SóProvas


ID
2572849
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PM-MA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Sistemas de Informação
Assuntos

Acerca de softwares livres, julgue o item a seguir.

GNU Lesser GPL e GNU GPL são exemplos de licenças de software livre.

Alternativas
Comentários
  • Item: CORRETO

    GNU Lesser General Public License, escrita em 1991 (e atualizada em 1999), é uma licença de software livre aprovada pela FSF e escrita como um meio-termo entre a GPL e licenças mais permissivas, tais como a licença BSD e a licença MIT.

    GNU General Public License (Licença Pública Geral GNU), GNU GPL ou simplesmente GPL, é a designação da licença de software para softwareidealizada por Richard Matthew Stallman em 1989, no âmbito do projeto GNU da Free Software Foundation (FSF). Richard Stallman originalmente criou a licença para o Projeto GNU de acordo com as definições de software livre da Free Software Foundation.

    Sendo uma licença copyleft, trabalhos derivados de um produto originalmente licenciado pela GPL só podem ser distribuídos se utilizarem a mesma licença. Isso é diferente das licenças permissivas como a licença BSD e a licença MIT, que possuem exigências mais simples.

    Historicamente, as licenças GPL são utilizadas por projetos de software livre e de código aberto. Além dos programas de software produzidos pelo Projeto GNU, o núcleo Linux é um exemplo de usuário da licença, que utiliza a versão 2 da GPL.

    Fonte: Wikipedia.

  • Essa é a questão que tira ponto do chutador, ou tu sabe ou tu não sabe.

  • SÓ É LEMBRAR QUE GNU É DISTRIBUIÇÕES LINUX... E O LINUX É UM CARA SUPER DE BOA... COM ELE PODE TUDO..

  • Esse tipo de questão separa os "Homens " dos "Meninos "... ☠
  • Para que um software seja classificado como Software Livre, ele deve obedecer a quatro liberdades de software do projeto GNU - General Public License (Licença Pública Geral) - idealizado por Richard Matthew Stallman.

    A GPL (CopyLeft) é um reforço a essas quatro liberdades, garantindo que o código fonte de um programa software livre não possa ser apropriado por outra pessoa ou empresa,