SóProvas


ID
2579995
Banca
Quadrix
Órgão
COFECI
Ano
2017
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

      O ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho, afirmou que o desmatamento na Amazônia caiu 16% entre agosto de 2016 e julho de 2017. Segundo o ministro, os dados são do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

                                                                                                      Internet: <https://g1.globo.com>.

Tendo o texto acima apenas como referência inicial, julgue o item que se segue.


No período considerado, os estados do Pará e do Mato Grosso lideraram o desmatamento na área da Amazônia Legal.

Alternativas
Comentários
  •  

    GABARITO C

    "Apesar da queda, área desmatada foi de 6.624 quilômetros quadrados, a maior parte no Pará (2.413 km²) e no Mato Grosso (1.341 km²)."

    Fonte: https://g1.globo.com/natureza/noticia/desmatamento-na-amazonia-caiu-16-no-ultimo-ano-diz-ministro-do-meio-ambiente.ghtml

  • Além dos dois estados, a região da Amazônia Legal é composta por Acre, Amazonas, Amapá, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins.

  • PARÁ e MATO GROSSO sempre foram os maiores 
    PARÁ pelo RENCA
    e MATO GROSSO - comercio ilegal de madeira e plantações

  • A Amazônia Legal é uma área que engloba nove estados do Brasil pertencentes à Bacia amazônica e à área de ocorrência das vegetações amazônicas. O governo federal, reunindo regiões de idênticos problemas econômicos, políticos e sociais, com o intuito de melhor planejar o desenvolvimento social e econômico da região amazônica, instituiu o conceito de "Amazônia legal".

  • CERTO

     

    " Desde o ano que o Brasil promulgou sua Constituição Federal, Pará e Mato Grosso são os estados que mais desmataram entre todos da Amazônia em termos absolutos. Ambos estão localizados no "Arco de Fogo do Desmatamento", conjunto de áreas em que a floresta vem sendo destruída para dar lugar a pecuária e latifúndios com lavouras de monocultivo, marcadas pelo alto uso de agrotóxicos. Em termos gerais, considerando áreas da Amazônia Legal e outras áreas, em meio ao avanço das fronteiras agrícolas em direção à floresta nos últimos 25 anos, o Mato Grosso foi o campeão de desmatamento. "

     

     

    http://www.oeco.org.br/blogs/oeco-data/27897-mato-grosso-e-para-os-campeoes-de-desmatamento-na-amazonia/

  • Em Mato Grosso, o Inpe apontou um total de 1.341 km² de mata derrubada. O valor é 10% menor que o número registrado no mesmo período do ano passado, quando 1.489 km² foram desmatados. O estado aparece em segundo lugar no ranking nacional.

    Na Amazônia Legal, o Amapá foi o único estado que demonstrou aumento de casos. Em relação ao ano passado, os estados tiveram queda de 16% no desmatamento na Amazônia Legal.

    No ranking, divulgado pelo Inpe, o Pará aparece na frente com 2.413 km² desmatados. Em seguida, aparecem os estados de Rondônia (1.252 km²) e o Amazonas (965 km²).

  • Os fatores que explicam as altas taxas de desmatamento são: a extração ilegal de madeira, a falta de investimentos em fiscalização – principalmente face ao aumento desproporcional do quantitativo de motosserras na região – e, o corte de árvores para abrir espaço para pasto.
    O IBAMA dispõe de 1000 fiscais para patrulhar os 5 milhões de metros quadrados da Amazônia. O quantitativo de fiscais não coaduna com o tamanho da floresta. Paralelamente, aqueles que desmatam procuram fazê-lo de forma a escapar da vigilância, até de satélites, derrubando a mata em várias pequenas áreas, o que chama pouca atenção. 
    Entre os estados amazônicos onde houve maior desmatamento, ainda segundo dados divulgados pelo Instituto de pesquisa, foram Pará, Rondônia e Mato Grosso A maior parte do problema se concentrou em terras privadas e assentamentos. O governo do Mato Grosso questionou, por nota, os dados da pesquisa, afirmando que no estado houve uma queda de 19% no desmatamento, o que, na verdade, não se comprova. O governo de Rondônia, por sua vez, através da Secretaria de Desenvolvimento Ambiental, disse que faz sua parte com ações de educação ambiental e fiscalização. E que demais ações são de responsabilidade do Ibama.
    Apesar de não citar Rondônia, a afirmativa apresentada é verdadeira. 
    Gabarito do professor: CERTO.