Gabarito: letra D
Veja outra questão semelhante:
Ano: 2010 Banca: CESPE Órgão: MS Prova: Arquivologista
O principal objetivo da classificação arquivística é dar visibilidade às funções e atividades do organismo que produz o arquivo, e às ligações entre os documentos. Trata-se de um processo lógico que, partindo da análise das funções, atividades ou estruturas administrativas do produtor, visa estabelecer categorias genéricas, nas quais deverão ser distribuídos os documentos. Certo.
(a) Quanto à ordenação, seu objetivo básico é facilitar e agilizar a conservação(consulta) aos documentos, pois, mesmo no que se refere a uma mesma instituição, e em relação a um mesmo tipo documental, os documentos atingem um volume significativo.
ORDENAÇÃO, escolhe-se APENAS 1 CRITÉRIO para se ordenar os documentos (alfabético, numérico, alfanumérico);
É importante no Arquivo que os documentos de uma mesma função sejam guardados juntos, para que se perceba como começou a ação e como terminou, formando assim os dossiês de fácil compreensão para quem pesquisa.
(b) A adoção de um ou mais critérios de ordenação para uma série documental permite evitar, em princípio, que, para a descrição (localização) de um único documento, seja necessária a preservação (consulta)de dezenas ou centenas de outros.
(c) A classificação funcional é a representação lógica das funções, subfunções e atividades do organismo produtor. Por isso, ela depende exclusivamente da estrutura e de suas mudanças no decorrer do tempo.(restante está correto)
(e) A classificação funcional é a mais apropriada para órgãos públicos do Poder Executivo que NÂO sofrem frequentes alterações em sua estrutura, de acordo com as injunções políticas. Apesar de mais simples (complexa), a classificação funcional é mais duradoura.( banca lixo:( )
fonte: qconcursos;
arqsp.org.br/arquivos/oficinas_colecao_como_fazer/cf2.pdf ;
arquivoestado.sp.gov.br/site/assets/publicacao/anexo/gestao_documental_aplicada.pdf