-
1 Escopo
As áreas técnicas de serviço ou de acesso restrito, como casas de máquinas, barriletes, passagem
de uso técnico etc., não necessitam ser acessíveis.
-
NBR 9050 : 2015
1 Escopo
a) Para serem considerados acessíveis, todos os espaços, edificações, mobiliários e equipamentos urbanos que vierem a ser projetados, construídos, montados ou implantados, bem como as reformas e ampliações de edificações e equipamentos urbanos, atendem ao disposto nesta Norma.
b) Esta Norma visa proporcionar a utilização de maneira autônoma, independente e segura do ambiente, edificações, mobiliário, equipamentos urbanos e elementos à maior quantidade possível de pessoas, independentemente de idade, estatura ou limitação de mobilidade ou percepção.
c) As edificações residenciais multifamiliares, condomínios e conjuntos habitacionais necessitam ser acessíveis em suas áreas de uso comum. As unidades autônomas acessíveis são localizadas em rota acessível.
d) ver a)
e) As áreas técnicas de serviço ou de acesso restrito, como casas de máquinas, barriletes, passagem de uso técnico etc., não necessitam ser acessíveis.
-
Não concordo com gabarito, Letra E errada.
As entradas e áreas de serviço ou de acesso restrito, tais como casas de máquinas, barriletes e passagem de uso técnico não necessitam ser acessíveis.
NBR 9050 : 2015
6.2 Acessos – Condições gerais
6.2.1
Nas edificações e equipamentos urbanos, todas as entradas, bem como as rotas de interligação
às funções do edifício, devem ser acessíveis.
-
Gab. E
a) Esta norma estabelece critérios e parâmetros técnicos a serem observados exclusivamente em projetos de novas edificações,❌ mobiliários, espaços e equipamentos urbanos.
Ele é tanto para nova edificações como para reformas, ampliações etc.
b) No estabelecimento dos critérios e parâmetros técnicos dessa norma, foram consideradas diversas condições de mobilidade e de percepção do ambiente, priorizando os usuários de cadeira de rodas.❌
Esta Norma visa proporcionar a utilização de maneira autônoma (...) à maior quantidade possível de pessoas
c) As edificações residenciais multifamiliares, condomínios e conjuntos habitacionais devem ser acessíveis em suas áreas de uso comum apenas nos casos em que exista um proprietário ou morador com necessidades especiais.❌
As edificações residenciais multifamiliares, condomínios e conjuntos habitacionais necessitam ser acessíveis em suas áreas de uso comum
d) Edificações e equipamentos urbanos que venham a ser totalmente reformados devem ser tornados acessíveis, porém, em reformas parciais, a aplicação desta norma não é obrigatória.❌
A aplicação dessa norma é obrigatória para toda e qualquer reforma.
e) As entradas e áreas de serviço ou de acesso restrito, tais como casas de máquinas, barriletes e passagem de uso técnico não necessitam ser acessíveis GABARITO, de acordo com a banca.
Concordo com o Anderson, essa alternativa também está errada
Nas edificações e equipamentos urbanos, todas as entradas, bem como as rotas de interligação
às funções do edifício, devem ser acessíveis.