ok? Ela continua recebendo as apropriações de receita e despesa ao longo do exercício. O que ocorre é que no fim do período ela deve ser zerada (ou ter saldo negativo, representando a conta Prejuízos Acumulados).

    e) Incorreta. Vimos que a conta Lucros Acumulados continua existindo, mas que a fim do exercício não deve apresentar saldo.


ID
1607860
Banca
OBJETIVA
Órgão
CISVALE
Ano
2015
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Em relação à demonstração de lucros ou prejuízos acumulados sobre a estrutura, é CORRETO afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Eu já vi questão mal elaborada, mas essa aqui, meu amigo..., acho que superou qualquer experimento realizado pela NASA até hoje!!!

  • pensa numa banca ruim....

  •  A estrutura da DLPA está interligada com essa destinação dos lucros, tanto a saída de recursos da conta Lucros Acumulados, advindas do lucro líquido para as reservas de lucro, como também a reversão de reservas, que nada mais é do que o retorno da reserva constituída para a conta Lucros Acumulados


ID
1682500
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPOG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

De acordo com a legislação societária em vigor, com a Resolução n.º 750/1993 do Conselho Federal de Contabilidade e suas alterações, julgue o item que se segue.

A publicação, da demonstração das mutações do patrimônio líquido (DMPL) pela empresa dispensa a publicação da demonstração de lucros ou prejuízos acumulados (DLPA).

Alternativas
Comentários
  • Gabarito CERTO

    Lei 6.404

    Art. 186 § 2º A demonstração de lucros ou prejuízos acumulados deverá indicar o montante do dividendo por ação do capital social e poderá ser incluída na demonstração das mutações do patrimônio líquido, se elaborada e publicada pela companhia

    Portanto, n § 2º do art. 186 dispensa as empresas da obrigatoriedade de elaborar a DLPA – Demonstração dos Lucros ou Prejuízos Acumulados, desde que elaborem a DMPL- Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido.

    bons estudos

  • Art. 186 §2º 6.404

    A demonstração de lucros ou prejuízos acumulados deverá indicar o montante do dividendo por ação do capital social e poderá ser incluída na demonstração das mutações do patrimônio líquido, se elaborada e publicada pela companhia.

    Bons estudos

  • Não gosto de discutir com o gabarito, mas "poderá ser incluída" é diferente de "dispensar". Enfim, o que vale é o entendimento do Supremo Tribunal do Cespe, o que me resta é aceitar.

  • Acredito que o Cespe quis dizer que ocorre essa dispensa, porque fica facultado à empresa incluir a DLPA na DMPA. De qualquer forma, é uma redação que prejudica demais quem sabe, pois não se sabe o que o cespe está qurendo dizer.

    Ademais, se não estou enganado, o Prof. Gabriel Rabelo, do Estratégia, informa em seu material que já se entende que a DMPA absorveu a DLPA.

  • Com a publicação do CPC 26 – Apresentação das demonstrações contábeis,
    podemos entender que a DMPL passa a fazer parte do conjunto completo
    de demonstrações contábeis, passando a ser obrigatória para
    praticamente todas as empresas e substituindo, de forma definitiva, a
    DLPA (este é o entendimento esposado pelo FIPECAFI – Livro Manual de
    Contabilidade Societária, 2013).

  • Gabarito CERTO

    Lei 6.404

    Art. 186 § 2º A demonstração de lucros ou prejuízos acumulados deverá indicar o montante do 

    dividendo por ação do capital social e poderá ser incluída na demonstração das 

    mutações do patrimônio líquido, se elaborada e publicada pela companhia

    Dispensa = dispensada ou dispensável. Quando o artigo diz que poderá ele quer dizer que é dispensável, logo uma opção.

  • Não concordo com o gabarito uma vez que A Demonstração das mutações do patrimônio líquido expõe as variações ocorridas, durante o exercício, em todas as contas do patrimônio líquido, inclusive na conta Lucros ou Prejuízos Acumulados, sendo mais abrangente que a - Demonstração dos lucros ou prejuízos acumulados . Não é correto afirmar que esta pode ser substituída por aquela.

    Na verdade, a Lei 6.404/76 determina que a Demonstração dos lucros ou prejuízos acumulados poderá ser incluída na Demonstração das mutações do patrimônio líquido._. Isso significa que a primeira, obrigatoriamente, deve ser apresentada, seja de forma isolada, seja como parte integrante da segunda, em uma das colunas desta.

  • A Lei n° 6.404/76 permite que a Demonstração de Lucros ou Prejuízos Acumulados seja incluída na Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido, se elaborada e publicada pela companhia.

    Com isso, correta a afirmativa.

  • Demonstração dos Lucros ou Prejuízos Acumulados – DLPA

    A elaboração da DLPA é dispensada, desde que seja elaborada a DMPL, sendo assim a DMPL é mais abrangente. Contudo, a DLPA, poderá ser incluída na DMPL;

    Sintética, resumida apenas dos lucros ou prejuízos acumulados;

    Evidencia os ajustes de exercícios anteriores que tenham resultado da retificação de erro imputável a determinado exercício anterior e que não possam ser atribuídos a fatos subsequentes.

    ➝ Apresenta o total dos dividendos por ação do capital social;

    Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido – DMPL

    ➝ DMPL pelo CPC é obrigatória e pela Legislação Societária é facultativa;

    ➝ Analítica, detalha todo o PL, tem forma sumária e coordenada, e poderá conter o resultado abrangente do período, o qual expressa mutação do PL;

    ➝ Finalidade de apresentar resumidamente TODOS os valores que alteram individualmente cada conta do PL, evidenciando aos sócios e acionistas o que aconteceu com a riqueza efetiva da empresa e com a deles também;

    Contempla TODAS as mudanças decorrentes das alterações do resultado da entidade;

    ➝ As modificações são evidenciadas em Notas Explicativas. Já os efeitos das modificações aparecem na DMPL;

    Gabarito: Certo. Outras questões: Q279313, Q39147, Q691021, Q680737, Q104234, Q581811, Q994454, Q711165, Q315013, Q976974

  • Antes de tudo, o comando da questão remete à lei das S/As! Então não se pode misturar com CPCs. Acredito, mais uma vez, que você deve imaginar o que o examinador acha. Para ele, provavelmente, como a DLPA está dentro da DMPL, seria redundância. MAS, EM NENHUMA PARTE DO TEXTO, A LEI FAZ A DISPENSA da DLPA mesmo que seja publicada a DMPL. No final das contas é melhor decorar a "jurisprudência" da banca do que perder a questão e tempo com recursos. Ainda assim, não deixa de ser revoltante.

  •  Se a empresa elaborar a DMPL, ela fica desobrigada de apresentar a DLPA separadamente (DMPL é LLLLarga, abrange a DLPA).

  • ~>DLPA pode estar contida na DMPL<~


ID
1745440
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-RN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

A respeito de demonstrações contábeis, julgue o item subsequente.

A demonstração de lucros ou prejuízos acumulados deve evidenciar os efeitos das mudanças de critérios contábeis, como acréscimos e reduções do resultado acumulado e os juros sobre o capital próprio e dividendos, como redutoras do resultado.

Alternativas
Comentários
  • O Erro dessa questão seria o " como redutoras do resultado" ??? Ajuda ae pessoal.

  • 6.404/76

    Art. 186. A demonstração de lucros ou prejuízos acumulados discriminará:


    I - o saldo do início do período, os ajustes de exercícios anteriores e a correção monetária do saldo inicial;

    II - as reversões de reservas e o lucro líquido do exercício;

    III - as transferências para reservas, os dividendos, a parcela dos lucros incorporada ao capital e o saldo ao fim do período.

    § 1º Como ajustes de exercícios anteriores serão considerados apenas os decorrentes de efeitos da mudança de critério contábil, ou da retificação de erro imputável a determinado exercício anterior, e que não possam ser atribuídos a fatos subseqüentes.

    § 2º A demonstração de lucros ou prejuízos acumulados deverá indicar o montante do dividendo por ação do capital social e poderá ser incluída na demonstração das mutações do patrimônio líquido, se elaborada e publicada pela companhia.



    Os Juros sobre Capital Próprio não são destacados na DLPA, pois é DESPESA, a demonstração que se destina a apurar o lucro ou prejuízo do exercício é a demonstração do resultado do exercício, porém esse resultado do exercício integra o chamado capital próprio e deve, pois, ser transferido para o patrimônio líquido.

    A transferência do lucro ou prejuízo do exercício se dá para conta lucro ou prejuízos acumulados do PL, vale ressaltar que a entidade, com as modificações contábeis recentes, não mais poderá reter lucros injustificadamente, portanto, a conta lucros acumulados não pode mais constar no Balanço Patrimonial, quando do fechamento da demonstração.
    Ressalve-se, contudo, que a conta prejuízos acumulados, essa sim pode subsistir ao término do exercício, diminui o PL, tendo, assim, saldo devedor.

  • Bruno Zagheti, acredito que o erro esteja no fato de que os JSCP e os dividendos não sejam redutores do resultado (encontrado na DRE) e sim distribuídos através da conta lucro acumulado. Ou seja, reduz o lucro acumulado.

  • Os Juros sobre capital Próprio (JSCP) não são destacados na Demonstração dos Lucros e Prejuízos Acumulados (DLPA). O JSCP  é considerado despesa e, portanto, é destacado na DRE.

    Como a DRE demonstra o Lucro ou prejuízo do exercício (item que compõe a DLPA), não faria sentido subtrair novamente o JSCP na DLPA.
    JSCP====>>>DESPESA (DRE)
    DIVIDENDOS====>>>DEDUÇÃO DE LUCRO
  • Juros sobre o capital próprio figura na dre não se evidenciada na dlpA, que trata-se do estudo do lucro.

  • De acordo com o professor Gabriel do Estrategia concurso

    "A assertiva erra ao afirmar que juros sobre o capital próprio e dividendos, são redutoras do resultado. A contabilização é feita a partir da conta Lucros Acumulados, conforme determina o CPC, e apesar de ainda não ter aparecido em provas, entendemos que, assim como ocorre com os dividendos, os Juros sobre o Capital Próprio devem ser evidenciados, de agora em diante, na Demonstração dos Lucros ou Prejuízos Acumulados"

  • Contribuindo... 

    Além do erro sobre redutoras de resultado, os dividendos são demostrados na DMPL ou/e em Notas Explicativas.

     

    (Q486364) Ano: 2015 Banca: CESGRANRIO Órgão: Petrobras Prova: Profissional Júnior - Ciências Contábeis. (Adaptada)

    Nos termos do Pronunciamento Técnico CPC26 (R1), aprovado pela Deliberação CVM n° 676/2011, o montante de dividendos reconhecidos como distribuição aos proprietários durante o período, e o respectivo montante dos dividendos por ação devem ser apresentados pela entidade na demonstração das mutações do patrimônio líquido ou nas notas explicativas. (C)

     

  • A questão que o Amóis trouxe versa sobre ato normativo da CVM (o que me faz pensar em companhias / sociedades de capital aberto). A Lei das SAs (que abarca as fechadas e as abertas) assim determina:

    Lei 6.404: 

    Art. 186. A demonstração de lucros ou prejuízos acumulados discriminará: 

    III - as transferências para reservas, os dividendos, a parcela dos lucros incorporada ao capital e o saldo ao fim do período. 

    § 2º A demonstração de lucros ou prejuízos acumulados deverá indicar o montante do dividendo por ação do capital social e poderá ser incluída na demonstração das mutações do patrimônio líquidose elaborada e publicada pela companhia.

    Os dividendos não constaram necessariamente na DMPL. Eles estarão na DLPA e, tão somente se a DLPA constar na DMPL é que os dividendos, consequentemente, constarão na DMPL.

    Os dividendos são uma conta redutora do Patrimônio líquido, não são contas redutoras do resultado - se distribuídos antecipadamente. Do contrário, ficam na conta caixa e compõe o ativo.

  • A Demonstração de Lucros e Prejuízos Acumulados deverá indicar o montante do dividendo por ação do capital social e poderá ser incluída na Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido, se elaborada e publicada pela Companhia.

  • MODELO DE DEMONSTRAÇÃO DE LUCROS E PREJUÍZOS ACUMULADOS:

    1. Saldo do início do período

    2. Ajuste de exercícios anteriores (+ ou -)

    3. Correção monetária do saldo inicial ( + )

    4. Saldo ajustado e corrigido

    5. Lucro ou prejuízo do exercício (+ ou - )

    6. Reversão de reservas ( + )

    7. Saldo à disposição 

    8. Destinação do exercício Reserva Legal Reserva Estatutária Reserva para Contingência Outras Reservas Dividendos obrigatórios

    9. Saldo do fim do exercício.

  • Como o próprio nome sugere, esta demonstração evidencia as alterações ocorridas na conta Lucros ou Prejuízos Acumulados. Seu principal objetivo é evidenciar a distribuição do resultado do exercício.

    Segundo a Lei n° 6.404/76:

    Art. 186. A demonstração de lucros ou prejuízos acumulados discriminará:

    I - o saldo do início do período, os ajustes de exercícios anteriores e a correção monetária do saldo inicial;

    II - as reversões de reservas e o lucro líquido do exercício;

    III - as transferências para reservas, os dividendos, a parcela dos lucros incorporada ao capital e o saldo ao fim do período.

    § 1º Como ajustes de exercícios anteriores serão considerados apenas os decorrentes de efeitos da mudança de critério contábil, ou da retificação de erro imputável a determinado exercício anterior, e que não possam ser atribuídos a fatos subseqüentes.

    § 2º A demonstração de lucros ou prejuízos acumulados deverá indicar o montante do dividendo por ação do capital social e poderá ser incluída na demonstração das mutações do patrimônio líquido, se elaborada e publicada pela companhia.

    A parte final da afirmativa está incorreta, pois os Juros sobre o Capital Próprio são considerados como despesa, reduzindo o resultado, ao passo que os Dividendos são considerados como distribuição do lucro, não tendo influência no resultado do período. 

  • Questão desatualizada, tendo em vista a mudança do ICPC 08. Hoje o juros sobre o capital próprio é lançado analogamente ao dividendo.

  • Em 23/04/20 às 20:28, você respondeu a opção C.

    !

    Você errou!Em 23/04/20 às 14:48, você respondeu a opção C.

    !

    Você errou!Em 28/11/19 às 17:11, você respondeu a opção C.

    !

    Você errou!Em 29/08/19 às 15:15, você respondeu a opção C.

    !

    Você errou!

    Falo nada rsrsrs

  • Errado

    A demonstração de lucros ou prejuízos acumulados deverá discriminar:

     

    1. o saldo do início do período e os ajustes de exercícios anteriores;

    2. as reversões de reservas e o lucro líquido do exercício; e

    3. as transferências para reservas, os dividendos, a parcela dos lucros incorporada ao capital e o saldo ao fim do período.

  • Sobre a Demonstração de Lucros ou Prejuízos Acumulados, a Lei 6.404/76, dispõe:

     

    Perceba que ao estabelecer os itens a serem discriminados pela DLPA, a lei não faz qualquer menção aos juros sobre capital próprio. Este juros deve ser debitado ao resultado do exercício como despesa financeira e, portanto, será evidenciado na Demonstração do Resultado do Exercício (DRE). 

     

  • Fala concurseiro! Se seu problema é redação, então o Projeto Desesperados é a Solução. O curso é completo com temas, esqueleto, redações prontas, resumos em áudio, entre outras vantagens. Link: https://go.hotmart.com/A51646229K  
  • A modificação de métodos ou critérios contábeis poderá ter ou não efeitos relevantes e, também, poderá influenciar ou não a apuração do lucro líquido do exercício. A modificação de métodos ou critérios contábeis afetar a apuração do lucro líquido do exercício, o efeito correspondente deverá ser lançado, conforme o caso, a débito ou a crédito da conta de "Lucros ou Prejuízos Acumulados".

  • ERRADO

    Os juros sobre capital próprio não é evidenciado na DLPA, mas sim na DRE, como DESPESA FINANCEIRA.


ID
1762072
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Telebras
Ano
2015
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

No que se refere à elaboração de diversas demonstrações contábeis, julgue o item a seguir.

Uma empresa que tenha, em exercícios anteriores, mudado seu critério de avaliação de estoques de PEPS para média ponderada móvel, e não tenha reconhecido o efeito dessa mudança nos respectivos exercícios, deve reconhecê-lo na demonstração de lucros ou prejuízos acumulados (DLPA).

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: CERTO:


    Art. 186. § 1º Como ajustes de exercícios anteriores serão considerados apenas os decorrentes de efeitos da mudança de critério contábil, ou da retificação de erro imputável a determinado exercício anterior, e que não possam ser atribuídos a fatos subsequentes. 

    + INFORMAÇÕES: CPC 26

  • CERTO

    A demonstração de lucros ou prejuízos acumulados deverá discriminar:

    1. o saldo do início do período e os ajustes de exercícios anteriores;

    2. as reversões de reservas e o lucro líquido do exercício; e

    3. as transferências para reservas, os dividendos, a parcela dos lucros incorporada ao capital e o saldo ao fim do período.


