SóProvas


ID
2576263
Banca
ESAF
Órgão
MAPA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

Na seção II, Art. 61 da Instrução Normativa nº 20, de 21 de outubro de 2016 (especificamente no capítulo III – Dos controles de Salmonella spp. nos estabelecimentos de abate de aves registrados no SIF), quando um estabelecimento for notificado pelo SIF, durante a execução do ciclo oficial, devido à identificação dos sorovares Salmonella Typhimurium ou Salmonella Enteritidis, ele deve:

Alternativas
Comentários
  • LETRA A

     

    Art. 61. Quando o estabelecimento for notificado pelo SIF que durante a execução do ciclo oficial foram identificados os sorovares Salmonella Typhimurium ou Salmonella Enteritidis deve:

    I - realizar investigação para identificar a causa, bem como adoção de um plano de ação para prevenção;

    II - revisar os programas de autocontrole, com o objetivo de restabelecer a conformidade em relação a esse agente;

    III - comprovar ao SIF as ações adotadas, por meio de registros auditáveis em até vinte dias a contar da data da notificação; e

    IV - solicitar dos seus fornecedores intensificação das ações de biosseguridade.

     

    QUESTÃO

     a) comprovar ao SIF as ações adotadas, por meio de registros auditáveis em até vinte dias a contar da data da notificação. CORRETO

     

     b) realizar investigação para identificar a origem, bem como adoção de um plano de ação e controle.

    I - realizar investigação para identificar a causa, bem como adoção de um plano de ação para prevenção;

     

     c) revisar os programas de prevenção, com o objetivo de estabelecer a conformidade em relação ao agente patogênico em questão.

    II - revisar os programas de autocontrole, com o objetivo de restabelecer a conformidade em relação a esse agente;

     

     d) comprovar ao SIF as ações adotadas, por meio de registros auditáveis em até vinte e cinco dias a contar da data de identificação do agente.

    III - comprovar ao SIF as ações adotadas, por meio de registros auditáveis em até vinte dias a contar da data da notificação;

     

     e) solicitar dos seus fornecedores intensificação das ações de manejo e prevenção.

    IV - solicitar dos seus fornecedores intensificação das ações de biosseguridade.

     

    PARECER DA ESAF: Os recursos indagam que há mais de uma alternativa correta com base no item do programa: 05. Controle e monitoramento de Salmonella spp. nos estabelecimentos avícolas comerciais de frangos e perus de corte e nos estabelecimentos de abate de frangos, galinhas, perus de corte e reprodução, registrados no Serviço de Inspeção Federal (Instrução Normativa nº 20 de 21 de outubro de 2016). A referida Instrução Normativa aborda no Capítulo I, no subitem “DAS DISPOSIÇÕES GERAIS” as regras para o controle e monitoramento de Salmonella spp. A única alternativa que está com a descrição correta corresponde ao subitem “I - controle e monitoramento de Salmonella spp. nos estabelecimentos avícolas comerciais de frangos e perus de corte;” sendo as demais alternativas incorretas ou em não conformidade com a respectiva Instrução Normativa. Portanto, a referida questão será mantida.