SóProvas


ID
2576335
Banca
CPCON
Órgão
UEPB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Dadas as intenções que subjazem ao texto publicitário, como a de levar o receptor a aceitar a visão de quem o produz, várias são as estratégias utilizadas para construir um texto que seja informativo, e, ao mesmo tempo, evidencie o uso criativo da língua. O jogo das palavras e a repetição são recursos muito comuns, como ilustra o texto a seguir.


PARA A GLOBO VOCÊ NÃO É MAIS UM. É O UM


TODO O BRASIL ASSISTE À GLOBO. SÃO MAIS DE CEM MILHÕES DE PESSOAS, TODOS OS DIAS. MAS A GENTE SABE QUE NÃO FALA COM ESSE TAL DE CEM MILHÕES. A GENTE FALA COM CEM MILHÕES DE UNS. UNS DIFERENTES DOS OUTROS. UNS QUE SE EMOCIONAM. UNS QUE SE INFORMAM. UNS QUE GOSTAM DA GENTE. UNS QUE DIZEM QUE NÃO. E A GENTE SE MOVIMENTA PARA CONQUISTAR CADA UM. PORQUE A GENTE SABE QUE UM DESSES CEM MILHÕES É VOCÊ. (Veja, 1º de novembro/17)


Nesse sentido, um texto bem construído reflete o domínio do autor quanto ao emprego dos itens linguísticos. Avalie as proposições abaixo, que tratam desse processo de elaboração textual, e, em seguida, categorize-as como (V) verdadeiro ou (F) falso:


( ) A ideia de universalização da audiência da emissora é confirmada no texto não apenas por meio dos pronomes TODO/S (L. 1), mas pelo uso recorrente de estruturas com orações adjetivas, a exemplo de “Uns que se emocionam”; “Uns que se informam”. “Uns que gostam da gente” (L. 3).

( ) O período que finaliza o texto, introduzido pelo PORQUE (L.4), reforça o motivo de a emissora valorizar todos os indivíduos; considerando que se trata de uma conclusão, seria correto também o uso de PORTANTO.

( ) Ao mesmo tempo em que o autor sinaliza a ideia de totalidade, ao fazer referência aos “cem milhões” de espectadores (Ls. 1, 2 e 5), busca envolver o espectador, enfatizando a noção de unicidade, já que esse indivíduo “é você” (L. 5).

( ) O jogo das palavras fica evidente quando o item UM/S, originariamente classificado como artigo, assume, nos diferentes contextos de uso, papel de numeral, ou de substantivo (cf. título do texto); ainda como substantivo em “cem milhões de uns” (L. 2) e também pronome em “uns que dizem que não” (L. 4).

( ) Para esclarecer a noção de que as pessoas diferem umas das outras, o autor lista diferentes comportamentos, o que ocorre por meio de estruturas com orações adjetivas explicativas, como: “Uns que se emocionam” (L.3).


A sequência CORRETA é

Alternativas
Comentários
  • Letra B

    (V,F,V,V,F)

  • LETRA B:

    Porque -    CAUSA ou EXPLICAÇÂO

    Portanto -  CONCLUSIVA

  • Alguém pode explicar porque a última está errada? Não consigo entender!!!

  • A última questão está errada porque se trata de uma oração adjetiva restritiva. Uma vez que restringe as pessoas que se emocionam e não explicativa como diz na alternativa.

  • “uns que dizem que não” da penúltima opção teria valor de pronome indefinido? Alguém sabe explicar?

  • Essa banca é muito incompetente.

  • Lais Teixeira,

    "Um"→ Pode ser numeral (quando expressa ideia de quantidade).

                Ex: O professor entregou uma prova.

           → Artigo indefinido quando determinam de maneira vaga ou imprecisa alguma coisa.

                 Ex: O professor entregou unas provas.(incerteza de quantidade e de se trata as provas)

    Pórem, na situação exemplificada ele deixa de ser artigo/numeral para ser pronome indefinido substantivo /o próprio substantivo. O pronome tanto pode caracterizar o substantivo (pronome adjetivo) como também substituí-lo(pronome substantivo).

            Ex: Alguma coisa aconteceu ( nesse exemplo,o substantivo da oração "coisa" esta sendo caracaterizado ou idenfinido pelo pronome indefinido   "alguma". Nesse caso o pronome "alguma" é indefinido adjetivo.)

                  Algo aconteceu (Veja que nessa oração não há substantivo cuja função foi atribuída ao pronome "algo"). (Esse é um caso de pronome indefinido substantivo). 

     

    No exemplo da penúltima alternativa (Uns que dizem que não), "Uns" exerce, morfologicamente, o mesmo papel da palavra "uns" do trecho "A GENTE FALA COM CEM MILHÕES DE UNS" da linha 2, ou seja, de equivalente a substantivo.

  • Nenhum comentário que possa ajudar.

  • De acordo com essa banca, o Brasil é o universo.

    "Todo o brasil assiste a globo" "Todos os dias"

    Qual a ideia de universalização nisso??????

  • Nobre amigo, Jerry Wanderson, respondendo à sua indagação. O examinador não disse que o Brasil é "UM UNIVERSO". O autor disse: "A ideia de universalização da audiência da emissora..." Universalização= propagação, mundialização, globalização, alcance global. Na verdade o autor se utilizou de uma metonímia. Não é todo o Brasil que assiste à Globo, mas todos os " brasileiros os quais assistem à globo".

    Lais Teixeira - "UNS" é artigo indefinido. No entanto, nesse caso específico, o "UNS" pode ser substituído por "ALGUNS" o que torna-o pronome indefinido.

    Vanderleia Rossetim - Está errada a afirmativa. Tratam-se de ORAÇÕES ADJETIVAS RESTRITIVAS e não EXPLICATIVAS.

    Troque o início da frase por "SOMENTE AQUELE QUE" se mantiver o sentido é Restritivo.

    EX:  UNS QUE SE EMOCIONAM. Somente aqueles que se emocionam.

    UNS QUE SE INFORMAM. Somente aqueles que se informam.

    UNS QUE GOSTAM DA GENTE. Somente aqueles que gostam da gente.

    UNS QUE DIZEM QUE NÃO. Somente aqueles que dizem não

  • Pessoal, as discussões por aqui envolvendo as questões dessa banca são desnecessárias. Não adianta forçar texto: a primeira afirmativa é falsa e a banca deu como verdadeira.

    Motivo de ser falsa: a banca até pode afirmar que o termo TODO traz "A ideia de universalização da audiência da emissora...", mas , com toda certeza, não pode atribuir o mesmo significado ao termo TODOS em "todos os dias." 'Nesse último , há pronome indefinido, fazendo referência catafórica ao termo "os dias" e não às pessoas que fazem parte da universalização da audiência.

    Fico imaginando o tanto de recurso que deve chover nessa banca. É um bolo de questões mal elaborada com a tentativa de deixar a questão mais difícil, mas só acaba forçando os textos.

  • As proposições 2 e 5 são realmente falsas.

    2: porque >>> conjunção explicativa; portanto >>> conjunção conclusiva.

    5: oração subordinada adjetiva restritiva

    Só que as outras proposições são problemáticas. '"TODOS" os dias' dando ideia de universalização da audiência? Noção de unicidade? Um/uns no texto acima sendo numeral?