  • Tradicional ajuste de exercícios anteriores

  • Segundo o art. 186 da Lei n° 6.404/76, a demonstração de lucros ou prejuízos acumulados discriminará:

    I – o saldo do início do período, os ajustes de exercícios anteriores e a correção monetária do saldo inicial;

    II – as reversões de reservas e o lucro líquido do exercício;

    III – as transferências para reservas, os dividendos, a parcela dos lucros incorporada ao capital e o saldo ao fim do período.

    § 1º Como ajustes de exercícios anteriores serão considerados apenas os decorrentes de efeitos da mudança de critério contábil, ou da retificação de erro imputável a determinado exercício anterior, e que não possam ser atribuídos a fatos subseqüentes.

    § 2º A demonstração de lucros ou prejuízos acumulados deverá indicar o montante do dividendo por ação do capital social e poderá ser incluída na demonstração das mutações do patrimônio líquido, se elaborada e publicada pela companhia.

    Com isso, correta a afirmativa.

  • GABARITO CORRETO!

    .

    .

    Demonstração de Lucros ou Prejuízos Acumulados

    § 1º Como ajustes de exercícios anteriores serão considerados apenas os decorrentes de efeitos da mudança de critério contábil, ou da retificação de erro imputável a determinado exercício anterior, e que não possam ser atribuídos a fatos subsequentes.

  • Fala concurseiro! Se seu problema é redação, então o Projeto Desesperados é a Solução. O curso é completo com temas, esqueleto, redações prontas, resumos em áudio, entre outras vantagens. Link: https://go.hotmart.com/A51646229K  
  • A questão é sobre a Demonstração de Lucros e Prejuízos Acumulados (DLPA) e que está descrita na Lei n.º 6.404/76.

    A mudança de critério de avaliação de estoques de PEPS para média ponderada móvel é considerada como ajustes de exercícios anteriores. Então, caso a entidade não tenha reconhecido o efeito dessa mudança nos respectivos exercícios, deve reconhecê-lo na demonstração de lucros ou prejuízos acumulados (DLPA).

    A Lei n.º 6.404/76 nos traz que:

    “Art. 186. A demonstração de lucros ou prejuízos acumulados discriminará:

    I - o saldo do início do período, os ajustes de exercícios anteriores e a correção monetária do saldo inicial;

    II - as reversões de reservas e o lucro líquido do exercício;

    III - as transferências para reservas, os dividendos, a parcela dos lucros incorporada ao capital e o saldo ao fim do período.

    § 1º Como ajustes de exercícios anteriores serão considerados apenas os decorrentes de efeitos da mudança de critério contábil, ou da retificação de erro imputável a determinado exercício anterior, e que não possam ser atribuídos a fatos subsequentes."


    Fonte:

    Lei n.º 6.404/76.


    Gabarito do Professor: CERTO.
  • DLPA registra mudança dos CRITÉRIOS CONTÁBEIS :

    • POLÍTICAS CONTÁBEIS
    • ESTIMATIVAS CONTÁBEIS

ID
1859860
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Recife - PE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Em relação à Demonstração dos Lucros ou Prejuízos Acumulados, assinale a afirmativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra E

    A) Errado, a DLPA poderá ser incluída na demonstração das mutações do patrimônio líquido (DMPL).

    B) Errado, já era obrigatória mesmo antes da lei 11.638/07, só consultar o art. 176 da lei 6.404 e ve que não há alterações no seu inciso, por outro lado, a lei 11.638/07 estabeleceu como obrigatórias as desmontrações de fluxo de caixa (DFC) e, se companhia aberta, demonstração do valor adicionado (DVA).

    C) rt. 186 § 1º Como ajustes de exercícios anteriores serão considerados apenas os decorrentes de efeitos da mudança de critério contábil, ou da retificação de erro imputável a determinado exercício anterior, e que não possam ser atribuídos a fatos subseqüentes

    D) Errado, os ajustes referem-se a erros do exercício anterior.

    E) CERTO: lei 6404 Art. 186 § 2º A demonstração de lucros ou prejuízos acumulados deverá indicar o montante do dividendo por ação do capital social e poderá ser incluída na demonstração das mutações do patrimônio líquido, se elaborada e publicada pela companhia

    bons estudos

  • Gabarito E

     

    DLPA indica o Dividendo po Ação do capital social

  • Segundo o artigo 186 da Lei n° 6.404/76, a demonstração de lucros ou prejuízos acumulados discriminará:

    I – o saldo do início do período, os ajustes de exercícios anteriores e a correção monetária do saldo inicial;

    II – as reversões de reservas e o lucro líquido do exercício;

    III – as transferências para reservas, os dividendos, a parcela dos lucros incorporada ao capital e o saldo ao fim do período.

    § 1º Como ajustes de exercícios anteriores serão considerados apenas os decorrentes de efeitos da mudança de critério contábil, ou da retificação de erro imputável a determinado exercício anterior, e que não possam ser atribuídos a fatos subseqüentes.

    § 2º A demonstração de lucros ou prejuízos acumulados deverá indicar o montante do dividendo por ação do capital social e poderá ser incluída na demonstração das mutações do patrimônio líquido, se elaborada e publicada pela companhia.

    Assim, correta a alternativa E.


ID
1866013
Banca
NC-UFPR
Órgão
COPEL
Ano
2016
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

De acordo com a Comissão de Valores Mobiliários, a Demonstração dos Lucros ou Prejuízos Acumulados pode ser substituída pela:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra D

    Lei 6.404

    Art. 186 § 2º A demonstração de lucros ou prejuízos acumulados deverá indicar o montante do dividendo por ação do capital social e poderá ser incluída na demonstração das mutações do patrimônio líquido, se elaborada e publicada pela companhia

    bons estudos

  • MNEMÔNICO:

    lembrar a ordem alfabética, ou seja:

    dmpl cabe em dlpa ou dlpa cabe em dmpl?????????

    ----> Resposta: ordem alfabética: a,b,c,d,e,f,g,h,i,k,L,M...

    quem aparece primeiro é o "L", logo, é o primeiro que cabe no segundo.... é só desenhar a flecha:

    dLpa ------> dMpl

    bons estudos!

  • A questão versa sobre os componentes da Demonstração de Lucros ou Prejuízos Acumulados (DLPA).

    Previsão legal:

    Segundo o art. 186, § 2º, da Lei 6.404/76, "A demonstração de lucros ou prejuízos acumulados [...] poderá ser incluída na demonstração das mutações do patrimônio líquido, se elaborada e publicada pela companhia".

    É necessário destacar que a demonstração obrigatória, segundo a lei das SA, é a DLPA. Todavia, a DMPL é obrigatória segundo o CPC 26. Para o FIPECAFI, no livro Manual de Contabilidade Societária, considera-se que, a partir da edição do Pronunciamento Contábil, a DMPL passa a ser obrigatória a todos os tipos societários.

    A DLPA demonstra as movimentações da conta lucros ou prejuízos acumulados.

    ⟹ Resolução: por fim, a DLPA pode ser substituída pela DMPL.

    Gabarito: Letra D.


ID
1891948
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Uma companhia de capital fechado, quando do encerramento do seu exercício social, apresentou, em reais, as seguintes informações pertinentes a esse mesmo exercício:


              Dividendos a pagar                                                171.000,00

              Imposto de renda a pagar                                      160.000,00

              Lucro antes do imposto de renda                           500.000,00

              Participações (Empregados e Administradores)       40.000,00 

              Reserva legal                                                            15.000,00


Considerando-se as informações apresentadas pela companhia e as normas contábeis vigentes para elaboração das demonstrações contábeis, verifica-se que o valor, em reais, transferido para a conta de Lucros Acumulados (inclusa na Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido ou na Demonstração do Lucro ou Prejuízo Acumulado), para a sua devida distribuição, nos termos da Lei, é de

Alternativas
Comentários
  • O valor solicitado na questão é o Lucro Líquido do Exercício. Segue os valores que devem figurar na DRE:

    Lucro antes do imposto de renda                           500.000,00             

    Participações (Empregados e Administradores)       (40.000,00)

    Imposto de renda a pagar                                      (160.000,00) => O correto seria PROVISÃO PARA IMPOSTO DE RENDA OU DESPESA                                                                                                    C/ IMPOSTO DE RENDA

    Lucro Líquido do Exercício..................................300.000,00

    Os valores referentes a Reserva Legal e Dividendos a Pagar são extraídos da Conta Lucros Acumulados.

    Gabarito: C

     

     

  • Ao meu ver, 'Imposto de Renda a Pagar' é uma conta de Passivo.

    A banca utilizou-se dessa nomeclatura onde deveria ter usado 'Provisão para IR' ou 'Despesa com IR'.

    Entretanto, se não utilizarmos o valor de 'Imposto de Renda a Pagar' dado pela banca, não teremos opção para ser marcada.

    Dessa forma, o gabarito fica sendo mesmo a letra C.

    Os cálculos já foram apresentados pelo colega Maiquito Nascimento.

     

  • Questão mal formulada, dando como gabarito algo totalmente contrario aquilo que ja vi.. No caso esse Imposto a pagar ficou muito estranho, porém fui nela já que não tinha outra alternativa.


ID
1894450
Banca
MGA
Órgão
TCE-CE
Ano
2015
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

As demonstrações contábeis proporcionam aos seus usuários informações úteis a respeito da situação patrimonial e financeira da entidade, bem como do desempenho e fluxos de caixa. Essas informações, somadas a outras, possibilitam avaliações e tomada de decisões. As alternativas abaixo apresenta demonstrações contábeis que estão incluídas no conjunto completo de demonstrações contábeis requeridas pelas Normas Brasileiras de Contabilidade, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra A

    CPC 26 Apresentação das Demonstrações Contábeis

     

    10. O conjunto completo de demonstrações contábeis inclui:

    (a) balanço patrimonial ao final do período;

    (b1) demonstração do resultado do período;

    (b2) demonstração do resultado abrangente do período;

    (c) demonstração das mutações do patrimônio líquido do período;

    (d) demonstração dos fluxos de caixa do período;

    (e) notas explicativas, compreendendo um resumo das políticas contábeis significativas e outras informações elucidativas;

    (ea) informações comparativas com o período anterior, conforme especificado nos itens 38 e 38A; (Incluída pela Revisão CPC 03)

    (f) balanço patrimonial do início do período mais antigo, comparativamente apresentado, quando a entidade aplicar uma política contábil retrospectivamente ou proceder à reapresentação retrospectiva de itens das demonstrações contábeis, ou quando proceder à reclassificação de itens de suas demonstrações contábeis de acordo com os itens 40A a 40D; e (Alterada pela Revisão CPC 03)

    (g) demonstração do valor adicionado do período, conforme Pronunciamento Técnico CPC 09, se exigido legalmente ou por algum órgão regulador ou mesmo se apresentada voluntariamente.


    bons estudos


ID
1917010
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Complementar
Ano
2012
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Qual é a demonstração contábil que evidencia o desempenho de uma determinada entidade no exercício?

Alternativas
Comentários
  • (B)

    A DRE objetiva evidenciar a situação econômica da entidade, medindo o desempenho da entidade. Em outras palavras, pode-se afirmar que a DRE procura evidenciar a composição do resultado gerado (lucro ou prejuízo) em um determinado período (geralmente um ano) a partir das operações da entidade.


ID
1929700
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-SC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

No que se refere aos livros de escrituração e às previsões legais relativas às demonstrações contábeis, julgue o item a seguir.

Na demonstração de lucros ou prejuízos acumulados de determinado exercício, evidenciam-se os ajustes de exercícios anteriores provocados por fatos subsequentes.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito ERRADO

    Lei 6.404:

            Art. 186. A demonstração de lucros ou prejuízos acumulados discriminará:

            I - o saldo do início do período, os ajustes de exercícios anteriores e a correção monetária do saldo inicial;

            II - as reversões de reservas e o lucro líquido do exercício;

            III - as transferências para reservas, os dividendos, a parcela dos lucros incorporada ao capital e o saldo ao fim do período.
     

    § 1º Como ajustes de exercícios anteriores serão considerados apenas os decorrentes de efeitos da mudança de critério contábil, ou da retificação de erro imputável a determinado exercício anterior, e que não possam ser atribuídos a fatos subseqüentes.

    bons estudos

  • CONTABILIDADE É TÃO RUIM, MAIS TÃO RUIM QUE TEM APENAS O COMENTARIO DA LENDA RENATO.

    ESSE TREM É MAIS CHATO QUE SOGRA PASSAR UM MÊS NA CASA DA GENTE

  • Acrescentando conhecimento!

    DLPA

     

    A DLPA informa quais foram as mutações realizadas na conta de Lucros ou Prejuízos Acumulados durante o exercício social.

    (...) Outra menção importante é aos Ajustes de Períodos de Apuração Anteriores, que decorrem da mudança de critério contábil ou da retificação de erro imputável a determinado exerício anterior, e que não podem ser atribuídos a fatos subsequentes. Esses ajustes podem decorrer de erro ocasionado por omissão de lançamentos de Receita ou Despesa de períodos anteriores. Segundo o princípio de Competência de Exercícios, tais valores não poderão ser contabilizados como receita ou despesa do atual exercício, motivo pelo qual deverão ser lançados, positiva ou negativamente, como ajustes de períodos anteriores, diretamente na conta Lucros ou Prejuízos Acumulados (PL).

     

    CASO PRÁTICO

    1) Despesas do período anterior, não contabilizadas na época oportuna, no valor de R$ 5.000,00.

     

    D - Lucros ou Prejuízos Acumulados (*)

    C - Caixa ou Bancos                                 5.000,00

     

    2) Receitas do período anterior, no valor de R$ 10.000,00, não contabilizadas na época oportuna.

     

    IRPJ incidente (alíquota de 15%) = R$ 1.500,00 (15% x R$ 10.000,00).

     

    D - Disponível                                                   10.000,00

    C - Lucros ou Prejuízos Acumulados (**)    8.500,00

    C - Provisão para o IRPJ                                 1.500,00

     

    (*) Ajustes devedores de períodos anteriores

    (**) Ajustes credores de período de apuração anteriores.

     

    (Paulo Viceconti, Contabilidade Básica, pg. 398)

  • Como que ajustes de exercícios anteriores podem ser provocados por eventos subsequentes?

    Eu amo essas questões!

  • Segundo o art. 186 da Lei n° 6.404/76, a demonstração de lucros ou prejuízos acumulados discriminará:

    I - o saldo do início do período, os ajustes de exercícios anteriores e a correção monetária do saldo inicial;

    II - as reversões de reservas e o lucro líquido do exercício;

    III - as transferências para reservas, os dividendos, a parcela dos lucros incorporada ao capital e o saldo ao fim do período.

    § 1º Como ajustes de exercícios anteriores serão considerados apenas os decorrentes de efeitos da mudança de critério contábil, ou da retificação de erro imputável a determinado exercício anterior, e que não possam ser atribuídos a fatos subseqüentes.

    § 2º A demonstração de lucros ou prejuízos acumulados deverá indicar o montante do dividendo por ação do capital social e poderá ser incluída na demonstração das mutações do patrimônio líquido, se elaborada e publicada pela companhia.

    Com isso, incorreta a afirmativa.

  • Braz Silva, são fatos subsequentes aos ajustes e não subsequentes do dia de hoje

  • O ajuste de exercícios anteriores ocorrerá pelo reconhecimento decorrente de efeitos da mudança de política contábil ou da retificação de erro imputável a determinado exercício anterior e que NÃO POSSA SER ATRIBUIDO A FATOS SUBSEQUENTES

  • Fala concurseiro! Se seu problema é redação, então o Projeto Desesperados é a Solução. O curso é completo com temas, esqueleto, redações prontas, resumos em áudio, entre outras vantagens. Link: https://go.hotmart.com/A51646229K  
  • Outra questão na mesma pegada:

    Q691021 A demonstração de lucros ou prejuízos acumulados (DLPA) evidencia os ajustes de exercícios anteriores que tenham resultado da retificação de erro imputável a determinado exercício anterior e que não possam ser atribuídos a fatos subsequentes. [certo]

    Lei 6404/76, Art. 186. A demonstração de lucros ou prejuízos acumulados discriminará

    • I – O saldo do início do período, os ajustes de exercícios anteriores e a correção monetária do saldo inicial; 
    • II - As reversões de reservas e o lucro líquido do exercício; 
    • III - As transferências para reservas, os dividendos, a parcela dos lucros incorporada ao capital e o saldo ao fim do período. 
    • § 1º Como ajustes de exercícios anteriores serão considerados apenas os decorrentes de efeitos da mudança de critério contábilou da retificação de erro imputável a determinado exercício anterior, e que NÃO possam ser atribuídos a fatos subsequentes. 
  • Ajustes de exercícios anteriores decorrem de mudança no critério contábil ou erro imputável de exercício anterior.

