SóProvas


ID
2577184
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
UPE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Sobre a assistência de enfermagem no processo de envelhecimento, analise as afirmativas abaixo:


I. A comunicação com o idoso requer elementos verbais e não verbais, como o toque, o aumento de voz quando necessário, porém evite gritar, pois embora possa apresentar déficit auditivo, o excessivo volume de voz pode provocar desconforto.

II. Para o paciente portador de Doença de Parkinson na hora da refeição, convém mantê-lo em decúbito elevado ou sentado à mesa, proporcionando a integração social. Caso o paciente apresente engasgo ou dificuldade para deglutir, ofereça alimentos de consistência líquida, em pequenas porções.

III. A incontinência urinária é uma das condições que mais acomete e interfere, de forma negativa, na vida do idoso. O técnico de enfermagem deve cuidar da manutenção da integridade da pele e região perineal, mantendo o idoso limpo e seco e realizando a troca de fraldas rotineiramente, atento a alterações que possam aparecer.

IV. Durante a administração de medicamentos ao idoso, obedeça sempre aos nove certos, respeite sempre o modo de administração recomendado, embora isso não interfira na capacidade de absorção dos fármacos, e ofereça sempre a medicação por via oral com o idoso sentado.


Estão CORRETAS

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra D.

     

    Complementando

     

     

     

    De acordo com Manual básico para atendimento ambulatorial em nutrição.EDUFBA

     

     

    O Mal de Parkinson é uma doença crônica, degenerativa e progressiva que atinge os “ganglios da base” do cérebro ocasionando a falta de um neurotransmissor, a Dopamina.

     

    RECOMENDAÇÕES

     

    aumentar o fracionamento da dieta em 06 refeições/dia;

    diminuir o volume das refeições;

    adequar a consistência da dieta de acordo com aceitação, podendo ser pastosa, líquida e até normal;

    ingerir bastante líquidos (chás, água, sucos);

    consumir frutas, verduras, vegetais folhosos em grande quantidade; se possível, utilizar alimentos laxantes: frutas com casca e bagaço (laranja, maçã, ameixa), mamão, milho, folhosos crus (agrião, acelga);

    fazer uma refeição mais concentrada em proteína à noite: leite, queijo, iogurte; ingerir o medicamento junto às refeições;

     

    EVITAR:

     

    alimentos ricos em piridoxina (B6 ), como germe de trigo, fígado, aveia;

    alimentos flatulentos como o repolho, pepino, batata doce, cebola, feijão;

    frituras e preparações gordurosas. M