-
Analisando as alternativas:
III. A independência física de dados é a capacidade de alterar o esquema conceitual sem ter que alterar o esquema físico.
Errada. Independencia física é capacidade de fazer mudanças na estrutura lógica ou física do banco de dados sem exigir reprogramação dos programas de aplicação. Fonte:
Projeto e Modelagem de Banco de Dados - Tom - Elservier.
IV. O nível externo representa o conjunto dos programas de aplicação que acessam as informações armazenadas no banco de dados.
Errada. Também conhecido como nível lógico do usuário, o nível externo é o mais proximo dos usuários ou seja, é aquele que se ocupa do modo como os dados são vistos por usuários individuais. Fonte: Date.
Letra A
-
A independência FÍSICA dos dados é a capacidade de alterar o esquema INTERNO sem ter de alterar o esquema CONCEITUAL. Logo, os esquemas EXTERNOS também não precisam ser alterados. Fonte: Navathe.
O nível externo ou de visão inclui uma série de esquemas externos ou visões do usuário. Cada esquema externo descreve a parte do banco de dados em que um grupo de usuários em particular está interessado e oculta o restante do banco de dados do grupo de usuários. Fonte: Navathe.
-
Só para complementar:
Independência Lógica de Dados: Capacidade de alterar o esquema conceitual sem ter que mudar os esquemas externos ou programas de aplicação.
Independência Física de Dados: Capacidade de alterar o esquema interno sem ter que alterar os esquemas conceitual e externo.
-
Conceitos tirados de Sistemas de Bancos de Dados - NAVATHE (2003) Cap. II
I) O nível conceitual oculta os detalhes das estruturas de armazenamento físico e se concentra na descrição de entidades, tipos de dados, relacionamentos, operações do usuário e restrições. (CORRETO)
II) A independência lógica de dados é a capacidade de alterar o esquema conceitual sem ter que alterar os esquemas externos ou os programas de aplicação. (CORRETO)
III) A independência física de dados é a capacidade de alterar o esquema conceitual sem ter que alterar o esquema físico. (ERRADO - A independência física de dados é a capacidade de alterar o esquema FÍSICO sem ter que alterar o esquema CONCEITUAL).
IV)O nível externo representa o conjunto dos programas de aplicação que acessam as informações armazenadas no banco de dados. (ERRADO - O nível externo representa o conjunto de ESQUEMAS EXTERNOS ou VISÕES DE USUÁRIO que DESCREVEM PARTE do banco de dados.)
-
impressionante como essa questão de OCULTAR os detalhes das estruturas de armazenamento físico me pegou..
alguém poderia me explicar de maneira ANALÓGIA e DIDÁTICA como isso ocorre ?