  • (ERRADO)

    Questão de RLM. rsrs

    evidenciam-se os ajustes de exercícios anteriores provocados por fatos subsequentes ??? (Não faz sentido)

    (CERTO) evidencia os ajustes de exercícios anteriores que tenham resultado da retificação de erro imputável a determinado exercício anterior


ID
1931113
Banca
IADES
Órgão
CRC-MG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

A redação do art. 178, da Lei n° 6.404/1976, alterada pela Lei n° 11.941/2009, ao tratar do grupo de contas do Patrimônio Líquido, faz referência à conta Prejuízos Acumulados e não mais à conta Lucros ou Prejuízos Acumulados, como constava no texto original. A esse respeito, é correto afirmar que a Demonstração dos Lucros ou Prejuízos Acumulados (DLPA)

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra D

    A) é obrigatória para todas as companhias, conforme o artigo 176 da lei 6.404

    B) é obrigatória para todas as companhias, conforme o artigo 176 da lei 6.404

    C) Art. 186  § 2º A demonstração de lucros ou prejuízos acumulados deverá indicar o montante do dividendo por ação do capital social e PODERÁ ser incluída na demonstração das mutações do patrimônio líquido, se elaborada e publicada pela companhia

    D) CERTO:  Art. 186. A demonstração de lucros ou prejuízos acumulados discriminará
    III - as transferências para reservas, os dividendos, a parcela dos lucros incorporada ao capital e o saldo ao fim do período

    E) Art. 186. A demonstração de lucros ou prejuízos acumulados discriminará
    II - as reversões de reservas e o lucro líquido do exercício

    bons estudos


ID
1964779
Banca
Aeronáutica
Órgão
EEAR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Relacione as colunas, considerando os conceitos das demonstrações financeiras e, em seguida, assinale a alternativa que contém a sequência correta.

1 – Balanço Patrimonial

2 – Demonstração do Valor Adicionado

3 – Demonstração do Resultado do Exercício

4 – Demonstração de Lucros ou Prejuízos Acumulados


( ) Evidencia o patrimônio da empresa resumidamente, quantitativa e qualitativamente.

( ) Tem por fim demonstrar o quanto de riqueza foi gerada pela empresa e como essa riqueza foi distribuída.

( ) Tem por finalidade evidenciar as reversões de reservas, o lucro líquido do exercício e a sua destinação.

( ) Evidencia o lucro ou prejuízo obtido pela empresa no desempenho de suas atividades durante um determinado período.

Alternativas
Comentários
  • (1) Evidencia o patrimônio da empresa resumidamente, quantitativa e qualitativamente.

    (2) Tem por fim demonstrar o quanto de riqueza foi gerada pela empresa e como essa riqueza foi distribuída.

    (4) Tem por finalidade evidenciar as reversões de reservas, o lucro líquido do exercício e a sua destinação.

    (3) Evidencia o lucro ou prejuízo obtido pela empresa no desempenho de suas atividades durante um determinado período.

    Alternativa A


ID
1970128
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
Prefeitura de Bom Jesus - PI
Ano
2015
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

As alterações na Lei 6.404/1976 estabeleceram um processo de harmonização representado pelas leis 11.638/07 e 11.941/09. Neste sentido, analise os itens a seguir e marque a opção CORRETA.
I. As demonstrações contábeis devem especificar sua natureza, a data e/ou o período da entidade a que se referem, cujo grau de revelação deve propiciar o suficiente entendimento do que cumpre demonstrar, inclusive com o uso de notas explicativas;
II. O Balanço Patrimonial revela, de forma estática, as contas patrimoniais da empresa que possui como característica mercantil ou comercial;
III. Segundo a Lei n° 6.404/76, revogada pela Lei 11.638/07; Art.176: Ao fim de cada exercício social, a diretoria fará elaborar, com base na escrituração mercantil da companhia, as seguintes demonstrações financeiras, que deverão exprimir com clareza a situação do patrimônio da companhia e as mutações ocorridas no exercício: BP - Balanço Patrimonial; DRE - Demonstração do Resultado do Exercício; DLPA (DMPL para Cia. Aberta) Demonstração dos Lucros ou Prejuízos Acumulados; DOAR (revogada) pela DFC (Lei 11638/07) – Demonstração do Fluxo de Caixa, se Cia. Aberta, DVA (Lei 11638/07) – Demonstração do Valor Adicionado;
IV. Com as alterações fornecidas pela Lei 11.638/07; para o passivo, foi criado o grupo Passivo NãoCirculante, composto pelos Passivo Exigível a Longo Prazo e pelas Aplicações de Liquidez Imediata. Foi extinto o grupo Resultados de Exercícios Futuros. Agora, o Passivo é composto por três grupos principais: Passivo Circulante, Passivo Năo-Circulante e Patrimônio Líquido. O Passivo Circulante e o Patrimônio Líquido năo mudaram;
V. Conforme a legislação, em substituição à Demonstração de Lucros e Prejuízos Acumulados, as empresas podem elaborar a Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido. A Demonstração do Valor Adicionado é obrigatória somente para as sociedades Anônimas de Capital Aberto.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra A

    O erro está em negrito: Com as alterações fornecidas pela Lei 11.638/07; para o passivo, foi criado o grupo Passivo NãoCirculante, composto pelos Passivo Exigível a Longo Prazo e pelas Aplicações de Liquidez Imediata. Foi extinto o grupo Resultados de Exercícios Futuros. Agora, o Passivo é composto por três grupos principais: Passivo Circulante, Passivo Năo-Circulante e Patrimônio Líquido. O Passivo Circulante e o Patrimônio Líquido năo mudaram

    Essas aplicações são classificadas no AC do balanço.

    bons estudos

  • A alternativa III está errada, pois a Lei n° 6.404/76 não foi revogada pela Lei 11.638/07

  • III - ... "DLPA (DMPL para Cia. Aberta) Demonstração dos Lucros ou Prejuízos Acumulados"
    Segundo a lei, CLPA para Cia. Aberto, NÂO DMPL para Cia. Aberta.

    Isso não faria o Iten III ser incorreto?

  • Lei 6404 revogada? 

  • Item IV, no passivo tem-se as origens dos recursos e não as aplicações.


ID
2042218
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Com base na legislação societária e nos pronunciamentos do Comitê de Pronunciamentos Contábeis, julgue o item subsequente, a respeito das demonstrações contábeis.

De acordo com a legislação societária, a demonstração de lucros ou prejuízos acumulados (DLPA) pode ser apresentada como demonstração autônoma ou como parte da demonstração de mutações do patrimônio líquido (DMPL).

Alternativas
Comentários
  • Gabarito CERTO

    Lei 6;404
    Art. 186 § 2º A demonstração de lucros ou prejuízos acumulados deverá indicar o montante do dividendo por ação do capital social e poderá ser incluída na demonstração das mutações do patrimônio líquido, se elaborada e publicada pela companhia

    bons estudos

  • A Demonstração de Lucros ou Prejuízos Acumulados poderá ser incluída na Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido, se elaborada e publicada pela companhia.

    Com isso, correta a afirmativa.

  • Só para enriquecer sobre DLPA:

    Evidencia os dividendos por ação;

    Elaborada após a DRE;

    Pode ser incluída na DMPL

  • A banca é "soberana", mas penso que se a DLPA é obrigatória nos termos da Lei 6404/76, o termo "deve" no enunciado da assertiva, maculou a questão, para mim, insisto, "deveria" ser errado.

    Vida que segue...

    Bons estudos.

  • A DLPA poderá ser incluída na DMPL;

    A DMPL é facultativa, no caso da DLPA é obrigatória.


ID
2073070
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

No que se refere às principais demonstrações contábeis previstas em lei, julgue o item que se segue.

A demonstração de lucros ou prejuízos acumulados (DLPA) evidencia os ajustes de exercícios anteriores que tenham resultado da retificação de erro imputável a determinado exercício anterior e que não possam ser atribuídos a fatos subsequentes.

Alternativas
Comentários
  •                                                                       DLPA

      

    Lei 6404/76

    Art. 186 § 1º Como ajustes de exercícios anteriores serão considerados apenas os decorrentes de efeitos da mudança de critério contábil, ou da retificação de erro imputável a determinado exercício anterior, e que não possam ser atribuídos a fatos subseqüentes.

    GAB. CORRETO

  • Lei 6404/76

    Art. 186 (DLPA) § 1º Como ajustes de exercícios anteriores serão considerados apenas os decorrentes de efeitos da mudança de critério contábil, ou da retificação de erro imputável a determinado exercício anterior, e que não possam ser atribuídos a fatos subseqüentes.

  • Vamos aproveitar para verificar as disposições da Lei n° 6.404/76 sobre a Demonstração dos Lucros ou Prejuízos Acumulados.

    Art. 186. A demonstração de lucros ou prejuízos acumulados discriminará:

    I - o saldo do início do período, os ajustes de exercícios anteriores e a correção monetária do saldo inicial;

    II - as reversões de reservas e o lucro líquido do exercício;

    III - as transferências para reservas, os dividendos, a parcela dos lucros incorporada ao capital e o saldo ao fim do período.

    § 1º Como ajustes de exercícios anteriores serão considerados apenas os decorrentes de efeitos da mudança de critério contábil, ou da retificação de erro imputável a determinado exercício anterior, e que não possam ser atribuídos a fatos subseqüentes.

    § 2º A demonstração de lucros ou prejuízos acumulados deverá indicar o montante do dividendo por ação do capital social e poderá ser incluída na demonstração das mutações do patrimônio líquido, se elaborada e publicada pela companhia.

    Com isso, correta a afirmativa.

  • não tem professor de contabilidade no QC, nenhuma questões comentadas

  • Fala concurseiro! Se seu problema é redação, então o Projeto Desesperados é a Solução. O curso é completo com temas, esqueleto, redações prontas, resumos em áudio, entre outras vantagens. Link: https://go.hotmart.com/A51646229K  
  • DLPA

    Lei 6404/76, Art. 186. A demonstração de lucros ou prejuízos acumulados discriminará

    I – O saldo do início do período, os ajustes de exercícios anteriores e a correção monetária do saldo inicial; 

    II - As reversões de reservas e o lucro líquido do exercício; 

    III - As transferências para reservas, os dividendos, a parcela dos lucros incorporada ao capital e o saldo ao fim do período. 

    § 1º Como ajustes de exercícios anteriores serão considerados apenas os decorrentes de efeitos da mudança de critério contábilou da retificação de erro imputável a determinado exercício anterior, e que NÃO possam ser atribuídos a fatos subsequentes. 

    Analisando por partes: 

    1) Decorrentes de efeitos da mudança de critério contábil

    (CESPE/TCE-RJ/2021) Os ajustes de exercícios anteriores derivados de efeitos de mudança de critério contábil são eventos que NÃO devem compor a demonstração de lucros ou prejuízos acumulados. (ERRADO) 

    2) Retificação de erro imputável a determinado exercício anterior

    (CESPE/TCE-PA/2016) A demonstração de lucros ou prejuízos acumulados (DLPA) evidencia os ajustes de exercícios anteriores que tenham resultado da retificação de erro imputável a determinado exercício anterior e que NÃO possam ser atribuídos a fatos subsequentes.(CERTO

    OBS: Que NÃO possam ser atribuídos a fatos subsequentes

    (CESPE/EBSERH/2018) Ajustes de exercícios anteriores afetam a demonstração de lucros ou prejuízos acumulados, desde que sejam derivados de fatos subsequentes.(ERRADO

    (CESPE/TCE-SC/2016) Na demonstração de lucros ou prejuízos acumulados de determinado exercício, evidenciam-se os ajustes de exercícios anteriores provocados por fatos subsequentes. (ERRADO

    Resumindo

    (CESPE/CGE-PI/2015) Os ajustes de exercícios anteriores devem ser evidenciados na demonstração de lucros ou prejuízos acumulados quando motivados por mudança de critério contábil ou por retificação de erro atribuível a um exercício anterior, e NÃO puderem ser atribuídos a fatos subsequentes.(CERTO

    § 2º A demonstração de lucros ou prejuízos acumulados deverá indicar o montante do dividendo por ação do capital social e poderá ser incluída na demonstração das mutações do patrimônio líquido, se elaborada e publicada pela companhia. 

    (CESPE/TRT 21ª/2010) Se uma empresa elaborar e publicar a demonstração das mutações do patrimônio líquidopode incluir nesse documento a demonstração de lucros e prejuízos acumulados.(CERTO

    (CESPE/TCE-PA/2016) De acordo com a legislação societária, a demonstração de lucros ou prejuízos acumulados (DLPApode ser apresentada como demonstração autônoma ou como parte da demonstração de mutações do patrimônio líquido (DMPL).(CERTO

    Fonte: Todo mérito ao Mauro(mito do qc), que esquematizou esse excelente resumo e compartilhou conosco.


ID
2094361
Banca
IF Sul Rio-Grandense
Órgão
IF Sul Rio-Grandense
Ano
2016
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Com base nas disposições do Artigo 186 da Lei 6404/76, a Demonstração de Lucro ou Prejuízos Acumulados discriminará

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra C

    Lei 6404

    Art. 186. A demonstração de lucros ou prejuízos acumulados discriminará:

            I - o saldo do início do período, os ajustes de exercícios anteriores e a correção monetária do saldo inicial;

            II - as reversões de reservas e o lucro líquido do exercício;

            III - as transferências para reservas, os dividendos, a parcela dos lucros incorporada ao capital e o saldo ao fim do período.


    bons estudos


ID
2119243
Banca
IBFC
Órgão
SES-PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Assinale a alternativa que completa correta e respectivamente as lacunas.

A _________________________________ expõe as variações ocorridas, durante o exercício, em todas as contas do patrimônio líquido, inclusive na conta Lucros ou Prejuízos Acumulados, sendo mais abrangente que a ________________________________ . Não é correto afirmar que esta pode ser substituída por aquela.

Na verdade, a Lei 6.404/76 determina que a ____________________________ poderá ser incluída na ________________________________________. Isso significa que a primeira, obrigatoriamente, deve ser apresentada, seja de forma isolada, seja como parte integrante da segunda, em uma das colunas desta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra A
     

    A DMPL expõe as variações ocorridas durante o exercício, em todas as contas do patrimônio líquido, inclusive na conta Lucros ou Prejuízos Acumulados, sendo mais abrangente que a Demonstração dos Lucros ou Prejuízos Acumulados (DLPA). Além disso, a DMPL deve indicar o montante do dividendo por ação do capital social, discriminando a parcela de dividendo das ações ordinárias e preferenciais, inclusive por classe de ações, se for o caso. O dividendo é a par- cela do lucro a ser paga aos acionistas. No caso do lucro ou prejuízo líquido, é expresso na DRE.


    Lei 6;404 Art. 186§ 2º A demonstração de lucros ou prejuízos acumulados deverá indicar o montante do dividendo por ação do capital social e poderá ser incluída na demonstração das mutações do patrimônio líquido, se elaborada e publicada pela companhia

    bons estudos


ID
2161867
Banca
Marinha
Órgão
CAP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

O lucro ou prejuízo de um exercício está na dependência do confronto das contas

Alternativas
Comentários
  • Até faz sentido seu comentário, os relacionamento são abstratos sim, mas, as entidades podem representar tanto coisas concretas (pessoas, produtos) como coisas abstratas (vendas)


ID
2202292
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
UFPB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Com base na legislação societária, as companhias abertas são obrigadas a elaborar a Demonstração de Mutações do Patrimônio Líquido, a qual dispensará a elaboração isolada do/da

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra E

    Lei 6404
    Art. 186 § 2º A demonstração de lucros ou prejuízos acumulados deverá indicar o montante do dividendo por ação do capital social e poderá ser incluída na demonstração das mutações do patrimônio líquido, se elaborada e publicada pela companhia.

    bons estudos

  • Caso a entidade opte por elaborar e divulgar a Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido, não há necessidade da elaboração e divulgação da Demonstração de Lucros ou Prejuízos Acumulados, pois esta é englobada por aquela.

    Com isso, correta a alternativa E.

  • Empresas que elaborarem a DMPL não precisarão elaborar a DLPA, conforme art.186 da Lei 6404 citada pelo mestre Renato.


ID
2220583
Banca
AOCP
Órgão
FUNDASUS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Assinale a alternativa que se refere exclusivamente a demonstrações contábeis que fazem parte da dinâmica patrimonial.

Alternativas
Comentários
  • O Balanço Patrimonial tem posição estática!

  • Gab c

    As demonstrações contábeis da dinâmica patrimonial têm por objetivo, apresentar a evolução dos fenômenos patrimoniais em determinado período, evidenciando as variações provocadas pelos fatos ocorridos neste mesmo período:

    Demonstração de resultado do exercício;
    Demonstração de lucros ou prejuízos acumulados;
    Demonstração das mutações do patrimônio líquido;
    Demonstração de fluxo de caixa.


