SóProvas


ID
2572618
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PM-MA
Ano
2017
Provas
Disciplina
História
Assuntos

     O século XVI marcou o início da colonização do território brasileiro pelos portugueses, mas as terras descobertas ao sul do continente americano e conquistadas por Portugal e Espanha foram, à época, cobiçadas por outros povos europeus como os franceses, ingleses e holandeses, que chegaram a ocupar os domínios portugueses e espanhóis no Novo Mundo. Em meio a essa disputa, ampliada quando Portugal foi incorporado pela Espanha na denominada União Ibérica (1580–1640), situa-se parte significativa da história do Maranhão no período colonial.

Considerando o contexto histórico apresentado no texto precedente, julgue o seguinte item relativo à história do Maranhão no período colonial.

A resistência francesa em defesa da França Equinocial, sob o comando de La Ravardière, impediu a conquista portuguesa do território do Maranhão, fato concretizado às vésperas da Independência do Brasil.

Alternativas
Comentários
  • Errado
    A diferença temporal entre esse episódio e a independência é gigantesca

  • Errado.

    Periodo da França Equinocial - 1612 a 1615. 

    Independencia do Brasil - 7 de setembro de 1822.

     

    SELVA!

  • Matei pela diferença de tempo dos ocorridos
  • Além da grande distância de tempo entre os dois ocorridos, os franceses foram expulsos pelos próprios portugueses, tanto no RJ quanto no Maranhão.

    Portanto, a tomada do território não foi impedida pelos portugueses.

    GAB: E.

  • FRANÇA ARTÁRTICA--------------------FUNDAÇAO----------------------- RIO DE JANEIRO

    FRANÇA EQUINOCIAL------------------FUNDAÇAO------------------------MARANHAO

    OS FRANCESES, DECLARAM SUA DERROTA, NO BRASIL, POREM O BRASIL TEVE QUE PAGAR UMA IDENIZAÇAO A ELES, DEVIDO AOS PREJUIZOS PELAS DERRUBADAS DOS NAVIOS FRANCESES.

    PMAL 2021