SóProvas


ID
2572957
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PM-MA
Ano
2017
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Julgue o item subsequente, relativo à história do Brasil da segunda metade do século XX.

Os grupos legalistas das Forças Armadas asseguraram a continuidade do regime democrático nas severas crises políticas de 1954, 1955 e 1961, quando políticos civis convocaram a intervenção militar para efetivarem golpes de Estado, mas cederam espaço durante a crise que resultou no golpe de 1964, quando a hierarquia militar foi posta em risco, como evidenciado pela insurreição dos sargentos em Brasília.

Alternativas
Comentários
  • Organizada e iniciada por cabos, sargentos e sub-oficiais, em sua maioria da Aeronáutica e da Marinha brasileira, a Revolta dos Sargentos ocorreu no dia 12 de setembro de 1963 em Brasília. A motivação da revolta foi uma decisão do Supremo Tribunal federal que reafirmava a inelegibilidade das praças para os órgãos do Poder Legislativo, assim como estava previsto na Constituição de 46.

     

    fonte: site História Brasileira.

  • Essa banca é um lixo.

  • essa banca é f...

  • Os grupos legalistas das Forças Armadas asseguraram a continuidade do regime democrático nas severas crises políticas de 1954, 1955 e 1961, quando políticos civis convocaram a intervenção militar para efetivarem golpes de Estado, mas cederam espaço durante a crise que resultou no golpe de 1964, quando a hierarquia militar foi posta em risco, como evidenciado pela insurreição dos sargentos em Brasília. ERRADO, O CERTO É1945, FIM DO GOVERNO VARGAS. BANCA LIXO!!

  • "resultou no golpe de 1964, quando a hierarquia militar foi posta em risco" em qual momento isso ocorreu? muito pelo contrário ele se perpeturam no poder do país;

  • Que vontade de xingar essa banca.

  • Não sei por qual motivo estão xingando a banca kkkkkk, DESTA VEZ não há porquê.

    GABARITO CORRETO;

    1954:

    1. Atentado da rua Tonelero: Resulta no assassinato do major Rubens Florentino Vaz, da Força Aérea Brasileira (FAB), durante tentativa de assassinato do jornalista Carlos Lacerda. No mesmo dia, as investigações revelam a participação de membro da guarda pessoal do Presidente Getúlio Vargas no Atentado;
    2. A morte de Vargas causa grande comoção pública no Brasil, surpreendendo seus opositores.

    1955:

    1. Golpe Preventivo de 1955, ou Movimento de 11 de Novembro, é o nome que se dá aos acontecimentos que resultaram no contragolpe organizado por Henrique Teixeira Lott, em 11 de novembro de 1955. Lott argumentou que o contragolpe estava sendo realizado para garantir a posse de Juscelino Kubitschek, ameaçada pelos udenistas.

    1961:

    1. Governo polêmico de Jânio Quadros e sua posterior renúncia, agravando ainda mais a crise existente e gerando outra, a problemática posse de João Goulart.
  • Banca de quem realmente estuda até sangrar uma questão tambem de ensino superior .

  • Eu só sei de uma coisa: vencer essa banca é minha meta.

    Vamos seguir.

  • Essa é o tipo de questão que tem que ler 3 vezes para não errar.

    Seguimos!

  • A participação de elementos das Forças Armadas na história política do Brasil é recorrente, desde o estabelecimento da independência em relação a Portugal e a construção de um Estado. Militares agiram, às vezes, não como instituição do Estado, o que verdadeiramente são, mas como agentes deste ou daquele governo. O exército brasileiro foi formado durante o Primeiro Reinado, a partir de mercenários brasileiros e estrangeiros, além de tropas portuguesas que eram fiéis a Pedro I e permaneceram no Brasil. A ampliação do Exército deu-se pelo recrutamento forçado de escravos e cidadãos. O comandante em chefe era o Imperador e os Ministros das pastas militares eram civis.

    No Segundo Reinado há uma maior participação dos militares na vida política, a começar pelo período regencial. Um dos regentes foi Francisco de Lima e Silva. Ele ficou na história como militar e político. Militares são compõem uma forca política importante no desmonte do governo monárquico e na proclamação da república, por muitos considerada um golpe militar. 

    Os dois primeiros presidentes da república foram militares - profundamente autoritários - assim como , posteriormente, foi eleito o Marechal Hermes da Fonseca. São essencialmente militares que depõem Vargas em 1945. E, são eles os que garantem a normalidade constitucional nas crises entre 1946 e 1964, agindo como instituição de estado. No entanto, agiram como força político- partidária ao estabelecer o golpe de 1964 e o subsequente regime militar. 

    A análise pedida demanda estudo específico da época. No entanto, é tema recorrente em boas obras de História do Brasil como as de Boris Fausto ou, “Brasil: uma biografia" de Heloísa Starling e Lilia Schwarcz. 

    Gabarito do Professor: CERTO.
  • Como isso pode estar certo?

  • Questão péssima, mal formulada!!

  • É daí que surge a denominação "Ditadura civil-militar".

    Gabarito - Correto.