    A demonstração de resultado de exercício se caracteriza por um relatório contábil que procura demonstrar o resultado obtido em determinado período de tempo, através da confrontação entre as receitas e despesas desse mesmo período.

    A demonstração de lucros ou prejuízos acumulados apresenta os lucros obtidos em exercícios anteriores com os seus respectivos ajustes, adicionando-se ao mesmo, o resultado do período e, excluindo as transferências, de modo a apresentar o saldo acumulado no final do período.

    A demonstração das mutações do patrimônio líquido é um relatório que demonstra a composição do patrimônio liquido e as alterações ocorridas durante um determinado período de tempo. Trata-se de uma peça contábil que facilita o trabalho daqueles que irão analisar e interpretar as variações do patrimônio líquido.

    A demonstração de fluxo de caixa demonstra detalhadamente as principais fontes de financiamento da empresa, bem como, onde os recursos captados foram aplicados.

    A demonstração de resultados, conforme já exposto, procura apresentar o resultado obtido por uma entidade em determinado período de tempo, através da comparação entre as receitas e as despesas desse mesmo período.

  • DICA

    BP: estatico

    DRE: dinamico.

     

    GABARITO ''C''

  • Questão Excelente!!!

  • Aquela questão que se é seu primeiro contato com a disciplina dá vontade de morrer.

    Porém, se vc já entendeu que o BP é estático, só tem uma resposta possível.

  • Fique atento a este tipo de questão! O enunciado fala em “que se refere exclusivamente a demonstrações contábeis que fazem parte da dinâmica patrimonial”, indicando, portanto, que devemos assinalar uma demonstração que trabalha exclusivamente com contas patrimoniais!

    A dinâmica patrimonial é evidenciada no Balanço Patrimonial, na Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido (ou na Demonstração dos Lucros ou Prejuízos Acumulados) e na Demonstração dos Fluxos de Caixa.

    Perceba que nestas demonstrações estamos analisando contas patrimoniais!

    Já a Demonstração do Resultado do Exercício e Demonstração do Valor Adicionado, o foco é nas contas de resultado.

    Com isso, correta a alternativa C.


ID
2232025
Banca
CEPS-UFPA
Órgão
UFPA
Ano
2015
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

De acordo com a Norma Técnica Brasileira de Contabilidade que trata da apresentação das Demonstrações Contábeis, NÃO é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra E

    CPC26

    Respostas das alternativas A - D:

     

    Demonstrações contábeis

    Finalidade das demonstrações contábeis

    9.  As demonstrações contábeis são uma representação estruturada da posição patrimonial e financeira e do desempenho da entidade. O objetivo das demonstrações contábeis é o de proporcionar informação acerca da posição patrimonial e financeira, do desempenho e dos fluxos de caixa da entidade que seja útil a um grande número de usuários em suas avaliações e tomada de decisões econômicas. As demonstrações contábeis também objetivam apresentar os resultados da atuação da administração, em face de seus deveres e responsabilidades na gestão diligente dos recursos que lhe foram confiados. Para satisfazer a esse objetivo, as demonstrações contábeis proporcionam informação da entidade acerca do seguinte: (Redação alterada pela Resolução CFC n.º 1.376/11)  _
     

    (a) ativos; 

    (b) passivos;

    (c) patrimônio líquido;

    (d) receitas e despesas, incluindo ganhos e perdas; 

    (e) alterações no capital próprio mediante integralizações dos proprietários e distribuições a eles; e

    (f) fluxos de caixa.

    Alternatva E:
    O erro é a inclusão de " balancetes de verificação antes e após a apuração do resultado "

     

    10.  O conjunto completo de demonstrações contábeis inclui:

    (a) balanço patrimonial ao final do período;

    (b)  demonstração do resultado do período;

    (ba) demonstração do resultado abrangente do período; 

    (c) demonstração das mutações do patrimônio líquido do período; 

    (d)  demonstração dos fluxos de caixa do período;

    (da) demonstração do valor adicionado do período, conforme NBC TG 09 – Demonstração do Valor Adicionado, se exigido legalmente ou por algum órgão regulador ou mesmo se apresentada voluntariamente;

    (e)  notas explicativas, compreendendo as políticas contábeis significativas e outras informações elucidativas; (Alterada pela NBC TG 26 (R3))

    (ea) informações comparativas com o período anterior, conforme especificado nos itens 38 e 38A; (Incluída pela NBC TG 26 (R1))

    (f)  balanço patrimonial do início do período mais antigo, comparativamente apresentado, quando a entidade aplica uma política contábil retrospectivamente ou procede à reapresentação retrospectiva de itens das demonstrações contábeis, ou quando procede à reclassificação de itens de suas demonstrações contábeis de acordo com os itens 40A a 40D. (Alterada pela NBC TG 26 (R1))

    bons estudos


ID
2261956
Banca
IBFC
Órgão
EBSERH
Ano
2016
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

De acordo com a Lei Nº 6.404/76 a demonstração de lucros ou prejuízos acumulados discriminará:

I. O saldo do início do período, os ajustes de exercícios anteriores e a correção monetária do saldo inicial.

II. As reversões de reservas e o lucro líquido do exercício.

III. As transferências para reservas, os dividendos, a parcela dos lucros incorporada ao capital e o saldo ao fim do período.

Com base nas informações acima, está correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra A

    Lei 6404

    Art. 186. A demonstração de lucros ou prejuízos acumulados discriminará:

            I - o saldo do início do período, os ajustes de exercícios anteriores e a correção monetária do saldo inicial;

            II - as reversões de reservas e o lucro líquido do exercício;

            III - as transferências para reservas, os dividendos, a parcela dos lucros incorporada ao capital e o saldo ao fim do período


    bons estudos


ID
2300305
Banca
IDECAN
Órgão
INMETRO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Em relação às demonstrações financeiras, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) As demonstrações financeiras de cada exercício devem ser publicadas com a indicação dos valores correspondentes das demonstrações financeiras do exercício imediatamente anterior.
( ) Nas demonstrações financeiras, as contas semelhantes poderão ser agrupadas e os pequenos saldos agregados, desde que indicada a sua natureza e não ultrapassem um décimo do valor do respectivo grupo de contas.
( ) Nas demonstrações financeiras devem ser utilizadas designações genéricas, como “diversas contas” ou “contas correntes”.
( ) Deverão registrar somente a destinação dos prejuízos, enquanto a destinação dos lucros é de exclusiva decisão da diretoria.
( ) Serão complementadas por notas explicativas, quadros analíticos ou outras demonstrações contábeis necessárias para esclarecimentos da situação patrimonial e dos resultados do exercício.
A sequência está correta em

Alternativas
Comentários
  • GABARITO E

     

    (V) Art. 176 §1o As demonstrações de cada exercício serão publicadas com a indicação dos valores correspondentes das demonstrações do exercício anterior.

    (V) (F) Art. 176 §2o Nas demonstrações, as contas semelhantes poderão ser agrupadas; os pequenos saldos poderão ser agregados, desde que indicada a sua natureza e não ultrapassem 0,1 (décimo) do valor do respectivo grupo de contas; mas é vedada a utilização de designações genéricas, como "diversas contas" ou "contas correntes".

    (F) Art. 176 §3o As demonstrações financeiras registrarão a destinação dos lucros segundo a proposta dos órgãos da administração, no pressuposto de sua aprovação pela assembléia-geral.

    (V) Art. 176 §4o As demonstrações serão complementadas por notas explicativas e outros quadros analíticos ou demonstrações contábeis para esclarecimento da situação patrimonial e dos resultados do exercício.

     

    Fonte: Lei 6.404/76


ID
2300311
Banca
IDECAN
Órgão
INMETRO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

“Relatório contábil é a exposição resumida e ordenada de dados colhidos pela contabilidade. Objetiva relatar às pessoas que se utilizam da contabilidade os principais fatos registrados pela contabilidade em determinado período.”
(Marion, 2009.)
Dentre os relatórios contábeis, há os que são obrigatórios, segundo a Lei nº 6.404/1976, denominados demons‐ trações financeiras. Constituem‐se em demonstrações financeiras, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Deve ser pra ninguém zerar....

  • Gab. D

    Demonstração contábeis, segundo a Lei 6404/76

    I - balanço patrimonial;

    II - demonstração dos lucros ou prejuízos acumulados;

    III - demonstração do resultado do exercício;

    IV – demonstração dos fluxos de caixa;

    V – se companhia aberta, demonstração do valor adicionado

  • (D)

    Segundo o art. 176 da Lei 6.404/76 ao fim de cada exercício social a diretoria deve elaborar, com base na escrituração mercantil da companhia, as seguintes demonstrações financeiras, que deverão exprimir com clareza a situação do patrimônio da companhia e as mutações ocorridas no exercício:

    § Balanço Patrimonial (BP)

    § Demonstração dos Lucros e Prejuízos Acumulados (DLPA)

    § Demonstração do Resultado do Exercício (DRE)

    § Demonstração dos Fluxos de Caixa (DFC)

    § Demonstração do Valor Adicionado (DVA).

    1. A elaboração da DLPA é dispensada, desde que seja elaborada a Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido (DMPL);

    2. A DVA somente é obrigatória para as sociedades anônimas de capital aberto 

    3. A companhia fechada com patrimônio líquido, na data do balanço, inferior a R$ 2.000.000,00 (dois milhões de reais), está dispensada da elaboração da DFC.

    Gilmar Possati (Estratégia)

    Outra que ajuda:

    Assim como as empresas que exploram atividades lucrativas, as entidades sem fins lucrativos precisam apresentar Demonstrações Contábeis que evidenciem os resultados e a evolução de suas atividades a cada exercício. Aponte a que não faz parte do grupo de Demonstrações Contábeis exigido das entidades sem fins lucrativos, de acordo com a determinação da NBC TE – Entidades sem Finalidade de Lucros do Conselho Federal de Contabilidade.

    (A)Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido.

    (B)Balanço Patrimonial.

    (C)Demonstração do Resultado do Exercício.

    (D)Demonstração dos Fluxos de Caixa.

    (E)Demonstração do Valor Adicionado.

  •  Dentre os relatórios contábeis, há os que são obrigatórios, segundo a Lei nº 6.404/1976, denominados demons‐ trações financeiras. Constituem‐se em demonstrações financeiras, EXCETO:

    D)Demonstração do Patrimônio dos Proprietários

    Demonstração contábeis, segundo a Lei 6404/76

    I - balanço patrimonial;

    II - demonstração dos lucros ou prejuízos acumulados;

    III - demonstração do resultado do exercício;

    IV – demonstração dos fluxos de caixa;

    V – se companhia aberta, demonstração do valor adicionado

    Bendito serás!!


ID
2300464
Banca
IDECAN
Órgão
INMETRO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

As demonstrações financeiras constituem‐se em relatórios contábeis obrigatórios, segundo a Lei nº 6.404/1976. Em relação às demonstrações financeiras, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) No Balanço Patrimonial, as contas serão classificadas segundo os elementos do patrimônio que registrem, e agrupadas de modo a facilitar o conhecimento e a análise da situação financeira da entidade.
( ) A Demonstração dos Fluxos de Caixa apresentará as alterações ocorridas durante o exercício no saldo de caixa e equivalentes de caixa.
( ) A Demonstração dos Lucros e Prejuízos Acumulados deverá ser elaborada contendo no mínimo três fluxos: Fluxos das Operações, Fluxos dos Financiamentos e Fluxos dos Financiamentos.
( ) A Demonstração do Valor Adicionado apresentará o valor da riqueza gerada pela entidade, sua distribuição entre os elementos que contribuíram para a geração dessa riqueza, tais como empregados, financiadores, acionistas, governo e outros, bem como a parcela da riqueza não distribuída.
A sequência está correta em

Alternativas
Comentários
  • GABARITO LETRA B


    (   VERDADEIRO  ) No Balanço Patrimonial, as contas serão classificadas segundo os elementos do patrimônio que registrem, e agrupadas de modo a facilitar o conhecimento e a análise da situação financeira da entidade.

    (   VERDADEIRO  ) A Demonstração dos Fluxos de Caixa apresentará as alterações ocorridas durante o exercício no saldo de caixa e equivalentes de caixa.

    (   FALSO, trata-se da DFC  ) A Demonstração dos Lucros e Prejuízos Acumulados deverá ser elaborada contendo no mínimo três fluxos: Fluxos das Operações, Fluxos dos Financiamentos e Fluxos dos Financiamentos.

    (   VERDADEIRO  ) A Demonstração do Valor Adicionado apresentará o valor da riqueza gerada pela entidade, sua distribuição entre os elementos que contribuíram para a geração dessa riqueza, tais como empregados, financiadores, acionistas, governo e outros, bem como a parcela da riqueza não distribuída.



ID
2315413
Banca
IDECAN
Órgão
UERN
Ano
2016
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Na contabilidade os dados constantes do Balanço Patrimonial são melhor interpretados por meio das demonstrações contábeis que explicam a realidade de suas contas. De acordo com o exposto correlacione, adequadamente, as colunas de acordo com a função de cada demonstração apresentada.

1. DRE.

2. DMPL.

3. DOAR.

4. DFC.

5. DLPAC.


( ) Variação da conta lucros acumulados.

( ) Aumento ou diminuição do Patrimônio Líquido.

( ) Variação das disponibilidades.

( ) Variação do capital circulante líquido.

( ) Variação das contas do patrimônio líquido.

A sequência está correta em

Alternativas
Comentários
  • LETRA B

    (5 ) Variação da conta lucros acumulados.

    (1) Aumento ou diminuição do Patrimônio Líquido.

    (4 ) Variação das disponibilidades.

    (3) Variação do capital circulante líquido.

    (2) Variação das contas do patrimônio líquido. 

  • DLPAC? KKK
    PRIMEIRA VEZ QUE VI ESSA ABREVIAÇÃO

     

  • Prova de 2016 e a banca cobrando DOAR e DLPA. Lamentável!

  • Que banca mais mixuruca essa hein? Super desatualizada!

  • DOAR??? Essas bancas fundo de quintal...


ID
2322745
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

De acordo com a Lei nº 6.404/76 e suas diversas atualizações, ao final de cada exercício social, com base na escrituração mercantil da companhia, exprimindo com clareza a situação do patrimônio e as mutações ocorridas no exercício, a diretoria fará elaborar as seguintes demonstrações financeiras:

Alternativas
Comentários
  •  Art. 176. Ao fim de cada exercício social, a diretoria fará elaborar, com base na escrituração mercantil da companhia, as seguintes demonstrações financeiras, que deverão exprimir com clareza a situação do patrimônio da companhia e as mutações ocorridas no exercício:

            I - balanço patrimonial;

            II - demonstração dos lucros ou prejuízos acumulados;

            III - demonstração do resultado do exercício; e

            IV - demonstração das origens e aplicações de recursos(EXCLUÍDO)

            IV – demonstração dos fluxos de caixa; e (Redação dada pela Lei nº 11.638,de 2007)

            V – se companhia aberta, demonstração do valor adicionado. (Incluído pela Lei nº 11.638,de 2007)

  • Complementando os comentários dos colegas, cabe destacar o § 6o do mesmo artigo:

     

    § 6o A companhia fechada com patrimônio líquido, na data do balanço, inferior a R$ 2.000.000,00 (dois milhões de reais) não será obrigada à elaboração e publicação da demonstração dos fluxos de caixa.

     

    Bons estudos.

  • Trata-se das Demonstrações Contábeis Obrigatórias pela Lei 6.404/76.

    Resumo Geral:

    ✔ Demonstração contábil - sociedade anônima de capital aberto:

    ⤍ Balanço Patrimonial;

    ⤍ Demonstração do Resultado do Exercício;

    ⤍ Demonstração de Lucros ou Prejuízos Acumulados (Obs.: Pode ser substituída pela DMPL*);

    ⤍ Demonstração dos Fluxos de Caixa;

    ⤍ Demonstração do Valor Adicionado.

    ✔ Demonstração contábil - sociedade anônima de capital fechada:

    ⤍ Balanço Patrimonial;

    ⤍ Demonstração do Resultado do Exercício;

    ⤍ Demonstração de Lucros ou Prejuízos Acumulados (Obs.: Pode ser substituída pela DMPL*);

    ⤍ Demonstração de Lucros ou Prejuízos Acumulados;

    ⤍ Demonstração dos Fluxos de Caixa (PL>2 milhões).

    ⟹ Resolução: De acordo com a Lei nº 6.404/76, a diretoria fará elaborar as seguintes demonstrações financeiras: Balanço Patrimonial; Demonstração dos Lucros ou Prejuízos Acumulados; Demonstração do Resultado do Exercício; Demonstração dos Fluxos de Caixa; e, se Companhia Aberta, Demonstração do Valor Adicionado.

    Por fim, podemos eliminar as letras A, C, D e E.

    Gabarito: Letra B.


