SóProvas


ID
2571277
Banca
FEPESE
Órgão
PC-SC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto 1 

O Sol na obra de Van Gogh

Nenhum outro pintor captou e soube transmitir a luz e a energia do Sol como Vincent van Gogh (1863-1890). Cansado e desgostoso de Paris, Van Gogh passou os dois últimos anos de sua vida no sul da França, que os franceses chamam de Midi. Ele queria pintar ao ar livre, em um contexto mais luminoso. Em uma carta ao seu irmão Theo, em 1888, ele escreveu: "Vim ao Midi por muitas razões. Por querer ver outra luz, crer que a contemplação da natureza sob um céu mais claro pode me dar um ideia mais exata da maneira de sentir e desenhar dos japoneses. Querer, enfim, ver este sol mais intenso, porque pressinto que, sem conhecê-lo, não é possível compreender desde o ponto de vista da realização e da técnica, as obras de Delacroix, e porque me intuiu que as cores do prisma se velam com as brumas do norte". 

Após uma violenta discussão com seu amigo pintor Paul Gauguin (1848-1903), e que teve como consequência a famosa mutilação de parte da orelha, Van Gogh foi internado no sanatório de Saint-Rémy. Lá, o Sol continuava presente em suas criações.

Em seus últimos meses de vida, e durante uma das várias internações de Van Gogh no sanatório de SaintRémy, ele descobriu na França meridional uma fonte de inspiração inesgotável: as oliveiras. Com elas compartilhou os últimos dias de sua vida turbulenta. Talvez uma destas obras mais significativas que tenha pintado foi Oliveiras com céu amarelo e Sol. Recentemente, esta obra foi uma das escolhidas em um projeto para sofrer um corte virtual de suas árvores como forma criativa de chamar a atenção para o desmatamento.

Van Gogh era fascinado pelos astros. Sol, Lua, estrelas. Procurava a luz à sua volta. Talvez para iluminar o seu interior sombrio. Ele precisava de todas as luzes da natureza para fazer germinar a natureza da sua Arte.

BELTRÃO, C. Disponível em: <http://artenarede.com.br/blog/index.php/o-sol-na-obra-de-van-googh/> Acesso em:  12/11/2017. [Adaptado]

Assinale a alternativa que completa corretamente a frase abaixo, de acordo com o texto 1.

Entre as razões expostas pelo pintor na carta a Theo para ter ido ao Midi, está...

Alternativas
Comentários
  • Querer, enfim, ver este sol mais intenso, porque pressinto que, sem conhecê-lo, não é possível compreender desde o ponto de vista da realização e da técnica, as obras de Delacroix, e porque me intuiu que as cores do prisma se velam com as brumas do norte". 

  • A

    Em uma carta ao seu irmão Theo, em 1888, ele escreveu: "Vim ao Midi por muitas razões. Por querer ver outra luz, crer que a contemplação da natureza sob um céu mais claro pode me dar um ideia mais exata da maneira de sentir e desenhar dos japoneses. Querer, enfim, ver este sol mais intenso, porque pressinto que, sem conhecê-lo, não é possível compreender desde o ponto de vista da realização e da técnica, as obras de Delacroix, e porque me intuiu que as cores do prisma se velam com as brumas do norte".

  • Querer, enfim, ver este sol mais intenso, porque pressinto que, sem conhecê-lo, não é possível compreender desde o ponto de vista da realização e da técnica, as obras de Delacroix, e porque me intuiu que as cores do prisma se velam com as brumas do norte". 

  • Letras:

     

     

    A - CORRETA

    B - ERRADA - "intuiu que as cores do prisma se velam com as brumas do norte" - Não deu certeza como traz a questão.

    C - ERRADA - Em nenhum momento o texto aduz sobre a urgência de Van G. em querer analisar seus quadros ainda mais de maneira comparativa.

    D - ERRADA  - Em nenhum momento o texto relata tais fatos.

    E - ERRADA  - Em nenhum momento o texto relata tais fatos.

     

     

    A dificuldade é para todos, bons estudos !

  • A- foi sim pro sul da frança, apreciar outra luz e compreender as obras de Delacroix

    B - Não se fala em imediatismo

    C - ele foi pra pintar outras luzes do sol

    D - Ora, se ele escreveu para o irmao dizendo que tinha ido apreciar outras luzes...

    E -  ele foi pintar

    E

  • Ter uma olha mais luminoso >>> SOL ;) 

  • GABARITO A

     

    Ao mencionar a palavra "de acordo com o texto", a resposta da questão está dentro do texto, deve ser extraida diretamente dele, não sendo necessário explorar o conhecimento exterior.

  • A resposta encontra-se no seguinte trecho: "Querer, enfim, ver este sol mais intenso, porque pressinto que, sem conhecê-lo, não é possível compreender desde o ponto de vista da realização e da técnica, as obras de Delacroix..." 

  • GABARITO:  A

     

    Querer, enfim, ver este sol mais intenso, porque pressinto que, sem conhecê-lo, não é possível compreender desde o ponto de vista da realização e da técnica, as obras de Delacroix, e porque me intuiu que as cores do prisma se velam com as brumas do norte". 

  • Cansado e desgostoso de Paris, Van Gogh passou os dois últimos anos de sua vida no sul da França, que os franceses chamam de Midi. Ele queria pintar ao ar livre, em um contexto mais luminoso. Em uma carta ao seu irmão Theo, em 1888, ele escreveu: "Vim ao Midi por muitas razões. Por querer ver outra luz, crer que a contemplação da natureza sob um céu mais claro pode me dar um ideia mais exata da maneira de sentir e desenhar dos japoneses. Querer, enfim, ver este sol mais intenso, porque pressinto que, sem conhecê-lo, não é possível compreender desde o ponto de vista da realização e da técnica, as obras de Delacroix.

     

    Sempre em interpretações e compreenções de texto, busquem as respostas além das linhas que o examinador passar, além deles informarem a linha da resposta para facilitar a interpretação, eles utilizam issso como tática para induzir o candidato a erro... fica a dica

    ex: diz que na linha L.10 tem tal resposta e você se apega a ir buscar esta resposta apenas nesta linha, em vez disso tente voltar até a nove e assim por diante

  • "Querer, enfim, ver este sol mais intenso, porque pressinto que, sem conhecê-lo, não é possível compreender (...) as obras de Delacroix (...)".