SóProvas


ID
2571304
Banca
FEPESE
Órgão
PC-SC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto 1

O Sol na obra de Van Gogh

Nenhum outro pintor captou e soube transmitir a luz e a energia do Sol como Vincent van Gogh (1863-1890). Cansado e desgostoso de Paris, Van Gogh passou os dois últimos anos de sua vida no sul da França, que os franceses chamam de Midi. Ele queria pintar ao ar livre, em um contexto mais luminoso. Em uma carta ao seu irmão Theo, em 1888, ele escreveu: "Vim ao Midi por muitas razões. Por querer ver outra luz, crer que a contemplação da natureza sob um céu mais claro pode me dar um ideia mais exata da maneira de sentir e desenhar dos japoneses. Querer, enfim, ver este sol mais intenso, porque pressinto que, sem conhecê-lo, não é possível compreender desde o ponto de vista da realização e da técnica, as obras de Delacroix, e porque me intuiu que as cores do prisma se velam com as brumas do norte". Após uma violenta discussão com seu amigo pintor Paul Gauguin (1848-1903), e que teve como consequência a famosa mutilação de parte da orelha, Van Gogh foi internado no sanatório de Saint-Rémy. Lá, o Sol continuava presente em suas criações. Em seus últimos meses de vida, e durante uma das várias internações de Van Gogh no sanatório de SaintRémy, ele descobriu na França meridional uma fonte de inspiração inesgotável: as oliveiras. Com elas compartilhou os últimos dias de sua vida turbulenta. Talvez uma destas obras mais significativas que tenha pintado foi Oliveiras com céu amarelo e Sol. Recentemente, esta obra foi uma das escolhidas em um projeto para sofrer um corte virtual de suas árvores como forma criativa de chamar a atenção para o desmatamento. Van Gogh era fascinado pelos astros. Sol, Lua, estrelas. Procurava a luz à sua volta. Talvez para iluminar o seu interior sombrio. Ele precisava de todas as luzes da natureza para fazer germinar a natureza da sua Arte. BELTRÃO, C. Disponível em: Acesso em 12/11/2017. [Adaptado]


Texto 2

Um gafanhoto esteve incrustado mais de um século em um Van Gogh 

Os restos de um gafanhoto com mais de um século foram encontrados na espessa pintura As Oliveiras, de Vincent van Gogh (parte de uma série de 18 pinturas que o artista fez sobre o tema em 1889). Uma restauradora do Museu de Arte Nelson-Atkins, na cidade de Kansas, nos Estados Unidos, onde a obra está exposta, descobriu o inseto enquanto trabalhava numa pesquisa sobre a tela. Segundo um comunicado dessa pinacoteca, o achado é apenas um dos resultados emocionantes que surgiram quando o estudo cientí­fico e a investigação histórica da arte se combinaram no museu para compreender melhor o processo do artista holandês.

"As Oliveiras é uma pintura muito querida no NelsonAtkins e esse estudo científico não faz mais do que aumentar nossa compreensão de sua riqueza', afirmou o diretor do museu, Julián Zugazagoitia. "Van Gogh trabalhou ao ar livre, e sabemos que ele, como outros artistas plein air, lidou com o vento e o pó, a grama e as árvores, e as moscas e os gafanhotos." 

A equipe de pesquisadores entrou em contato com o paleoentomologista Michael S. Engel, professor da Universidade de Kansas, para seu estudo posterior. Engel observou que faltavam o tórax e o abdômen do gafanhoto e que não se via nenhum sinal de movimento na pintura circundante. Isso indica que o inseto estava morto antes de aterrissar na tela de Van Gogh. O gafanhoto não pode servir para uma datação mais precisa da pintura.

Disponível em:<https://brasil.elpais.com/brasil/2017/11/08/cultura/1510154425_196558.html> Acesso em 12/11/2017. [Adaptado.]

Analise os trechos abaixo extraídos do texto 2.

1. Os restos de um gafanhoto com mais deum século foram encontrados na espessa pintura As Oliveiras, de Vincent van Gogh. (1º parágrafo)

2. Van Gogh trabalhou ao ar livre, e sabemos que ele, como outros artistas plein air, lidou com o vento e o pó. (2º parágrafo)

Assinale a alternativa que explica corretamente os efeitos de sentido do uso do itálico nas expressões sublinhadas nos trechos.

Alternativas
Comentários
  • A utilização do recurso ítalico em textos digitados, possui as funções de destacar termos estrangeiros que não possuem tradução (ou uma tradução não se aplica adequadamente ao contexto) e para destacar o nome de uma obra a qual se está se referindo, entre outros usos. Portanto, a alternativa que contempla essas situações, respectivamente, é a "A".

  • deum

     

  • Paulo Vinícius, por gentileza, indique-nos a fonte da informação que você escreveu no comentário do dia 22/12/2017.

  • MANUAL DE REDAÇÃO DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA

    Segundo o manual:

    [...] Tem sido tolerado o uso de itálico como forma de dispensar o uso de aspas, exceto na hipótese de citação textual.


    9.1.3.2. Aspas

    As aspas têm os seguintes empregos:

    b) dão destaque a nomes de publicações, obras de arte, intitulativos, apelidos, etc.:

    c) destacam termos estrangeiros:



    Para baixar o Manual de Redação da presidência deixo o link: 

    http://www4.planalto.gov.br/centrodeestudos/assuntos/manual-de-redacao-da-presidencia-da-republica/manual-de-redacao.pdf

  • ITÁLICO

     

    Usa-se itálico (itálico) no corpo do parágrafo apenas para destacar nome de obra autoral (música, movimento de ópera ou sinfonia, canção, peça teatral, pintura, escultura, show, livro, capítulo, artigo etc.) e termos estrangeiros. Nas referências bibliográficas completas o itálico pode destacar os títulos das obras em lugar do negrito. Nenhum outro caso comporta o uso de itálico.

     

    Fonte: http://www.sacod.ufpr.br/portal/artes/wp-content/uploads/sites/8/2013/01/03-Recomenda%C3%A7%C3%B5es-e-normas-t%C3%A9cnicas-para-a-reda%C3%A7%C3%A3o-acad%C3%AAmica2.pdf

  • Gabarito Letra A

  • Uma questão dessas ninguém erra