ID
2398366
Banca
IESES
Órgão
GasBrasiliano
Ano
2017
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Com relação a destinação do resultado indique as afirmações corretas:
I. A reserva legal tem por fim assegurar a integridade do capital social e poderá ser utilizada para compensar prejuízos ou aumentar o capital.
II. O saldo das reservas de lucros, exceto as para contingências, de incentivos fiscais e de lucros a realizar, não poderá ultrapassar o capital social. Atingindo esse limite, a assembleia deliberará sobre aplicação do excesso na integralização ou no aumento do capital social ou na distribuição de dividendos.
III. A assembleia geral poderá, por proposta dos órgãos da administração, deliberar reter parcela do lucro líquido do exercício prevista em orçamento de capital por ela previamente aprovado.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra C

    Lei 6404

    I - Art. 193 § 2º A reserva legal tem por fim assegurar a integridade do capital social e somente poderá ser utilizada para compensar prejuízos ou aumentar o capital.

    II - Art. 199.  O saldo das reservas de lucros, exceto as para contingências, de incentivos fiscais e de lucros a realizar, não poderá ultrapassar o capital social. Atingindo esse limite, a assembléia deliberará sobre aplicação do excesso na integralização ou no aumento do  capital  social ou na distribuição de dividendos

    III - A Art. 196. A assembléia-geral poderá, por proposta dos órgãos da administração, deliberar reter parcela do lucro líquido do exercício prevista em orçamento de capital por ela previamente aprovado.

    bons estudos

  • Em relação ao item II, a reserva específica que pode ser constituída pelos prêmios na emissão de debêntures também não entram na soma para fins de composição das reservas de lucro. 

  • Vamos analisar as afirmativas apresentadas.

    I. Correta. Segundo o art. 193§ 2°, da Lei n° 6.404/76 a reserva legal tem por fim assegurar a integridade do capital social e somente poderá ser utilizada para compensar prejuízos ou aumentar o capital.

    II. Correta. Segundo o Art. 199 da Lei n° 6.404/76 o saldo das reservas de lucros, exceto as para contingências, de incentivos fiscais, de lucros a realizar e reserva de lucros específica, não poderá ultrapassar o capital social. Atingindo esse limite, a assembleia deliberará sobre aplicação do excesso na integralização ou no aumento do capital social ou na distribuição de dividendos.

    III. Correta. Trata-se da Reserva de Retenção de Lucros (ou Orçamentária).

  • O item II não está incompleto!!! Ele está errado.

    O saldo das reservas de lucrosexceto as para contingências, de incentivos fiscais, de lucros a realizar e reserva de lucros específicanão poderá ultrapassar o capital social

    FALTOU RESERVA DE LUCROS ESPECÍFICA na EXCEÇÃO.

    Ora, veja: se eu falo "tudo, exceto 1, 2 e 4", o resto entra no cálculo!!

    Gabarito correto deveria ser letra "B".

  • Concordo com o Jorge Alves

  • A partir do momento que colocam todo um rol e trabalham com exceções, se estas não estão englobadas, tenho que partir do pressuposto de que TODAS AS DEMAIS contarão como observância ao limite do valor do capital social. Logo, eu teria que partir do pressuposto de que a reserva de LUCROS ESPECÍFICA contaria na soma das reservas que não poderá ultrapassar tal limite.

    Odeio banca incompetente.

  • Também "errei" por causa do item II, que na minha opinião, dessa vez, não está somente incompleto, mas errado mesmo.

  • A gente paga pra ter pelo menos um comentário do professor. Quando chega numa questão dessa encontra uma aula que não ajuda a responder. Tá osso!

  • I. Correta. Segundo o art. 193§ 2°, da Lei n° 6.404/76 a reserva legal tem por fim assegurar a integridade do

    capital social e somente poderá ser utilizada para compensar prejuízos ou aumentar o capital

    II. Correta. Segundo o Art. 199 da Lei n° 6.404/76 o saldo das reservas de lucros, exceto as para contingências,

    de incentivos fiscais, de lucros a realizar e reserva de lucros específica, não poderá ultrapassar o capital social.

    Atingindo esse limite, a assembleia deliberará sobre aplicação do excesso na integralização ou no aumento do

    capital social ou na distribuição de dividendos.

    III. Correta. Trata-se da Reserva de Retenção de Lucros (ou Orçamentária)

    Prof Igor Cintra - Direção Concursos

  • Sobre o item II:

    A reserva de lucros específica (reserva de prêmio na emissão de debêntures) é constituída com base na legislação do IR, especificamente o art. 19 da Lei 11.941/09. O § 1º desse artigo é que dá a ela o mesmo tratamento da reserva de incentivos fiscais (daí o fato de ele não ser considerada para fins de limite da reserva de lucros em relação ao capital social.

    Prof. Igor Cintra podia ter feito essa especificação no comentário da questão, não só para tornar o comentário mais completo, mas porque a assertiva II é incorreta tendo por base apenas o material da aula dele na Mesa de Estudos.

    Talvez o problema do item II seja uma questão de edital, que talvez não preveja a legislação do IR (não vou atrás do edital relativo à prova dessa questão... Prioridades).

  • Errei por entender que a II não está correta.


ID
2400358
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2017
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

De acordo com a Lei das Sociedades por Ações, é determinada a elaboração das demonstrações financeiras ao fim de cada exercício social. Assinale alternativa que apresenta as demonstrações financeiras exigidas por lei.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra C

    Lei 6404

    Art. 176. Ao fim de cada exercício social, a diretoria fará elaborar, com base na escrituração mercantil da companhia, as seguintes demonstrações financeiras, que deverão exprimir com clareza a situação do patrimônio da companhia e as mutações ocorridas no exercício:

            I - balanço patrimonial;

            II - demonstração dos lucros ou prejuízos acumulados;

            III - demonstração do resultado do exercício; e

            IV – demonstração dos fluxos de caixa; e

            V – se companhia aberta, demonstração do valor adicionado

    bons estudos

  • sabendo que livro diário não é uma demonstração contábil já dava pra matar a questão.

  • Talvez possa ajudar a decorar.

    demonstrações financeiras exigidas por lei.

    BAPA -- DE LUPRE -- FLU CAI -- DE RE -- SE ABERTO ADICIONADO.

    BAPA = BALANÇO PATRIMONIAL

    DE LUPRE: DEMONSTRAÇÃO DO LUCRO OU PREJUIZO

    FLU CAI = FLUXO DE CAIXA

    DE RE = DEMONSTRAÇÃO DO RESULTADO DO EXERCICIO

    SE ABERTO ADICIONADO = SE COMPANHIA ABERTO, DEMONSTRAÇÃO DO VALOR ADCIONADO

  • GABARITO: LETRA C

    SEÇÃO II

    Demonstrações Financeiras

    Disposições Gerais

    Art. 176. Ao fim de cada exercício social, a diretoria fará elaborar, com base na escrituração mercantil da companhia, as seguintes demonstrações financeiras, que deverão exprimir com clareza a situação do patrimônio da companhia e as mutações ocorridas no exercício:

    I - balanço patrimonial;

    II - demonstração dos lucros ou prejuízos acumulados;

    III - demonstração do resultado do exercício; e

    IV – demonstração dos fluxos de caixa; e                               

    V – se companhia aberta, demonstração do valor adicionado. 

    FONTE: LEI No 6.404, DE 15 DE DEZEMBRO DE 1976.

  • Gabarito: certo

    De acordo com a lei 6404

    Balançou o Resultado do Lucro ou Prejuízo e o Caixa Adicionou Aberto

    I - balanço patrimonial;

    II - demonstração dos lucros ou prejuízos acumulados;

    III - demonstração do resultado do exercício; e

    IV – demonstração dos fluxos de caixa; e                

    V – se companhia aberta, demonstração do valor adicionado

    >> Lembrando que no CPC possui a DMPL e a DRA , mas não possui a demonstração de lucros ou prejuízos acumulados.


ID
2413498
Banca
FUMARC
Órgão
TJ-MG
Ano
2012
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

De acordo com a norma emanada do Comitê de Pronunciamentos Contábeis, aprovada pelo CFC, que delibera sobre a Apresentação das Demonstrações Contábeis, leia os itens abaixo e em seguida indique aqueles que NÃO fazem parte do conjunto completo de demonstrações contábeis:
I. Balanço patrimonial ao final do período.
II. Demonstração do resultado do período.
III. Demonstração do resultado abrangente do período.
IV. Demonstração dos lucros ou prejuízos acumulados.
V. Demonstração das mutações do patrimônio líquido do período.
VI. Demonstração das Origens e Aplicações de Recursos.
VII. Demonstração dos fluxos de caixa do período.
VIII. Demonstração do valor adicionado do período, conforme NBC TG 09 – Demonstração do Valor Adicionado, se exigido legalmente ou por algum órgão regulador ou mesmo se apresentada voluntariamente.
IX. Notas explicativas, compreendendo um resumo das políticas contábeis significativas e outras informações explanatórias.
X. Balanço patrimonial no início do período mais antigo comparativamente apresentado quando a entidade aplica uma política contábil retrospectivamente ou procede à reapresentação restrospectiva de itens das demonstrações contábeis, ou ainda quando procede à reclassificação de itens de suas demonstrações contábeis.
NÃO fazem parte do conjunto completo de demonstrações contábeis, conforme requerido na legislação vigente do CFC,

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C

     

     CPC 26

     

    Conjunto completo de demonstrações contábeis

     

    10. O conjunto completo de demonstrações contábeis inclui:

    (a) balanço patrimonial ao final do período;

    (b1) demonstração do resultado do período;

    (b2) demonstração do resultado abrangente do período;

    (c) demonstração das mutações do patrimônio líquido do período;

    (d) demonstração dos fluxos de caixa do período;

    (e) notas explicativas, compreendendo um resumo das políticas contábeis significativas e outras informações elucidativas;

    (ea) informações comparativas com o período anterior, conforme especificado nos itens 38 e 38A;

    (f) balanço patrimonial do início do período mais antigo, comparativamente apresentado, quando a entidade aplicar uma política contábil retrospectivamente ou proceder à reapresentação retrospectiva de itens das demonstrações contábeis, ou quando proceder à reclassificação de itens de suas demonstrações contábeis de acordo com os itens 40A a 40D;

    (f1) demonstração do valor adicionado do período, conforme Pronunciamento Técnico CPC 09, se exigido legalmente ou por algum órgão regulador ou mesmo se apresentada voluntariamente.

     

    O Item III não aparece no CPC 26 e o Item VIII aparecia, porem foi excluído (acredito que pelo CPC 03).

  • GABARITO A

    CPC 26:

    2. Um conjunto completo de demonstrações contábeis inclui, como regra: (a) o balanço patrimonial; (b) a demonstração do resultado; (c) a demonstração do resultado abrangente; (d) a demonstração das mutações do patrimônio líquido; (e) a demonstração dos fluxos de caixa; (f) a demonstração do valor adicionado quando exigida legalmente; e (g) as notas explicativas, compreendendo um resumo das políticas contábeis significativas e outras informações explanatórias.

    O CPC 26 não cita os itens IV e VI.

  • II-Todas as mudanças que ocorrerem no patrimônio líquido , inclusive na conta lucro ou prejuízo acumulado das empresas devem ser apresentadas na DMPL, entre as quais:

    1 - Itens que afetam o patrimônio total:

    -acréscimo ou redução das reservas;

    -integralização de capital;

    -destinação de resultados do período;

    -compensação de prejuízos;

    -ajustes realizados nos períodos passados;

    -saldos existentes no início do período;

    -acréscimo de capital;

    -destinação do lucro líquido do exercício;

    -reavaliação de ativos;

    -saldos no final do exercício.

    2 - Itens que não afetam o total do patrimônio:

    a) aumento de capital com utilização de lucros e reservas;

    b) apropriações do lucro líquido do exercício reduzindo a conta Lucros Acumulados para formação de reservas, como Reserva Legal, Reserva de Lucros a Realizar, Reserva para Contingência e outras;

    c) reversões de reservas patrimoniais para a conta de Lucros ou Prejuízos acumulados;

    d) compensação de Prejuízos com Reservas.


ID
2423467
Banca
CFC
Órgão
CFC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Com relação à Demonstração dos Lucros ou Prejuízos Acumulados – DLPA, julgue os itens abaixo como Verdadeiros (V) ou Falsos (F) e, em seguida, assinale a opção CORRETA.
I. A Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido – DMPL poderá ser incluída na Demonstração dos Lucros ou Prejuízos Acumulados – DLPA, a qual é mais abrangente que a anterior.
II. Quando a Entidade evidenciar o resultado e sua destinação nas Notas Explicativas, está desobrigada de publicar a Demonstração dos Lucros ou Prejuízos Acumulados – DLPA.
III. A Demonstração dos Lucros ou Prejuízos Acumulados – DLPA discriminará, entre outros, o saldo do início do período, as reversões de reservas de lucro e o lucro líquido do exercício.
A sequência CORRETA é:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra A

    FALSO: é o contrário DMPL > DLPA

    Lei 6404 Art. 186 § 2º A demonstração de lucros ou prejuízos acumulados deverá indicar o montante do dividendo por ação do capital social e poderá ser incluída na demonstração das mutações do patrimônio líquido, se elaborada e publicada pela companhia.

    FALSO: o uso das NP não elide o uso da DLPA a qual é obrigatória, nos termos do art. 176 da lei 6.404/76

    VERDADEIRO
    Art. 186. A demonstração de lucros ou prejuízos acumulados discriminará:
    II - as reversões de reservas e o lucro líquido do exercício

    bons estudos

  • MNEMÔNICO:

    lembrar a ordem alfabética, ou seja:

    dmpl cabe em dlpa ou dlpa cabe em dmpl?????????

    ----> Resposta: ordem alfabética: a,b,c,d,e,f,g,h,i,k,L,M...

    quem aparece primeiro é o "L", logo, é o primeiro que cabe no segundo.... é só desenhar a flecha:

    dLpa ------> dMpl

    bons estudos!

  • maluco é brabo

     

  • Vamos analisar as afirmativas.

    I. Falsa. É a Demonstração dos Lucros ou Prejuízos Acumulados que poderá ser incluída na Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido!

    II. Falsa. Não há esta previsão.

    III. Verdadeira. Vimos que a DLPA discriminará

    I – o saldo do início do período, os ajustes de exercícios anteriores e a correção monetária do saldo inicial;

    II – as reversões de reservas e o lucro líquido do exercício;

    III – as transferências para reservas, os dividendos, a parcela dos lucros incorporada ao capital e o saldo ao fim do período.

    Com isso, correta a alternativa A.


ID
2452771
Banca
FEPESE
Órgão
JUCESC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Assinale a alternativa que indica a demonstração que pode substituir a Demonstração dos Lucros ou Prejuízos Acumulados:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra E

    Lei 6404

    Art. 186 § 2º A demonstração de lucros ou prejuízos acumulados deverá indicar o montante do dividendo por ação do capital social e poderá ser incluída na demonstração das mutações do patrimônio líquido, se elaborada e publicada pela companhia.

    bons estudos

  • DICA:

     

    DLPA ~ DMPL

     

    na hora, lembrar dessas duas letras que estão escritas de modo contrário.

    bons estudos!

  • A questão possui um erro, em perguntar que demonstração pode substituir a DLPA, pois a DPLA e a DMPL uma não substitui a outra, mais sim segundo o Art. 186 § 2º a DLPA poderá ser incluída na DMPL.

  • Comentário pertinente do Lucas Alencar.

    A questão comete um erro ao enunciar a palavra "substituir".

    Na verdade, trata-se de possibilidade de INCLUSÃO.

  • O § 2° do artigo 186 da Lei n° 6.404/76 diz que a demonstração de lucros ou prejuízos acumulados (DLPA) deverá indicar o montante do dividendo por ação do capital social poderá ser incluída na demonstração das mutações do patrimônio líquido (DMPL), se elaborada e publicada pela companhia.

    Assim, correta a alternativa E.


ID
2454541
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2015
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

De acordo com a Redação dada pela Lei 11.638/2007, as companhias com base na escrituração mercantil estão dispensadas de apresentar qual demonstração financeira?

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: E

     

    A  Lei 11.638/2007 apenas alterou alguns artigos da Lei 6404/76

     

     Art. 176. Ao fim de cada exercício social, a diretoria fará elaborar, com base na escrituração mercantil da companhia, as seguintes demonstrações financeiras, que deverão exprimir com clareza a situação do patrimônio da companhia e as mutações ocorridas (acredito que essa parte se refira à letra D DMPL) no exercício:

            I - balanço patrimonial;

            II - demonstração dos lucros ou prejuízos acumulados;

            III - demonstração do resultado do exercício; (Letra C)

            IV – demonstração dos fluxos de caixa; (Letra A)

            V – se companhia aberta, demonstração do valor adicionado. (Letra B)

     

    Confesso que não achei clara essa lei, mas o que consegui localizar está logo acima.

  • Letra (a)

    CPC 26 (R1)

    27.A entidade deve elaborar as suas demonstrações contábeis, exceto para a demonstração dos fluxos de caixa, utilizando-se do regime de competência.

