SóProvas


ID
2572390
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2017
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Leia atentamente o seguinte excerto: “O papel de herói da Inconfidência Mineira cabe ainda a Tiradentes porque ele foi o inconfidente que recebeu a pena maior: a morte na forca, uma vez que o próprio réu, durante a devassa, assumiu para si toda a culpa. Sabe-se, no entanto, que sua morte se deve também em grande parte à acusação dos demais inconfidentes, bem como a sua condição social: pertencente à camada média da sociedade mineira, sem importantes ligações de família, sem ilustração nem boas maneiras”.

Cândida Vilares Gancho & Vera Vilhena de Toledo. Inconfidência Mineira. São Paulo, Editora Ática, Série Princípios,1991. p.45.


Sobre a Inconfidência Mineira, ocorrida em Vila Rica no período da mineração aurífera, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • A inconfidência mineira foi uma revolta de cunho emancipacionista/separatista.

    Apesar de ser considerada uma revolta, não passou de uma conspiração da elite mineira.

  • Importante salientar que a principal diferença entre a Inconfidência Mineira (1789) e a Inconfidência Baiana (1798) foi a abolição da escravidão.

    Gabarito: B

  • O período da Inconfidência Mineira é o Arcadismo e nesse período muitos filhos da elite local ( MG ) vão estudar na Europa e se deparam com o Iluminismo e sua Secularização na Educação, ao voltarem para o Brasil e verem como as coisas são realmente de fato, acabam por se manifestarem.

    Os revoltosos eram de classe média~alta, estavam revoltados com a ampliação da fiscalização portuguesa, mas , embora com ideias iluministas, não queriam uma abolição da escravidão.

    LETRA B

    APMBB