SóProvas


ID
2571280
Banca
FEPESE
Órgão
PC-SC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto 1 

O Sol na obra de Van Gogh

Nenhum outro pintor captou e soube transmitir a luz e a energia do Sol como Vincent van Gogh (1863-1890). Cansado e desgostoso de Paris, Van Gogh passou os dois últimos anos de sua vida no sul da França, que os franceses chamam de Midi. Ele queria pintar ao ar livre, em um contexto mais luminoso. Em uma carta ao seu irmão Theo, em 1888, ele escreveu: "Vim ao Midi por muitas razões. Por querer ver outra luz, crer que a contemplação da natureza sob um céu mais claro pode me dar um ideia mais exata da maneira de sentir e desenhar dos japoneses. Querer, enfim, ver este sol mais intenso, porque pressinto que, sem conhecê-lo, não é possível compreender desde o ponto de vista da realização e da técnica, as obras de Delacroix, e porque me intuiu que as cores do prisma se velam com as brumas do norte". 

Após uma violenta discussão com seu amigo pintor Paul Gauguin (1848-1903), e que teve como consequência a famosa mutilação de parte da orelha, Van Gogh foi internado no sanatório de Saint-Rémy. Lá, o Sol continuava presente em suas criações.

Em seus últimos meses de vida, e durante uma das várias internações de Van Gogh no sanatório de SaintRémy, ele descobriu na França meridional uma fonte de inspiração inesgotável: as oliveiras. Com elas compartilhou os últimos dias de sua vida turbulenta. Talvez uma destas obras mais significativas que tenha pintado foi Oliveiras com céu amarelo e Sol. Recentemente, esta obra foi uma das escolhidas em um projeto para sofrer um corte virtual de suas árvores como forma criativa de chamar a atenção para o desmatamento.

Van Gogh era fascinado pelos astros. Sol, Lua, estrelas. Procurava a luz à sua volta. Talvez para iluminar o seu interior sombrio. Ele precisava de todas as luzes da natureza para fazer germinar a natureza da sua Arte.

BELTRÃO, C. Disponível em: <http://artenarede.com.br/blog/index.php/o-sol-na-obra-de-van-googh/> Acesso em:  12/11/2017. [Adaptado]

Assinale a alternativa correta, de acordo com o texto 1.

Alternativas
Comentários
  • Van Gogh no sanatório de SaintRémy, ele descobriu na França meridional uma fonte de inspiração inesgotável: as oliveiras. Com elas compartilhou os últimos dias de sua vida turbulenta.

  • Em seus últimos meses de vida, e durante uma das várias internações de Van Gogh no sanatório de SaintRémy, ele descobriu na França meridional uma fonte de inspiração inesgotável: as oliveiras. Com elas compartilhou os últimos dias de sua vida turbulenta.

     

     

  • GABARITO B

     

    A) ERRADO

    Quando Van Gogh foi internado, já estava morando longe de Paris.

     

    B) CORRETO

    "Em seus últimos meses de vida, e durante uma das várias internações de Van Gogh no sanatório de SaintRémy, ele descobriu na França meridional uma fonte de inspiração inesgotável: as oliveiras. Com elas compartilhou os últimos dias de sua vida turbulenta."

     

    C) ERRADO

    "Van Gogh era fascinado pelos astros. Sol, Lua, estrelas. Procurava a luz à sua volta. Talvez para iluminar o seu interior sombrio."

     

    D) ERRADO

    De acordo com o texto, as obras de Van Gogh sempre foram bastante iluminadas e coloridas. Cores veladas e esmaecidas não figuravam em seus quadros.

     

    E) ERRADO

    A ideia de atribuir o caráter de conservação ambiental à obra "Oliveiras com céu amarelo e Sol" foi proposta muito tempo antes da sua morte, não tendo ele relação direta com essa interpretação.

  • "Em seus últimos meses de vida, e durante uma das várias internações de Van Gogh no sanatório de SaintRémy, ele descobriu na França meridional uma fonte de inspiração inesgotável: as oliveiras. Com elas compartilhou os últimos dias de sua vida turbulenta."

  • Está explicito no texto a relação de Van Gogh com as oliveiras. 

  • GABARITO B

     

    Resposta extraida diretamente do texto (de acordo com o texto):

    "Em seus últimos meses de vida, e durante uma das várias internações de Van Gogh no sanatório de SaintRémy, ele descobriu na França meridional uma fonte de inspiração inesgotável: as oliveiras". 

  • Pra mim o texto não deixa claro que o sanatório "Saint Rémi" é estímulo para Van Gogh, e sim a França meriadional ( uma região).

  • Comentário acerca da alternativa "D) Os primeiros anos da vida de Van Gogh foram marcados pela turbulência e pelo auge de sua criação no seio da sociedade parisiense; os anos finais foram de uma vida calma e interiorana, o que se refletiu em cores veladas e esmaecidas impressas em suas últimas pinturas". 

    Segundo o texto:

    "Em seus últimos meses de vida, e durante uma das várias internações de Van Gogh no sanatório de SaintRémy, ele descobriu na França meridional uma fonte de inspiração inesgotável: as oliveiras. Com elas compartilhou os últimos dias de sua vida turbulenta".

    Só com esse trecho dá para descartar a alternativa D!

     

  • Em nenhum momento do texto o sanatorio estimulou a criação dele. Só se for com as drogas que o examinador tomou para fazer essa pergunta.

  • Van Gogh nasceu em 1853 e não 1863, como no texto.

  • afirmar que o sanatório estimulou é meio forçado né?