    DFC -> Regime de Caixa

    28.Quando o regime de competência é utilizado, os itens devem ser reconhecidos como ativos, passivos, patrimônio líquido, receitas e despesas (elementos das demonstrações contábeis) quando satisfazem às definições e aos critérios de reconhecimento para esses elementos contidos no CPC 00.

  • Segundo o artigo 176 da Lei n° 6.404/76, são demonstrações contábeis obrigatórias: 

    I – balanço patrimonial (BP); 

    II – demonstração dos lucros ou prejuízos acumulados (DLPA); 

    III – demonstração do resultado do exercício (DRE); e 

    IV – demonstração dos fluxos de caixa (DFC); e 

    V – se companhia aberta, demonstração do valor adicionado (DVA). 

    Além disso, o § 6° deste artigo diz que a companhia fechada com patrimônio líquido, na data do balanço, inferior a R$ 2.000.000,00 (dois milhões de reais) não será obrigada à elaboração e publicação da demonstração dos fluxos de caixa. 

    Além disso, sabe-se que a demonstração de lucros ou prejuízos acumulados (DLPA) poderá ser incluída na demonstração das mutações do patrimônio líquido (DMPL), se elaborada e publicada pela companhia. 

    Vimos que a Lei n° 11.638/07 foi quem desobrigou a companhia a elaborar e publicar a Demonstração das Origens e Aplicações de Recursos (DOAR), incluindo a Demonstração dos Fluxos de Caixa (DFC) em seu lugar. 

    Com isso, correta a alternativa E.

  • Questão Inteligente:

    Sobre as que levantaram dúvida, balizada na legislaçao 6404.

    1. DFC - Dispensável somente para Cia Fechadas, a depender do capital.
    2. DMPL - Dispensada nos termos da lei.
    3. DOAR - Dispensável nos termos da Lei. Ela não foi extinta, apenas deixou de ser obrigatória, uma vez que a DFC é mais completa e mais transparente em termos de informação.
  • DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS OBRIGATÓRIAS PELA LEI 6.404/76 E CPC 26.

    RESUMO GERAL:

    ✔ DEMONSTRAÇÃO CONTÁBIL - SOCIEDADE ANÔNIMA DE CAPITAL ABERTO:

    ⤍ Balanço Patrimonial;

    ⤍ Demonstração do Resultado do Exercício;

    ⤍ Demonstração de Lucros ou Prejuízos Acumulados (Obs.: Pode ser substituída pela DMPL*);

    ⤍ Demonstração dos Fluxos de Caixa;

    ⤍ Demonstração do Valor Adicionado.

    ✔ DEMONSTRAÇÃO CONTÁBIL - SOCIEDADE ANÔNIMA DE CAPITAL FECHADA:

    ⤍ Balanço Patrimonial;

    ⤍ Demonstração do Resultado do Exercício;

    ⤍ Demonstração de Lucros ou Prejuízos Acumulados (Obs.: Pode ser substituída pela DMPL*);

    ⤍ Demonstração de Lucros ou Prejuízos Acumulados;

    ⤍ Demonstração dos Fluxos de Caixa (PL>2 milhões).

    ✔ DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS EXIGIDAS PELO PRONUNCIAMENTO CONTÁBIL 26:

    ⤍ Balanço patrimonial;

    ⤍ Demonstração do Resultado do Exercício;

    ⤍ Demonstração do Resultado Abrangente;

    ⤍ Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido;

    ⤍ Demonstração dos Fluxos de Caixa;

    ⤍ Demonstração do Valor Adicionado quando exigida legalmente; e

    ⤍ Notas Explicativas.

    RESOLUÇÃO: as companhias estão dispensadas de apresentar qual demonstração financeira?

    Resposta: apenas a DOAR deixou de ser exigida. As demais são exigidas (letras A, B, C e D).

    Gabarito: Letra E.


ID
2465704
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Considerando os ditames da Lei nº 6.404, de 15 de dezembro de 1976, que dispõe sobre as sociedades por ações, marque a alternativa que apresenta apenas demonstrações financeiras cuja elaboração é obrigatória para uma sociedade anônima de capital fechado que tenha patrimônio líquido igual a R$ 5.000.000,00.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: D

     

    Art. 176. Ao fim de cada exercício social, a diretoria fará elaborar, com base na escrituração mercantil da companhia, as seguintes demonstrações financeiras, que deverão exprimir com clareza a situação do patrimônio da companhia e as mutações ocorridas no exercício:

    I - balanço patrimonial;

    II - demonstração dos lucros ou prejuízos acumulados;

    III - demonstração do resultado do exercício; e

    IV – demonstração dos fluxos de caixa; e (Redação dada pela Lei nº 11.638,de 2007)

    V – se companhia aberta, demonstração do valor adicionado. (Incluído pela Lei nº 11.638,de 2007)

     

    § 6o A companhia fechada com patrimônio líquido, na data do balanço, inferior a R$ 2.000.000,00 (dois milhões de reais) não será obrigada à elaboração e publicação da demonstração dos fluxos de caixa. (Redação dada pela Lei nº 11.638,de 2007)


ID
2515102
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
UFC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas. De acordo com o CPC 26, além do Balanço Patrimonial e a Demonstração do Resultado do Período, o conjunto completo de demonstrações contábeis inclui


I. demonstração do resultado abrangente do período.

II. demonstração das mutações do patrimônio líquido do período.

III. demonstração dos fluxos de caixa do período.

IV. notas explicativas, compreendendo um resumo das políticas contábeis significativas e outras informações elucidativas.

V. informações comparativas com o período anterior.

VI. balanço patrimonial do início do período mais antigo.

VII. demonstração do valor adicionado do período.

Alternativas
Comentários
  • O conjunto completo de demonstrações contábeis inclui:

    (a) balanço patrimonial ao final do período; CPC_26_R1

    (b1) demonstração do resultado do período;

    (b2) demonstração do resultado abrangente do período;

    (c) demonstração das mutações do patrimônio líquido do período;

    (d) demonstração dos fluxos de caixa do período;

    (e) notas explicativas, compreendendo as políticas contábeis significativas e outras informações elucidativas; (Alterada pela Revisão CPC 08)

    (ea) informações comparativas com o período anterior, conforme especificado nos itens 38 e 38A; (Incluída pela Revisão CPC 03)

    (f) balanço patrimonial do início do período mais antigo,

    (g) demonstração do valor adicionado do período

    CPC 26 R1

  • Gabarito E

     

    CPC 26

    Conjunto completo de demonstrações contábeis

     

    10. O conjunto completo de demonstrações contábeis inclui:

     

    (a) balanço patrimonial ao final do período;

     

    (b1) demonstração do resultado do período;

     

    (b2) demonstração do resultado abrangente do período;

     

    (c) demonstração das mutações do patrimônio líquido do período;

     

    (d) demonstração dos fluxos de caixa do período;

     

    (e) notas explicativas, compreendendo um resumo das políticas contábeis significativas e outras informações elucidativas;

     

    (ea) informações comparativas com o período anterior, conforme especificado nos itens 38 e 38A;

     

    (f) balanço patrimonial do início do período mais antigo, comparativamente apresentado, quando a entidade aplicar uma política contábil retrospectivamente ou proceder à reapresentação retrospectiva de itens das demonstrações contábeis, ou quando proceder à reclassificação de itens de suas demonstrações contábeis de acordo com os itens 40A a 40D;

     

    (f1) demonstração do valor adicionado do período, conforme Pronunciamento Técnico CPC 09, se exigido legalmente ou por algum órgão regulador ou mesmo se apresentada voluntariamente.

  • Segundo o CPC 26 – Apresentação das Demonstrações Contábeis, conjunto completo de demonstrações contábeis inclui:

    (a) balanço patrimonial ao final do período;

    (b1) demonstração do resultado do período;

    (b2) demonstração do resultado abrangente do período;

    (c) demonstração das mutações do patrimônio líquido do período;

    (d) demonstração dos fluxos de caixa do período;

    (e) notas explicativas, compreendendo um resumo das políticas contábeis significativas e outras informações elucidativas;

    (ea) informações comparativas com o período anterior;

    (f) balanço patrimonial do início do período mais antigo, comparativamente apresentado, quando a entidade aplicar uma política contábil retrospectivamente ou proceder à reapresentação retrospectiva de itens das demonstrações contábeis, ou quando proceder à reclassificação de itens de suas demonstrações contábeis; e

    (f1) demonstração do valor adicionado do período, se exigido legalmente ou por algum órgão regulador ou mesmo se apresentada voluntariamente.

    Assim, correta a alternativa E.


ID
2570554
Banca
CFC
Órgão
CFC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

A Lei n.° 6.404/76 estabelece que a Demonstração de Lucros ou Prejuízos Acumulados discriminará:


I. o saldo do início do período, os ajustes de exercícios anteriores e a correção monetária do saldo inicial;

II. as reversões de reservas e o lucro líquido do exercício; e

III. as transferências para reservas, os dividendos, a parcela dos lucros incorporada ao capital e o saldo ao fim do período.


Considerando-se o que dispõe a Lei n.° 6.404/76, no que se refere à Demonstração de Lucros ou Prejuízos Acumulados, assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra C

    Lei 6404

    Art. 186. A demonstração de lucros ou prejuízos acumulados discriminará:

    I - o saldo do início do período, os ajustes de exercícios anteriores e a correção monetária do saldo inicial;

    II - as reversões de reservas e o lucro líquido do exercício;

    III - as transferências para reservas, os dividendos, a parcela dos lucros incorporada ao capital e o saldo ao fim do período.
     

            § 1º Como ajustes de exercícios anteriores serão considerados apenas os decorrentes de efeitos da mudança de critério contábil, ou da retificação de erro imputável a determinado exercício anterior, e que não possam ser atribuídos a fatos subseqüentes.
     

            § 2º A demonstração de lucros ou prejuízos acumulados deverá indicar o montante do dividendo por ação do capital social e poderá ser incluída na demonstração das mutações do patrimônio líquido, se elaborada e publicada pela companhia

    bons estudos

  • Como ajustes de exercícios anteriores serão considerados apenas os decorrentes de efeitos da mudança de critério contábil, ou da retificação de erro imputável a determinado exercício anterior, e que não possam ser atribuídos a fatos subseqüentes.

    Segundo a lei n°6.404/76 a demonstração de lucros ou prejuízos acumulados (DLPA) deverá indicar o montante do dividendo por ação do capital socialpoderá ser incluída na demonstração das mutações do patrimônio líquido (DMPL), se elaborada e publicada pela companhia.

    Com isso, correta a alternativa C.

  • Questão sobre a Demonstração de Lucros ou Prejuízos Acumulados (DLPA), conforme a Lei n° 6.404/76.

    Conforme Souza¹, a DLPA evidencia as alterações ocorridas apenas na conta de Lucros ou Prejuízos Acumulados. No encerramento do exercício social, a companhia apura o resultado econômico na Demonstração do Resultado do Exercício (DRE) e transfere para a conta Lucros ou Prejuízos Acumulados, do Patrimônio Líquido.

    O Lucro Líquido apurado na DRE é transferido para a conta Lucros Acumulados, e de acordo com o artigo 186 da Lei nº 6.404/76, será distribuído para a constituição de reservas de lucros, distribuição para dividendos e incorporação ao capital social.

    De acordo com o artigo 202 da lei o lucro líquido remanescente que não foi destinado conforme distribuição acima, deverá (obrigação) ser distribuído como dividendo complementar. Em outras palavras, no caso das sociedades por ações, no encerramento do exercício a conta Lucros Acumulados deverá ter o saldo zerado.

    Atenção! Isso significa que a conta continua sendo utilizada pelas companhias para receber o resultado do período, se positivo, e destiná-lo de acordo com as políticas da empresa, servindo de contrapartida para as constituições e reversões de reservas de lucros, assim como para a distribuição de dividendos. Mas, no balanço patrimonial, só poderá aparecer quando tiver saldo negativo, e será denominada de Prejuízos Acumulados. Nas demais sociedades, poderá aparecer também com saldo positivo e terá seu nome completo de Lucros ou Prejuízos Acumulados ou simplesmente Lucros Acumulados, como pode ser observado na OCPC 02 – Esclarecimentos sobre as Demonstrações Contábeis de 2008, em seus itens 115 e 116.

    Feita toda a revisão, só falta vermos o restante das disposições importantes da Lei n° 6.404/76 acerca da DLPA, importantes para resolver a questão. A continuação do enunciado está no art.186 da lei:

    Art. 186. A demonstração de lucros ou prejuízos acumulados discriminará
    (...)
    § 1º Como ajustes de exercícios anteriores serão considerados apenas os decorrentes de efeitos da mudança de critério contábil, ou da retificação de erro imputável a determinado exercício anterior, e que não possam ser atribuídos a fatos subseqüentes.
    § 2º A demonstração de lucros ou prejuízos acumulados deverá indicar o montante do dividendo por ação do capital social e poderá ser incluída na demonstração das mutações do patrimônio líquido, se elaborada e publicada pela companhia.


    Agora sim já podemos analisar cada alternativa:

    A) Errado, a DLPA poderá ser incluída na DMPL, não na DVA, que não tem a ver diretamente com essa demonstração.

    B) Errado,  a DLPA deverá indicar o montante do dividendo por ação e poderá ser incluída na DMPL, não na DRE.

    C) Certo, como vimos, é a literalidade do art. 186 § 1º, que define o que pode ser considerado como ajustes de exercícios anteriores.

    D) Errado, serão considerados apenas os decorrentes de efeitos da mudança de critério contábil, não avaliação de ativo. Além disso, a retificação de erro não pode ser atribuído a fatos subsequentes.

    Gabarito do Professor: Letra C.

    ¹ Souza, Sérgio Adriano de Contabilidade geral 3D: básica, intermediária e avançada I Sérgio Adriano de Souza. - 3. ed. rev. e atuai.- Salvador: Juspodivm, 2016.
    ² Manual de contabilidade societária : aplicável a todas as sociedades: de acordo com as normas internacionais e do CPC / Ernesto Rubens Gelbcke ... [et al.]. – 3. ed. – São Paulo: Atlas, 2018.

  • GAB: LETRA C

    Complementando!

     Fonte: Gilmar Possati - Estratégia 

    A distribuição de dividendos não é evidenciada na DRE. O valor dos dividendos propostos é evidenciado na DLPA.

    DICAS!

    Dividendo por ação: DLPA

    Lucro por ação: DRE

    Distribuição do Lucro Líquido: DLPA

    Apuração do Lucro Líquido: DRE


ID
2570611
Banca
CFC
Órgão
CFC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Com relação à obrigatoriedade de apresentação da Demonstração dos Lucros ou Prejuízos Acumulados, de acordo com a NBC TG 26 (R4) – APRESENTAÇÃO DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS, NBC TG 1000 (R1) – CONTABILIDADE PARA PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS e ITG 1000 – MODELO CONTÁBIL PARA MICROEMPRESA E EMPRESA DE PEQUENO PORTE, julgue os itens a seguir como Verdadeiros (V) ou Falsos (F) e, em seguida, assinale a opção CORRETA.


I. A NBC TG 26 (R4) estabelece que a Demonstração dos Lucros ou Prejuízos Acumulados integra o conjunto completo das Demonstrações Financeiras.

II. A ITG 1000 estabelece que a entidade deve elaborar obrigatoriamente a Demonstração dos Lucros ou Prejuízos Acumulados, juntamente com o Balanço Patrimonial, a Demonstração do Resultado e as Notas Explicativas ao final de cada exercício social.

III. A NBC TG 1000 (R1) estabelece que a entidade pode apresentar uma única Demonstração dos Lucros ou Prejuízos Acumulados no lugar da Demonstração do Resultado Abrangente e da Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido, se as únicas alterações no Patrimônio Líquido durante os períodos para os quais as demonstrações contábeis são apresentadas derivarem do resultado, de distribuição de lucro, de correção de erros de períodos anteriores e de mudanças de políticas contábeis.


A sequência CORRETA é:

Alternativas
Comentários
  • ITEM I. - FALSO. A NBC TG 26 (R4) estabelece que o conjunto completo de demonstrações contábeis inclui: 
    (a) balanço patrimonial ao final do período; 
    (b) demonstração do resultado do período; 
    (ba) demonstração do resultado abrangente do período; 
    (c) demonstração das mutações do patrimônio líquido do período; 
    (d) demonstração dos fluxos de caixa do período; 
    (da) demonstração do valor adicionado do período, conforme NBC TG 09 – Demonstração do Valor Adicionado, se exigido legalmente ou por algum órgão regulador ou mesmo se apresentada voluntariamente;

     

    ITEM II. FALSO. A ITG 1000 estabelece que a entidade deve elaborar o Balanço Patrimonial, a Demonstração do Resultado e as Notas Explicativas ao final de cada exercício social. Quando houver necessidade, a entidade deve elaborá-los em períodos intermediários.

