SóProvas


ID
2574268
Banca
CPCON
Órgão
UEPB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

TEXTO 1


                            A inserção do jovem no mercado de trabalho

                                     (Simone Eduardo O. da Silva)


      Sabemos que o jovem almeja sua inserção no mercado de trabalho, porém, muita das vezes isso não é uma tarefa fácil. Ainclusão no âmbito profissional proporciona crescimento, aprendizado, autoconfiança e, principalmente, responsabilidade profissional e pessoal. Essa tarefa, no entanto, raramente é fácil.

      Tal período de amadurecimento, o qual representa a transição de uma área de conforto – o ambiente familiar – para o mercado de trabalho, pode gerar insegurança. Afinal, trata-se de uma nova fase que está por vir. Contudo, essa experiência pode ter êxito, caso haja dedicação, força de vontade e, principalmente, continuidade no que diz respeito ao aprendizado educacional, o que fará do jovem um profissional mais qualificado, que busca deter conhecimento, e que sabe nivelar seu equilíbrio emocional para um melhor amadurecimento.

      Dentro desse contexto, é fundamental estar atento às oportunidades oferecidas. A Lei nº 10.097/2000, ampliada pelo Decreto Federal nº 5.598/2005, determina que todas as empresas de médio e grande portes contratem um número de aprendizes equivalente a um mínimo de 5% e um máximo de 15% do seu quadro de funcionários cujas funções demandem formação profissional. Uma das exigências dessa Lei é que o jovem esteja devidamente matriculado e frequentando uma instituição de ensino.

      Centenas de vagas são divulgadas através de empresas sérias, que estreitam a ponte entre o meio acadêmico e o mercado de trabalho mantendo convênios com escolas para realização do primeiro contato dos jovens com o mercado de trabalho. É o caso do CIEE – Centro de Integração Empresa Escola e da Fundação Mudes; além de oferecerem parcerias com instituições de ensino e universidades, ambas as instituições disponibilizam palestras e cursos para uma melhor qualificação.

      Segundo a professora Greicy Weschenfelder, para encontrar o caminho para um futuro promissor “é preciso deixar marcas positivas, ser um diferencial em relação à legião de candidatos potenciais que brigam por uma vaga. Para isso, o jovem precisa fazer a diferença, meta atingível somente através do estudo”.

      Com base no exposto, concluímos que disciplina, bom comportamento e acesso a informações necessárias ao crescimento interior e profissional são fatores decisivos para se estreitar a distância entre a inexperiência e incerteza iniciais e o reconhecimento profissional, o qual, na realidade, é uma consequência de todo o trabalho construído.

(Disponível em:>http://meuartigo.brasilescola.uol.com.br/educacao/a-insercao-jovem-no-mercado-trabalho.htm<. Data da consulta: 01/09/2017)

Quanto à tipologia, o Texto 1 pode ser classificado como

Alternativas
Comentários
  • b) predominantemente dissertativo. 

  • Predominantemente dissertativo - e não por inteiro -, pois no último parágrafo consta um verbo na primeira pessoa do plural (concluímos).

  • O texto injuntivo ou instrucional está pautado na explicação e no método para a concretização de uma ação, ou seja, indicam o procedimento para realizar algo, por exemplo, uma receita de bolo, bula de remédio, manual de instruções, editais e propagandas.

     

    Os textos prescritivos asseguram um tipo de atitude coercitiva, por exemplo, os editais dos concursos, contratos e leis.

     

  • Modos de organização do discurso:

     I) Tipo Narrativo - elementos da narrativa

    Narrador: personagem / observador / onisciente / intruso

    Foco narrativo: 1a pessoa ou 3a pessoa

    Ação: apresentação / desenvolvimento / climax / desfecho

    Personagens: protagonista / antagonista / secundários

    Tempo: cronológico / psicológico

    Espaço: físico / imaginário / social

     

    Gêneros textuais: lenda, conto, anedota, romance, fábula...

     

    Descritivo - retrato

    Descrição estática de pessoas, objetos, cenários, animais... Não há

    privilégios da ação, em um determinado tempo e lugar.

     

    Gêneros textuais: bula de remédio (parte), classificados, tabelas, horóscopo (jornal), manual de

    instrução (parte)

     

    Dissertativo - exposição de tema, com reflexão e argumentação clara ou não.

    Este tipo de texto baseia-se na explanação de ideias e na frequente defesa de opinião.

     

    Gêneros textuais: artigo de opinião, ensaio, carta de leitor, tese, editorial, dissertação...

     

    Injuntivo / Instrucional - direcionamento da ação

    Nesse tipo de texto, há a condução do leitor pelo autor. É muito empregado o modo imperativo.

     

    Gêneros textuais: receita de bolo, manual de instrução (parte), bula de remédio (parte), texto teatral, roteiro de TV...

     

    Gêneros literários: épico/narrativo, lírico e dramático.

     

    Obs.: Poesia e Prosa são formas literárias.

  • tbem achei isso Rodrigo Marcelo

  • O texto é predominante dissertativo. Não apresenta características da injunção, uma vez que, se houvesse tais características o texto deveria se apresentar na forma imperativa ou constando um conselho a alguém, o que não é o caso. Logo, temos que 

     

    GAB LETRA B

  • Sabemos no 1º parágrafo e concluímos  no último parágrafo atrapalharam meu raciocínio. 

    Com a B sendo o gabarito, logo, a conclusão é: há dissertação em 1ª pessoa. 

     

    Algum professor de Português pode comentar acerca disso?

  • Fiquei em dúvida entre as letras b) e e), pois entendi como texto injuntivo pelas citações que a autora faz para que o jovem tenha sucesso em seus primeiros trabalhos.

