SóProvas


ID
2574364
Banca
CPCON
Órgão
UEPB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Leia o texto abaixo com atenção para o tipo de violência nele retratado.


               Bali, Tunes, Nice, Barcelona e mais: quando os ataques visam o turismo


Todos os anos são 78 milhões os visitantes - entre estrangeiros e espanhóis e segundo dados do Gabinete de Turismo da cidade - que passeiam ao longo dos 1,2 quilômetros das Ramblas de Barcelona. Uma média de 200 mil por dia. Ao escolherem um local que para muitos é sinónimo de férias e diversão, o Estado Islâmico está mais do que nunca a atacar um modo de vida ocidental e o turismo. Um pouco como a Al-Qaeda fez em 2002 na ilha indonésia de Bali ou como o próprio ISIS ao ter como alvo o Museu do Bardo, em Tunes, em 2015, ou o Passeio dos Ingleses, em Nice, no ano passado.

(...) A capital francesa foi palco de uma série de ataques coordenados em novembro de 2015 que tiveram como alvos o Stade de France, várias esplanadas e a sala de espetáculos do Bataclan, fazendo 130 mortos. (...)

A Europa está longe de ser a única a ver o terrorismo afastar os turistas. O Norte de África, que já perdera visitantes devido à instabilidade causada pela Primavera Árabe, também tem sido alvo de atentados, sobretudo a Tunísia. (...) Em março de 2015, três militantes do ISIS atacaram o Museu do Bardo em Tunes, fazendo 21 mortos, muitos deles turistas ocidentais. Tal como eram turistas a maioria das vítimas do ataque a tiro, em junho do mesmo ano, numa praia de Sousse. Das 38 vítimas, 30 eram britânicos. Passados dois anos sobre os atentados, a Tunísia ainda está a tentar recuperar a confiança dos turistas. Em 2015, o número de visitantes baixou 25%, para os 5,4 milhões, e os lucros caíram 35%, para 935 milhões de Euros. O desemprego alastrou no setor, levando muitos resorts à falência. Hoje, há algum otimismo no setor, apoiado pelas estatísticas. Até 31 de julho, a Tunísia recebera já 3,1 milhões de visitantes neste ano, mais 27% do que no mesmo período de 2016. E até o Reino Unido já retirou a recomendação aos seus cidadãos para não viajarem para aquele país. (...)

(https://www.dn.pt/mundo/interior/bali-tunes-nice-barcelona-e-mais-quando-os-ataques-visam-o-turismo-8716305.html acesso em 17 de outubro de 2017)


De acordo com o texto, a violência praticada nesses ataques é popularmente classificada como:

Alternativas
Comentários
  • Só pelo  título da para adivinhar a resposta.

     

  • (D)

    O terrorismo é a dominação pelo terror. Essa dominação verifica-se em atos violentos cujo fim é semear o terror. O terrorismo, por conseguinte, procura coagir e pressionar os governos ou a sociedade em geral para impor os seus apelos e as suas proclamações.

  • OBRIGADA PELA RESPOSTA MUITO BEM EXPLICADA: FERRAZ, SEU LINDO!

  • Terrorismo é uma praga.

  • Li o texto e percebi que o nome ESTRANGEIRO OU TURISTA se repete varias vezes, achei que isso fosse a xenofobia.

  • Terrorismo é o uso de violência, física ou psicológica, através de ataques localizados a elementos ou instalações de um governo ou da população governada, de modo a incutir medo, pânico e, assim, obter efeitos psicológicos que ultrapassem largamente o círculo das vítimas, incluindo, antes, o resto da população do território. É utilizado por uma grande gama de instituições como forma de alcançar seus objetivos, como organizações políticas, grupos separatistas e até por governos no poder.

  • gab.  (E).

    <3

  • ESSES ATAQUES SAO FEITOS PELO ESTADO ISLAMICO, LOGO TERRORISMO

  • GABARITO: D

    TERRORISMO

    "Todos os anos são 78 milhões os visitantes - entre estrangeiros e espanhóis e segundo dados do Gabinete de Turismo da cidade - que passeiam ao longo dos 1,2 quilómetros das Ramblas de Barcelona. Uma média de 200 mil por dia. Por isso, ao escolherem um local que para muitos é sinónimo de férias e diversão, o Estado Islâmico está mais do que nunca a atacar um modo de vida ocidental e o turismo. Um pouco como a Al-Qaeda fez em 2002 na ilha indonésia de Bali ou como o próprio ISIS ao ter como alvo o Museu do Bardo, em Tunes, em 2015, ou o Passeio dos Ingleses, em Nice, no ano passado.

    Em Barcelona, o atentado de quinta-feira apanhou a cidade em pleno debate sobre o turismo. A capital catalã foi palco nas últimas semanas de protestos contra a vaga de turistas que, apesar da sua importância para a economia local, começa a ser vista como tendo também um lado negro. "Barcelona é um modelo de sucesso turístico. E uma das razão, entre muitas outras, é a sua segurança", lembrava ontem no El País Ricard Santomà, decano da Faculdade de Turismo Sant Ignas, da Universidade Ramón Llull. O académico admite ser "muito possível que haja um efeito no número de turistas a curto prazo" após o atentado nas Ramblas "como vimos em cidades como Paris".

    A capital francesa foi palco de uma série de ataques coordenados em novembro de 2015 que tiveram como alvos o Stade de France, várias esplanadas e a sala de espetáculos do Bataclan, fazendo 130 mortos. Em pleno outono, os terroristas podem não ter tido os turistas especificamente em mente quando decidiram agir. Mas a verdade é que com dois atentados em menos de um ano - em janeiro o ataque ao jornal satírico Charlie Hebdo e a uma mercearia judaica fez 17 mortos - França viu os números do turismo cair em 2016. Um cenário agravado quando o tunisino Mohamed Lahouaiej-Bouhlel se lançou de camião contra a multidão que festejava o 14 de Julho no Passeio dos Ingleses em Nice, tendo matado 86 pessoas. Mas os números de 2017 revelam uma recuperação."

    Notícia: 20/08/2017

    Fonte: https://www.dn.pt/mundo/interior/bali-tunes-nice-barcelona-e-mais-quando-os-ataques-visam-o-turismo-8716305.html

     

     

  • Barbara Silva, não precisa postar qual é o gabarito ( mesmo que errado!) da questão, para isso aqueles que não são assinantes podem verificar no gráfico. Vc acha que com atitudes assim vai passar na frente dos outros candidatos? rsrs

  • Gabarito D

  • "A Europa está longe de ser a única a ver o terrorismo afastar os turistas."

  • O texto foi mais interessante do que a pergunta em si. kkkk

  • Excelente texto

  • Nem li o texto, só a pergunta...

    Acertei

  • Um texto grande desse kkkkkkk

    So falando de um assunto ficou facil

  • Gabarito Letra D

    Complementado... 

    Xenofobia:

    ▶️É o medo, aversão ou a profunda antipatia em relação aos estrangeiros; a desconfiança em relação a pessoas estranhas que vêm de fora do seu país com uma cultura, hábito, raça ou religião diferente. 

    ▶️Ela pode ter como alvo não apenas pessoas de outros países, mas de outras culturas, subculturas, sistemas de crenças ou características físicas. 

    ▶️O medo do desconhecido pode ser mascarado no indivíduo como aversão ou ódio, gerando preconceitos. Note-se, porém, que nem todo preconceito é causado por xenofobia.

    by Wikipédia 

  • Audrey Smith, vc acha que com atitudes assim vai passar na frente dos outros candidatos? Preocupe-se em aprender e deixe a vida de Bárbara Silva em Paz!!