     

    ITEM III. VERDADEIRO. A NBC TG 1000 (R1) estabelece que a entidade pode apresentar uma única Demonstração dos Lucros ou Prejuízos Acumulados no lugar da Demonstração do Resultado Abrangente e da Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido, se as únicas alterações no Patrimônio Líquido durante os períodos para os quais as demonstrações contábeis são apresentadas derivarem do resultado, de distribuição de lucro, de correção de erros de períodos anteriores e de mudanças de políticas contábeis.

     

    Isso posto, a alternativa correta é "a".

    https://www.jurua.com.br/shop_item.asp?id=23339

  • Questão sobre apresentação das Demonstrações Contábeis, especificamente sobre a Demonstração dos Lucros ou Prejuízos Acumulados (DLPA), de acordo com várias normas que regem a matéria.

    Antes de começarmos a falar da DLPA, é importante entendermos as diferenças entre a essa demonstração, e a Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido (DMPL), pois são demonstrações contábeis relacionadas a mudanças no PL.

    Conforme Montoto¹, enquanto a DMPL tem por objetivo demonstrar as modificações (mutações) de todas as contas que compõem o Patrimônio Líquido de uma empresa durante um exercício, a DLPA tem por objetivo apresentar os lançamentos credores e devedores apenas na conta Lucros ou Prejuízos Acumulados, que é uma das contas do PL. Na DLPA, entenderemos o acúmulo e a destinação dos lucros em determinado período ou o tratamento dos prejuízos, caso estes tenham ocorrido.

    Quanto a obrigatoriedade da apresentação de cada demonstração, a Lei n. 6.404/76 (Lei das S.A.) só exige a DLPA. A CVM, por sua vez, só exige a DMPL para as S.As. de Capital aberto. Já a NBC TG 26 exige a DMPL para todas as sociedades de grande porte. Quando falamos de pequenas e médias empresas, a NBC TG 1000 também exige a DMPL, mas abre exceções para utilização somente da DLPA. Por fim, a ITG 1000 (Microempresa e empresa de pequeno porte) não exige nenhuma dessas duas demonstrações.

    Esquematizando tudo isso temos a seguinte lógica, quanto a obrigatoriedade de apresentação, teremos o seguinte:

    - Sociedades por ações (Lei 6404/76): DLPA
    - CVM (Companhias abertas): DMPL
    - CPC 26: DMPL
    - NBC TG 1000 (PE e MEs): DMPL mas admite DLPA como exceção
    - ITG 1000 (ME e EPP): nenhuma dessas duas são obrigatórias.

    Feita toda a revisão, já podemos analisar as alternativas conforme cada norma específica:

    I. Incorreto, como vimos, a DLPA não integra o conjunto completo das demonstrações financeiras, a DMPL sim, conforme a NBC TG 26:
    10. O conjunto completo de demonstrações contábeis inclui:
    (a) balanço patrimonial ao final do período;
    (b) demonstração do resultado do período;
    (ba) demonstração do resultado abrangente do período;
    (c) demonstração das mutações do patrimônio líquido do período;
    (d) demonstração dos fluxos de caixa do período;
    (da) demonstração do valor adicionado do período, conforme NBC TG 09 – Demonstração do Valor Adicionado, se exigido legalmente ou por algum órgão regulador ou mesmo se apresentada voluntariamente;
    (e) notas explicativas, compreendendo as políticas contábeis significativas e outras informações elucidativas; (Alterada pela NBC TG 26 (R3)) (ea) informações comparativas com o período anterior, conforme especificado nos itens 38 e 38A; (Incluída pela NBC TG 26 (R1))
    (f) balanço patrimonial do início do período mais antigo, comparativamente apresentado, quando a entidade aplica uma política contábil retrospectivamente ou procede à reapresentação retrospectiva de itens das demonstrações contábeis, ou quando procede à reclassificação de itens de suas demonstrações contábeis de acordo com os itens 40A a 40D. (Alterada pela NBC TG 26 (R1))

    II. Incorreto, a ITG 1000 não estabelece a DLPA como obrigatória, apenas BP, DRE e NE, conforme a norma:
    26. A entidade deve elaborar o Balanço Patrimonial, a Demonstração do Resultado e as Notas Explicativas ao final de cada exercício social. Quando houver necessidade, a entidade deve elaborá-los em períodos intermediários.

    III. Correto, como vimos, a NBC TG 1000 admite a DLPA como exceção, em situações específicas:
    6.4     A demonstração dos lucros ou prejuízos acumulados apresenta o resultado da entidade e as alterações nos lucros ou prejuízos acumulados para o período de divulgação. O item 3.18 permite que a entidade apresente a demonstração dos lucros ou prejuízos acumulados no lugar da demonstração do resultado abrangente e da demonstração das mutações do patrimônio líquido, se as únicas alterações no seu patrimônio líquido durante os períodos para os quais as demonstrações contábeis são apresentadas derivarem do resultado, de pagamento de dividendos ou de outra forma de distribuição de lucro, correção de erros de períodos anteriores, e de mudanças de políticas contábeis.

    A sequência CORRETA é: F, F, V. 

    Gabarito do Professor: Letra A.

    ¹ Montoto, Eugenio Contabilidade geral e avançada esquematizado® / Eugenio Montoto – 5. ed. – São Paulo : Saraiva Educação, 2018.

  • Resposta: alternativa A.

    Resolução em texto elaborada pelo Prof. Thiago Chaim :

    https://www.queromeucrc.com.br/2018/05/questao-40-crc-022017-prova-bacharel.html

    Resolução em vídeo elaborada pela Professora Yasmin (YouTube):

    https://youtu.be/Wpo1L8xnVJ0


ID
2625775
Banca
CETAP
Órgão
AL-RR
Ano
2010
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

O §1º do Art. 186 da Lei n.º 6.404/76 versa sobre “ajuste de exercícios anteriores”. Sobre o assunto, marque a alternativa CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra A

    Lei 6.404/76

    Art; 186 § 1º Como ajustes de exercícios anteriores serão considerados apenas os decorrentes de efeitos da mudança de critério contábil, ou da retificação de erro imputável a determinado exercício anterior, e que não possam ser atribuídos a fatos subseqüentes

    bons estudos


ID
2633686
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
MPE-AL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

A movimentação ocorrida apenas na conta de Lucros ou Prejuízos Acumulados, que pode ser evidenciada no Patrimônio líquido, é evidenciada

Alternativas
Comentários
  • O comando pede a movimentação " apenas na conta de Lucros ou Prejuízos Acumulados".

    A DLPA evidencia as alterações ocorridas no saldo da conta de lucros ou prejuízos acumulados, ocorridas em determinado período.

    Gabarito D


ID
2680039
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBSERH
Ano
2018
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Julgue o item seguinte, a respeito da elaboração das demonstrações contábeis segundo os pronunciamentos do CPC e a legislação vigente.


Ajustes de exercícios anteriores afetam a demonstração de lucros ou prejuízos acumulados, desde que sejam derivados de fatos subsequentes. 

Alternativas
Comentários
  • LEI No 6.404, DE 15 DE DEZEMBRO DE 1976.

    Art. 186.

    § 1º Como ajustes de exercícios anteriores serão considerados apenas os decorrentes de efeitos da mudança de critério contábil, ou da retificação de erro imputável a determinado exercício anterior, e que não possam ser atribuídos a fatos subseqüentes.

     

    GAB. E. Não podem derivados de fatos SUBSEQUENTES.

  • Demonstração de Lucros ou Prejuízos Acumulados

     

    Art. 186. A demonstração de lucros ou prejuízos acumulados discriminará:

    I - o saldo do início do período, os ajustes de exercícios anteriores e a correção monetária do saldo inicial;

    II - as reversões de reservas e o lucro líquido do exercício;

    III - as transferências para reservas, os dividendos, a parcela dos lucros incorporada ao capital e o saldo ao fim do período.

     

    § 1º Como ajustes de exercícios anteriores serão considerados apenas os decorrentes de efeitos da mudança de critério contábil, ou da retificação de erro imputável a determinado exercício anterior, e que não possam ser atribuídos a fatos subseqüentes.

     

    § 2º A demonstração de lucros ou prejuízos acumulados deverá indicar o montante do dividendo por ação do capital social e poderá ser incluída na demonstração das mutações do patrimônio líquido, se elaborada e publicada pela companhia.

     

     

    GABARITO: ERRADO.

  • Gabarito errado. 

     

    Às vezes sabemos a questão, mas basta uma palavra não usual para abalar sua confiança, se você titubeou com a palavra subsequente, segue o seu significado:

     

    Significado de Subsequente

    Que ocorre seguidamente a outro; que se realiza posteriormente, depois, seguinte.

    Cuja realização ou ocorrência se dá sem intervalos, interrupções; imediato. Ex: seu pagamento será realizado no mês subsequente.

     

    https://www.dicio.com.br/subsequente/

  • Segundo o art. 186 da Lei n° 6.404/76 a Demonstração dos Lucros e Prejuízos Acumulados discriminará os ajustes de exercícios anteriores decorrentes de efeitos da mudança de critério contábil, ou da retificação de erro imputável a determinado exercício anterior, e que não possam ser atribuídos a fatos subsequentes.

    Com isso, incorreta a afirmativa.

  • desde que NÃO sejam derivados de fatos subsequentes.

  • Acrescento:

    A DLPA discriminará:

    • § O saldo do início do período;
    • § Os ajustes de exercícios anteriores;
    • § A correção monetária do saldo inicial;
    • § As reversões de reservas;
    • § O lucro líquido do exercício;
    • § As transferências para reservas;
    • § Os dividendos;
    • § A parcela dos lucros incorporada ao capital;
    • § O saldo ao fim do período.

    O §1º do art. 186 estabelece que, como ajustes de exercícios anteriores, serão considerados 

    apenas os decorrentes: (i) de efeitos da mudança de critério contábil; (ii) da retificação de erro imputável a determinado exercício anterior (e que não possam ser atribuídos a fatos 

    subsequentes). A seguir seguem alguns exemplos:

    Mudança de critério contábil:

    • mudança do critério de avaliação de estoques PEPS para Média Ponderada;
    • mudança do método de avaliação de investimentos.

    Retificação de erro:

    • São erros que normalmente ocorrem, justificando a retificação: 
    • erros de cálculo,
    • omissão de lançamentos, 
    • erros na avaliação de estoques, 
    • erros na avaliação de investimentos, etc.
  • ajustes de exercícios anteriores serão consideradas apenas as regularizações decorrentes de efeitos de mudança de critério contábil, ou de retificação de erro imputável a determinado período anterior, e que não possam ser atribuídas a fatos subsequentes.

    A regularização, como ajustes de exercícios anteriores, não provoca reflexo no resultado do período em que ocorre a sua escrituração, porque envolve somente contas “patrimoniais”, uma vez que não pode afetar outro período (ano) que não seja aquele em que ocorreu.

  • Para uma melhor compreensão com minhas palavras: Só irá afetar o que já passou, se houver mudança de regra contábil ou correção de erro, ou seja, nesse caso poderá alterar os lucros ou os prejuízos anteriores. NUNCA os fatos posteriores irão afetar o passado.

    Espero ter ajudado!

  • (ERRADO)

    Ajustes de exercícios ANTERIORES referentes a fatos que sejam subsequentes? kkkk

    Ano: 2016 | Banca: CESPE | Órgão: TCE-PA

    A demonstração de lucros ou prejuízos acumulados (DLPA) evidencia os ajustes de exercícios "anteriores" que tenham resultado da retificação de erro imputável a determinado exercício "anterior" e que "não" possam ser atribuídos a "fatos subsequentes". (CERTO)

  • desde que NÃO POSSAM SER ATRIBUÍDOS A FATOS SUBSEQUENTES


ID
2700427
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

A elaboração da DLPA (Demonstração dos Lucros ou Prejuízos Acumulados) tem por objetivo evidenciar as alterações e as variações entre saldo inicial e saldo final da conta de prejuízos ou lucros acumulados, referentes ao respectivo período de apuração contábil.

Nesse contexto, de acordo com a lei das sociedades por ações, na elaboração da DLPA, deverá ser evidenciado o(a)

Alternativas
Comentários
  • a) DRE

    b) DRE

    c) BP (Passivo)

    d) DRE

    e) Gabarito

     

  • Lei 6.404/76

    Art. 186. A demonstração de lucros ou prejuízos acumulados discriminará:

    I - o saldo do início do período, os ajustes de exercícios anteriores e a correção monetária do saldo inicial;

    II - as reversões de reservas e o lucro líquido do exercício;

    III - as transferências para reservas, os dividendos, a parcela dos lucros incorporada ao capital e o saldo ao fim do período.

     

    § 1º Como ajustes de exercícios anteriores serão considerados apenas os decorrentes de efeitos da mudança de critério contábil, ou da retificação de erro imputável a determinado exercício anterior, e que não possam ser atribuídos a fatos subseqüentes.

    § 2º A demonstração de lucros ou prejuízos acumulados deverá indicar o montante do dividendo por ação do capital social e poderá ser incluída na demonstração das mutações do patrimônio líquido, se elaborada e publicada pela companhia.

     

    gab: E

  • Segundo o art. 186 da Lei n° 6.404/76 a demonstração de lucros ou prejuízos acumulados discriminará:

    I – o saldo do início do período, os ajustes de exercícios anteriores e a correção monetária do saldo inicial;

    II – as reversões de reservas e o lucro líquido do exercício;

    III – as transferências para reservas, os dividendos, a parcela dos lucros incorporada ao capital e o saldo ao fim do período.

    Com isso, correta a alternativa E.

  • Segundo o art. 186 da Lei n° 6.404/76 a demonstração de lucros ou prejuízos acumulados discriminará:

    I – o saldo do início do período, os ajustes de exercícios anteriores e a correção monetária do saldo inicial;

    II – as reversões de reservas e o lucro líquido do exercício;

    III – as transferências para reservas, os dividendos, a parcela dos lucros incorporada ao capital e o saldo ao fim do período.

    Da leitura desse artigo, já eliminamos as alternativas A, B e D, pois não constam no referido artigo (são elementos da DRE), e encontramos a alternativa E como correta.

    A alternativa C pode confundir, pois trata de provisão para contingências (Passivo Exigível), que é completamente diferente de Reserva para Contigências (PL). Enquanto esta realmente é discriminada na DLPA (tranferência para reservas), aquela é trabalhada no Balanço Patrimonial.

  • A questão versa sobre os componentes da Demonstração de Lucros ou Prejuízos Acumulados (DLPA).

    Previsão legal:

    É necessário destacar que a demonstração obrigatória, segundo a lei das SA, é a DLPA. Todavia, a DMPL é obrigatória segundo o CPC 26. Para o FIPECAFI, no livro Manual de Contabilidade Societária, considera-se que, a partir da edição do Pronunciamento Contábil, a DMPL passa a ser obrigatória a todos os tipos societários.

    A DLPA demonstra as movimentações da conta lucros ou prejuízos acumulados.

    Segundo a Lei 6.404/76, art. 186, "A DLPA discriminará:

    ➜ o saldo do início do período, os ajustes de exercícios anteriores e a correção monetária do saldo inicial;

    ➜ as reversões de reservas e o lucro líquido do exercício;

    ➜ as transferências para reservas, os dividendos, a parcela dos lucros incorporada ao capital e o saldo ao fim do período.

    ⤷ Como ajustes de exercícios anteriores serão considerados apenas os decorrentes de efeitos da mudança de critério contábil, ou da retificação de erro imputável a determinado exercício anterior, e que não possam ser atribuídos a fatos subsequentes.

    ⤷ A demonstração de lucros ou prejuízos acumulados deverá indicar o montante do dividendo por ação do capital social e poderá ser incluída na demonstração das mutações do patrimônio líquido, se elaborada e publicada pela companhia". 

    Resolução: Na elaboração da DLPA, deverá ser evidenciado o (a):

    A. Montante do lucro/prejuízo por ação.

    INCORRETO. É apresentado na DRE.

    B. Total das participações de debêntures.

    INCORRETO. É apresentado na DRE.

    C. Valor da provisão para contingências.

    INCORRETO. É apresentado no Balanço Patrimonial.

    D. Valor a pagar de imposto de renda e CSLL.

    INCORRETO. É apresentado no Balanço Patrimonial.

    E. Parcela de lucros incorporados ao capital.

    CORRETO. É apresentado na DLPA.

    Gabarito: Letra E.


ID
2709658
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de Criciúma - SC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

De acordo com a Lei 6.404, de 15 dezembro de 1976, e suas alterações vigentes, é correto afirmar sobre a Demonstração de Lucros ou Prejuízos Acumulados:

Alternativas
Comentários
  • Art. 186. A demonstração de lucros ou prejuízos acumulados discriminará:

            I - o saldo do início do período, os ajustes de exercícios anteriores e a correção monetária do saldo inicial;

            II - as reversões de reservas e o lucro líquido do exercício;

            III - as transferências para reservas, os dividendos, a parcela dos lucros incorporada ao capital e o saldo ao fim do período.

