SóProvas


ID
2577733
Banca
IESES
Órgão
IGP-SC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Os metais estão amplamente presentes no meio ambiente e se caracterizam por não serem biodegradáveis. Além disso, muitos deles podem causar bioacumulação. Essa combinação causa grande preocupação quando se remete à exposição humana. Assim, considerando esta classe de agentes tóxicos, assinale a alternativa correta dentre aquelas listadas abaixo:

Alternativas
Comentários
  •  a) CORRETA. A pele é um dos principais alvos na exposição crônica ao arsênio inorgânico. A neuropatia periférica, também pode estar relacionada à exposição repetida a baixas concentrações de arsênio inorgânico, que geralmente inicia com dormência das mãos e pés. 

     

     b) ERRADA. O chumbo ao ser absorvido penetra no eritrócito com uma razão de concentração eritrócito/plasma na ordem de 1/99. Uma vez no eritrócito, ele se liga preferencialmente a enzima ácido delta-aminolevulínico desidratase. A sua meia-vida no sangue e ossos é estimada em 35 dias e 30 anos, respectivamente. A razão de concentração eritrócito/plasma na verdade é 99/1. 

     

     c) ERRADA. Os compostos de cromo podem ser diferenciados conforme a sua capacidade de atravessar as membranas celulares. O Cr3+, por exemplo, é mais permeável do que o Cr6+. A toxicidade deste último é menor do que o primeiro. O cromo hexavalente tem maior toxicidade que o trivalente. 

     

     d) ERRADA. Um importante acontecimento envolvendo contaminação humana com mercúrio ocorreu na baía de Minamata no Japão. Dejetos industriais contendo grande quantidade deste metal foram despejados no mar e a ingestão de peixes contaminados com mercúrio inorgânico pela população representou um dos principais episódios de contaminação por este agente tóxico já relatado. O que causou a contaminação foi a ingestão de metilmercúrio (MeHg) e não de mercúrio inorgânico.