-
DUQUE DE CAXIAS FOI UM DOS GRANDES PROTAGONISTAS PARA O FIM DO CONFLITO.
-
Batalha Final
A situação dos revoltosos piorou ainda mais quando o experiente militar, Coronel Luís Alves de Lima e Silva (futuro Duque de Caxias) assume o comando de todas as tropas do Maranhão, Piauí e Ceará. As tropas eram composta de mais de 8 mil homens bem armados no dia 7 de fevereiro de 1840.
Não sem esforço, o Coronel derrota Raimundo Gomes, o qual, cercado e isolado, se rende e entrega a Vila de Caxias às tropas oficiais. É o inicio do fim.Em 1840, o recém coroado imperador Dom Pedro II, resolve anistiar os rebeldes que se entregarem. Imediatamente, mais de 2.500 balaios se rendem.Com isso, Luís Alves de Lima e Silva esmaga definitivamente aqueles que continuavam lutando em 1841. Neste mesmo ano, Cosme Bento é capturado e enforcado. Por sua vez, o vaqueiro Raimundo Gomes é expulso da província e morre no caminho para São Paulo.
Ao retornar vitorioso à capital, o Coronel Luís Alves de Lima e Silva recebeu o título de Barão de Caxias, por ter sufocado esta revolta social.
GAB: ERRADO ( Pois Luís Alves de Lima e Silva não se negou a enfrentar os balaios, assim como os derrotou se tornando no futuro o Duque de Caxias.
FONTE: https://www.todamateria.com.br/balaiada/
-
Gente, esse cara massacrou a população que estava envolvida nessa revolta.
-
Dizem que esse Duque era virado na b@ba kkkkk
-
duque de Caxias, se não me engano negou uma ordem do governo na guerra do Paraguai
-
Duque de Caxias chegou virado num siri e pôs fim ao conflito.
-
Duque de Caxias era o terror daquela época, aliás, o seu cargo de "duque" veio através dessas imposições em guerras e revoltas.
-
Duque de Caxias chegou para mandar no morro e tomou a boca dos revoltosos.
Gab E
-
UISLAN LIRA,
claro que já existia um Exército nacional no período imperial, só não era organizado como hoje. O Exército Brasileiro nasceu, inclusive, na batalha dos guararapes, no século XVII.
Chamar o Duque de Caxias de "mercenário" é uma falta de respeito não só com a história de um dos principais nomes da Nação, mas também com a história do país.
"Salve, Duque Glorioso e sagrado
Oh, Caxias, invicto e gentil!
Salve, flor de estadista e soldado!
Salve, herói militar do Brasil"
-
Ele pegou o chicote dos balaios e desceu a balaiadas neles.