  • Segundo o art. 186 da Lei n° 6.404/76 a demonstração de lucros ou prejuízos acumulados discriminará:

    I – o saldo do início do período, os ajustes de exercícios anteriores e a correção monetária do saldo inicial;

    II – as reversões de reservas e o lucro líquido do exercício;

    III – as transferências para reservas, os dividendos, a parcela dos lucros incorporada ao capital e o saldo ao fim do período.

    Com isso, correta a alternativa E.


ID
2757595
Banca
IDIB
Órgão
CRF-RJ
Ano
2018
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Segundo a NBC ITG 2002(R1), as demonstrações contábeis que devem ser divulgadas são:

Alternativas
Comentários
  •  As demonstrações contábeis, que devem ser elaboradas pela entidade sem finalidade de lucros, são o Balanço Patrimonial, a Demonstração do Resultado do Período, a Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido, a Demonstração dos Fluxos de Caixa e as Notas Explicativas, conforme previsto na NBC TG 26 ou na Seção 3 da NBC TG 1000, quando aplicável.

  •  Gabarito A

     

    Demonstrações contábeis

    22.   As demonstrações contábeis, que devem ser elaboradas pela entidade sem finalidade de lucros, são o Balanço Patrimonial, a Demonstração do Resultado do Período, a Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido, a Demonstração dos Fluxos de Caixa e as Notas Explicativas, conforme previsto na NBC TG 26 ou na Seção 3 da NBC TG 1000, quando aplicável.

     

    Fonte: http://www1.cfc.org.br/sisweb/SRE/docs/ITG2002(R1).pdf


ID
2831857
Banca
UFRR
Órgão
UFRR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Segundo as normas da Lei das Sociedades por Ações marque a alternativa que indica a demonstração contábil onde será discriminado o lucro ou prejuízo líquido do exercício e o seu montante por ação do capital social.

Alternativas
Comentários
  •  LEI 6.404, DE 15 DE DEZEMBRO DE 1976

    Art. 187. A demonstração do resultado do exercício discriminará:

    (...)

    VII - o lucro ou prejuízo líquido do exercício e o seu montante por ação do capital social.

  • DRE -> Lucro por ação do capital social

    DLPA -> Dividendo por ação do capital social

  • Gab.: C

    Demonstração de Lucros ou Prejuízos Acumulados

  • Conforme a Lei 6.404/76

    DRE

    "Art. 187. A demonstração do resultado do exercício discriminará:

    VII - o lucro ou prejuízo líquido do exercício e o seu montante por ação do capital social".

    DLPA

    "Art. 186. A demonstração de lucros ou prejuízos acumulados discriminará:

    § 2º A demonstração de lucros ou prejuízos acumulados deverá indicar o montante do dividendo por ação do capital social e poderá ser incluída na demonstração das mutações do patrimônio líquido, se elaborada e publicada pela companhia".

    Pela análise, poderíamos ficar em dúvida entre as letras A e C. No entanto, conforme a LSA, o montante por ação do capital social deve compor a DRE.

    Gabarito A

  • DRE -> Lucro por ação do capital social

    DLPA -> Dividendo por ação do capital social

    para nao trocar mais: é só memorizar que lucro é uma palavra mais curta assim como DRE e dividendo é uma palavra maior que lucro assim como DLPA é maior que DRE.


ID
2831860
Banca
UFRR
Órgão
UFRR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Conforme o CPC 26 (R1), o conjunto de demonstrações contábeis obrigatória não contempla:

Alternativas
Comentários
  • Conforme o CPC 26 (R1):

    10. O conjunto completo de demonstrações contábeis inclui:

    (a) balanço patrimonial ao final do período;

    (b1) demonstração do resultado do período;

    (b2) demonstração do resultado abrangente do período;

    (c) demonstração das mutações do patrimônio líquido do período;

    (d) demonstração dos fluxos de caixa do período;

    (e) notas explicativas, compreendendo as políticas contábeis significativas e outras informações elucidativas;

    (ea) informações comparativas com o período anterior, conforme especificado nos itens 38 e 38A;

    (f) balanço patrimonial do início do período mais antigo, comparativamente apresentado, quando a entidade aplicar uma política contábil retrospectivamente ou proceder à reapresentação retrospectiva de itens das demonstrações contábeis, ou quando proceder à reclassificação de itens de suas demonstrações contábeis de acordo com os itens 40A a 40D; e

    (f1) demonstração do valor adicionado do período, conforme Pronunciamento Técnico CPC 09, se exigido legalmente ou por algum órgão regulador ou mesmo se apresentada voluntariamente.

    A entidade pode usar outros títulos nas demonstrações em vez daqueles usados neste Pronunciamento Técnico, desde que não contrarie a legislação societária brasileira vigente.

  • balanço Social Nem existe Letra A

  • o balanço social não está no cpc 26

  • Gab.: A

    Balanço social ao final do período.

  • ✔ DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS EXIGIDAS PELO PRONUNCIAMENTO CONTÁBIL 26:

    - Balanço patrimonial;

    - Demonstração do Resultado do Exercício;

    - Demonstração do Resultado Abrangente;

    - Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido;

    - Demonstração dos Fluxos de Caixa;

    - Demonstração do Valor Adicionado quando exigida legalmente; e

    - Notas Explicativas.

    [...] com informações comparativas do período anterior.

    RESOLUÇÃO:

    Porém, a mesma Norma estabelece:

    "Muitas entidades apresentam também, fora das demonstrações contábeis, relatórios e demonstrações tais como relatórios ambientais e sociais, sobretudo nos setores em que os fatores ambientais e sociais sejam significativos e quando os empregados são considerados um importante grupo de usuários. Os relatórios e demonstrações apresentados fora das demonstrações contábeis estão fora do âmbito dos Pronunciamentos emitidos pelo CPC". (item 14, CPC 26)

    Portanto, a letra A contém a única exceção.

    Gabarito: A.


ID
2860216
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Marque a opção correta em relação a todas as Demonstrações Contábeis exigidas pela Lei das Sociedades nº. 11941/09.

Alternativas
Comentários
  • Lei das Sociedades nº. 11941/09????

    Pelo que vi, essa Lei "Altera a legislação tributária federal relativa ao parcelamento ordinário de débitos tributários; concede remissão nos casos em que especifica; institui regime tributário de transição..."

    Parece haver um equívoco no comando da questão...

  • Outro detalhe é que pela lei das S.A a DMPL é facultativa, ficando obrigatoria a DLPA

  • BP e DR: Obrigatórios a todas as empresas

    DFC: São dispensadas as Cias de capital fechado com Patrimônio Líquido < 2 Milhões

    DLPA: Obrigatória a todas, mas pode ser substituída pela DMPL (que abrange a DLPA, e é mais completa).

    Obs: No caso de Cia de capital aberto, é obrigatória a DMPL ao invés da DLPA. (Vide CVM ou CPC 26)

    DVA: Obrigatório apenas para Cia de capital aberto.


    Gabarito Oficial, letra B, porém, creio que seja passível de anulação.

  • nao vi erro na questao... esta perguntando  exigidas pela Lei das Sociedades nº. 11941/09.

  • A meu ver, questões com vários pontos equivocados.

    1° - Como o colega relatou, a referida Lei é específica para o RTT.

    2° - A Lei das SAs menciona DLPA e não DMPL, este obrigatório por força do CPC 26.

    3° - Notas explicativas, ainda que obrigatórias, não é DC.


ID
2879674
Banca
Quadrix
Órgão
CRM-PR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

No que se refere às noções básicas de contabilidade, julgue o item a seguir.


O saldo final da demonstração dos lucros e prejuízos acumulados nas sociedades por ações deve ser obrigatoriamente menor que zero ou igual a zero.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Certo!

     

    Segundo a Lei nº 11.638/07, o saldo final da conta Lucros ou Prejuízos Acumulados no balanço deve ser igual a zero ou devedor (prejuízos acumulados).

     

    - Observe-se que a obrigação de essa conta não conter saldo positivo aplica-se unicamente às sociedades por ações.

     

     

  • DLPA deverá discriminar:

     

    1. o saldo do início do período e os ajustes de exercícios anteriores;

    2. as reversões de reservas e o lucro líquido do exercício; e

    3. as transferências para reservas, os dividendos, a parcela dos lucros incorporada ao capital e o saldo ao fim do período

    A DLPA

     evidencia as alterações ocorridas no saldo da conta de lucros ou prejuízos acumulados.

    ► A DLPA em sociedade por ações seu saldo OBRIGATORIAMENTE deve ser igual ou menor que zero, caso tenha saldo positivo existem três destinação possível para o lucro.

  • Nas sociedades por ações, o saldo desta conta ou é zero, como no presente caso, ou é negativo (prejuízo acumulado). A razão é que a conta não pode ter saldo credor, visto que, nesse caso, todo este valor deverá ser destinado para a constituição das reservas de lucros ou para a distribuição de dividendos.

  • Complementando:

    Nada obsta que ao longo do exercício haja lançtos/registros contábeis na conta analítica "Lucros/Prej. Acumulados". O que não pode haver, no caso das S/As, ao final do exercício, é saldo nesta conta.

    Bons estudos.

  • O saldo final da demonstração dos lucros e prejuízos acumulados nas sociedades por ações deve ser obrigatoriamente menor que zero ou igual a zero.

    CORRETO. Exatamente, ao final do exercício social, não é permitido o saldo positivo na conta lucros acumulados, devendo o saldo ser destinado a reservas ou a dividendos. Assim, o saldo na DLPA somente pode ser nulo ou negativo.

     


ID
2880874
Banca
Quadrix
Órgão
CODHAB-DF
Ano
2018
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Acerca de contabilidade geral e legislação societária para a elaboração das demonstrações contábeis, julgue o item a seguir.


A demonstração das mutações do patrimônio líquido pode ser incluída na demonstração de lucros e prejuízos acumulados.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito ERRADO!

     

    Corrigindo o item, temos que: (a DLPA pode ser incluída na DMPL)

     

    A elaboração da Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido (DMPL) é facultativa e, de acordo com o artigo 186, parágrafo 2º, da Lei das S/A, a Demonstração de Lucros ou Prejuízos Acumulados (DLPA) poderá ser incluída nesta demonstração.

     

    A DMPL uma demonstração mais completa e abrangente, já que evidencia a movimentação de todas as contas do Patrimônio Líquido durante o exercício social, inclusive a formação e utilização das reservas não derivadas do lucro.

  • A DLPA É OBRIGATÓRIA NA 6404 E A DMPL É NECESSÁRIA. A DLPA ESTÁ DENTRO DA DMPL E NÃO A DMPL DENTRO DA DLPA.

  •  Art. 186. A demonstração de lucros ou prejuízos acumulados discriminará (...)

     § 2º A demonstração de lucros ou prejuízos acumulados (DLPA) deverá indicar o montante do dividendo por ação do capital social e poderá ser incluída na demonstração das mutações do patrimônio líquido (DMPL), se elaborada e publicada pela companhia.

    A questão inverteu o contido no Parágrafo 2º do Art. 186.

  • Resumindo e ao contrário !

  • O § 2° do artigo 186 da Lei n° 6.404/76 diz que a demonstração de lucros ou prejuízos acumulados (DLPA) deverá indicar o montante do dividendo por ação do capital social poderá ser incluída na demonstração das mutações do patrimônio líquido (DMPL), se elaborada e publicada pela companhia.

    Com isso, incorreta a afirmativa que inverteu os conceitos.

  • É o inverso a DLPA que está contida na DMPL.

  • SEÇÃO IV

    Demonstração de Lucros ou Prejuízos Acumulados

           Art. 186. A demonstração de lucros ou prejuízos acumulados discriminará:

           I - o saldo do início do período, os ajustes de exercícios anteriores e a correção monetária do saldo inicial;

           II - as reversões de reservas e o lucro líquido do exercício;

           III - as transferências para reservas, os dividendos, a parcela dos lucros incorporada ao capital e o saldo ao fim do período.

           § 1º Como ajustes de exercícios anteriores serão considerados apenas os decorrentes de efeitos da mudança de critério contábil, ou da retificação de erro imputável a determinado exercício anterior, e que não possam ser atribuídos a fatos subseqüentes.

           § 2º A demonstração de lucros ou prejuízos acumulados deverá indicar o montante do dividendo por ação do capital social e poderá ser incluída na demonstração das mutações do patrimônio líquido, se elaborada e publicada pela companhia.

  • A demonstração de lucros ou prejuízos acumulados pode estar dentro da demonstração de mutação do patrimônio líquido.

  • Errado.

    A DLPA deverá indicar o montante do dividendo por ação do capital social e poderá ser incluída na DMPL, se elaborada e publicada pela companhia.

  • Inverteu.

  • ERRADO, a banca tentou confundir invertendo...

    Costuma-se dizer que com a DMPL tem-se duas demonstrações “de brinde” --> a DRA e a DLPA.

    A DMPL é mais completa do que a DLPA, pois demonstra a variação ocorrida em todo o Patrimônio Líquido da empresa, enquanto que a DLPA demonstra apenas a variação ocorrida na conta Lucros ou Prejuízos Acumulados.

    Como qualquer outra demonstração, a DMPL é uma sumarização dos dados contábeis já captados, reconhecidos e acumulados.


ID
2884633
Banca
OBJETIVA
Órgão
Câmara de Caxias do Sul - RS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

A demonstração que visa evidenciar todas as mutações sofridas pela conta de lucros (ou prejuízos) acumulados ao longo de um período de apuração contábil, partindo de seu saldo no início do exercício social e concluindo com a posição da conta por ocasião do balanço de encerramento do exercício, refere-se ao(à):

Alternativas
Comentários
  •  

    A demonstração de lucros ou prejuízos acumulados deverá discriminar:

     

    1. o saldo do início do período e os ajustes de exercícios anteriores;

    2. as reversões de reservas e o lucro líquido do exercício; e

    3. as transferências para reservas, os dividendos, a parcela dos lucros incorporada ao capital e o saldo ao fim do período

    A DLPA evidencia as alterações ocorridas no saldo da conta de lucros ou prejuízos acumulados.

    Fonte: portal de contabilidade

    Gabarito A

  • A Demonstração dos Lucros ou Prejuízos Acumulados (DLPA) evidencia as alterações ocorridas na conta Lucros ou Prejuízos Acumulados. Seu principal objetivo é evidenciar a distribuição do resultado do exercício.

    Com isso, correta a alternativa A.

  • Conforme a Lei 6.404/76, "a DLPA, art. 186, discriminará:

    I - o saldo do início do período, os ajustes de exercícios anteriores e a correção monetária do saldo inicial;

    II - as reversões de reservas e o lucro líquido do exercício;

    III - as transferências para reservas, os dividendos, a parcela dos lucros incorporada ao capital e o saldo ao fim do período".

    [...]

    Portanto, a DLPA demonstra as mutações ocorridas no PL. Também pode ser substituída pela DMPL.

    Assim, a única alternativa correta é a letra A.

    Gabarito A


ID
2884636
Banca
OBJETIVA
Órgão
Câmara de Caxias do Sul - RS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Sobre as demonstrações contábeis, assinalar a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • a) F, trata-se de DMPL;

    b) F, trata-se de BALANÇO PATRIMONIAL;

    c) Correta;

    d) F, trata-se de DLPA;

    e) F, trata-se de DFC.

    Gabarito C


ID
2897746
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
CODEMIG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

De conformidade com a Lei N° 6.404, de 15 de dezembro de 1976, a Demonstração de Lucros ou Prejuízos Acumulados discriminará os seguintes componentes, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Lei 6.404/76

    Art. 186. A demonstração de lucros ou prejuízos acumulados discriminará:

    I - o saldo do início do período, os ajustes de exercícios anteriores e a correção monetária do saldo inicial;

    II - as reversões de reservas e o lucro líquido do exercício;

    III - as transferências para reservas, os dividendos, a parcela dos lucros incorporada ao capital e o saldo ao fim do período.

  • GABA c)

    Art. 187. A demonstração do resultado do exercício (DRE) discriminará:

    IV – o lucro ou prejuízo operacional, as outras receitas e as outras despesas;   

  • Gabarito letra C -O lucro ou prejuízo operacional, as outras receitas e as outras despesas.- esse componente é apresentado na DRE

  • Segundo o art. 186 da Lei n° 6.404/76 a demonstração de lucros ou prejuízos acumulados discriminará:

    I – o saldo do início do período, os ajustes de exercícios anteriores e a correção monetária do saldo inicial;

    II – as reversões de reservas e o lucro líquido do exercício;

    III – as transferências para reservas, os dividendos, a parcela dos lucros incorporada ao capital e o saldo ao fim do período.

    Com isso, incorreta a alternativa C, visto que tais componentes (lucro ou prejuízo operacional, as outras receitas e as outras despesas) são evidenciados na Demonstração do Resultado do Exercício.