Os ministros do Supremo Tribunal Federal têm como responsabilidade garantir o cumprimento da Constituição Federal da República. Existem alguns pré-requisitos básicos para ser ministro do STF, tais como: ser brasileiro nato, idade entre 35 e 65 anos.
É preciso ter uma carreira jurídica com notável saber, mas não necessariamente o individuo precisa ser formado em direito. Além disso, é necessário ter uma reputação ilibada.
Os Ministros do Superior Tribunal Federal são indicados pelo Presidente da República após preencherem todos os requisitos citados. A próxima etapa para o indicado é a Sabatina no Senado Federal, quando os seus conhecimentos são testados. A
pós esta aprovação a Comissão de Constituição e Justiça decide, através de voto, se o indicado possui notório saber ou não. Após a aprovação da CCJ, o indicado passa por votação no Senado Federal e precisa ter a maioria absoluta para se tornar ministro.
O cargo de Ministro do Superior Tribunal Federal é vitalício. O ministro só perde seu cargo caso renuncie, se aposente compulsoriamente ou impeachment.
Alexandre de Moraes passou por todas estas etapas para tomar posse em março de 2017.
Acerca do tema é demandado que sejam apontadas as afirmativas falsas e as verdadeiras.
I. CORRETA - Esta afirmativa está correta, pois um indivíduo só pode ser indicado a Ministro do STF após uma vaga estar aberta. O ministro Alexandre de Moraes foi indicado após a morte de Teori Zavascki em um acidente aéreo em Paraty.
II. INCORRETA – Esta afirmativa está incorreta. O ministro do STF responsável pela Operação Lava Jato após a morte de Teori Zavascki foi Edson Fachin.
III.CORRETA – Esta afirmativa está correta uma vez que Alexandre de Moraes comandou o Ministério da Justiça de 12 de maio de 2016 até 22 de fevereiro de 2017. Alexandre de Moraes deixou a pasta após ter sido nomeado ministro do STF.
A alternativa correta é...
A) INCORRETA – Esta afirmativa está incorreta, pois a afirmativa III também está correta.
B) INCORRETA – Esta afirmativa está incorreta, pois a afirmativa II está incorreta.
C) INCORRETA – Esta afirmativa está incorreta, pois a afirmativa II está incorreta e as afirmativas I e III não.
D) CORRETA - Esta afirmativa está correta, pois as afirmativas I e III estão corretas.
E) INCORRETA – Esta afirmativa está incorreta, pois a afirmativa I e III estão corretas e a II não.
Gabarito do Professor: Letra D.