  • Um texto pode apresentar uma recomendação e não ser injuntivo?

     

    A marca fundamental do texto injuntivo é o verbo no imperativo (injuntivo é sinônimo de "obrigatório", "imperativo") indicando ordem, orientação, etc. O texto injuntivo é aquele no qual predomina a função conativa/apelativa, e tenta convencer o receptor (quem ouve) a atender a vontade do emissor (quem fala). Assim, se um texto apresentar uma recomendação mas não utilizar verbos no imperativo não pode ser classificado como injuntivo, se encaixando em outra tipologia textual.

    Exemplos:

    1) Injuntivo: "Para ter um futuro promissor, marque positivamente, seja um diferencial, faça a diferença e estude." (verbos no imperativo);

    2) Expositivo: "Para ter um futuro promissor é preciso deixar marcas positivas, ser um diferencial e fazer a diferença através do estudo." (sem verbos no imperativo);

    3) Argumentativo: "Para ter um futuro promissor é preciso deixar marcas positivas, pois é isso que o mundo do trabalho precisa, ser um diferencial, porque isso é essencial para sua visibilidade e credibilidade, e fazer a diferença, pois a fila para o mercado de trabalho é enorme." (sem verbos no imperativo e com argumentos para fundamentar a recomendação).

  • Predominarmente dissertativo letra B . Ele expõe a opinião dele durante o texto.
  • Gente, marquei letra C... Porque ele é DISSERTATIVO, SEM A PRESENÇA DE JUÍZO DE VALOR.

    Voces estão vendo algum juizo de valor sendo feito nesse texto???? EU NÃO VI. 

    Creio que as 2 alternativas estariam certas. 

     

  • Andyara, observe o último parágrafo, ele está repleto de juízo de valor:

     

    "Com base no exposto, concluímos que disciplina, bom comportamento e acesso a informações necessárias ao crescimento interior e profissional são fatores decisivos para se estreitar a distância entre a inexperiência e incerteza iniciais e o reconhecimento profissional, o qual, na realidade, é uma consequência de todo o trabalho construído. "

     

    O juízo de valor é baseado em um ponto de vista pessoal, o texto está repleto de informações baseadas no ponto de vista do autor mas o último parágrafo é o que deixa claramente evidente.

  • Uma boa dica para quem deseja resolver questões de tipologia é perguntar para à alternativa? Pergunte a ela e diga o porquê do que você acha da resposta. Espero ter ajudado! ;) 

    Estratégias para Compreensão/Interpretação de Textos

     

    1) Leia o texto despretensiosamente uma primeira vez, como se quisesse apenas se inteirar do assunto; e uma segunda vez, para confirmar sua primeira percepção sobre como ele foi articulado: narração, descrição, dissertação...

    2) Na segunda vez, sem muita pressa, resuma cada parágrafo, buscando sempre a ideia mais

    importante dele; parafraseie as ideias para ficarem mais claras em sua mente. Releia quantas vezes forem necessárias (administre seu tempo!).

    3) Em textos dissertativos, não deixe de sublinhar o tópico frasal (a frase mais importante) de cada parágrafo, pois lá estará a opinião ou tese do autor.

    4) Como normalmente os textos das provas de concurso são dissertativo-argumentativos, observe as estratégias de argumentação do texto: causa-efeito, dados estatísticos, testemunho de autoridade, comparação, fato-exemplo, enumeração.

    5) Mais do que isso, observe entre cada par de parágrafos se há entre eles alguma relação de esclarecimento, resumo, explicação, exemplificação, descrição, enumeração, oposição, conclusão (estude os operadores argumentativos para este fim).

    6) Importante: se o enunciado mencionar tema ou ideia principal, ele se refere à tese. Vá direto ao(s) parágrafo(s) de introdução ou conclusão do texto; sempre há uma reiteração do conteúdo principal do texto.

    7) Não se desespere com palavras técnicas ou não usuais, pois elas não serão o foco da questão; no entanto, tente depreender o sentido delas pelo contexto.

    8) Não queira adivinhar o que o autor quis dizer, mas apegue-se tão somente ao texto, nunca extrapole a visão dele. Seja objetivo, não “viaje”, pois as respostas são encontradas no texto! Por isso, procure as “pistas” espalhadas nele.

    9) Nas questões, busque o comando delas, e sublinhe, para manter o foco: “Infere-se... Deduz-se... Conclui-se... A ideia central é...”.

    10) MARQUE A QUESTÃO CERTA, POR FAVOR!

     

     

    O Que Cai Mais na Prova? Se eu fosse você, estudaria os tipos de texto (narração e dissertação, principalmente). Sobre compreensão e interpretação de textos, procure sempre encontrar a resposta de uma questão dentro do texto. Outra dica: leia mais, faça questões de interpretação, leia mais um pouco, treine mais questões... este é o melhor método interpretativo. Aproveite as questões!

  • Dissertativo argumentativo

  • Segundo a professora Greicy Weschenfelder, para encontrar o caminho para um futuro promissor “é preciso deixar marcas positivas, ser um diferencial em relação à legião de candidatos potenciais que brigam por uma vaga. Para isso, o jovem precisa fazer a diferença, meta atingível somente através do estudo”.

    achei que nesta parte possui elementos injuntivo como - é preciso, precisa fazer

    ta dose kkkkkk

    nao achei este texto completamente dissertativo

    tenho que estudar mesmo kkkkkk

  • GAB: B

    Nesta dissertação esta descrito no último parágrafo a opinião do emissor sobre o assunto invalidando a alternativa "C".