SóProvas


ID
2572630
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PM-MA
Ano
2017
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Nas primeiras décadas após a Independência, o Brasil viveu verdadeira guerra civil. O Maranhão integrou esse quadro conflituoso, em que avulta a Balaiada (1838–1841), e que, também, envolveu o Piauí e parte do Ceará. Acerca desse assunto, julgue o próximo item.

A classe camponesa maranhense, no contexto das Regências, formou-se a partir de três matrizes: indígenas aldeados, escravos alforriados ou quilombolas e emigrantes do sertão cearense.

Alternativas
Comentários
  • A revolta surgiu como um levante social por melhores condições de vida e contou com a participação de vaqueiros, escravos e outros desfavorecidos.

     

    GAB: CORRETO

    FONTE: https://www.todamateria.com.br/balaiada/

  • A Balaiada foi uma revolta que eclodiu na província do Maranhão, entre os anos de 1838 a 1841. Recebeu esse nome devido ao apelido de uma das principais lideranças do movimento, Manoel Francisco dos Anjos Ferreira, o "Balaio" (cestos, objetos que ele fazia.

  • A Balaiada foi uma das revoltas mais longas do período Regencial . Ocorreu entre os anos de 1838 e 1841 no estado do Maranhão espalhando-se pelas províncias do Piauí e do Ceará. Foi uma revolta de insatisfação contra as oligarquias locais e não um questionamento contra o status quo político. A revolta foi liderada por indígenas aldeados, escravos alforriados, quilombolas, sertanejos, artesãos e lavradores, maranhenses e cearenses. Ou seja, por membros da classe camponesa maranhense contra os grandes proprietários de terra e de escravos, autoridades de Províncias, comerciantes e contratantes.
    Os motivos para a revolta foram a falta do direito à cidadania e o não acesso à propriedade da terra. Havia também uma enorme revolta contra os recrutamentos violentos feitos pelos “coronéis" locais. O estabelecimento da lei dos Prefeitos, na qual o governador indicava qual prefeito deveria governar o município agravou as tensões entre o povo e o governo, o que agravou a revolta.
    Aconteceram três eventos que demonstram o caráter da Revolta Regencial Balaiada. O primeiro é Raimundo Gomes que se junta a Escravos, vaqueiros e artesãos . Libertam então um grupo de vaqueiros que tinham sido presos de forma arbitrária por opositores políticos. Os revoltosos conseguiram controlar a cidade de Caxias que era um grande centro comercial da época, o que desestabilizou os privilégios econômicos de alguns comerciantes e aristocráticos. Estas duas partes conflituosas demonstram as desigualdades sociais da época, mas o movimento do negro Cosme Bento com mais 3 mil escravos fugidos que se aquilombaram confere um caráter racial à revolta.
    O fato de ter sido uma revolta levada adiante por tipos sociais das camadas dominadas da sociedade colonial maranhense levou a uma repressão brutal. Escravos fugidos voltaram para o controle de grandes proprietários. Manoel Francisco Gomes foi morto. Raimundo Gomes foi expulso do Maranhão e morreu na deportação para São Paulo. Cosme Bento, líder dos escravos, foi condenado à forca. A afirmativa está correta: a revolta da Balaiada foi essencialmente de camponeses que, no Maranhão, eram de origem étnico- social diversa, sendo quilombolas, indígenas e egressos do sertão do Ceará.
    Gabarito do Professor: CERTO.
  • foi uma revolta popular

  • GAB C

    Foi composta por ESCRAVOS, CAMPONESES e VAQUEIROS entre outros que não tinham condições melhores de vida.

    Do maranhão que teve participação do Piauí e uma parte do Ceará