SóProvas


ID
2575822
Banca
IESES
Órgão
IGP-SC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

Um local de morte, como a própria designação esclarece, é definido como o sítio onde ocorreu a extinção de uma pessoa. Assim, para a elucidação dos fatos que culminaram no evento morte, o perito criminal deve realizar um minucioso levantamento dos vestígios, das posições dos objetos, do cadáver e do próprio ambiente.

Em um local de morte por arma de fogo, por exemplo, o ambiente é vasculhado em toda a sua amplitude, fotografando-se os pontos de impactos de projéteis, se houver. Determina-se, também, a distância, a origem e a direção do disparo, estabelecendo-se, desse modo, a provável trajetória. Em seguida, examina-se o cadáver à procura dos ferimentos, os orifícios de entrada e de saída do projétil, e suas localizações.

Por fim, examinam-se os próprios projéteis e estojos encontrados no local, com o escopo de se fazer a identificação mediata da arma (microcomparação balística) que causou a lesão, caso nenhuma seja encontrada.

Destarte, todos os procedimentos descritos anteriormente para o local de morte por arma de fogo, entendidos como uma diligência processual penal veiculada através do instrumento conhecido como laudo de local, visam determinar a causa jurídica da morte; ou seja, estabelecer a diagnose diferencial entre homicídio, suicídio e acidente.

Baseando-se nos dados citados, podemos classificar os ferimentos produzidos pelo projétil disparado por uma arma de fogo como:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: D

     

    A questão diz respeito ao estudo da ação cinética em traumatologia, dentro da matéria medicina legal. A traumatologia cinética estuda as ações, dividindo-as em contundentes, perfurantes e cortantes. Essas ações podem ser combinadas, passando a se classificar em perfurocontundentes, cortocontundetes e perfurocortantes. 

    A ação contundente resulta da atuação de agentes que transferem sua energia cinética para o corpo por meio de uma superfície, uma área. (Ex: Bater com um pedaço de madeira, cassetete, barra metálica, martelo...). Nesse tipo de ação a lesão pode ser fechada ou aberta. A lesão fechada é aquela que não há rompimento da pele e a aberta é aquela em que a pele se rompe.

    A ação perfurante resulta da transferencia da energia cinética de um instrumento por meio de uma ponta, pressionando e afastando os elementos dos tecidos. (Ex: ponta afiada da barra de ferro ou de madeira, projétil de arma de fogo, agulha...) . Basta imaginar que deve haver uma ponta produzindo a lesão.

    A ação cortante é aquela que transfere a energia cinética por deslizamento e leve pressão por meio de uma borda aguçada a que se dá o nome de gume ou fio. (Ex: faca, navalha, gilete, caco de vidro...).

    Os instrumentos perfurocortantes são aqueles que possuem uma ponta e um ou mais gumes,transferem sua energia cinética por pressão da ponta 
    e por deslizamento dos gumes que seccionam as fibras dos tecidos. (Exemplos: faca de cozinha, canivete; punhal, baioneta, espada...)

    Os instrumentos cortocontundentes são aqueles dotados de grande massa e que transferem sua energia por meio de uma lâmina espessa com gume, a qual atua como cunha. Atuam principalmente por pressão. Exemplos: cutelos, machados, enxadas, foices, facões, arcada dentária...

    Os instrumentos prrfurocontundentes são aqueles que atuam por meio de uma ponta romba, por pressão, e produzem lesões em forma de túnel. Exemplos: Projéteis de arma de fogo – PAF – (principalmente), vergalhões de construção, pedaços de madeira, ponta de guarda-chuva...

    Professor Luciano Arantes, MSc - PeritoCriminal.

  • Questao anulavel. Ferimento;lesão perfuroCONTUSO(A).

    Não existe ferimento perfurocontundente, e sim instrumentos perfurcontundentes.

     

  • Gustavo Lima (ainda não me chame de meu nego rsrsrsrs)


    O FRANÇA adota essa nomenclatura... além do mais, nenhuma outra alternativa diz "PERFUROCONTUSO"... impossível essa questão ser anulada.

  • “Lesões produzidas por ação perfurocontundente As feridas perfurocontusas são produzidas por um mecanismo de ação que perfura e contunde ao mesmo tempo. Na maioria das vezes, esses instrumentos são mais perfurantes que contundentes. Esses ferimentos são produzidos quase sempre por projéteis de arma de fogo; no entanto, podem estar representados por meios semelhantes, como, por exemplo, a ponta de um guarda-chuva. Ainda assim, nosso estudo será orientado apenas para o projétil de arma de fogo". FRANÇA, Genival Veloso de. Medicina Legal, Editora Guanabara Koogan, 10ª edição, 2015, p.262


    GABARITO DO PROFESSOR: LETRA D
  • que ladainha pra perguntar uma coisa simples. Perca de tempo esse texto desse tamanho.
  • Questão passível de recurso... não sei como a banca se posicionou...

    Vejamos. A assertiva pergunta qual tipo de lesão provocada por projétil de arma de fogo (instrumento perfurocontundente) e não qual instrumento usado...

    Instrumentos PERFUROCONTUNDENTES geram lesões PERFUROCONTUSAS.