SóProvas


ID
2572597
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PM-MA
Ano
2017
Provas
Disciplina
História
Assuntos

    A experiência histórica vivida pelo Brasil a partir de 1945, quando chegou ao fim a ditadura do Estado Novo de Getúlio Vargas, não foi politicamente tranquila. A trajetória democrática entre 1946 e 1964 foi marcada por crises as mais diversas, algumas das quais verdadeiramente trágicas. O golpe de 1964 iniciou um período de duas décadas de regime autoritário, cujo epílogo se deu em 1985, quando nova fase democrática teve início, e se prolonga aos dias de hoje.

Considerando o período histórico abordado no texto precedente, julgue o próximo item.

A derrubada do regime militar, em 1985, deu-se em decorrência de revolta armada que havia unido setores civis e militares descontentes com o governo dos generais.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO

     

    Apesar de ter havido revoltas armadas na década de 60. estas foram combatidas e reprimidas pelo governo militar.

    O regime militar inicia sua derrubada com a eleição indireta de Geisel, que era Castelista e tinha como propósito fazer o Brasil retornar à democracia aos poucos, porém ainda usando de métodos militares de governo quando necessário. Após seu governo, Figueiredo assume e continua sua política de democratização, que tem êxito em 1985, com a eleição de Tancredo (ainda que tenha sido uma eleição indireta).

  •  Embora houvesse resistências armadas ao longo da Ditadura Civil-Militar (1964-1985), não foram elas que uniram civis e militares descontentes com os governos dos generais. Havia um forte descontentamento das instituições brasileiras, bem como pressão internacional em prol dos direitos humanos. Além disso, a abertura política se deu de maneira lenta e gradual, a partir do governo Geisel. A redemocratização é caracterizada pelo fim do AI-5, fim do bipartidarismo, a lei da anistia e o movimento pelas diretas já.

    FONTE: https://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/resolucao-comentada-de-historia-e-geografia-do-concurso-da-pmma/

    GAB.: ERRADO

  • a luta armada foi no governo Costa e Silva (1967-1969) e não em 1985.

     

  • um amor por historia

  • A luta armada (guerrilha) foi no finalzinho do governo de Costa e Silva e no início do governo de Médici.

  • Pessoal, 

    A luta armada ocorreu no Regime Militar, mas a questão cita a Revolta da Armada que ocorreu no período da República das Espadas (1889 a 1894)  .

    .

    Gabarito: E

    .

    At.te

    Foco na missão 

     

  • A derrubada do regime militar, em 1985, deu-se em decorrência de revolta armada que havia unido setores civis e militares descontentes com o governo dos generais. (FALSO)

    Sendo bem direto: Não ocorreu uma "derrubada", o FIM da DITADURA MILITAR NO BRASIL se deu com a eleição indireta que elegeu Tancredo Neves, que nem chegou a assumir pois bateu as botas. José Sarney, o Vice, tornou-se o primeiro presidente CIVIL do Brasil, de forma indireta, após esse longo e instável período ditatorial.

  • Não teve luta armada para decretar o fim da ditadura militar. Geisel que, em processo lento, gradual e calmo, foi abrindo o regime até a eleição indireta que elegeu Tancredo. O mesmo morre e assume Sarney, que era ex-aliado do governo militar (pertencia ao ARENA).

  • kkkkkkkkkkkkkk essa ai foi pesada kkkkk

  • Não teve luta armada para decretar o fim da ditadura militar. Geisel que, em processo lento, gradual e Gradativo foi abrindo o regime até a eleição indireta que elegeu Tancredo. O mesmo morre e assume Sarney, que era ex-aliado do governo militar (pertencia ao ARENA).

    (2)

  • Os militares Entregaram o PODER.

  • Muita gente reclama da Cesp, mas eu acho essa banca tranquila.

    Derrubada do militarismo foi em decorrência de grandes conflitos sociais.

