SóProvas


ID
2572684
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PM-MA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

     O tardio processo de industrialização maranhense se iniciou no fim da década de 60 do século XX, com a construção da rodovia Belém–Brasília e de estradas regionais como São Luís–Belém e São Luís–Teresina. Porém, foi na década de 70, quando massivos aportes foram incorporados à política de industrialização, principalmente por meio do modelo de desenvolvimento do II PND (Plano Nacional de Desenvolvimento) e da criação da SUDAM e SUDENE, que esse processo tomou impulso.


Claudiomar M. R. Filho. Formação econômica do Maranhão: de província próspera ao estado mais pobre da Federação: o que deu tão errado? Dissertação de Mestrado, FACE,Brasília, 2016 (com adaptações).

Com relação ao texto precedente e aos múltiplos aspectos a ele relacionados, julgue o item subsequente.

A criação do Consórcio Siderúrgico do Maranhão, a ALUMAR — siderúrgica produtora de ferro-gusa e aços inoxidáveis — foi um dos principais investimentos da política de industrialização tardia do Maranhão.

Alternativas
Comentários
  • Errado. O projeto ALUMAR produz alumina, a base da produção da bauxita.

  • Quem produz ferro-gusa é a Vale do Rio Doce. Aqui em São Luís-MA, o CONSÓRCIO de Alumínio do Maranhão ALUMAR trabalha com a produção de alumina (matéria pronta para fabricar alumínio-aço inoxidável- e demais utilidades). ;)

  • ALUMAR: alumina em São Luiz- MA.

  • para quem não é assinante, a questão esta errada. Pois, à ALUMAR, é uma grande produtora de alumina, e não de bauxita. Questão errada!

  • essa foi sacanagem!