-
A treta é a pecuária, mano. Aliás, é a mais sinistra em quesito de desmatamento e desertificação do solo.
-
A Amazônia, que antes era um terreno florestal que abrigava inúmeras espécies de animais, aves e índios; transformou-se em uma área destinada à agropecuária, produção de grãos e centro urbano. Estima-se que, se nenhuma providência for tomada, em 40 anos a Amazônia estará totalmente desmatada.
O desmatamento da Floresta Amazônica é um dos principais problemas ambientais do mundo atual, em função de sua grande importância para o meio ambiente. Este desmatamento causa extinção de espécies vegetais e animais, trazendo danos irreparáveis para o ecossistema amazônico.
Principais causas
• Degradação provocada pelo corte ilegal de árvores, destinadas ao comércio ilegal de madeira;
• Queimadas ilegais para abertura de pastagens para o gado ou áreas agrícolas (principalmente para a cultura de soja);
• Assentamentos humanos em função do crescimento populacional na região.
http://ecoviagem.uol.com.br/noticias/turismo/turismo-sustentavel/floresta-amazonica-conheca-os-problemas-que-o-pulmao-do-mundo-vem-enfrentando-18345.asp
-
no Pará sim o problema é de mineradores pelo RENCA
agora no resto é mais pecuario
-
Tá... mas qual a resposta?
-
Esse texto esclarece a questão:
A região que apresenta maiores índices de desmatamento é aquela onde a fronteira agrícola avança em direção à floresta: são 500 mil km² de terras que vão do sudeste do Pará para o oeste, passando por Mato Grosso, Rondônia e Acre. Essa porção de terra é chamada de “arco do desmatamento da Amazônia”.
Para muitos especialistas em ecologia e biologia, as rodovias Belém-Brasília e Cuiabá-Porto Velho, foram o berço da criação do arco do desmatamento da Amazônia. O sucesso de ambas as estradas deram vida à construção de mais rodovias, que tiveram um maior povoamento por sua extensão, o que acarretou no desmatamento de inúmeras regiões de diferentes estados.
Nos últimos anos, os satélites da NASA constataram que a agricultura mecanizada é responsável por desflorestar a Amazônia com bastante agressividade. Como resultado disso, a região sofre com alterações no solo, mudanças climáticas e perda da biodiversidade.
http://www.dinamicambiental.com.br/blog/meio-ambiente/arco-desmatamento-amazonia/
-
Gabarito: Errado
-
Arco do desmatamento: região onde a fronteira agrícola avança em direção à floresta e também onde encontram-se os maiores índices de desmatamento da Amazônia.
Gabarito: ERRADO
-
ERRADO
Partes da Amazônia Legal em que o desmatamento ocorre com maior intensidade ficaram conhecidas como “arco do desmatamento”, em decorrência, principalmente, da agricultura e pecuária na região.
https://g1.globo.com/natureza/noticia/desmatamento-na-amazonia-legal-cai-21-e-interrompe-crescimento-apos-5-anos-aponta-imazon.ghtml
-
ERRADO
TEM QUE SER BÃO MESMO PRA CONSEGUIR EXPLORAR MINÉRIOS NAQUELA REGIÃO.
-
POVO SÓ ENROLA E COMPLICA AINDA MAIS...SE NÃO TEM RESPOSTA ENTÃO NÃO COLOCA COMENTÁRIOS DE BOSTA QUE SÓ ATRAPALHA
-
Região onde a fronteira agrícola avança em direção à floresta e também onde encontram-se os maiores índices de desmatamento da Amazônia. São 500 mil km² de terras que vão do leste e sul do Pará em direção oeste, passando por Mato Grosso, Rondônia e Acre.
-
ERRADA. A atividade que faz com que ocorra o grande desmatamento é a atividade agropecuária.
-
Jordana que mulherao! Kk
-
https://www.oeco.org.br/dicionario-ambiental/28783-o-que-e-a-amazonia-legal/
-
A região que apresenta maiores índices de desmatamento é aquela onde a fronteira agrícola avança em direção à floresta, chamada de “Arco do Desmatamento”. Nos últimos anos, estudos constataram que a agricultura mecanizada e a pecuária são responsáveis por desflorestar a Amazônia com bastante agressividade.
-
O termo conhecido como "arco de desmatamento" compreende a região onde são encontrados os maiores índices de desmatamento da Amazônia. É um território que vai do oeste do Maranhão e sul do Pará em direção a oeste, passando por Mato Grosso, Rondônia e Acre.
E, nos últimos anos, o arco vem avançando para o interior da Amazônia. Dados do Projeto de Monitoramento da Floresta Amazônica Brasileira por Satélite (PRODES) mostram que
“Entre os anos de 2002 a 2012, durante a queda do desmatamento houve uma diminuição no tamanho médio das áreas desmatadas. Mas a partir de 2012, os grandes desmatamentos (acima de mil hectares) passaram a contribuir mais e os pequenos desmatamentos a contribuir menos no computo total. Ou seja, o tamanho das áreas desmatadas está sendo maior novamente. Isso nos mostra o ator ou quem está desmatando. O autor desse desmatamento não é alguém que está ampliando sua propriedade, fazendo um “puxadinho", mas alguém com poder aquisitivo capaz de abrir uma nova área de grandes dimensões."
O que traz o aumento do arco de desmatamento não é, no entanto, a atividade mineradora mas a construção de estradas e o nascimento de novos municípios. Dados de 2019 apontam 19 novos municípios, que não constavam da lista dos 256 municípios que delimitam o arco do desmatamento, aparecem entre os municípios responsáveis por 75% do desmatamento na Amazônia.
Destacam- se os municípios de Feijó e Tarauacá, no estado do Acre, ao longo da BR-364; e Rurópolis e Trairão, no estado do Pará, a longo da BR-163. Outros seis municípios (Anapú, Medicilândia, Novo Repartimento, Pacajá, Placas e Uruará), ultrapassam os limites do arco do desmatamento alcançando a região ao longo da BR-230. Comparando os anos de 2008 e 2019, 15 novos municípios surgem entre os 51 que hoje respondem por 75% desmatamento.
A afirmativa apresentada na questão está em parte correta e em parte incorreta. Desta forma é possível considerar o todo incorreto
Gabarito do professor: ERRADO.
-
Partes da Amazônia Legal em que o desmatamento ocorre com maior intensidade ficaram conhecidas como “arco do desmatamento”, em decorrência, principalmente, da atividade mineradora (agricultura e pecuária).
Gabarito E