    GAB. ERRADO

  • MOVIMENTO QUE FICOU CONHECIDO COMO DIRETAS JA, NO QUAL OS MILITARES ENTREGAM O PODER PARA TANCREDO NEVES, COM ISSO ENCERRA-SE O CICLO DO AUTORITARISMO MILITAR , NO BRASIL COMTEMPORANEO

  • GABARITO - ERRADO

    Os miltares entregaram o poder.. de forma LENTA, GRADUAL E SEGURA. A fim de evitar revanchismos!

  • Galera q tiver estudando para pmal, cbmal e pcal tenho materiais em pdf. Todos esquematizados e com questões tudo atualizado.

    wpp(82) 98205_7012

  • Processo de democratização gradual e lento.

  • a reforma armada n obteve muita expressão, aliás foi uma desculpa para manter o regime militar perante o comunismo presente.

  • O processo de início a volta da democracia teve partido com as eleições indiretas de Geisel. Embora houvesse descontentamento e até mesmo revoltas armadas,não foi isso que proporcionou a volta à democracia.

  • Em "derrubada" ja parei

  • Em 1982, a sociedade brasileira começou a organizar a campanha das , para realização de eleições para a Presidência da República.

    Em 15 de janeiro de 1985, Tancredo foi eleito Presidente pelo Congresso Nacional

    Fonte: https://www.todamateria.com.br/brasil-republica/

  • Em 1985 José Sarney assumiu a presidência após a eleição de um civil e a morte de Tancredo Neves. Tinha oficialmente findado o regime militar, iniciado em 1964. 

    O fim do regime militar significou o início da redemocratização do Estado. Mas, não significou uma verdadeira revolução na medida em que não há mudanças estruturais radicais. A mudança não foi feita através de uma revolta armada, até mesmo porque as diversas vertentes da oposição armada foram sistematicamente eliminadas pelo regime. Não houve uma articulação entre civis e grupos de militares com o objetivo de derrubada do “governo dos generais". O que aconteceu foi uma transição articulada pelo próprio regime.

    No governo do general Ernesto Geisel – de março de 1974 a março de 1979 - foi iniciada a “abertura lenta, gradual e segura". A questão econômica , como a crescente falência do Milagre Econômico e, a onipresente oposição, que resistia à repressão, associados à mudança do panorama internacional, já que articulava-se a “coexistência pacífica" e não mais a guerra fria clássica, levaram os generais a articular a transição para o Estado de Direito.

    Além disso, os Estados Unidos da América passaram a defender a abertura política das ditaduras latino-americanas – algumas que governos anteriores norte-americanos haviam apoiado, como a brasileira. A proposta era a de evitar convulsão social e manter o controle do aparelho de Estado nas mãos daqueles grupos que já eram dominantes, mesmo que abrindo espaço para outras forças políticas – através da liberdade partidária e a anistia. E, ao ser “gradual e segura", a abertura, através da anistia ampla, geral e irrestrita, garantiu  também a possibilidade de impunidade daqueles que haviam cometido crimes em nome do regime. 

    Pelo acima exposto é possível inferir que a afirmativa está incorreta. Note-se que o texto evita avaliação do regime pois a questão vida uma posição nos quadros do Exército. Há uma bibliografia técnica e jornalística bastante interessante sobre o período histórico . Há livros de História do Brasil para Ensinos Fundamental e Médio tais como História Concisa do Brasil , de Boris Fausto . Ou ainda a coleção Histórias da Gente Brasileira, de Mary del Priori. Entre os manuais escolares cita-se Oficina de História da Flávio de Campos e Regina Claro. 

    Gabarito do Professor: ERRADO.
  • ERRADO

    A Revolta da Armada foi um movimento de rebelião promovido por unidades da Marinha do Brasil contra os dois primeiros governos republicanos do país, que estavam tomando feições de uma ditadura militar.

    1893 – 1894

    EU ESTAVA LÁ.

  • ERRADA, redemocratização feita pelos próprios militares.