Gabarito: Certo.
[...]
HOJE EM DIA
↳ Atualmente, o Brasil é um dos países mais industrializados do mundo, com economia global forte e intensa participação capitalista global.
- Desde a década de 1990 é visto como um dos melhores países para se investir e instalar indústrias do mundo.
↳ O país encontra-se totalmente industrializado, participando de todos os tipos de indústrias, com economia global forte e caminhando para uma independência tecnológica e econômica.
↳ Atualmente o país vive um forte crescimento e desenvolvimento industrial, motivado e influenciado pelo capital externo e pelas multinacionais instaladas em nosso território. Há um forte desenvolvimento industrial nos diversos tipos de indústrias, desde a indústria de base até as indústrias de alta tecnologia.
[...]
QUESTÕES:
↳ O processo de industrialização no Brasil foi limitado, no seu início, pela elevada dependência da importação de bens de produção. CERTO ☑
R: Exato, por isso o processo continuou sendo agropecuário, sem a interferência do manufaturado.
[...]
↳ Quanto mais tecnologia de ponta, entre ela as máquinas, menos empregos são gerados no setor secundário (industrial), além disso, o setor dominante nos últimos anos é o Terciário (Comércio e Serviços). CERTO ☑
R: No Brasil, NÃO há grande variedade no desenvolvimento de patentes que envolvem tecnologia de ponta e, mesmo que tivesse, isso NÃO geraria mais empregos no setor industrial, muito pelo contrário!
[...]
↳ A industrialização desenvolveu-se como forma de substituição das importações. CERTO ☑
R: O processo de substituição de importações foi o modelo industrial seguido pelo Brasil no século XX, baseado no aumento da produção interna e diminuição das importações.
- Iniciou-se no pós 1ª Guerra Mundial e intensificou no Governo de Vargas.
[...]
↳ Um dos fatores que promoveram a concentração espacial foi a disponibilidade de capitais financeiros fornecidos pela cafeicultura. CERTO ☑
R: O desenvolvimento do complexo cafeeiro em São Paulo lançou as bases para a industrialização do país e para a concentração industrial no Sudeste, sobretudo em São Paulo. O capital gerado pelo café foi investido em infraestrutura, indústrias e ferroviais. Com o fortalecimento econômico, bancos ligados ao sistema global se instalaram na região.
Com o tempo, a região tornou-se o polo da economia do país e o estado de São Paulo, o polo da economia regional. O estado cresceu em um ritmo muito mais rápido do que os demais, o que promoveu a concentração espacial da indústria brasileira no Sudeste.
[...]
Seguindo a diante...
↳ As empresas, em busca de competitividade, buscam localidades capazes de oferecer vantagens econômicas, como:
- Mão de obra mais barata;
- Mercado consumidor significativo; ou
- Menores custos de produção.
[...]
____________
Fontes: Alunos do Projetos Missão; Mundo Educação; Questões da CESPE; Colegas do QC.